TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DE RONDÔNIA INDIFERENÇA!!!

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
EVOLUÇÃO SOCIAL Todo grupo necessita de um líder. Nos primórdios, o mais forte comandava. A evolução social foi gerando formas mais complexas.
Advertisements

CIDADANIA, PARTICIPAÇÃO POLÍTICA E PARTIDOS POLÍTICOS
Conceitos e Fontes do Direito Eleitoral
Direito Constitucional
Professor – Dejalma Cremonese
DIREITOS POLÍTICOS Aluna: Bárbara Lazzari Cavalheiro
Nosso país segue o sistema de democracia representativa.
Prof.: Dejalma Cremonese Aluno: Jeronymo Petry
UNIJUÍ – Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul História EaD Teoria do Estado Contemporâneo Professor: Dejalma Cremonese Aluno:
Algumas coisas que precisamos saber sobre as eleições
NÚCLEO DE PROJETOS ESPECIAIS
ORGANIZAÇÃO POLÍTICA E TERRITORIAL
A CÂMARA VAI À ESCOLA Um projeto de educação para a cidadania da Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Belo Horizonte.
INTRODUÇÃO AO AMBIENTE DA CÂMARA Sulavan Fornazier de Santana
REVISÃO DE PROVA PARA O SEGUNDO COLEGIAL
APONTAMENTOS IMPORTANTES
TEORIA DO ESTADO CONTEMPORÂNEO PROFESSOR: DEJALMA CREMONESE
Voto e cidadania.
A JUSTIÇA ELEITORAL.
DA NACIONALIDADE – ART. 12 E 13 DA CF
Constituição de 1824 X Constituição de 1988
Democracia e Cidadania
Organização e Funcionamento do Estado Brasileiro
Supremo tribunal Federal - STF
ORGANIZAÇÃO DO ESTADO BRASILEIRO
DIREITO CONSTITUCIONAL II
Unidade 2 - Direito Constitucional
Curso Direito à Memória e à Verdade
TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DE RONDÔNIA
FACULDADE MOGIANA DO ESTADO DE SÃO PAULO CURSO DE DIREITO
Existem duas formas de se mudar o que não se gosta em um País:
Registro de Candidaturas
A ORGANIZAÇÃO DA JUSTIÇA ELEITORAL. ItensPGR - UNIÃOPGJ – ESTADOS E DF NomeaçãoPR com aprovação do SF Poder Executivo Mandato2 anos com recondução 2 anos.
O Estado e os Três Poderes
De que lado você pretende estar?? 1 PRIMEIRO VÍDEO: “Mãe Gentil” Alguma dúvida?? Pergunte!!
Sistema eleitoral brasileiro e a urna eletrônica
Um projeto do Movimento Paraná Sem Corrupção
A IMPORTÂNCIA DOS SISTEMAS ELEITORAIS
LEI 9.504/1997 Estabelece normas para as eleições.
SISTEMAS ELEITORAIS E REFORMA POLÍTICA
Título de Eleitor.
Direito Eleitoral – módulo I
Palestrante: Profa. Dra. Célia Oliveira de J. Sacramento Contadora e Advogada Especialista em Auditoria, Pericia, Direito Tributário e Eleitoral Mestre.
O mandato dos Deputados Federais é de quatro anos.
Vivência Formativa Eixo 2: Estado, Políticas Públicas e Democracia.
JUSTIÇA ELEITORAL Profa. Thais Santi Cardoso da Silva
POLÍTICA A ARTE DE GOVERNAR.
PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS
Democracia Brasileira
Registro de Candidaturas. Legislação aplicável Lei n.º 9.504/97 - Lei das Eleições, com as modificações introduzidas pela Lei n.º /2009. Lei Complementar.
DIREITO CONSTITUCIONAL
O Código Eleitoral e o TSE
NNNNNNN. 2. ESPÉCIES NORMATIVAS continuação – 26/11/2013 Profº Carmênio Barroso
Prof. Audálio Ferreira Sobrinho1 ASSUNTO: DIREITOS E DEVERES SOCIAIS E POLÍTICOS (TEXTO - 10) OBJETIVOS: -APLICAR OS DISPOSITIVOS CONSTITUCIONAIS EM SITUAÇÕES.
Prof. Audálio Ferreira Sobrinho
Nacionalidade.
Sistema Representativo
Prof. Ricardo Justo.
Separação e Funcionamento dos poderes.
DIREITO ELEITORAL.
Cartilha Eleitoral do Cidadão Brasileiro.
Cidadania: Exercício de direitos e deveres de cidadão.
DEMOCRACIA E IMPEACHMENT Democracia Do grego demo= povo e cracia=governo, ou seja, governo do povo. Sistema em que as pessoas de um país podem participar.
Unidade VIII – Direitos Politicos Profa. Daniele Gomes.
Instituições Políticas Brasileiras Prof. Octavio Amorim Neto EPGE/FGV-RJ.
Organização Política do Brasil Constituição Promulgada em 5 de outubro de 1988: República Federativa do Brasil; República Federativa do Brasil; Composta.
O Estado brasileiro O Estado brasileiro. Sistemas de Governo  PRESIDENCIALISMO O presidencialismo é um sistema de governo em que o líder do poder executivo.
Conseqüências jurídicas da substituição dos candidatos majoritários a menos de 30 dias das eleições Palestrante: Dr. Wesley Crisóstomo Aleixo Barbosa.
Profa. Daniele G. de Moura.  Poder Legislativo: Composição, funcionamento e atribuições do Congresso Nacional, prerrogativas e direitos. Tribunais de.
COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA E DE CIDADANIA PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO N o 352, DE 2013.
Transcrição da apresentação:

TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DE RONDÔNIA

INDIFERENÇA!!!

A participação do povo, por meio do exercício do voto, é um ato extremamente importante para a condução da sociedade ao desenvolvimento social, econômico, político e cultural. O voto torna o povo poderoso!

O voto jamais deve ser motivado por dinheiro, por favores, por trocas etc. Quem vota por essas razões não usa seu voto para garantir a cidadania, mas, ao contrário, termina por destruí-la.

JUSTIÇA ELEITORAL (desde 1932) ESTRUTURA:  TSE: Órgão máximo. Sede somente em Brasília/DF;  TRE: Sede em cada capital de Estado;  ZONA ELEITORAL: Sede em cada município;  JUNTA ELEITORAL: Composta em ano de eleição, em cada município, para auxiliar nos trabalhos da Zona Eleitoral.

REALIZAÇÃO DE ELEIÇÕES TSE: Presidente e Vice- Presidente da República; TRE: Governador e Vice- Governador, Senador, Deputado Federal e Deputado Estadual; ZE: Prefeito e Vice-prefeito.

AS ELEIÇOES PODEM SER: Majoritárias Proporcionais Presidente Governador Prefeito Senadores Deputados Vereadores

CÁLCULO DO QUOCIENTE ELEITORAL Apenas os partido e/ou coligações que atingem o qüociente eleitoral têm direito de ocupar as vagas disponíveis: Assim, somente os Partidos A, B e a Coligação D poderão preencher as vagas disponíveis.

VOTO É o exercício de um direito político. É a maneira que temos de construir a nossa cidadania, garantindo igualdade, justiça, ética, liberdade, dignidade, democracia e tudo de que precisamos para gozar de bem-estar e qualidade de vida.

Até hoje, na maioria absoluta das sociedades, é assim que acontece: com o voto elegemos pessoas que fazem escolhas em nosso nome, que nos representam. Essas escolhas devem servir para assegurar cada vez mais a nossa cidadania.

QUAIS SÃO AS CARACTERÍSTICAS DO VOTO? * Pessoalidade * Igualdade * Universalidade * Periodicidade * Obrigatoriedade (18-69 anos de idade) * Secreto * Direto

CONDIÇÕES PARA O EXERCÍCIO DO VOTO - IDADE MÍNIMA - ALISTAMENTO ELEITORAL: Título Eleitoral - ESTAR QUITE COM A JUSTIÇA ELEITORAL

CONDIÇÕES PARA SER VOTADO -Nacionalidade brasileira (nata ou naturalizada); -Pleno exercício dos direitos políticos (votar); -Domicílio eleitoral na circunscrição; -Filiação partidária; -Idade mínima: 18 anos (vereador); 21 (Prefeito, vice, Dep. Federal, Estadual ou Distrital, e Juiz de Paz); 30 (Governador e vice); 35 (Presidente e vice).

OUTRAS FORMAS DE PARTICIPAÇÃO POPULAR PLEBISCITO: Decisão do povo sobre medida a ser tomada pelo Congresso Nacional. Consulta prévia. REFERENDO: Consulta ao povo para ratificar (confirmar) ou não medida já tomada. Consulta posterior. INICIATIVA POPULAR: Participação direta dos cidadãos na iniciativa de elaboração de leis.