A evolução do pensamento administrativo

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Transcrição da apresentação:

A evolução do pensamento administrativo Capítulo 3 A evolução do pensamento administrativo

A administração das civilizações antigas Suméria. Egito. Babilônia. China. Grécia. Roma. Os hebreus.

As primeiras contribuições militares Do domínio militar, chegam inúmeros exemplos do antigo pensamento administrativo. Ciro, um líder militar e governante grego, forneceu muitos exemplos do estado avançado do pensamento da época sobre administração: “Pondere de noite o que os seus homens farão no dia seguinte.” Também conhecia os princípios da divisão do trabalho, unidade de direção, de comando e de ordem. Reconheceu a necessidade do trabalho em equipe, da coordenação e da unidade de propósito em sua organização. O interesse especial da história militar para a administração não reside no caráter de seus objetivos, mas, sim, na eficiência que decorre da natureza desses objetivos.

A Igreja Católica A Igreja Católica Romana é a organização mais antiga do mundo. Enquanto a fé se espalhava, novas seitas cresciam e surgiam os primeiros indícios de uma teologia jovem diferente. Os líderes reconheceram a necessidade de definir com mais rigor os objetivos, a doutrina e a conduta das atividades cristãs, assim como as condições para se tornar membro da organização. Resultado: uma grande organização religiosa e uma fonte centralizada de autoridade no Papa.

A Igreja Católica Essa organização centralizada sentiu os tremores do tempo e a luta pela descentralização. Igrejas Ocidental e Ortodoxa. Reforma Protestante. As lições da história da Igreja são apropriadas para gerentes modernos que tentam estabelecer uma política e uma doutrina centralizada, mas preservam as atividades e a administração descentralizada.

A administração medieval O arsenal de Veneza: Linha de montagem. Recursos humanos. Padronização. Controle contábil. Controle de estoques. Controle de custos. Armazenamento.

A administração medieval O sistema feudal: O rei possuía toda a terra. A terra era dividida entre senhores feudais em troca de proteção militar. O trabalho nos feudos era realizado pelos servos. Não havia virtualmente nenhuma oportunidade para que um servo se tornasse um senhor, ou um senhor, um rei. O surgimento do sistema fabril: Organização dos ofícios. Declínio das guildas. O sistema da indústria caseira. O sistema fabril.

A Revolução Industrial A Revolução Industrial ocorreu na Inglaterra, no final do século XVIII, e marcou o início de um avanço tecnológico como nunca visto antes. Substituição do trabalho humano pelo trabalho da máquina. Energia mais barata e mais eficiente. Redução de custos de produção, diminuição de preços e expansão de mercados. Espírito de inovação que levou a invenções e a fábricas. A mão-de-obra foi dividida e cada pessoa se especializava em alguma tarefa. Eram necessários administradores.

A Revolução Industrial A revolução industrial pode ser dividida em três períodos no processo da industrialização em escala mundial: 1760 – 1850: grande mudança restringe-se à Inglaterra. 1850 – 1900: grande mudança se espalha pela Europa. 1900 – até os dias atuais: surgem grandes conglomerados industriais, com produção automatizada, produção em série, explosão da sociedade de consumo e explosão dos meios de comunicação.

Pioneiros dos estudos da administração Adam Smith 1723 – 1790. Economista clássico, nascido na Escócia. Grande ênfase na divisão do trabalho. Principal obra: A riqueza das nações. Robert Owen 1771 – 1858. Nascido no país de Gales. Um dos primeiros escritores que chamou a atenção para os problemas humanos da industrialização.

Pioneiros dos estudos da administração Charles Babbage 1792 – 1871. Nascido na Inglaterra. Reconhecido como o fundador da pesquisa operacional da ciência da administração. Henry Poor 1812 – 1905. Concebeu a ciência da administração baseada em três princípios: organização, comunicação e informação.

Pioneiros dos estudos da administração Daniel McCallum 1815 – 1878. Nasceu na Escócia, mas foi para os EUA em 1822. Para ele, uma boa administração era baseada em uma boa disciplina, descrições específicas e detalhadas de empregos, o relato freqüente e preciso de desempenho, salário e promoção baseados em mérito, uma hierarquia claramente definida de autoridade, unidade de comando e da responsabilidade final na organização como um todo.

Cronologia do pensamento administrativo