Www.eesc.usp.br/nomads/col.ht m comunidades_onlin e.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A força da economia solidária
Advertisements

Tutora: Profª Ticyara Halik S. Vicente
e-FLORIANÓPOLIS: PROJETO DE INCLUSÃO DIGITAL
Rede Digital Comunitária Banda Larga para as Zonas Rurais e Perif é ricas | 27 de Fevereiro de 2004 Banda Larga para as Zonas Rurais e Periféricas Rui.
Cartão Desconto Acigra
Tutor: Profº Carlos Roberto das Virgens
Gestão de Mídias Digitais na construção da cidadania
Economia da Informação
SEMINÁRIO NACIONAL DO PROFAPS
Governo Eletrônico para Todos
Prefeitura de São Paulo Secretário de Comunicação
Acessa São Paulo: Programa de Inclusão Digital do Governo do Estado de São Paulo.
Cidade Digital - Governo Eletrônico
// OBJETOS INTERATIVOS
UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS Faculdade de Educação
O Software Livre na Educação:
Ministério da Educação
Projeto: cooperação internacional sob coordenação de Barcelona Activa.
INFOVIA MUNICIPAL DE SANTOS
Prefeitura Municipal de Campinas Secretaria de Saúde
Desenvolvimento Local
MODO DE VIDA E ATIVISMO SOCIAL
Internet Bem Público Delimitação das fronteiras entre público e privado deve ser observado, especialmente no que tange à própria definição do termo público.
Fabiano André Vergani
Programas Sociais de Moradia Econômica
PARQUE TECNOLÓGICO DE BELO HORIZONTE BH-TEC
PROJETO MODELO DE CIDADE DIGITAL
HabitarNom ads __dimensão virtual. flexibilidade, por que? o mobiliário como interface a casa como interface a cidade como interface o papel do arquiteto.
TemaComunicações e Informática. Pesquisa os 645 municípios do Estado de São Paulo, tendo como fonte primária de informações: Prefeituras Municipais -
Universidade Federal de Santa Catarina
ONG – AME Associação Missão.
1-A POPULAÇÃO RURAL E URBANA
PLANO DECENAL DE EDUCAÇÃO
Universidade de São Paulo Escola de Artes, Ciências e Humanidades Seminário de Gestão de Processos e Tecnologia da Informação Cidades Digitais e Construção.
Portal de Serviços e Informações do Governo do Paraná Portais de informação sobre serviços públicos: Portal de Serviços e Informações do Governo do Paraná.
Projeto Inclusão Digital
4º Seminário Nacional ABED Como os meios de comunicação impactam a aprendizagem Abril 2006 Mariana Raposo
Projeto Telecentros Mais de 500 mil usuários de GNU/Linux em SP Eduardo Lisboa Caio Begotti Kung te Yang Lucas Santos Equipe de Desenvolvimento GNU/Linux.
AMMB Associação de Marketing Móvel do Brasil
Conceito de Cultura A Cultura é produto e meio da vida em suas
UMA PARCERIA.
Quem muda a Cidade somos nós: REFORMA URBANA JÁ!
LIVRO LIVRE À MÃO CHEIA FAZENDO O POVO PENSAR!. O LIVRO LIVRE consiste na liberação de livros em espaços públicos. É um movimento mundial em franco desenvolvimento.
Capítulo 24 – As cidades e a urbanização brasileira
Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar - CONDRAF Grupo Temático: Educação do Campo.
UNIMINAS PEDAGOGIA EM GESTÃO E TECNOLOGIA EDUCACIONAL
SECRETARIA MUNICIPAL ADJUNTA DE HABITAÇÃO
Ações na área do Livro e Leitura Outubro/ IMPLANTAÇÃO DE BIBLIOTECAS PÚBLICAS - Modelos 1 e 2 2. MODERNIZAÇÃO DE BIBLIOTECAS - Pequeno porte -
INCLUSÃO DIGITAL: IMPLEMENTANDO UMA REDE DE BAIXO CUSTO COM LTSP Autores: Erick Gonçalves Cavalcante; Ismael Rodrigues de Souza; Silvana Madeira Alves.
Capivari de Baixo – Cidade da Educação Secretaria da Educação e Cultura.
Projeto MIDAS Município Integrado Digital com Aplicações Sociais
Antecedentes da Educação LINHA DO TEMPO
RETROSPECTIVA GMD O que é Programa que visa a capacitação dos profissionais que atuam nos pontos de.
Prefeitura Municipal de Santo André
PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE
ICI – Instituto de Ciências da Informação Novembro/2010 CONHECENDO a UNIBAN e o ICI – Instituto de Ciências da Informação.
Programa de Inclusão Digital
Santa Casa de Misericórdia da Bahia
Tel. (85) Cel. (85) Ministério das Comunicações Miinistério de Ciências e Tecnologia Ministério.
CENTRO POPULAR DE CULTURA E COMUNICAÇÃO
Telma PREFEITA 13 Desenvolvimento para todos. Apresentação Antes de propormos um debate com os jovens sobre o futuro da cidade (mundo), devemos atentar-nos.
5º Seminário Técnico Institucional Belo Horizonte, 18 de Novembro de 2014.
Comunicação, desenvolvimento regional e local e ruralidades A juventude rural e as novas fronteiras culturais entre o campo e a cidade a partir do debate.
ApresentaçãodaRedeEletrônica Secretaria de Inclusão e Desenvolvimento Social Secretaria de Inclusão e Desenvolvimento Social.
Dra. Luciana Laureano Paiva – Curso de Fisioterapia UFRGS Dra. Cristianne Maria Famer Rocha – Curso de Saúde Coletiva UFRGS Abril, 2014.
Políticas Públicas de Inclusão Digital em Belo Horizonte - MG Mariluci Braga Programa Doutoral em Informação e Comunicação em Plataformas DigitaisDepartamento.
A DEMOCRACIA BRASILEIRA – Constituição de 1988 A DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA; O DIREITO DO INDIVÍDUO À SUA CIDADANIA; RECONHECIMENTO DA IGUALDADE BÁSICA.
Na área da Arquitetura, a crescente demanda de informação gerada nestes últimos anos, somada à falta de um plano estratégico que possibilite a disseminação.
Sites COEP. SITES COEP Os sites da Rede Mobilizadores COEP, da COEP Tevê e do Sistema de Mídias e Educação (SIME), desenvolvidos pelo Comitê de Entidades.
Abordagem crítica de estudos de usuários da informação Postura crítica Origem: Heráclito, Hegel, Marx Continuadores: Gramsci, Adorno, Althusser, Bourdieu,
Transcrição da apresentação:

m comunidades_onlin e

carregando...

“São nesses recônditos da sociedade, seja em redes eletrônicas, seja em redes populares de resistência comunitária, que tenho notado a presença dos embriões de uma nova sociedade, geminados nos campos da identidade.” Manuel Castells

netville.ca | web.mit.edu/knh/www/pub.html Experiência em um conjunto residencial, localizado na periferia de Toronto, Canadá. Um total de 64 residências foram conectadas, incluindo 129 adultos e 55 crianças. Parceiros: Bell Canadá, Nortel, IBM Canadá, Apple Canadá, Hoffman and Associates, Interlynx, Attic, Anthem e EMG. O consórcio foi gerenciado pelo CulTech Research Center, da Universidade de York, em Toronto.

helsinki.virtual.village| Comunidade virtual dotada de equipamentos e tecnologias de telecomunicações wireless, no bairro de Arabianranta, Helsinque, Finlândia. 12 mil residentes, em 2000, entre trabalhadores e estudantes, e 700 empresas de pequeno e médio porte são contemplados. Parceiros : Governo Finlandês, universidades, e grandes empresas ligadas ao ramo das telecomunicações e tecnologias da informação, como Sonera, Ericsson, Motorola, Nokia, IBM e Digia.

solonópole.ce | Rede de comunicação gratuita e de telecentro. Implantada em 2001, através de ondas de rádio, possibilitando o acesso à internet pelos aproximados 9000 habitantes, a partir das residências e estabelecimentos comerciais. A totalidade das instituições públicas da cidade, como hospital, escolas e prefeitura, disponibilizam serviços na rede através de websites. Parceiros : Prefeitura de Solonópole, Telemar

pantin.fr | Interface colaborativa com design inspirado em ambientes de videogames. Instalação de uma dezena de computadores em rede, e reconstrução do conjunto habitacional em um ambiente 3D, em VRML. Implantação de telecentro, chamado InfoKiosk. Parceiros : Ministério da Cultura Francês, arquitetos Petetin & Grégoire, Universidade de Strasbourg.

telecentros.sp | Promove o acesso à Internet e a cursos de informática, utilizando somente software livre, como o Linux. Até dezembro de 2003, a rede compunha- se de 105 telecentros, com cerca de 300 mil usuários cadastrados. Cada telecentro possui, em média, entre 10 e 20 computadores. Em sua maioria, são instalados em espaços cedidos pela Cohab ou por entidades da sociedade civil e ONGs. Parceiros : Prefeitura Municipal de São Paulo, Telefonica, COHAB-SP, associações diversas

O objetivo do projeto é entender as implicações da introdução das chamadas novas mídias na vida cotidiana e suas relações com os espaços de morar. Além da discussão conceitual, o estudo pretende apresentar e examinar dados a partir da intervenção em cidade tiradentes, são paulo, através da implantação de comunicação mediada por computadores e outros equipamentos informatizados, através de uma interface colaborativa, especialmente desenhada. Pretende-se avaliar, entre outros, os efeitos de seu uso nas relações sociais, dentro e fora da comunidade, no espaço físico desse fragmento urbano e nas habitações. Este estudo relaciona-se com o campo de ação das políticas públicas, e da inclusão digital, focando o universo das classes sociais menos favorecidas.

cidade_tiradentes_sp_bra sil maior complexo habitacional já realizado no Brasil produzido quase integralmente na década de 1980 último grande financiamento do Banco Nacional de Habitação, antes de seu fechamento grande conjunto periférico monofuncional, do tipo ‘dormitório’

duas cidades em uma na cidade formal, 180 mil pessoas vivem em 40 mil habitações na cidade informal, 60 mil pessoas vivem em loteamentos clandestinos, irregulares e favelas cidade_tiradentes_sp_bra sil

71 equipamentos públicos na cidade formal e 3 na cidade informal renda média do chefe da família: entre 500 e 1200 reais na cidade formal, e entre 200 e 500 reais na cidade informal taxa de analfabetismo: entre 0 e 10% na cidade formal, e entre 10 e 20% na informal cidade_tiradentes_sp_bra sil

primeiro telecentro instalado na cidade de são paulo, em 2001 presença ativa de diversas organizações não-governamentais comunidade consolidada, com muitos moradores desde os anos 1980 cidade_tiradentes_sp_bra sil

área de intervenção: 220 apartamentos grupo de controle: 100 apartamentos telecentro associação de moradores centro de tratamento de aidéticos posto de saúde da família grêmio esportivo biblioteca/vídeo conselho tutelar do menor padaria comunitária do bairro crec he escol a comércio informal casas em lotes urbanizados

coordenação geral Prof. Dr. Marcelo Tramontano Nomads Núcleo de Estudos sobre Habitação e Modos de Vida, USP projeto tecnológico Prof. Dr. Marcelo Zuffo projeto tecnológico Profa. Dra. Roseli Lopes Interativos, Laboratório de Sistemas Integrados, USP interfaces Profa. Dra. Anja Pratschke Nomads Núcleo de Estudos sobre Habitação e Modos de Vida, USP avaliações Profa. Dra. Sheila Ornstein Nutau Núcleo de Pesquisa em Tecnologia em Arquitetura e Urbanismo, USP avaliações Profa. Dra. Varlete Benevente Nomads Núcleo de Estudos sobre Habitação e Modos de Vida, USP parceiros institucionais COHAB_SP Companhia Habitacional Metropolitana de São Paulo parceiros institucionais CGE Coordenadoria do Governo Eletrônico da Cidade de São Paulo financiamento FAPESP Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo p r o j e t o c o m u n i d a d e s _ o n l i n ep r o j e t o c o m u n i d a d e s _ o n l i n e sociabilidade e domesticidade em políticas públicas para inclusão digital

Prof. Dr. Marcelo Tramontano Profa. Dra. Ania Pratschke Profa. Dra. Varlete Benevente MSc. Denise Mônaco dos Santos Arq. Nilton Trevisan Arq. Clarissa Ribeiro Arq. Renata La Rocca Arq. Edson Salerno Jr. Arq. Guto Requena Arq. Sandro Cannavezzi equipe COL_Nomads.usp

Prof. Dr. Marcelo Zuffo Profa. Dra. Roseli Lopes Com. Julia Benini equipe COL_Interativos.usp

Profa. Dra. Sheila Ornstein Arq. Marcelo de Paula Ferreira Arq. Walter Galvão Paula Rabelo Raquel Takano equipe COL_Nutau.usp N

Arq. André Folganes Franco Arq. João Alberto Cantero Arq. Maria Cristina Britto Arq. Msc. Margareth Matiko Uemura equipe COL_COHAB_SP ohab

Beatriz Tibiriçá Wilken Sanches Michelle Gancz Frederico Souza da Câmara equipe COL_GOVERNO ELETRÔNICO_SP

carregando... m