Engenharia e Gestão da Produção Teoria de Sistemas de Controlo Linear 20-01-2000Copyright 2001, Jorge Lagoa Resolução do 2º teste Ano lectivo 2000/2001.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Análise da Resposta em Frequência
Advertisements

Controle de Processos por Computador
Diagramas de Blocos e Graphos
Análise do Lugar das Raízes Introdução. 6. 2
Diagramas de Blocos e Graphos
Sistemas Realimentados Introdução
Sistemas Realimentados O Lugar das Raízes
Aula 4 Sistemas Realimentados Resposta em Frequência Diagrama de Nyquist e Carta de Nichols 1.
Análise da Estabilidade de Sistemas Dinâmicos
UTFPR – CEAUT 2011 Tópicos em Controle Sistemas Contínuos.
1.a. FUNÇÃO DE TRANSFERÊNCIA
1.1. CONTROLADOR DIGITAL CONCEITO: sistema de dados amostrados, implementado por um hardware que executa uma lei de controle. LEI DE CONTROLE: programa.
1.1. DIAGRAMAS DE FLUXO DE SINAL
1.a. ESTABILIDADE SISTEMAS I
1. SISTEMA DE DADOS AMOSTRADOS
Projeto de Sistemas de Controle pelo Método do Lugar das Raízes
Revisão de Controle e Servomecanismos
Engenharia e Gestão da Produção Teoria de Sistemas de Controlo Linear Copyright 2000, Jorge Lagoa Ano lectivo 2000/2001.
Ano lectivo 2000/ Copyright 2001, Jorge Lagoa Controlo Engenharia Electrotécnica Servomecanismos e Automação Engenharia Industrial.
Resolução do 1º teste Ano lectivo 2000/
Resolução do exame de 2ª época
Maria Isabel Ribeiro António Pascoal
Análise do Lugar das Raízes
Portfólio final Bom último trimestre.
Alocação de pólos e “model matching” (C. T. Chen, Capítulo 9)
Realimentação de estados Estimadores de estados (C. T
Regras para esboço do Lugar das Raízes
Diagrama de BODE Módulo em decibéis (dB) Fase em graus.
Projeto de Resposta Transitória através do ajuste do Ganho de malha aberta Para utilizar os índices de desempenho de segunda ordem temos que levar em consideração:
Refinando o Lugar das Raízes
Critério de Nyquist Se um contorno que envolve toda o semi-plano direito for mapeado através de G(s)H(s), então o número de pólos a malha fechada Z, no.
a. Sistema a malha fechada; b. função de transferência equivalente
a. Sistema a malha fechada; b. função de transferência equivalente
Projeto de Sistemas de Controle no Espaço de Estados
Sistemas de Controlo: Realimentação
Controle Linear II.
Engenharia e Gestão da Produção Teoria de Sistemas de Controlo Linear Copyright 2000, Jorge Lagoa Ano lectivo 1999/2000 Resolução do 1º teste.
Aula Teórica 6: Estabilidade – Critério de Routh
Estabilidade de Sistemas de Controle Digital
Aula 7 Disciplina: Sistemas de Controle 1 - ET76H
Regras para esboço do Lugar das Raízes
Engenharia e Gestão da Produção Teoria de Sistemas de Controlo Linear Copyright 2000, Jorge Lagoa Resolução do 2º teste Ano lectivo 1999/2000.
Aula 6 Disciplina: Sistemas de Controle 1 - ET76H
Introdução e conceitos fundamentais de sistemas multivariaveis.
Engenharia e Gestão da Produção Teoria de Sistemas de Controlo Linear Copyright 2000, Jorge Lagoa Resolução do Exame de 2ª Época Ano lectivo.
Regras para esboço do Lugar das Raízes
Aula 11 Disciplina: Sistemas de Controle 1 - ET76H
Diagramas de Nyquist e Nichols
Aula 5 Disciplina: Sistemas de Controle 1 - ET76H
Lugar Geométrico das Raízes
Aula 12 Disciplina: Sistemas de Controle 1 - ET76H
Aula Teórica 11: Resposta de Freqüência.
Margem de Fase e Margem de Ganho
Aula 9 Disciplina: Sistemas de Controle 1 - ET76H
Aula Teorica 4: Diagrama de Blocos
Aula Teorica 9 RESPOSTA EM FREQÜÊNCIA Diagrama Polar Criterio de Estabilidade de Nyquist.
Diagramas de Nyquist e Nichols
ProfªMárcia Regina Berbetz Conte
Engenharia e Gestão da Produção Teoria de Sistemas de Controlo Linear Copyright 2000, Jorge Lagoa Resolução do Exame de 1ª época Ano lectivo.
Critério de Estabilidade de Nyquist FONTE: ame. arizona
Observação: A presença de pólos múltiplos da forma Geram soluções do tipo a) Como a exponencial tem crescimento mais rápido.
Sistema de controle com compensação em retroação
Sistemas de Controle de Aeronaves II
Root-Locus Introdução Regras para construção do root-locus para
Aula Teórica 1: Resposta de Frequência
Sistemas de Controle III N8SC3
Sistemas de Controle III N8SC3
Critério de Nyquist Introdução Método de Nyquist
FILTROS ACTIVOS.
Controle de Sistemas Dinâmicos Sistemas de Controle - Implementação analógica Fevereiro Departamento de Eletrotécnica MA9 - Análise pelo método.
Transcrição da apresentação:

Engenharia e Gestão da Produção Teoria de Sistemas de Controlo Linear Copyright 2001, Jorge Lagoa Resolução do 2º teste Ano lectivo 2000/2001

Engenharia e Gestão da Produção Teoria de Sistemas de Controlo Linear Copyright 2001, Jorge Lagoa I G 1 H 2 R(s)C(s) G 2 H 1 G Determine a função de transferência global do seguinte diagrama de blocos:

Engenharia e Gestão da Produção Teoria de Sistemas de Controlo Linear Copyright 2001, Jorge Lagoa 1G 1 R(s) C(s) G 2 G 3 1 -H 2 H 1 R(s) Caminhos directos: Malhas fechadas:

Engenharia e Gestão da Produção Teoria de Sistemas de Controlo Linear Copyright 2001, Jorge Lagoa Caminhos directos: Determinantes de fluxo de sinal (função característica):

Engenharia e Gestão da Produção Teoria de Sistemas de Controlo Linear Copyright 2001, Jorge Lagoa 1.2. Considera o sistema mecânico da figura, que apresenta as equações seguintes: F

Engenharia e Gestão da Produção Teoria de Sistemas de Controlo Linear Copyright 2001, Jorge Lagoa a) Obtenha o grafo de fluxo correspondente. F   

Engenharia e Gestão da Produção Teoria de Sistemas de Controlo Linear Copyright 2001, Jorge Lagoa b) Determine a função de transferência, em malha fechada, usando a fórmula de ganho de Mason.

Engenharia e Gestão da Produção Teoria de Sistemas de Controlo Linear Copyright 2001, Jorge Lagoa II 2.1. Considere o sistema representado pela seguinte função de transferência: a) Aplique o critério de Routh e determine se o sistema é estável. Justifique. O sistema é instável, pois existe alteração de sinal na primeira coluna. b) Indique o número de pólos com partes reais positivas. Justifique. Existem duas trocas de sinal (+ para - e - para +) na primeira coluna, então o sistema tem dois pólos com partes reais positivas.

Engenharia e Gestão da Produção Teoria de Sistemas de Controlo Linear Copyright 2001, Jorge Lagoa 2.2. O denominador de uma função de transferência de um sistema em anel fechado é dada por: Quais os valores de k para que o sistema seja estável?

Engenharia e Gestão da Produção Teoria de Sistemas de Controlo Linear Copyright 2001, Jorge Lagoa III 3. A função de transferência de um sistema é a seguinte: a) Determine a função de transferência em malha fechada, sabendo que a realimentação é unitária negativa Dado a realimentação ser negativa, a função de transferência em malha fechada é:

Engenharia e Gestão da Produção Teoria de Sistemas de Controlo Linear Copyright 2001, Jorge Lagoa b) Determine a função de transferência em malha aberta do sistema realimentado. c) Esboce o gráfico do lugar geométrico das raízes (L.G.R.) para 1Número de ramos, zeros e pólos nº de zeros  m=1(s=-3) nº de pólos  n=3(s=-5; s=-2-3j; s=-2+3j) n>m  n=3 ramos 3Número de ramos para infinito nº de ramos para infinito  n-m=3-1=2

Engenharia e Gestão da Produção Teoria de Sistemas de Controlo Linear Copyright 2001, Jorge Lagoa 4Assimptotas dos ramos para infinito Como existem2 ramos para infinito, as assimptotas fazem 180  entre si (360  /2): k>0k<0 l=0 l=1 5Origem das assimptotas

Engenharia e Gestão da Produção Teoria de Sistemas de Controlo Linear Copyright 2001, Jorge Lagoa 6Pontos de convergência/divergência Há apenas um ponto de convergência/divergência em -0,845. Os restantes valores não são possíveis, pois não se encontram sobre o eixo real.

Engenharia e Gestão da Produção Teoria de Sistemas de Controlo Linear Copyright 2001, Jorge Lagoa 7Ângulos de partida dos pólos complexos 8Não há zeros complexos

Engenharia e Gestão da Produção Teoria de Sistemas de Controlo Linear Copyright 2001, Jorge Lagoa Determinando os pontos de cruzamento com o eixo imaginário: O L.G.R. corta o eixo imaginário em w=0. Os restantes valores não são possíveis, pois não se encontram sobre o eixo imaginário.

Engenharia e Gestão da Produção Teoria de Sistemas de Controlo Linear Copyright 2001, Jorge Lagoa Esboço do gráfico do L.G.R..

Engenharia e Gestão da Produção Teoria de Sistemas de Controlo Linear Copyright 2001, Jorge Lagoa d) Descreva de forma simplificada como obter os valores de K para o qual o sistema é estável, a partir do L.G.R. Da observação do L.G.R. verifica-se que o sistema é sempre estável para K>0. Para valores de K<0, verifica-se que o sistema é estável até ao valor de K=-21,667 correspondente ao cruzamento do L.G.R. com o eixo imaginário (w=0), sendo instável para os restantes valores de K.

Engenharia e Gestão da Produção Teoria de Sistemas de Controlo Linear Copyright 2001, Jorge Lagoa e) Se quisesse aproximar este sistema através dos pólos dominantes a um sistema equivalente do segundo grau, que função de transferência utilizaria? Justifique. Os pólos dominantes são os que poderão causar instabilidade mais cedo, logo os que se encontrem mais perto do eixo imaginário. Os pólos domnantes so sistema são os dois pólos complexos conjugados pelo que utilizaria a função de transferência: