Formação de Avaliadores Externos Formador: Mª José Mariano

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Parâmetros para a avaliação externa da dimensão científica e pedagógica Despacho nº 13981/2012.
Advertisements

Analisar o Plano de desenvolvimento do negócio
Auto-avaliação avaliação de desempenho docente (2009/2011)
Avaliação do Desempenho
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
OS CONHECIMENTOS PRÉVIOS PARA A ELABORAÇÃO DO PLANO DE DISCIPLINA
PROJECTO CURRICULAR DE TURMA (Planificação)
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
BUSCANDO O SIGNIFICADO DA DIDÁTICA
RECUPERAÇÃO PARALELA 2011 Resolução SE 93, de 08/12/2009 e Instrução CENP nº01, de 11/01/2010 Instrução Conjunta CENP e DHRU de 02/02/2010.
2009.
Formação por competências
Metodologia para Avaliação e Certificação de Competências
Em conformidade com as Orientações Oficiais
Lideranças nas organizações educativas
Apresentação dos Conteúdos Programáticos
HHHH Projecto Melhor Turma do Curso Escola Secundária/3 de Amarante 6 de Janeiro 2011.
Avaliação de desempenho dos docentes
Alicerces Ano Letivo 2012/2013.
- PROGRAMA DE PORTUGUÊS -
AVALIAÇÃO EXTERNA DO DESEMPENHO DOCENTE
Graduação em Docência Universitária: Métodos e Técnicas
Softwares Educativos: possibilidades e limitações
P: Quem avalia os professores?
Parâmetros Curriculares Nacionais
ANEXO 3- PROCESSOS DE RECUPERAÇÃO
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Recuperação Paralela Língua Portuguesa e Matemática Oficina Pedagógica – LESTE 5.
Recuperação 2011 Equipe da Supervisão e Oficina Pedagógica
Departamento do Ensino Secundário
Vitor Luiz Sordi Pró-reitoria de Graduação
Atribuições do Professor coordenador de apoio à gestão pedagógica
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
Fundamentos Sócio Antropológicos da Educação
O PLANEJAMENTO ESCOLAR
Oficina de Apropriação de Resultados
Oficina de Apropriação de Resultados
OFICINA DE APROPRIAÇÃO
Medidas educativas para alunos com NEE
Procedimentos de referenciação e avaliação
MODELO DE AUTO-AVALIAÇÃO DA BIBLIOTECA ESCOLAR
AMPLIANDO O CONHECIMENTO MATEMÁTICO ATRAVÉS DE JOGOS
Programa de Formação Contínua em Matemática para Professores dos 1
Avaliação Externa - processo
AVALIAÇÃO EXTERNA DO DESEMPENHO DOCENTE
Formação de Avaliadores Externos Avaliação Externa do Desempenho Docente Março de 2013.
Estágio Supervisionado III - Língua Portuguesa
AVALIAÇÃO EXTERNA DO DESEMPENHO DOCENTE
Formação de Avaliadores Externos
OFICINA DE APROPRIAÇÃO DE RESULTADOS OFICINA DE APROPRIAÇÃO DE RESULTADOS SAERS 2011 Objetivo Analisar e interpretar os resultados do SAERS para.
Professor: Faça a sua Parte Participe Conosco!
Formação de Avaliadores Externos
Avaliação EQUIPE GESTORA MLV.
AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO DO PAV
A PRÁTICA EDUCATIVA Antoni Zabala.
“Projetos para Suporte à Implementação do Currículo”
OBJETIVOS GERAIS: Priorizar, na gestão de sua escola, a dimensão pedagógica do trabalho escolar, de modo a promover a função social da instituição. Identificar.
Formação de Avaliadores Externos
ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE CONCEITOS BÁSICOS
Processo de auto- avaliação institucional na UCG:
Supervisão e Desenvolvimento Profissional Agrupamento de Escolas de Avis 2014.
Supervisão informal OU PRÁTICAS DE COLABORAÇÃO PARA UMA MELHOR DOCÊNCIA.
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR
Para que os professores, a equipe escolar possam criar projetos que ampliem, enriqueçam, aprofundem temas em estudo, e também beneficiem alunos com dificuldades.
Up: mais sucesso menos indisciplina Início de implementação: 2013/14
Decreto Regulamentar Regional n.º 26/2012/M, de 8 de outubro Despacho nº 12/2013, de 23 de janeiro Despacho nº 13/2013, de 23 de janeiro COMPONENTE EXTERNA.
Modelização do sistema – Envolvimento da Direcção Concepção e desenvolvimento; Direcção da empresa Técnicos de RH / DRH Questões; Decisões.
1 Formador: Maria Manuela Matos Avaliação externa da dimensão científica e pedagógica (An 2-a ) BF Avaliação externa da dimensão científica e.
Didáctica da Matemática 1º Ciclo – PONTE e SERRAZINA Prof. Dr. Manoel Oriosvaldo de Moura.
Formação continuada ANO 2015
Transcrição da apresentação:

Formação de Avaliadores Externos Formador: Mª José Mariano AVALIAÇÃO EXTERNA DO DESEMPENHO DOCENTE DIMENSÃO CIENTÍFICA E PEDAGÓGICA Avaliação e Classificação Formador: Mª José Mariano março de 2013

observação de aulas Dimensão científica Dimensão pedagógica Esta é outra opção para um diapositivo com a Descrição Geral. Dimensão científica Dimensão pedagógica

Dimensão científica conhecimentos de língua portuguesa que agilizam a aprendizagem dos conteúdos disciplinares conteúdos disciplinares Dimensão científica Esta é outra opção para um diapositivo com a Descrição Geral.

Dimensão pedagógica Aspetos relacionais Aspetos didáticos assegurar o funcionamento da aula com base em regras que acautelem a disciplina. Aspetos didáticos Estruturação da aula Dimensão pedagógica envolver os alunos e pro-porcionar a sua partici-pação nas atividades lecionar os conteúdos alcançar os objetivos verificar a evolução da aprendizagem acompanhar a prestação dos alunos proporcionar aos alunos informação sobre a sua evolução Esta é outra opção para um diapositivo com a Descrição Geral. estimular os alunos a melhorar a aprendizagem

Microsoft Engenharia de Excelência Os instrumentos de registo (Despacho n.º 13981/2012, de 26 de outubro) Microsoft Confidencial

No quadro normativo da ADD, os instrumentos de registo: favorecem a recolha da informação pertinente e relevante em função dos “parâmetros” definidos; promovem o rigor quantitativo e qualitativo da informação recolhida; permitem a restituição significativa e útil da informação numa lógica de reflexão e auto-reflexão (ou de “avaliação intersubjectiva”); garantem a exequibilidade do registo de informação; inibem as tentações do “classificador espontâneo” ou do “avaliador- pontuador”. (Gonçalves, Alves & Machado, 2009) 6

Esta é outra opção para um diapositivo com a Descrição Geral.

Esta é outra opção para um diapositivo com a Descrição Geral.

Esta é outra opção para um diapositivo com a Descrição Geral.

Como utilizar estes instrumentos de registo no processo de AEDD? REFLEXÃO – (trabalho de grupo)

Orientações para a construção de “instrumentos de registo” na AEDD Para a sua elaboração devem ser definidos com objectividade os indicadores referentes aos parâmetros científico e pedagógico (cf. anexo I do despacho n.º 13981/12). A ficha de registo de informação deve permitir a descrição, isto é, ter espaços em aberto para observações orientadas pelos indicadores definidos, sendo dada ênfase aos aspectos positivos e aos aspectos menos conseguidos da aula observada (cf. anexo II do despacho n.º 13981/12). Embora orientada por diferentes indicadores de forma a objectivar a avaliação, a ficha de registo de observação deve ser flexível, porque sujeita a reformulações em função das contingências!!! Podem assim vir a ser valorizados aspectos relacionados com a criatividade, o improviso, a capacidade de resolução de problemas não previstos e o sentido de oportunidade!!!

Microsoft Engenharia de Excelência Partindo do quadro normativo, clarifique - os indicadores e os descritores a utilizar na especificação dos parâmetros científico e pedagógico e respetivos níveis de competência - os focos de análise do plano de aula REFLEXÃO – (trabalho de grupo) Microsoft Confidencial

Microsoft Engenharia de Excelência Procedimentos a adotar no processo de AEDD Microsoft Confidencial

CLASSIFICAÇÃO O avaliador preenche, no final do processo (com base nos registos de observação e nas reflexões pós observação) o anexo II, tendo em conta os indicadores expressos para os parâmetros nacionais e os descritores (cf anexo III), convertendo as informações recolhidas para a classificação qualitativa e quantitativa (descrição e classificação). Preenche o Anexo II do Despacho n.º 13981/2012 de 26 de outubro, tendo como referência o Anexo III

CLASSIFICAÇÃO O avaliador externo articula com o avaliador interno, de modo a aferir o resultado da avaliação da dimensão científica e pedagógica

Microsoft Engenharia de Excelência Tópicos de reflexão Microsoft Confidencial

De acordo com o Despacho n.º 13981/2012 o avaliador externo: Regista os aspectos pertinentes/indicadores (positivos e a melhorar) relativos aos parâmetros científico e pedagógico nas aulas observadas (anexo I); Faz uma ponderação da totalidade dos dados recolhidos no final do processo avaliativo de forma a atribuir uma classificação e um nível de desempenho (cf. anexos II e III). Como proceder? Construir (em alternativa/complemento ao anexo III) descritores claros para os parâmetros científico e pedagógico, a partir dos indicadores seleccionados, de forma a caracterizar melhor o que se espera de um docente em cada nível de desempenho (Podem ser ajudados a enquadrar pelo Perfil da profissão docente – 240 e 241/2001, metas e programas disciplinares e padrões de desempenho).

Bibliografia Barreiros, C. (2013). Formação de formadores: Programa de formação de avaliadores externos. Lisboa. Damas, M & Ketele, J. (1985). Observar para avaliar. Coimbra: Livraria Almedina Danielson, C. (2010). Melhorar a Prática Profissional- Um quadro de referência para a docência. Editorial do ME Ribeiro Gonçalves, F., Alves, P., Machado, E. (2009). Formulação de objectivos individuais em contexto de avaliação de desempenho docente: Um contributo prático-reflexivo para a sua operacionalização. Revista ELO 16, 215-226. Santos, L. (2008). Formação de Formadores: Avaliação do Desempenho dos docentes. Sintra