Computação gráfica aplicada à construção de maquetes virtuais Introdução A computação gráfica evolui em conjunto com a evolução da informática em geral.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Sistemas e Aplicações Multimídia
Advertisements

Porque optar por ReadyGo?
VISUALIZAÇÃO DA LIGAÇÃO SEMÂNTICA ENTRE DOCUMENTOS
Tecnologia Hipermídia e Multimídia
Participantes do Processo de Desenvolvimento de Software
O COMPUTADOR COMO MEIO E COMO FIM
Sistemas Operacionais de Rede Professor: João Paulo de Brito Gonçalves
UML Material retirado da apostila do Professor Cesar Augusto Tacla
FACULDADE DOS GUARARAPES
RELATO DE EXPERIÊNCIAS
RELATO DE EXPERIÊNCIA A Escola Municipal Amaro Coelho atende alunos na faixa etária de 0 a 15 anos, administrando o Ensino fundamental de 1ª a 4ª série,
Universidade Federal de Minas Gerais
VIVENCIANDO A MATEMÁTICA
Clique para editar o estilo do subtítulo mestre Carlos Eduardo F. de Azevedo, Viviane S. Rodrigues Silva, Jorge Fernando, Christiane Coelho Santos, Maria.
Cristiane jonas Francisconi
Trabalho de Conclusão de Curso Moisés Alves Carneiro Filho
TSDD Teste de segurança durante o desenvolvimento.
Classes e objetos Modelagem
Sistemas Multimídia e Interface Homem-Máquina
Configuração de manutenção
Mídias Digitais Uma abordagem sobre as possibilidades de aplicar mídias em benefício do ensino.
My drivers Informática Breno Cobra nº 04 Luiz Guilherme nº 24 Phenom.
REALIDADE VIRTUAL NA ARQUITETURA
C&L: Um Ambiente para Edição e Visualização de Cenários e Léxicos
Projeto de Sistemas de Software
UNIVERSIDADE REGIONAL INTEGRADA DO ALTO URUGUAI E DAS MISSÕES
UNIDADE 4: Criação de Páginas Web
É um conjunto de registos dispostos numa estrutura regular que possibilita a reorganização dos mesmos e a produção de informação com a menor redundância.
OFICINA “ A importância das Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação, através do computador"
UML (Unified Modeling Language) Linguagem Unificada de Modelagem
O QUE É UM APLICATIVO? A diferença entre um aplicativo e um site é que o aplicativo é instalado em Tablets e Smart Phones através da Apple Store e Google.
ACESSO A BASE DE DADOS.
REVISÃO.
Professor: Márcio Amador
Segunda Linha de atuação na pesquisa Projeto: CONFECÇÃO DE PORTAL DE ACESSO VIA WEB PARA O LABORATÓRIO DE PSICOLOGIA COGNITIVA DA U.C.P. Apresentação:
Bailux movimento de reapropriação tecnológica para transformação social no Arraial D’ Ajuda - BA MetaReciclagem.
Internet na Educação Médica Renato M.E. Sabbatini, PhD Silvia Helena Cardoso, PhD Núcleo de Informática Biomédica Universidade Estadual de Campinas.
Arquitetura de Desenvolvimento Web MVC vs. Three Tiers
FACIMINAS – Faculdade de Ciências Aplicadas de Minas
Desenvolvimento de simulações para o ensino de Física através do software Easy Java Simulation – Ciências naturais - Física Gabriel Siqueira Sombrio –
Prof. Rafael Folha SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL PROGRAMA NACIONAL DE ACESSO AO ENSINO TÉCNICO E EMPREGO SISTEMA DE.
NEAD – SENAI/MG Núcleo de Educação a Distância do Senai / MG.
Universidade Federal do Amapá Curso de Graduação em Administração Disciplina: Administração Estratégica de Serviços Professor: M.Sc. Glauber Ruan B Pereira.
UTILIZAÇÃO DOS PADRÕES DA COLEÇÃO WELIE PARA ELABORAÇÃO DE INTERFACES GRÁFICAS DO FRAMEWORK PARA FORMAÇÃO DE PREÇO DE VENDA Fernando Henrique Malaquias.
VRML. Roteiro  Introdução  A história de VRML  Visão geral  Potencial  Fundamentos  Ferramentas de software  Vantagens e Desvantagens  Conclusões.
DESENVOLVIMENTO DE AMBIENTE INOVADOR PARA PROJETO DE ENGENHARIA DE CONSTRUÇÃO. GERENCIAMENTO DE OBRAS E PROJETOS COLABORATIVOS BASEADOS EM BIM/CADND Clara.
The Language for Motion. Motivação  Linguagem de fácil manipulação para objetos gráficos.  Atualmente Orientada a Objetos.  Executada sobre uma máquina.
Análise e Projeto de Sistemas Unified Modeling Language Renata Araujo Ricardo Storino Núcleo de Computação Eletrônica Curso de Programação de Computadores.
Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial do Rio Grande do Sul Informação e Comunicação Habilitação Técnica de Nível Médio Técnico em Informática Prof.
Pacto pelo Fortalecimento REM/Ensino Médio
Análise e Projeto de Sistemas
Tipos de Produtos Multimídia
1 Edgar Marçal de Barros Filho Orientador: Riverson Rios Co-Orientadora: Rossana Andrade Aprendizagem utilizando Dispositivos Móveis com Sistemas de Realidade.
CENTRO UNIVERSITÁRIO LA SALLE
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
APRENDIZAGEM MEDIADA PELA TECNOLOGIA
UML (Unified Modeling Language) Linguagem Unificada de Modelagem
UML (Unified Modeling Language) Linguagem Unificada de Modelagem
SOFTWARE DE ESTATÍSTICAS PARA BASQUETE EM CADEIRA RODAS ESTUDO DE CASO ADFP - FÊNIX Acadêmicos: Elisangela Fernandes Duarte Sandro Colaço de Lima Orientador:
Virtualização de sistemas operacionais Uma solução para quem não tem muita infra-estrutura para testes, ou até mesmo para criação de VPS.
Nome completo do primeiro autor ¹, Nome completo do segundo autor ²
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO.
Universidade Federal de Alagoas
31/5/2016 Sistemas de Coordenadas O Sistema de Coordenadas nos dá uma referência sobre o tamanho e a posição dos objetos.
1 Computação Gráfica Prof. Dr. Júlio C. Klafke UNIP-Objetivo
UNIR-UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA. CAMPUS DE CACOAL. ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS. DISCIPLIN: ADMIMINISTRAÇÃO DA INFORMÁTICA NA EMPRESA PROFESSOR DR.
INTERACTIVE DATA VISUALIZATION Scott Murray Capitulo 1 - Introdução VICTOR DA SILVA VALADÃO 1.
VRML Introdução. 2 Sistemas Realidade Virtual Uso de computadores e interfaces com usuários para criar o efeito de mundos tridimensionais que incluem.
Transcrição da apresentação:

Computação gráfica aplicada à construção de maquetes virtuais Introdução A computação gráfica evolui em conjunto com a evolução da informática em geral e está presente nos mais diversos segmentos do mundo moderno. A constante evolução dos hardwares e softwares permite o desenvolvimento de imagens, vídeos, animações e jogos extremamente ricos graficamente, proporcionando elementos gráficos com altíssimos níveis de realismo (Azevedo 2003). Aplicada à construção de maquetes virtuais, a computação gráfica permite o desenvolvimento de plantas, visualização de estruturas elétrica, hidráulica, metálica e estruturação do projeto em geral. Reginaldo de Lima Barbosa Fernando Querino Centamori Everton Alcantara Orientador: Prof. Rafael do Espírito Santo Diretoria dos Cursos de Informática Universidade Nove de Julho – Uninove Referências Bibliográficas Azevedo, E. (2003). Computação Gráfica Teoria e Prática. Rio de Janeiro: Elsevier. Objetivo Materiais e Métodos Conclusão Resultados Diante dos benefícios da utilização de maquetes virtuais, como a possibilidade de se alterar as estruturas e ambientes do projeto, concluí-se que a utilização da computação gráfica aplicada à construção de maquetes virtuais atende satisfatoriamente as necessidades de engenheiros, arquitetos, projetistas e designers. Após o desenvolvimento da maquete virtual, observa-se que a mesma possui interface agradável e a navegação pelos ambientes é realizada de maneira rápida e leve, o que possibilitou a inserção de inúmeros elementos nos diversos ambientes que foram criados. Um dos aspectos que mais se destaca é a possibilidade de se explorar, por variados ângulos internos e externos, os diversos ambientes desenvolvidos, permitindo que se percorra o trajeto de um ambiente ao outro sem dificuldades. Outro aspecto que também deve ser destacado é a inserção de objetos nos ambientes da maquete. Alguns desses objetos são estáticos, como as mesas e cadeiras e não permitem interação. Para os elementos que permitem interação, cada um deles expressará uma reação ao ser acionado. Os elementos interativos são: torneira, chuveiro, portas, janelas e interruptores de luz. Os elementos interativos descritos acima estão dispostos em locais estratégicos e têm como principal objetivo a ilustração dos ambientes. A linguagem VRML (Virtual Reality Modeling Language) é interpretada pela maioria dos navegadores, desde que eles possuam instalado um plug-in como o Cosmo Player ou Cortona 3D Viewer. Esses plug-ins permitem que o navegador interprete os códigos-fonte escritos em VRML. Existem diversos aplicativos que são compatíveis com a linguagem VRML, entre eles o ISB (Internet Space Builder) que é um software gráfico que oferece ao desenvolvedor uma interface que permite criar e editar objetos geométricos com grande facilidade. Utilizar a computação gráfica para desenvolver e demonstrar os recursos proporcionados pela utilização de maquetes virtuais.