1 Mestrado de Educação e Comunicação Multimédia Escola Superior de Educação de Santarém Marília Serrano de Matos.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O USO DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
Advertisements

FACULDADE DE EDUCAÇÃO EDU03041 – PESQUISA EM EDUCAÇÃO
Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional
Janne Yukiko Yoshikawa Oeiras José Claudio Vahl Júnior
Ricardo Carvalho Rodrigues Faculdade Sumaré – São Paulo – SP
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO:
Ano 2000: Programa de Educação a Distância COORDENAÇÃO GERAL EQUIPE DE APOIO LOGÍSTICO EQUIPE DE DESIGN PEDAGÓGICO EQUIPE DE PROJETOS E PESQUISA EQUIPE.
EAD e Material Didático: reflexões sobre mediação pedagógica
CONSEQÜÊNCIAS Novas oportunidades na realização do trabalho
POR CAMILA PIZOEIRO DE MEDEIROS Rio de Janeiro 2011
TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO: ensinando e aprendendo com as TIC
INFORMATICA NA EDUCAÇÃO
Aprender ao Longo da Vida
Imigrantes e Nativos Digitais Homo Zappiens Algumas contribuições...
EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA.
Escola E B 2,3 deSantiago Maior- Beja
Desafios para o Turismo em Meio Rural Novas oportunidades – novas competências Palmela, 7 de Novembro de 2012.
(DC): uma educação que garanta a socialização moral e a ordem social
Tecnologia na educação: tendências e desafios Ligia Rubim
Ivoti.
FGV ONLINE Programa de Educação a Distância da Fundação Getulio Vargas.
AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM EM MEIOS DIGITAIS : NOVOS CONTEXTOS
Tecnologia e Educação.
Pedagogia, Licenciatura Recursos Pedagógicos, Tecnológicos e Multimídia – Professora Mariângela Ziede – 2012/2 Ananda Sonali Andressa Kopriva Bruna Bernardino.
Danielle Domeneghetti Crepaldi Orientador: Wilson Massashiro Yonezawa
Cooperação para a Sustentabilidade: o papel do ensino a distância
Generalidades sobre e-learning
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
Motivação e Expectativas
Multimédia semântico e aprendizagem António Maneira (1) & João Correia de Freitas (2) & (1) PROGRAMA DOUTORAL.
Mestrado em Estudos de Linguagens Disciplina: Ambientes sociotécnicos para ensino/aprendizagem de línguas Edson de Freitas Pinto Sérgio José Batista.
Nos dias de hoje, a disciplina de Tecnologias da informação e comunicação desempenha um grande papel no sistema educativo no sentido de dar resposta às.
DESENVOLVIMENTO DE SUPORTE DIGITAL PARA GERENCIAMENTO DE CURSOS A DISTÂNCIA Pesquisadora: Kellen Stephany Batista Marques Orientador: Prof. Dr. Vicente.
ESCOLA SECUNDÁRIA MORGADO de MATEUS
Educação a Distância: buscando rumos para a qualificação de professores em Informática Educativa Lina Cardoso Nunes
Media Digitais e Socialização
As relações entre tecnologias e educação ALGUNS COMPONENTES PARA MIRAR.
1º Encontro Escolas Aprender e Inovar com TIC Escola Básica Integrada 1,2,3/JI Vasco da Gama.
Aplicações tecnológicas no processo de ensino e aprendizagem: possibilidades, limites e perspectivas.
BIB Organização de Bibliotecas Escolares 1 Introdução: Bibliotecário: mediar leitura, informação e leitor; orientar o usuário no uso dos suportes.
Projecto de Intervenção Utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação: Gestão (In)adequada INSTITUTOPIAGET Campus Académico de Vila Nova de Gaia.
E-BOOKS O FUTURO JÁ É PRESENTE!! Mestrado em Educação e Comunicação Multimédia.
Biblioteca Escolar desafios no contexto da escola atual
A INCLUSÃO DIGITAL NAS ESCOLAS PÚBLICAS DE AÇAILÂNDIA:
Metodologia Ensino e Estágio de Língua Portuguesa III
Apresentação inicial A Educopédia é uma plataforma de aulas digitais colaborativas que possui: • Um ambiente de fácil navegação; • Conteúdo de qualidade;
Características da Sociedade de Conhecimento como a competição exigem inovação e portanto uma educação para a autonomia e criatividade. Exigências de.
METODOLOGIA DO ENSINO DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA
EDUCAÇÃO NO SÉCULO XXI: O PROFESSOR-TUTOR NO PROCESSO DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA ALUNAS: MAGALI DALLA PRIA SILVIA GOMES DAVIDOSKI ASTORGA - PARANÁ.
Trabalho por Projetos: Estratégia de Ensino e Aprendizagem na Educação a Distância no Ensino Superior Ricardo Carvalho Rodrigues Faculdade Sumaré – São.
Capacitação em Tecnologias aplicadas a Educação aos Professores do município de Terenos-MS Em virtude da informatização das unidades escolares dos municípios.
Redes, redes, redes... Empresas e Redes sociais. Redes, redes, redes...? Redes, Redes, Redes, Redes, Redes, Redes, e REDES
Contexto - as exigências criadas pelas mudanças econômicas e sociais resultantes de um mundo globalizado, dos avanços científicos e tecnológicos e do papel.
Internet2 Anabela Pinho Natália Gomes Anabela Pinho Natália Gomes.
REDES ACADÊMICAS VIRTUAIS PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES
O Ferramental Pedagógico para a Educação a Distância Parte I
2010. Nativo Digital versus Imigrante Digital Nascimento com a tecnologia digital Crescimento em mundo digital Tecnologia molda as actividades Recebe.
PROPOSTAS DE MUDANÇA NOS CURSOS PRESENCIAIS COM A EDUCAÇÃO ON-LINE
Aluna: Tatiane Paula Moraes Profª: Gilca Vilarinho Setembro/2005 UNIMINAS Curso de Pedagogia Gestão e Tecnologia Educacional.
UT AUSTIN | PORTUGAL PROGRAMA DOUTORAL EM MEDIA DIGITAIS Por: António Maneira 1 Fórum de Projectos de Investigação em Educação 2011/12.
PRÁTICA PEDAGÓGICA Trabalho contínuo, árduo, responsável, comprometido....
O QUE ESTAMOS ENSINANDO NAS UNIVERSIDADES PARA OS ATUAIS E FUTUROS PROFISSIONAIS. ESMERALDA RIZZO UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE SÃO PAULO, 27 DE.
Curso:Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos Docente: Maysa Soares 2ºsemestre de 2012 Educação Corporativa.
HETEROGENIDADE E DIVERSIDADE A diversidade é um dos grandes desafios vividos pelo cuidador. Para enfrentá-lo, é preciso lançar mão de estratégiaspropostas,
As novas abordagens sobre Cultura Digital, serão a motivação para a realização do 3º Congresso Regional, promovido pelo Complexo Educacional Dom Bosco,
Virtual Classroom Tour AnteriorSeguinteHomeSaída Conteúdos Formas de trabalho Formas de trabalho Papéis na sala de aula Papéis na sala de aula Dicas e.
Tecnologias na educação: ensinando e aprendendo com as TIC.
A CHEGADA À ESCOLA Cristiane Barrooso. Como um iniciante deve se comportar em sala para ser considerado um bom professor? SER AUTÊNTICO, sem forçar espontaneidade;
Para Lynn, o uso da tecnologia não deve se restringir a mera utilização ilustrativa ou instrumental da tecnologia na sala de aula. Exemplo disso, segundo.
Transcrição da apresentação:

1 Mestrado de Educação e Comunicação Multimédia Escola Superior de Educação de Santarém Marília Serrano de Matos

Mestrado de Educação e Comunicação Multimédia Escola Superior de Educação de Santarém2 Marília Serrano de Matos O NMC Horizon Project, é uma organização internacional que procura recolher e analisar informação sobre as tecnologias emergentes. Em 2002, a NMC lançou o primeiro Relatório Horizon NMC. Os relatórios fornecem uma visão detalhada de seis temas de tecnologias emergentes e exploram a relevância de cada uma para o ensino, aprendizagem e pesquisa criativa. Cada Relatório Horizon NMC é divulgado com uma licença Creative Commons e pode ser livremente reproduzido e distribuído.

Mestrado de Educação e Comunicação Multimédia Escola Superior de Educação de Santarém3 Marília Serrano de Matos Do relatório de 2011, saliento a tendência mais visível, mesmo a quem não pertença à área da educação. Por virtude do desenvolvimento, muito rápido dos equipamentos portáteis e das novas formas de difusão da informação (fibra ótica, wireless,…), todos esperam: Ser capaz de trabalhar, aprender e estudar, quando e onde quiserem …

Mestrado de Educação e Comunicação Multimédia Escola Superior de Educação de Santarém4 Marília Serrano de Matos Vivemos numa economia global e a caminho de uma outra. A nova economia, baseada na informação e no conhecimento, caracteriza-se por um funcionamento em rede, sem barreiras de tempo, distância e localização, e por novas formas de organização do trabalho, mais flexíveis e adaptáveis, menos hierarquizadas, onde o trabalho em equipa será privilegiado bem como a polivalência e a autonomia individual.

Mestrado de Educação e Comunicação Multimédia Escola Superior de Educação de Santarém5 Marília Serrano de Matos Novas formas de educação Novas tecnologias Mobilidade Nativos digitais Para uma boa integração no mercado de trabalho é necessário uma boa preparação. Para uma boa educação ter-se-á que ter em conta as novas variáveis.

Mestrado de Educação e Comunicação Multimédia Escola Superior de Educação de Santarém 6 Marília Serrano de Matos

Mestrado de Educação e Comunicação Multimédia Escola Superior de Educação de Santarém7 Marília Serrano de Matos Apesar de todos os avanços tecnológicos é importante frisar que o papel do professor mantem-se como de extrema importância. Não se poderá nunca imaginar, como alguns sugerem, um ensino apenas dependente dos computadores. Sendo uma realidade crescente o papel do e-lerning no ensino, é também fundamental o do e-formador, pois só com um professor conhecedor e com as competências adequadas se pode desenvolver um bom ensino. Até, porque ao contrário dos mitos, estudos provam que os nativos digitais não são indivíduos solitários e socialmente pouco competentes. mas estabelecem as suas relações sociais de mais formas, usando as tecnologias de informação e comunicação como agentes de mediação.

Mestrado de Educação e Comunicação Multimédia Escola Superior de Educação de Santarém8 Marília Serrano de Matos CONCLUSÃO Os alunos desta nova geração esperam ambientes interativos, trabalhos/projetos interessantes e altamente estimulantes, que utilizem diferentes recursos… Os nativos digitais aprendem de forma diferente dos seus antecessores exigindo, por isso, novas práticas de ensino. O professor deve saber combinar e fazer uso da tecnologia, mas também saber criar um ambiente favorável à aprendizagem colaborativa e à autodisciplina, que será fundamental nos ambientes de trabalho futuro, onde a figura tutelar do “patrão” se encontra muito mais diluída.

Mestrado de Educação e Comunicação Multimédia Escola Superior de Educação de Santarém9 Marília Serrano de Matos REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS Johnson, L., Smith, R., Willis, H., Levine, A., e Haywood, K., (2011). Relatório Horizon Austin, Texas: A New Media Consortium. Coordena ç ão Cient í fica de Rita Espanha, Gustavo Cardoso, Nativos Digitais portugueses: Idade, experiência e esferas de utiliza ç ão das TIC Prensky, Marc (2001).”Digital Natives, Digital Immigrants”. On the Horizon: NCB University Press Vaz,Isabel Faria, As novas formas de trabalho e a flexibilidade do mercado de trabalho: IV Congresso Português de Sociologia