CIÊNCIAS – 2010 Planos e metas Profª Juliane Química (1º semestre) Física (2º semestre)

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Transcrição da apresentação:

CIÊNCIAS – 2010 Planos e metas Profª Juliane Química (1º semestre) Física (2º semestre)

Primeiro passo Apresentações Quanto as aulas: Quanto as aulas: * Power point (disponibilizado sempre no site do colégio); * Diálogos (aulas sempre com exposições e questionamentos); * Atividades diversificadas (sempre que possível – de acordo com a grade); * Atividades extras para auxiliar no aprendizado.

Segundo passo responsabilidades Quanto as atividades: * Devem ser entregues no prazo (há uma tolerância com desconto de valor); * As tarefas ajudam a compor os 2 pontos que serão somados na média; * As atividades extras contam 8 pontos em cada bimestre; * Os resumos e revisões do site deverão ser impressos com antecedência;

Terceiro passo Informações Importantes Os resumos e revisões são roteiros de estudo, ou seja, as apostilas de teoria e atividade devem ser usadas sempre; Os resumos e revisões são roteiros de estudo, ou seja, as apostilas de teoria e atividade devem ser usadas sempre; Durante as aulas todos devem realizar anotações de dúvidas, ou ainda, para salientar pontos importantes; Durante as aulas todos devem realizar anotações de dúvidas, ou ainda, para salientar pontos importantes; Todos os dias após as aulas de ciências o conteúdo deverá ser revisado. Todos os dias após as aulas de ciências o conteúdo deverá ser revisado. O conteúdo é extenso e exige muita atenção, estudo e dedicação. O conteúdo é extenso e exige muita atenção, estudo e dedicação.

As ciências físicas e químicas Toda a ciência é formada por três vertentes: a sequência dos fatos que a constituem; as idéias que evocam esses fatos; as palavras que os exprimem... Toda a ciência é formada por três vertentes: a sequência dos fatos que a constituem; as idéias que evocam esses fatos; as palavras que os exprimem... Lavoisier, 1789

Teoria do gato e da manteiga Dos fenômenos da natureza: 1) Pela observação cotidiana sabemos que: um gato que for lançado de uma janela ou outro lugar elevado cairá de pé, com as patas para baixo. Estável sobre suas patas. 2) Também foi observado e constatado por Murphy, que ao soltar da mesa em direção ao chão um pedaço de pão com manteiga, ele vai cair com o lado da manteiga para baixo. Murphy Proposição: Amarrar um pedaço de pão com manteiga, com o lado da manteiga para cima, nas costas de um gato. Que acontecera? 1) Cairá o gato sobre suas patas? 2) A manteiga lambuzara o chão?

Mas é claro... Isso é uma brincadeira, não tente fazer isso em casa com o pobre gatinho... Essa pegadinha é só para estimular o pensamento!!!!!! E também, para brincar com a mecânica quântica...

A curiosidade, a inteligência e a criatividade humana proporcionaram grandes avanços científicos no decorrer da História da Ciência. As ciências físicas e químicas

Descoberta do fogo a.C. Descoberta da roda sumérios a.C. Imprensa Sec. XI - China Sec. XII Invenção da lente - Florença Pistola 1609 – Jornal Alemanha

1804 – Locomotiva à vapor 1826 – Fotografia1827 – Fósforo 1881 Comercialização da energia elétrica 1876 – Telefone (Graham Bell) 1901 Invenção do rádio 1885 – Primeiro veículo a gasolina

1926 – Invenção da televisão 1928 – Descoberta da Penicilina - Fleming 1937 – Desenvolvimento do Nylon 1913 – 1ª Linha de montagem 1945 – Desenvolvimento do primeiro computador 1949 – Televisão a cores

1953 – Watson e Crick – descoberta do DNA 1959 – Microchip é inventado 1967 – Primeiro transplante de coração 1972 – Primeiros passos da internet 1973 – 1º jogo de vídeo 1983 – Surgem os primeiros celulares

Como o homem chegou a tudo isso? Através de erros e acertos, tentativas, idéias e sonhos. Leonardo Da Vinci já desenvolvia esboços de uma máquina voadora... Mas tudo se concretizou não apenas pelos sonhos, mas pelas ações. Através de processos rigorosos como o método científico.

O homem e a ciência O método científico Escolha de um tema Escolha de um tema Enunciar o problema ou afirmação Enunciar o problema ou afirmação Desenvolver uma hipótese Desenvolver uma hipótese Desenvolver um procedimento para testar a hipótese Desenvolver um procedimento para testar a hipótese Materiais Materiais Observações e resultados Observações e resultados Análise Análise Conclusão Conclusão