Avaliando um objeto cultural.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O lugar onde vivo Público alvo: 7ª série da Escola Municipal de Ensino Fundamental Padre Vicente Bertoni. Disciplina: Língua Portuguesa Professora: Patrícia.
Advertisements

RESENHA Como um gênero textual, uma resenha nada mais é do que um texto em forma de síntese que expressa a opinião do autor sobre um determinado fato cultural,
O Alienista Machado de Assis.
RESENÇÃO OU RESENHA Definição:Exposição em síntese do assunto tratado em uma obra científica . Resenção crítica: Desenvolvida em forma de apreciação da.
Produção Textual Título Estrutura do Texto Parágrafo Emanoelly Marques.
O TEXTO ARGUMENTATIVO E TEXTO EXPOSITIVO
Dois modos de ler a Bíblia.
Você sabe ler? A que grupo de leitores você pertence?
Universidade do Estado da Bahia-UNEB Curso:Direito Disciplina:Produção de Texto Técnico-Científico Docente:César Costa Vitorino.
Breves Noções Metodológicas de Leitura e Interpretação de Texto
VESTIBULARES & DISSERTAÇÃO Os primeiros passos
Roteiro de Elaboração WEBQUEST.
Artigo de opiniao É comum encontrar circulando no rádio, na TV, nas revistas, nos jornais, temas polêmicos que exigem uma posição por parte dos ouvintes,
Comentário e Dissertação
Ensaiando um ensaio.
TEXTO DISSERTATIVO Professora Andréa.
8 de novembro de 2011 Centro Cultural São Paulo – Av. Vergueiro
TEXTO EXERCÍCIO Em um piano distante, alguém estuda uma lição lenta, em notas graves. (...) Esses sons soltos,indecisos, teimosos e tristes, de uma lição.
PRODUÇÃO RESENHA.
LEITURA CRÍTICA DO ARTIGO CIENTÍFICO
Resumo.
03M1 E 03M2 Gloriosas!!! Prof.: Maria Anna
TRABALHO INTERDISCIPLINAR DO 8ª ANO
Pensando sério em pesquisa
VERBOS GENÉRICOS.
PENSANDO OS TRABALHOS ACADÊMICOS
RESENHA Resenha-resumo:
AULA 6 Como Estudar.
ARTIGO CIENTIFICO.
Administração de Sistema Operacional de Rede WindowsServer-2003 WindowsServer-2003 Ricardo de Oliveira Joaquim TECNOLÓGICOS.
Leitura de Textos Científicos
Diretrizes para leitura e análise de textos
Resenha Produção de texto.
Professora Francisca Barros
Produção Textual Artigo de Opinião Editorial.
LER PARA ENTENDER Tenha em mente que quando você lê filosofia, você está tentando entender um pensamento. É diferente de ler um jornal, no qual você quer.
QUAL A MINHA POSIÇÃO SOBRE AS IDÉIAS DO AUTOR?
PROFESSORA ANGELICA ROCHA DE FREITAS
Você vai escrever uma resenha crítica de algum livro que tenha lido recentemente para publicar no jornal mural da sua escola ou biblioteca/sala de leitura.
1. Definições Resenha-resumo:      É um texto que se limita a resumir o conteúdo de um livro, de um capítulo, de um filme, de uma peça de teatro ou de.
NO ESFORÇO DE COMPREENDERMOS A REALIDADE
DICAS PARA ELABORAÇÃO DE PROJETO
FICHAS DE LEITURAS E ORGANIZAÇÃO DE APRESENTAÇÕES/ TRABALHOS ESCRITOS
Como Estrelas na Terra - Toda Criança é Especial
RESENHAS Prof.: Rodney Caetano.
Resenhas.
1. Definições Resenha-resumo:      É um texto que se limita a resumir o conteúdo de um livro, de um capítulo, de um filme, de uma peça de teatro ou de.
Dicas Gerais sobre a Monografia
RESENHA.
Metodologia Científica
Teoria e Prática de Leitura Daniel Bom Queiroz Turma A-2015
Leitura e interpretação de texto
A crítica.
Comunicação e Redação Empresarial
LOUCO SENTADO NO MURO Profª. Daiana Campani de Castilhos
Profa. Jeiel Lucena RESENHA CRÍTICA Profa. Jeiel Lucena
ARTIGO PLANEJAMENTO. ARTIGO (NBR 6022/1994 DA ABNT) ► “Texto com autoria declarada, que apresenta e discute ideias, métodos, técnicas, processos e resultados.
Como redigir um bom texto?
O cinema na vida de cada um
Professor Jardson Brito
FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS
Qual a importância de uma boa argumentação?. Oferecer um conjunto de razões a favor de uma conclusão ou oferecer dados favoráveis a uma conclusão. Os.
QUE NÃO EXIGEM PROCESSO FORMAL DE INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA
Edgard Cornachione Silvia Casa Nova Nálbia A. Santos Metodologia do Trabalho Científico # 06 1.
O é um meio de comunicação diferente dos demais. Ao redigir suas mensagens, observe as instruções a seguir e crie uma impressão de eficiência e.
Texto expositivo & argumentativo
RESENHA.
Introdução a atividade acadêmica
COMO FAZER UMA RESENHA. Como um gênero textual,uma resenha nada mais é do que um texto em forma de síntese que expressa a opinião do autor sobre um determinado.
GÊNERO TEXTUAL RESENHA
Transcrição da apresentação:

Avaliando um objeto cultural. Crítica Avaliando um objeto cultural.

INTRODUÇÃO Consumir ou não os últimos lançamentos de livros, filmes, cds, estréias de espetáculos musicais e teatrais, exposições artísticas, etc? Quem nunca esteve diante das dúvidas: que livro ler? A que filme assistir? Que cd escutar? A que peça de teatro assistir? A sociedade contemporânea está imersa na oferta de uma inumerável quantidade de produtos culturais que estão aí para serem consumidos. Fazer escolhas baseadas nas leituras de opiniões de críticos respeitados da imprensa - as resenhas críticas - pode ser uma boa alternativa. Assim como saber emitir um ponto de vista sobre os objetos culturais contemporâneos e argumentar em seu favor podem auxiliar outros nas suas escolhas. Portanto, compreender e produzir uma resenha crítica são ferramentas importantes para participar do mundo cultural de hoje. 

DEFINIÇÃO A crítica  é a apresentação do conteúdo de uma obra. O resenhista é aquele que escreve resenha e que possui a capacidade de redigir um resumo a respeito da leitura, formulando um conceito de valor de determinada obra literária. Apresenta determinado nível de julgamento sobre a obra literária e sobre uma peça teatral, um roteiro de cinema e televisão, descrição de método científico, entre outras categorias de obras. O resenhista crítico deve escrever de maneira impessoal, sem demonstrar sarcasmo ou comicidade em sua opinião.

Características Informa sobre um objeto cultural e orienta o leitor a consumi-lo ou não; Descreve o objeto, avaliando seus aspectos mais significativos; Apresenta verbos predominantemente no presente do indicativo; Apresenta linguagem impessoal; A linguagem varia de acordo com o público a que o texto é destinado.

DICAS DE PRODUÇÃO Identifique a obra: Coloque os dados bibliográficos essenciais do objeto que você vai resenhar; Apresente a obra: Situe o leitor descrevendo em poucas linhas todo o conteúdo do texto a ser resenhado; Descreva a estrutura: Fale sobre a divisão em capítulos, em seções, sobre o foco narrativo ou até, de forma sutil, o número de páginas do texto completo; Descreva o conteúdo: Resuma claramente o texto resenhado; Analise de forma crítica: Nessa parte, e apenas nessa parte, você vai dar sua opinião. Argumente baseando-se em teorias de outros autores, fazendo comparações ou até mesmo utilizando-se de explicações que foram dadas em aula. É difícil encontrarmos resenhas que utilizam mais de 3 parágrafos para isso, porém não há um limite estabelecido. Dê asas ao seu senso crítico. Recomende a obra: Você já leu, já resumiu e já deu sua opinião, agora é hora de analisar para quem o texto realmente é útil (se for útil para alguém). Utilize elementos sociais ou pedagógicos, baseie-se na idade, na escolaridade, na renda etc. Identifique o autor: Cuidado! Aqui você fala quem é o autor da obra que foi resenhada e não do autor da resenha (no caso, você). Fale brevemente da vida e de algumas outras obras do escritor ou pesquisador.

Exemplo A história de O Alienista, que se passa no séc. XlX, retrata a burguesia hipócrita da época, o autor se vale do personagem magnífico — Dr. Simão Bacamarte — médico que irá desenvolver suas teorias a respeito do tratamento da loucura, conhecimento adquirido em sua estadia na Europa. A ironia de Machado de Assis é notória, quando mostra a hipocrisia do ser humano que só pensa em seu próprio prestígio. Dr. Simão Bacamarte, casado com uma apática senhora, consegue da Câmara de Vereadores de Itaguaí verba para fundar a “Casa de Orates”, ou “Casa Verde”, um hospício onde o sinistro e empertigado médico resolve estudar os limites entre a razão e a loucura, convencendo as autoridades e a população de que estudar este mal era tendência na Europa. Fica então a cidade à revelia deste homem que resolve, por sua conta e risco, julgar quais eram os loucos da cidade e quais os sãos. Vai internando, um a um, os verdadeiramente doentes que até então eram tratados e cuidados em casa pelos familiares. Aos poucos Simão Bacamarte, num surto surpreendente, resolve que os honestos e os justos eram também loucos. Chega ao ponto de internar quase toda a cidade. Na medida em que vai analisando suas teorias, vai alterando o tratamento dispensado aos pacientes. Mas a cidade já está desconfiada do médico insano, assim, a reação não tarda e uma revolução armada irá contestar o médico que, acuado, toma resolução inusitada, surpreendente. Aqui, em O Alienista, o leitor se diverte, ri a valer, mas percebe a irônica crítica de Machado de Assis à sociedade burguesa daquela época. Um livro gostoso de ler, uma surpresa a cada página, personagens atípicos e crédulos da suposta superioridade européia na medicina da loucura. Tremenda crítica à sociedade que o autor nunca perdia oportunidade de mostrar patética e hipócrita. Uma peça realmente fantástica, vale a pena ler.

Pratique Escolha um livro para ler em casa e, depois, escreva uma crítica sobre ele. Lembre-se de respeitar as características do gênero e de recomendar a obra.