6ª Reunião – 31 de outubro de 2012 Recife, 15/09/2012.

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Transcrição da apresentação:

6ª Reunião – 31 de outubro de 2012 Recife, 15/09/2012

2 Roteiro / Pauta I - Recepção e boas-vindas II - Visão geral sobre o atual estado de elaboração de um Planejamento Estratégico para a UFRPE. III - Introdução dos conceitos metodológicos trabalhados em reuniões anteriores (Missão, Visão, Valores, Análise de Ambiente, Objetivos Estratégicos Institucionais). (Missão, Visão, Valores, Análise de Ambiente, Objetivos Estratégicos Institucionais). IV - Apresentação dos produtos já trabalhados. V – Discussão da dinâmica dos trabalhos a serem desenvolvidos pelos órgãos VI - Encerramento.

II-Visão geral sobre o atual estado de elaboração de um Planejamento Estratégico para a UFRPE

4 II-Planejamento Estratégico na UFRPE? O que é o Planejamento Estratégico? É um instrumento de orientação, da identidade (Missão), de onde se pretende chegar (Visão) e as formas adotadas para isso (Objetivos). É um instrumento de orientação, da identidade (Missão), de onde se pretende chegar (Visão) e as formas adotadas para isso (Objetivos). Plano de Desenvolvimento Institucional – PDI Uma das expressões do Planejamento Estratégico; Lei nº /04 e Decreto nº 5773/06. Situação da UFRPE Aditamento para o PDI ; Desconhecimento Sem acompanhamento; Avaliado pela Comissão Própria de Avaliação – CPA;

5 II-Desafios do Planejamento 1. 1.REVISÃO DO PDI – APROVAÇÃO NO CONSU EM DEZEMBRO 2. 2.CONSTRUÇÃO DA GESTÃO ESTRATÉGICA PARTICIPATIVA O CAMINHO ATÉ AQUI: 18 A 28 DE JUNHO: ELABORAÇÃO DA ABORDAGEM METODOLÓGICA JULHO: CAPACITAÇÃO DOS ENVOLVIDOS E CONSTRUÇÃO DO PROJETO 25 DE JULHO: CONSTITUIÇÃO DO COMITÊ GESTOR DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

6 II-CAMINHO ATÉ AQUI 27 DE AGOSTO – REUNIÃO DO COMITÊ PARA DEFINIÇÃO DA METODOLOGIA. PRESSUPOSTOS: Revisão do Aditamento PDI 3 EIXOS: 1. 1.Construção do Planejamento: - -Gestores capacitados; - -Gestores disseminadores da Discussão Construção do PDI/PPI 3. 3.Sensibilização

7 II-CAMINHO ATÉ AQUI Agosto NIVELAMENTO CONCEITUAL E SENSIBILIZAÇÃO DO COMITÊ

8 II-CAMINHO ATÉ AQUI Setembro CONSTRUÇÃO DO PLANEJAMENTO: 01 DE SETEMBRO - 15 DE SETEMBRO - 18 DE OUTUBRO

III-Introdução dos conceitos metodológicos trabalhados em reuniões anteriores

10 III-Visão Geral da Metodologia Identidade Missão Visão Valores Ambiente (Matriz SWOT) Interno Externo Sobrevivência/SuperaçãoCrescimentoFraquezas ManutençãoDesenvolvimentoForças AmeaçasOportunidades Estratégias (BSC) Quanto? Quem? Como? O que? Objetivos Institucionais Estratégicos (OIE)

11 Missão: A razão de ser, o propósito primeiro da instituição. Porque e para quem existimos e o que fazemos? Visão: Aonde a instituição pretende chegar, ao longo de um horizonte de tempo pré-definido. Aonde desejamos estar em 2016 e, então, 2020? Valores: As convicções dominantes, orientadoras e inspiradoras da instituição, que permeiam – ou devem permear – o seu cotidiano. O que nos rege? III – Identidade: Missão, Visão e Valores

Estratégia 12 Missão Visão O: Objetivo de desempenho OIE 1 OIE 2 OIE 3 O4O4 O5O5 O6O6 O7O7 O8O8 O9O9 O 10 O 11 O III – Identidade: Missão, Visão e Valores Valores tempo ≤ 1 ano > 1 ano

13 Exercício onde gestores são convidados a refletir - com vistas à visão e pautados nos valores estabelecidos – sobre O ambiente externo (Oportunidades e Ameaças) O Ambiente interno (Forças e Fraquezas) Quais oportunidades/ameaças o governo, a economia, as legislações oferecem? Quais são os pontos fortes/fracos da instituição, em termos de infraestrutura, orçamento, capital humano? III – Análise de Ambiente

14 III-Análise de Ambiente Identidade Missão Visão Valores Ambiente (Matriz SWOT) Interno Externo SobrevivênciaCrescimentoFraquezas ManutençãoDesenvolvimentoForças AmeaçasOportunidades

15 São o primeiro elo da corrente que parte sistematicamente da Visão e alcança uma ação ou programa específicos Eles são o desdobramento imediato da Visão Qualquer ação da instituição deve contemplar ao menos um OIE Eles devem contemplar genericamente o posicionamento da instituição diante do ambiente III – Objetivos Institucionais Estratégicos (OIE) Missão Visão OIE 1 OIE 2 OIE 3 O4O4 O5O5 O6O6 O7O7 O8O8 O9O9 O 10 O 11 O 12...

16 Identidade Missão Visão Valores Ambiente (Matriz SWOT) Interno Externo SobrevivênciaCrescimentoFraquezas ManutençãoDesenvolvimentoForças AmeaçasOportunidades Estratégias (BSC) Quanto? Quem? Como? O que? Objetivos Institucionais Estratégicos (OIE) III – Objetivos Institucionais Estratégicos (OIE) tempo ≤ 1 ano > 1 ano

IV-Apresentação dos produtos trabalhados nas reuniões a partir desses conceitos 1.Identidade: Missão, Visão, Valores 2.Ambiente: Matriz SWOT 3.Objetivos Institucionais Estratégicos

IV-Proposta de Identidade Proposta de Missão, Visão e Valores para a UFRPE (PDI )Proposta de Missão, Visão e Valores para a UFRPE (PDI ) Missão: Produzir e disseminar conhecimento e inovação nas atividades de ensino, pesquisa e extensão, em consonância com os anseios da sociedade.Missão: Produzir e disseminar conhecimento e inovação nas atividades de ensino, pesquisa e extensão, em consonância com os anseios da sociedade. Visão Geral (2020): Consolidar-se no âmbito nacional como uma universidade de excelência.Visão Geral (2020): Consolidar-se no âmbito nacional como uma universidade de excelência. Visão Específica (2016): Ser reconhecida pelas melhores práticas universitárias, pautadas na gestão participativa.Visão Específica (2016): Ser reconhecida pelas melhores práticas universitárias, pautadas na gestão participativa. Valores: Excelência Acadêmica; Ética; Transparência; Equidade; Inclusão; Respeito aos Saberes Populares; Respeito à Diversidade; Eficiência; Preservação da Memória Institucional; Responsabilidade Socioambiental; Sustentabilidade; Inovação.Valores: Excelência Acadêmica; Ética; Transparência; Equidade; Inclusão; Respeito aos Saberes Populares; Respeito à Diversidade; Eficiência; Preservação da Memória Institucional; Responsabilidade Socioambiental; Sustentabilidade; Inovação.

IV-Proposta de SWOT

20 IV- Propostas de Objetivos Institucionais Estratégicos (OIE) 1.Contribuir com a transformação social sustentável a partir de políticas de melhoria das atividades de ensino, pesquisa e extensão. 2.Valorizar e promover o envolvimento de colaboradores na contínua construção de uma Universidade de excelência, democrática, plural e transparente. 3.Fomentar parcerias institucionais, promovendo a inovação, a construção e a popularização de saberes científicos, tecnológicos e culturais. 4.Promover a gestão estratégica valorizando a participação da comunidade acadêmica. 5.Valorizar a imagem e a memória institucional. 6.Modernizar a gestão da tecnologia da informação e comunicação. 7.Adequar a gestão da infraestrutura às melhores práticas universitárias.

21 Referências 1. 1.Moreira, D. A. (1998). Administração da produção e operações. 3 ed. Pioneira, São Paulo Niven, P. R. (2008). Balanced scorecard step-by-step for government and nonprofit agencies. 2 ed. John Wiley & Sons, Hoboken Matias-Pereira, J. (2011). Curso de administração estratégica: foco no planejamento estratégico. Atlas, São Paulo.

V- Discussão da dinâmica dos trabalhos a serem desenvolvidos pelo órgão

23 V- Roteiro para elaboração de contribuições para os (OIE) Este documento consiste apenas em uma orientação para os trabalhos de discussões setoriais. Cada setor é livre para conduzir da forma que considerar mais adequada. 1. Organizem reuniões; 2. Enviem material prévio; 3. Contextualizem esse momento e ressaltem sua importância; 4. Apresentem os principais conceitos; 5. Organizem os presentes participantes das reuniões em grupos (de até 6 pessoas) para que reflitam sobre cada item. Em seguida, peçam a cada grupo para apresentar seu ponto de vista a partir dos documentos referenciais, construindo o debate; 6. Envio do modelo de documento até dia 15 de novembro