A proposta pedagógica estabelece as linhas

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Analisar o Plano de desenvolvimento do negócio
Advertisements

TROCA DE SABERES ENTRE O PET CNX EDUCOMUNICAÇÃO E O GESTAR II
Reunião de apresentação do Projeto Alvorada 23 de fevereiro de 2008
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO:
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
DIDÁTICA ESPECÍFICA Profa. MS. Erica C. Almeida
1. 2 Pearson Education do Brasil Editora educacional de alcance mundial No Brasil, publica nas áreas universitária, de ensino de inglês, negócios e informática.
PLANEJAMENTO E AÇÃO DOCENTE
Para viver, aprender e trabalhar bem em uma sociedade cada vez mais complexa, rica em informação e baseada em conhecimento, os alunos e professores devem.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
O COMPUTADOR COMO MEIO E COMO FIM
A PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL EDUCACIONAL
CURRÍCULO FUNCIONAL GRUPO 9 IRACEMA LAUDENIR LEOCÍ RUTHE
Livro didático 2011 Matemática. A Matemática no Ensino Fundamental Matemática forma de interação humana. Matemática modelo abstrato para compreensão e.
NRE UNIÃO DA VITÓRIA 1 1.
DESCENTRALIZAÇÃO, AUTONOMIA DAS ESCOLAS E O NOVO PAPEL DOS GESTORES EDUCACIONAIS A COMUNIDADE ESCOLAR ASSUME A RESPONSABILIDADE DE CONDUZIR OS DESTINOS.
POR QUE TURMAS DE LETRAMENTO?
RELATO DE EXPERIÊNCIAS
ENCONTRO DOS PEDAGOGOS
Portal UNO 2008 Para a Escola Para os Professores Para os Alunos
EXPERIÊNCIA DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL NA UFRN
Diretrizes Curriculares e Práticas Docentes
Tecnologia em Marketing
Memória de Produção   Sequência Didática –Construção de Sonetos    Objetivos: Conscientizar sobre a importância que a escola exerce na vida de todos os.
Componentes: Jessica Rodrigues Carla Mattos Giovanna Dutra
Planejamento e Prática da Gestão Escolar.
Pederneiras- São Paulo
CAP/UnC Universidade do Contestado - UnC AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL
O que você pode fazer para reduzir a evasão
Técnicas da Intervenção Pedagógica
Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Produção Sustentável
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
Gestão da Aprendizagem Escolar UM GESTAR EM CADA ESCOLA
PERSPECTIVAS PARA 2009.
O PROCESSO DE AUTO-AVALIAÇÃO NA GESTÃO ESCOLAR E O PRÊMIO NACIONAL DE REFERÊNCIA EM GESTÃO ESCOLAR Heloísa Lück.
Atribuições do Professor coordenador de apoio à gestão pedagógica
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
Comunicação e Interação
AULA: 28/08/2013 TEMA: A ESCOLA COMO ORGANIZAÇÃO: ORIGEM E EVOLUÇÃO PERÍODO 3 PROFESSOR WASHINGTON BRUM.
O PLANEJAMENTO ESCOLAR
O Sistema Integrado de Avaliação Institucional - SIAI nasce com a proposta de ser uma ferramenta de gestão que deve ser utilizada, em todo o seu potencial,
Curso de Medicina MANUAL PARA ELABORAÇÃO DO PORTIFOLIO
Planejamento e 7 de março de 2014.
PORQUE É FUNDAMENTAL CONSOLIDAR O ENSINO FUNDAMENTAL NO BRASIL
II ENCONTRO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES I SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DO PIBID UNIUBE “A multiculturalidade nos diferentes tempos e espaços de aprendizagens”
▣ O problema institucional. ▣ Sem conteúdos não há pedagogia e didática que resolvam. ▣ A prática não começa onde a teoria termina. ▣ Não tem referência.
A Função do Professor Articulador
CONFERÊNCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO 2010 EIXO VI – JUSTIÇA SOCIAL, EDUCAÇÃO E TRABALHO: INLCUSÃO, DIVERSIDADE E IGUALDADE EDUCAÇÃO AMBIENTAL E CONTEXTUALIZAÇÃO.
“PAE: monitoria ou estágio supervisionado em docência?”
PLANEJAMENTO ESCOLAR Importância e significado do planejamento escolar
Ferramental Pedagógico para a EAD Parte II
Planejamento de Ensino
A Gestão participativa
Comissão Própria de Avaliação - CPA Socialização de Resultados Período Letivo
OAPI I - LUCILA PESCE - PLANEJ. EDUC. PETROBRÁS
PENSANDO O LIVRO DIDÁTICO E SUAS IMPLICAÇÕES NO ENSINO DE HISTÓRIA
PROGRAMA EXCELÊNCIA EM GESTÃO EDUCACIONAL
POR QUE INCLUSÃO? Maristella Abdala.
Ambiente Virtual de Aprendizagem – AVA
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO PROF. JOSÉ MAURO DE SÁ OLIVEIRA
PLANEJAMENTO E AÇÃO DOCENTE
As tecnologias da informação e comunicação, as diferentes linguagens e a formação do professor.
ACOMPANHAMENTO E OBSERVAÇÃO EM SALA DE AULA
Docência universitária: repensando a aula
Ministério da Educação Secretaria de Educação Básica
Objetivo: + Contribuir para que o direito à aprendizagem e ao desenvolvimento humano seja assegurado a todos os estudantes brasileiros e estrangeiros residentes.
Gestão Estratégica de Negócios
Revisita ao PPP.
O papel pedagógico do órgão gestor
Transcrição da apresentação:

A proposta pedagógica estabelece as linhas de ensino e as diretrizes básicas da instituição: o que (filosofia), de que forma (metodologia) e quais ferramentas utilizar para desenvolver o processo de ensino-aprendizagem. O papel do planejamento estratégico é fazer com que a proposta se concretize e aconteça da forma e no período preestabelecido. Diz respeito à formulação de objetivos e à definição de metas para alcançá-los.

 

Todas as Escolas são iguais?

Qual é o principal diferencial da nossa instituição?

O que é uma proposta pedagógica?

não existe uma proposta pedagógica A identidade da Escola, isto é, sua proposta pedagógica, é única e geralmente o seu grande diferencial. Por ser construída coletivamente, desenvolvida ao longo dos tempos e embasada nos princípios da direção, da coordenação e do corpo docente, não existe uma proposta pedagógica igual à outra.

Segundo a LDB, a proposta pedagógica A proposta pedagógica estabelece as linhas de ensino e as diretrizes básicas da instituição: o que, de que forma e quais ferramentas utilizar para desenvolver o processo de ensino-aprendizagem. Segundo a LDB, a proposta pedagógica é um documento de referência. Por meio dela, a comunidade escolar exerce sua autonomia financeira, administrativa e deve considerar as orientações contidas nos PCN.

O poder do Benefício Para facilitar a consolidação da mensagem na memória de longo prazo ou periférica e facilitar a formação do raciocínio lógico do receptor, a mensagem deve ser iniciada pela explanação das características e finalizada pelos benefícios. Quando o cérebro necessita resgatar a informação ou conhecimento da memória de longo prazo, o que vem à tona inicialmente são os benefícios. As teorias andragógicas explicam o motivo: o adulto motiva-se e, por consequência, consolida com mais facilidade na memória mensagens que denotam algum tipo de reconhecimento e ganho.

Comunicabilidade A comunicação torna-se efetiva quando chegamos à compreensão, isto é, quando quem recebe a mensagem entende o seu significado, exatamente como desejava quem a transmitiu.

Ao invés da equipe técnica usar terminologias no dialeto “pedagogês” conhecida somente pela área educacional, a comunicabilidade se dará com mais facilidade quando houver uma linguagem econômica, isto é, coloquial, com a qual o receptor sinta-se familiarizado com as palavras e que, para isso, não seja necessário esforço para decifrá-las.

Endomarketing As famílias cada vez mais distantes tendem a perder seus vínculos com a escola, aumentando a dificuldade natural em entender a proposta pedagógica e os benefícios que seus filhos terão ao longo do ano. O endomarketing tem um papel importante na democratização da comunicação, ao proporcionar uma maior interação entre a escola e a família, facilitando e valorizando o trabalho do corpo docente

Serviços de apoio a escola disponibilizados pela Rabbit Endomarketing Serviços de apoio a escola disponibilizados pela Rabbit

Planejamento de Endomarketing integrado

Endomarketing

Endomarketing

Programa de Coaching

Programa de Coaching Monitoramento

Programa de Coaching Capacitação continuada Serviços de apoio a escola disponibilizados pela Rabbit

Programa de Coaching Treinamentos in loco 1.0. Novo Mundo, Novos Tempos, Novos Alunos -Comportamento dos professores em sala de aula – 1ª. etapa 2.0. Novo Mundo, Novos Tempos, Novos Alunos - Comportamento dos professores em sala de aula - 2ª etapa 3.0. Criatividade 4.0. Coaching Educacional e Pedagógico 5.0. Sistema Partnership – Trâmites iniciais 6.0. Análise de camufladas 7.0. Pós-atendimento 8.0. Análise de pós-atendimento 9.0. Convênios 10.0. Roteirização 11.0. Diferenciais 12.0. Pré-venda 13.0. Marketing pedagógico 14.0. Gestão de impacto 15.0. Meritocracia 16.0. Comunicação Pedagógica 17.0. Gerenciamento de tempo

Planilha de gerenciamento de tempo Programa de Coaching Planilha de gerenciamento de tempo

Objetivos e metas Os adultos movimentam-se, isto é, motivam-se a caminhar quando tem clareza aonde se quer chegar (objetivo), como seguir atingir (metas) e se o caminho está certo (análise de desempenho).

Objetivos e metas

Pesquisas integradas e do 2º semestre

Pesquisas integradas e do 2º semestre

Meritocracia

Reunião de Pais 1ª Etapa – Pré-evento - Use as estratégias de endomarketing integrado para convidar os pais (circular, web, cartaz, banner); - Associe o convite a uma atividade que necessitará da interação entre a família e o aluno e que seja finalizada no evento. 2ª Etapa – Relacional (Dinâmica de sensibilização) Decore - Capriche no coffee break - Apresente os colaboradores novos; Use recursos multimídia - Apresente as novidades - Faça um passeio pela escola. 3ª Etapa – Comunicação pedagógica (Dinâmica vivencial – assistir uma aula diferenciada) - Enfatize os diferenciais da instituição: • Proposta pedagógica • Qualidade do corpo docente (experiência – diversidade – currículo – capacitações) • Práticas pedagógicas e didáticas (projetos interdisciplinares) • Metodologias, disciplinas e ferramentas de apoio (intercâmbio, sistema didático) • Formas de tratamento personalizado (música, esportes, aulas de reforço) 4ª Etapa – Coaching - Faça uma breve apresentação do Programa de Coaching e enfatize o objetivo de melhorar a performance da qualidade do professor; - Apresente e entregue o manual do aluno; - Exiba o plano de capacitação continuada do corpo docente. 5ª Etapa – Planejamento pedagógico - Objetivos e metas - Apresente as informações relevantes para a família e deixe claro quais são os objetivos e as metas educacionais. 6ª Etapa – Fechamento - Finalize com uma conversa reservada com os professores na sala de aula.