SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
CURSO COMEX-UNIS Prof. Ms. Frade
Advertisements

Macroeconomia Aula 2.
“...objetivando a formulação de um esquema que seja adequado à maximização dos retornos dos proprietários das ações ordinárias da empresa, ao mesmo tempo.
Estrutura organizacional Comércio Exterior
ECONOMIA BRASILEIRA CONTEMPORÂNEA
Taxa de Câmbio e Balanço de Pagamento
O papel da Moeda e o Sistema Financeiro
“Como Funciona o Mercado de Ações ” – Parte 1
POLÍTICA MONETÁRIA promover o desenvolvimento econômico
POLÍTICA MONETÁRIA POLÍTICA ECONÔMICA
Sistema Financeiro O que é: conjunto de instituições e instrumentos de intermediação de recursos financeiros. Função : transferência de recursos dos agentes.
Sistema Financeiro De quais ferramentas dispõe o Banco Central para fazer política monetária? a) Emissão de moeda, compra e venda de títulos públicos,
Questões sobre SFN.
SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL
SISTEMA MONETÁRIO.
MERCADO FINANCEIRO.
Evolução do Sistema Financeiro Brasileiro
Sistema financeiro nacional
SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL
CONCURSO BANCO DO BRASIL CEJURGS.
Professor Nelson Guerra Ano 2012 – Aulas 100% presenciais
POLÍTICAS ECONÔMICAS.
SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL
Introdução às Finanças Corporativas
SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL
Fontes de Financiamento
Instituições Financeiras do SFN
COMÉRCIO INTERNACIONAL Prof. Uziel Santana
Comissão de Valores Mobiliários - CVM
 Criação;  Papel dentro do SFN  Composição  Comissões de Assessoramento.
$ Jogo do Milhão.
Mercado de Capitais - Prof. Renato Mogiz
Estrutura do SFN Sistema Financeiro Nacional (primeira parte)
Política monetária Por política monetária entende-se o conjunto de ações do Banco Central, que define a quantidade ofertada de moeda numa economia, ou.
SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL - SFN
O MERCADO MONETÁRIO, CONTAS MONETÁRIAS E FINANCEIRAS (Parte 1)
INSTRUMENTOS DE POLÍTICA MACROECONÔMICA
UNIP Ciências da Computação e Sistemas de Informação Sistema Financeiro Nacional Professor Luiz Roberto Kallas
Introdução à Macroeconomia
ENTIDADES INTERVENIENTES
Estrutura do SFN Sistema Financeiro Nacional (noções gerais)
PRECEDENTES AO ESTÁGIO LEGAL CONTEMPORÂNEO PROF. WILIAM CARVALHO.
Investimentos . Suzana Habitzreuter Muller
MOEDA, CRÉDITO E CRESCIMENTO
Mercado do Títulos Público
POLÍTICA MONETÁRIA - COMPLEMENTO
Conselho Monetário Nacional (CMN) Industrial
CONSELHO MONETÁRIO NACIONAL
- SFN - ESTRUTURA DO SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL
ECONOMIA E FINANÇAS Quinta Aula Professor Dr. Jamir Mendes Monteiro.
Sistema Financeiro Nacional
ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA
APRESENTA.
Mercado de Capitais Sistema Financeiro
SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL
Mercado Financeiro: noções
INTCEX 7 – ESTRUTURA DO COMEX.
Mercado de Capitais Políticas Econômicas
Mecanismos das Instituições Financeiras Unidade I
Mercado Financeiro e Investimentos
Os intermediários financeiros 1 PINHEIRO, Carlos Alberto Orge. Introdução a Finanças e Mercados de Capitais São fundamentais para que se possa transferir.
POLÍTICA MONETÁRIA Moeda e Crédito.
Moeda e Sistemas Financeiros - MBE/2007
Mercado Financeiro É a reunião das instituições financeiras, capazes de intermediar recursos, entre agentes deficitários e superavitários Pessoas físicas.
Políticas econômicas > Função de controlar e regular a atividade econômica brasileira > Objetivo de fomentar o crescimento e a estabilidade econômica e.
POLÍTICA MONETÁRIA.
Prof. Luciano. - Conjunto de instituições e órgãos que regulam, fiscalizam e executam as operações relativas à circulação da moeda e do crédito.
Contabilidade Aplicada as Instituições Financeiras José Leandro Ciofi Aula 3.
SFN Sistema Financeiro Nacional Economia e Negócios Prof. Wesley Vieira Borges.
Copyright © 2004 Pearson Education, Inc. Slide 10-0 O Conselho Monetário Nacional (CMN) É o órgão superior do Sistema Financeiro Nacional. Foi criado pela.
Transcrição da apresentação:

SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL

HISTÓRICO Modelo bancário trazido foi o europeu e baseava-se na concentração demográfica. - Após Primeira Guerra surgem instituições para financiar a atividade agrícola. - Após Grande Depressão surgem os bancos estaduais para financiar o setor industrial e gerar empregos. - SUMOC – Superintendência da Moeda e do Crédito. - 1950 criado o BNDES. - 1964 criado o Banco Central do Brasil (BACEN) e o Conselho Monetário Nacional (CMN). - Década de 80 ocorreu queda no PIB e desestabilizou o sistema. Começaram a surgir os bancos múltiplos.

CONCEITOS E DEFINIÇÕES O que é o SFN? Conjunto de instituições organizadas com o objetivo de propiciar condições satisfatórias para a manutenção dos recursos financeiros, que é regido por um conjunto de regras. Esta dividido em dois grupos: Intermediários Financeiros: captam dinheiro e aplicam sob a forma de empréstimos e financiamentos. Instituições Auxiliares: colocam em contato poupadores e investidores.

REESTRUTURAÇÃO DO SFN Com a Constituição de 1988 o sistema passa por transformações, porém somente após a implantação do Plano Real em 1994 que os maiores ajustes são observados. Bancos múltiplos: atua em vários segmentos do mercado, desde captação de depósitos até transações nos mercados de títulos. Plano Real reduz índices inflacionários e expande crédito, porém devido as altas taxas de juros começa a surgir inadimplência. Surge o Programa de Reestruturação de Fortalecimento do Sistema Financeiro (Proer). Bancos estaduais sofrem nesta época. Surge o Programa de Estímulo a Redução do Setor Público no Sistema Financeiro (Proes).

CONSELHO MONETÁRIO NACIONAL - Entidade superior do sistema financeiro. Responsável pela fixação das diretrizes da política monetária e cambial do Brasil. Competências: Corrigir surtos inflacionários e deflacionários. Regular o valor externo da moeda. Equilíbrio do balanço de pagamentos. Responsabilidades: Autorizar emissão de papel moeda. Aprovar orçamentos do BC. Regular o funcionamento e fiscalização das instituições.

BANCO CENTRAL - BACEN Responsável pela execução das normas que regulam o SFN. Cumprir normas estabelecidas pelo CMN. Atribuições: Emitir papel moeda e moeda metálica conforme limites autorizados pelo CMN. Receber depósitos compulsórios das instituições financeiras. Controla o fluxo de capitais estrangeiros. Compra e venda de títulos públicos federais.

AUTORIDADES DE APOIO Comissão de Valores Mobiliários (CVM): Órgão auxiliar do sistema voltado para o mercado de ações e debêntures. Visa o fortalecimento do mercado acionário. Banco do Brasil (BB): Banco que opera na prática como agente financeiro do Governo Federal. Principal executor do crédito rural, industrial e possui influências com a Confederação de Comércio Exterior.

Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES): Principal instituição de fomento no Brasil. Objetivo de impulsionar o desenvolvimento econômico. Criar pólos de produção regionais e promover as exportações. Caixa Econômica Federal (CEF): Autoridade de apoio do Governo Federal. Caracterizada pelo financiamento habitacional e saneamento básico.

INSTITUIÇÕES FINACEIRAS O SFN é caracterizado pelo grande número de Instituições Financeiras. Principais: Bancos Comerciais. Bancos de Desenvolvimento. Cooperativas de Crédito. Sociedades de Crédito. Bancos Múltiplos. Companhias Hipotecárias.