Iniciativa do GCUB e da CAPES com o apoio da Universidade de Coimbra. Visa elevar a qualidade de graduação e melhorar o ensino dos cursos de licenciatura.

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Transcrição da apresentação:

Iniciativa do GCUB e da CAPES com o apoio da Universidade de Coimbra. Visa elevar a qualidade de graduação e melhorar o ensino dos cursos de licenciatura e a formação de professores Programa de Licenciaturas Internacionais

2009: Proposta do GCUB ao Ministério da Educação e à Capes de criação de um Programa Internacional voltado para a Formação inicial de Professores (estudantes de cursos de licenciatura, matriculados em Universidades no Brasil) Universidades que inicialmente participariam do projeto piloto: UFBA e Universidade de Coimbra (1) Histórico - PLI

Capes, Sesu e GCUB se reúnem e modificam a proposta inicial. O PLI recebe apoio do governo brasileiro por intermédio da CAPES. Na proposta inicial o Programa seria aberto a todas as universidades brasileiras e, em função da avaliação de seu impacto, posteriormente seria ampliado para outras universidades portuguesas e de outros países. Os projetos seriam institucionais. Os estudantes seriam acompanhados por grupos de professores/coordenadores institucionais. (1) Histórico - PLI

PLI: Programa voltado para a formação em dupla- titulação no exterior, de estudantes matriculados no Brasil em cursos de Licenciatura. Áreas abrangidas: Química, Física, Matemática, Biologia, Português, Artes e Educação Física. Modalidade: graduação sanduíche. Duração: 24 meses. (2) Descrição do Programa - PLI

2.1 OBJETIVOS GERAIS Apoiar projetos de melhoria do ensino e da qualidade na formação inicial de professores, nas áreas de Química, Física, Matemática, Biologia, Português, Artes e Educação Física Estimular o intercâmbio de estudantes de graduação em licenciaturas, em nível de graduação sanduíche Ampliar a formação de docentes para o ensino básico no contexto nacional Ampliar e dinamizar as ações voltadas à formação de professores, priorizando a formação inicial desenvolvida nos cursos de licenciatura Apoiar a formulação e implementação de novas diretrizes curriculares para a formação de professores, com ênfase no Ensino Fundamental de Médio (2) Descrição do Programa - PLI

2.2 REQUISITOS PARA A CANDIDATURA DE PROPOSTAS Propostas de caráter institucional que deverão priorizar ações preferencialmente para um conjunto de cursos de licenciaturas da respectiva instituição A instituição brasileira deverá possuir acordo com a instituição estrangeira A instituição deverá ser membro de rede de universidades com vocação para cooperação internacional Apresentar como coordenador um docente com título de doutor há pelo menos 5 anos, que detenha reconhecida competência na área Compor na equipe de trabalho pelo menos dois docentes doutores, além do coordenador Observar a impossibilidade de indicação de bolsista que já tenha sido agraciado anteriormente com bolsa de estudos, em nível de graduação, em função de programa ou projeto financiado pela CAPES

2.3 REQUISITOS DOS BOLSISTAS Alunos ingressantes no Ensino Superior no ano de ou tendo cursado até o ato da inscrição pelo menos 2 semestres; Ter cursado todo o Ensino Médio e pelo menos 2 anos do ensino fundamental, em escolas públicas brasileiras (2) Descrição do Programa - PLI

Seguro de Saúde concedido pela CAPES Contribuição para o alojamento concedido pela CAPES Bolsa de € 600/mês concedida pela CAPES Taxas acadêmicas 2.4 BENEFÍCIOS: (2) Descrição do Programa - PLI

2.5 Modalidades de Apoio às Universidades Missões de trabalho – deslocamento de membro da equipe do projeto ▫ Objetivos:  Facilitar integração dos alunos à nova cultura universitária;  Ajustar as respectivas estruturas curriculares;  Acompanhar o desenvolvimento do projeto;  Avaliar os seus impactos;  Manter comunicação permanente entre as instituições envolvidas e sistematizar informações a respeito do programa que possibilitem a geração de banco de dados ▫ Duração: entre 10 e 30 dias. (2) Descrição do Programa - PLI

2.6 Arquitetura Curricular Caso 1 (1/2010) – Semestres 1, 2 e 3 na Universidade Brasileira Caso 2 (2/2010) – Semestres 1 e 2 na Universidade Brasileira Formação Geral Introdução à área específica de formação Caso 1 (1/2010) – Semestres 4, 5, 6 e 7 na Universidade de Coimbra Caso 2 (2/2010) – semestres 3, 4, 5 e 6 na Universidade de Coimbra Formação na área específica Preparação Cultural e/ou Linguística Complementos Curriculares optativos Caso 1 (1/2010) - Semestre 8 na Universidade Brasileira Caso 2 (2/2010) – Semestres 7 e 8 na Universidade Brasileira Conclusão de formação na área específica Complementos Curriculares obrigatórios Diplomação (2) Descrição do Programa - PLI

(3) Dados estatísticos dos Projetos 2010/2012 e 2011/ Total de Instituições participantes do programa

3.2 Relação das 33 instituições aprovadas instituições aprovadas UFMG UFV UFRJ PUC-RS UFRRJ UFABC UFRGS UFRPE UFRN UFU PUC-MG UFSC USP UFPE UFBA UFF UERJ Metodista UFAL UFMA UNICENTRO UFSCAR UNESP UFG UFPA UNICAMP instituições aprovadas PUC-RS UFSCAR UFRN Unisinos UFU UFRPE UESC UFC UFRRJ UNESP UNIRIO Metodista UFBA UFMT UFG UFAL UFPR UFPel UFRJ UFV UFGRS UFSC FURG (3) Dados estatísticos dos Projeto 2010/2012 e 2011/2013

3.3 Total de projetos inscritos (3) Dados estatísticos dos Projetos 2010/2012 e 2011/2013

3.4 Total de estudantes inscritos (3) Dados estatísticos dos Projeto 2010/2012 e 2011/2013

3.5 Número de projetos aprovados (3) Dados estatísticos dos Projetos 2010/2012 e 2011/2013

3.6 Número de estudantes aprovados (3) Dados estatísticos dos Projetos 2010/2012 e 2011/2013

3.7 Número de instituições por região (3) Dados estatísticos dos Projetos 2010/2012 e 2011/2013

3.8 Alunos aprovados por região (3) Dados estatísticos dos Projetos 2010/2012 e 2011/2013

3.9 Percentual de estudantes por região (3) Dados estatísticos dos Projetos 2010/2012 e 2011/2013

3.10 Número de estudantes por gênero (3) Dados estatísticos dos Projetos 2010/2012 e 2011/2013

3.10 Número de estudantes por gênero (3) Dados estatísticos dos Projetos 2010/2012 e 2011/2013

(3) Dados estatísticos dos Projetos 2010/2012 e 2011/2013

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