Matemática Matriz Inversa

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Sistemas Realimentados
Advertisements

CENTRO EDUCACIONAL NOSSA SENHORA AUXILIADORA
Método da Substituição
Matrizes especiais Matriz linha Matriz do tipo 1 x n, ou seja, com uma única linha. Por exemplo, a matriz A =[ ], do tipo 1 x 4. Matriz coluna.
Amintas engenharia.
Análise por Variáveis de Estado
Matriz Inversa.
Dados dois números m e n naturais e não nulos, chama-se matriz m por n ( indica-se m x n) toda tabela M formada por números reais distribuídos em m linhas.
INE Fundamentos Matemáticos da Computação
Então, vamos lá! Qual é esse conteúdo?
O que você deve saber sobre
Números Complexos 1 Prof. Marlon.
SISTEMAS LINEARES I Prof. Marlon.
EQUAÇÕES POLINOMIAIS Prof. Marlon.
Números Complexos 2 Prof. Marlon.
SISTEMAS LINEARES II Prof. Marlon.
SISTEMAS LINEARES ( AULA 3 ).
SISTEMAS LINEARES ( AULA 1 ).
MATRIZES REAIS ( 3ª AULA ).
Matrizes Definição Mat Fis Qui João 7,0 5,0 6,0 Maria 9,0 4,0
G R U P O S - III.
4 - Para cada uma das operações abaixo informe quais são operações
PROPRIEDADES DE UM GRUPÓIDE
ESPAÇOS VETORIAIS.
MATRIZES - 2 OPERAÇÕES.
Introdução aos Sistemas de Controle
1 – Matrizes: Operações e Propriedades
ESTRUTURAS ALGÉBRICAS
3 - Equações Lineares de Segunda Ordem
Determinantes.
Mestrado Profissionalizante em Ensino de Física e de Matemática
Campus de Caraguatatuba
UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA FACULDADE DE MATEMÁTICA
Produtos Notáveis 8ª ANO Prof.: Sergio Wagner. Os produtos Produtos notáveis são assim chamados por serem tipos fixos, facilmente reconhecidos, de produtos.
Matemática para Economia III
Aula 8 e 9: Determinantes (continuação)
Professora: Ana Cristina G. e Silva Natal-RN
G R U P O S.
GERADORES DE ESPAÇOS VETORIAIS.
ESTRUTURAS ALGÉBRICAS
MATRIZES.
3 - MATRIZ COMPLEMENTAR E CO-FATOR
Determinantes Conceito Representação Propriedades
Progressão Geométrica Matrizes Questão nº01  Na P.G., a posição do termo é...
Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira (CAp/UERJ)
Interpolação.
Sistema de equações lineares
EDO de 2ª ordem Linear Cálculo 2 A – Turma H
1 - Equações Diferenciais Ordinárias
Campus de Caraguatatuba Aula 12: Sistemas de Equações Lineares (2)
Matemática para Economia III
Matrizes Definição Mat Fis Qui João 7,0 5,0 6,0 Maria 9,0 4,0
Geometria analítica e álgebra linear
Campus de Caraguatatuba
SISTEMAS LINEARES Prof. Moacir.
Matemática e suas Tecnologias - Matemática PROBABILIDADE CONDICIONAL
MÚLTIPLOS GRAUS DE LIBERDADE
CONJUNTOS.
PROFESSOR RICARDINHO.
©Prof. Lineu MialaretAula 4 - 1/27Matemática Discreta I Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - IFSP Campus de Caraguatatuba.
ESTUDOS DOS TRIÂNGULOS
Sistemas de Controle III N8SC3
Colégio CEEB Nova Friburgo, 29 de Agosto de 2014.
Prof. Mário Alves Aula de Revisão da AV1 FUNDAMENTOS DE ANÁLISE I.
ALGEBRA LINEAR UNIDADE 1 MATRIZES
GEOMETRIA ANALITICA VETORES.
ALGEBRA LINEAR UNIDADE 1 MATRIZES
MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS Operações envolvendo números complexos
MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS
1 Álgebra Linear Determinante e Matriz Inversa Prof. Paulo Salgado
Transcrição da apresentação:

Matemática Matriz Inversa Ensino Médio, 2º Ano Matriz Inversa

Noções iniciais Matemática, 2º Ano Matriz Inversa No conjunto dos números reais, para todo a ≠ 0, existe um número b, denominado inverso de a, satisfazendo a condição: a.b = b.a =1 É bastante comum indicarmos o inverso de a por ou a -1. Exemplo:

Definição Matemática, 2º Ano Matriz Inversa Uma matriz A, quadrada de ordem n, diz-se invertível se, e somente se, existir uma matriz B, quadrada de ordem n, tal que: Em que In é a matriz identidade de ordem n e B é denominada inversa de A e indicada por A-1 .

Exemplo 1: Matemática, 2º Ano Matriz Inversa Verifique que a matriz é a inversa da matriz . Como A · B = B · A = I2 , a matriz B é a inversa de A, isto é, B = A-1.

Matemática, 2º Ano Matriz Inversa Observações: Para verificar se uma matriz quadrada é ou não invertível e, em caso afirmativo, determinar sua inversa, apresentaremos, a seguir, um processo baseado na definição de matriz inversa e na resolução de sistemas lineares. Quando uma matriz é invertível, dizemos que ela é uma matriz não singular, caso contrário, será uma matriz singular.

Exemplo 2: Matemática, 2º Ano Matriz Inversa Vamos encontrar, se existir, a inversa de . Devemos verificar se existe , tal que A . A-1 = In. Logo:

Exemplo 2 (continuação): Matemática, 2º Ano Matriz Inversa Exemplo 2 (continuação): Do conceito de igualdade, seguem os sistemas: , cuja solução é a = 2 e c = -5/2 , cuja solução é b = -1 e c = 3/2 Então, É fácil ver que A-1 . A = In também está satisfeita.

Exemplo 3: Matemática, 2º Ano Matriz Inversa Vamos encontrar, se existir, a inversa de . Fazendo A.A-1 = In , temos: Logo:

Exemplo 4: Matemática, 2º Ano Matriz Inversa Resolvendo os sistemas pelo método da adição, temos: .(-2) .(-2) (Impossível) (Impossível) Com o primeiro sistema não admitindo solução, já seria possível concluir que não existe a inversa de A (O segundo sistema também não admitiu solução). .

Matemática, 2º Ano Matriz Inversa Observações: O processo apresentado nos exemplos anteriores, apesar do grande nível de complexidade, pode ser usado para o cálculo de inversas de matrizes quadradas de ordem n, com n ≥ 2. Estudar métodos para solução de sistemas lineares será bastante eficaz para o cálculo de matrizes inversas de ordem n, com n ≥ 3.

Exercícios Matemática, 2º Ano Matriz Inversa 01. Obter a matriz inversa da matriz . Resolução: Sendo , temos: , cuja solução é a = 1 e c = -1 , cuja solução é b = -1 e c = 2

Exercícios Matemática, 2º Ano Matriz Inversa 02. Verifique se é a inversa de . Resposta: SIM 03. Determine, se existir, a inversa da matriz . Resposta:

Exercícios Matemática, 2º Ano Matriz Inversa 04. Verifique se a inversa de é a matriz . Resposta: SIM 05. A inversa de é a matriz . Determine x e y. Resposta: x = 7 e y = 1

Matemática, 2º Ano Matriz Inversa Propriedades Sendo A e B matrizes quadradas de ordem n e invertíveis, temos as seguintes propriedades: Dada A, se existir A-1, então ela é única; (A-1)-1 = A; (A . B)-1 = B-1 . A-1; (A-1)t = (At)-1.

Propriedades Se uma matriz A é invertível, então esta inversa é única. Matemática, 2º Ano Matriz Inversa Propriedades Se uma matriz A é invertível, então esta inversa é única. Demonstração: De fato, vamos supor que A seja invertível de ordem n, que B e C sejam suas inversas e ainda que B ≠ C. Dessa forma, AB = BA = In e AC = CA = In. Tomando a primeira equação e multiplicando ambos os lados da equação, à esquerda, por C, temos C (AB) = CIn, ou seja, (CA)B= CIn, como CA = In. Logo: B = C.

Matemática, 2º Ano Matriz Inversa Propriedades Se uma matriz A é invertível, então a inversa A-1 é invertível e (A-1)-1 = A . Demonstração: Sabemos que uma matriz B é inversa de A se, e somente se, A.B=B.A = In. Como A-1 é a inversa e A, então AA-1 = A-1A =In. Pela demonstração anterior, temos que a inversa é única, então B = A é a inversa e A-1 , ou seja, (A-1)-1= A.

Exemplo 5: Matemática, 2º Ano Matriz Inversa Vamos encontrar a inversa de . . Fazendo A . A-1 = In: Então Calculando (A-1)-1

(AB)B-1A-1=A(BB-1)A-1 =AInA-1 =AA-1 = In . Matemática, 2º Ano Matriz Inversa Propriedades Se A e B são invertíveis, então AB também é e (AB)-1 = B-1A-1. Demonstração: Para verificarmos esta propriedade, devemos mostrar que (AB)B-1A-1=In e B-1A-1(AB) = In . (AB)B-1A-1=A(BB-1)A-1 =AInA-1 =AA-1 = In . A segunda identidade é inteiramente análoga.

Exemplo 6: Matemática, 2º Ano Matriz Inversa Encontrando as inversas e o produto de e . Calculando (AB)-1 e B-1A-1 , podemos confirmar a igualdade:

Propriedades Se A é invertível, então At também é e (At)-1 = (A-1)t. Matemática, 2º Ano Matriz Inversa Propriedades Se A é invertível, então At também é e (At)-1 = (A-1)t. Demonstração: Com efeito, fazendo uso da propriedade anterior, temos:

Exemplo 6: Matemática, 2º Ano Matriz Inversa Vamos verificar a propriedade (At)-1 = (A-1)t para a matriz Calculando At e A-1 , teremos respectivamente: Fazendo uso dos recursos expostos anteriormente, temos:

Aplicação prática: Resposta: Matemática, 2º Ano Matriz Inversa As senhas numéricas de quatro dígitos dos clientes de um determinado banco são representadas como uma matriz S2 x 2, em que os dois primeiros são a 1ª linha e os dois últimos, a 2ª linha. O banco usa uma matriz invertível denominada matriz chave, para manter o sigilo das senhas de seus clientes. E, por questões de segurança, o banco gera uma nova matriz T = S.X , denominada matriz transmitida. Como ‘recuperar’ a senha de um cliente, se só conhecemos a matriz chave e a matriz transmitida? Sabendo que a matriz transmitida de um determinado cliente é , qual sua senha? Resposta: a) (SX)X-1=S(XX-1)= SI2 =S b) 2509

Exercícios de fixação Matemática, 2º Ano Matriz Inversa 01. Encontre a inversa de cada matriz dada, se possível: Resp: é singular Resp: 1/5 √2 1/5 √2 -2/5 √2 1/10 √2 cosɵ senɵ -senɵ cosɵ

Exercício de Fixação Matemática, 2º Ano Matriz Inversa 02. Dadas as matrizes ,calcule: a) (AB)-1 b) (AB)t c) AA-1 – I d) (2B)-1 -16 6 -3 1 1/4 0 -1 1/2 1/2 3/2 -3 -8 Resp: a) b) c) 0 d)

Exercício de Fixação Matemática, 2º Ano Matriz Inversa 03. São dadas as matrizes A e B, quadradas de ordem n e invertíveis. A solução da equação (BAX)t = B, em que (BAX)t é a transposta da matriz (BAX), é a matriz X tal que: a) b) c) d) Resposta: B

Exercícios de fixação 04. Se e , determine a matriz X2x2 tal que (A-1.X)-1 = B. Resposta: