XXVII- CICLO DE ESTUDOS CONTÁBEIS DE LONDRINA TRIBUNAL DE CONTAS DO PARANÁ - 19-08-2008 Elaboração: Mauro Munhoz.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
CONTABILIDADE BÁSICA 7ª Edição
Advertisements

Políticas públicas pela diversidade. fundamentos legais Constituição de 1988 emenda nº 48, de 2005: Plano Nacional de Cultura.
OGU Ações e Projetos 2011/2012.
Avaliação do Plano Plurianual
1 Pós-Gradução Administração de Agronegócios – Citricultura e Indústria Canavieira Apresentação e Discussão do Programa 12 de Fevereiro de 2008.
ASSOCIAÇÃO DOS ENGENHEIROS E ARQUITETOS DE CASCAVEL
1.
O ambiente Sped E a necessidade de QUALIDADE das informações.
Contabilidade Pública e Governamental
Curso de Administração Matriz Curricular: 2009_2 Diretoria: Ciências Exatas e Gerenciais Diretor: Prof. Luiz Felipe Quel Disciplina: ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA.
Programa TEC NEP UM PROGRAMA CIDADÃO.
‘Curso Parlamento Brasileiro: ontem, hoje e amanhã’
A profissão de contador
CONGRESSO BRASILEIRO DE CONTABILIDADE 29/08/2012
Regulamentação do repasse de recursos financeiros de VISA
Brasília, 29/11 a 1º/12/ NEGÓCIO NORMATIZAÇÃO, ORIENTAÇÃO E FISCALIZAÇÃO DO EXERCÍCIO E DAS ATIVIDADES PROFISSIONAIS EM DEFESA DA SOCIEDADE, CONCESSÃO.
SEMINÁRIO DE CONTABILIDADE TRANSFORMAÇÕES, EVOLUÇÃO E DESAFIOS BELO HORIZONTE, 06 a 08 de Outubro Juarez Domingues Carneiro.
Legislação Aplicada à Contabilidade Pública
A CONTABILIDADE GOVERNAMENTAL NA GESTÃO DOS RECURSOS PÚBLICOS
“IFRS (CPC) para pequenas e médias empresas”
Comunicação de Estado, Comunicação de Governo: Divergências e Convergências Bruno Caetano Secretário de Comunicação do Estado de São Paulo 28/08/2008.
INESUL INESUL VIRTUAL FAEC SISTEMA EDUCACIONAL FIMAR FANESP FIRSUL
Contador Waldir Ladeira Conselheiro do CRCRJ
GESTÃO MODERNA DE RECURSOS HUMANOS NOS ÓRGÃOS PÚBLICOS
La Supervisión de los Custodios en Brasil Aspectos Legales.
Conselho Regional de Nutricionistas 10 Região.
Contabilidade Geral Prof º Ivã C. Araújo.
Diva Maria de Oliveira Gesualdi Presidente CRCRJ
Contabilidade A profissão contábil vem se transformando ao longo do tempo e estas transformações têm acompanhado basicamente as mudanças da economia global,
CONTABILIDADE PÚBLICA E ESCRITURAÇÃO CONTÁBIL
Teacher Marilisa Lichtenberg English
Auditoria Governamental Prof. Vitor Maciel
Faculdade de Ciências Contábeis
PROCESSOS GERENCIAIS EM SAÚDE PROCESSOS GERENCIAIS EM SAÚDE Parceria: CREFITO5/RS e IFRS.
CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE
Empreendedorismo pode ser aprendido
Coordenação Geral de Contabilidade
CONTABILIDADE PÚBLICA
O que é Gestão: Gestão significa gerenciamento, administração, onde existe uma instituição, uma empresa, uma entidade social de pessoas, a ser gerida.
Secretariado.
CURSO DE CONTABILIDADE APLICADA AO SETOR PÚBLICO
POR QUE ESTUDAR A CONTABILIDADE
A Importância da Contabilidade para Tomada de Decisão
EVOLUÇÃO HISTÓRICA DA CONTABILIDADE
Áreas de atuação do profissional de Contabilidade
I ENCONTRO DE GESTÃO DE CUSTOS DO SETOR PÚBLICO: Disseminação de Custos e Qualidade do Gasto APRESENTAÇÃO DO INFRASIG SICGESP DA UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA.
LEI ORÇAMENTARIA ANUAL
Controladoria-Geral da União 1 Controladoria Geral da União Rodrigo Paiva - CGU-Regional/PB.
Qualidade dos gastos púbicos: contribuições dos órgãos de controle à gestão municipal.
CONTABILIDADE GERENCIAL
TÍTULO DA APRESENTAÇÃO AQUI
Técnico em Administração
As Funções dos Profissionais de Controladoria.
RETROSPECTIVAHISTÓRICA PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO.
NOVA CONTABILIDADE E GESTÃO FISCAL Modernização da Gestão Pública
Aula 3 Prof.ª: Jéssica Gonçalves
CONTABILIDADE APLICADA AO SETOR PÚBLICO
PL DE 2012 REGULAMENTAÇÃO DA PROFISSÃO DE HISTORIADOR Daniel Pereira dos Santos Historiador - Administrador - Educador físico UNIVERSIDADE FEDERAL.
ATRIBUIÇÕES PROFISSIONAIS
Contabilidade Básica Aula 1
PROCESSO DE CONVERGÊNCIA AS NOVAS NORMAS CONTÁBEIS Informações necessárias do Setor de Recursos Humanos Simone Reinholz Velten Conselheira do CRC/ES.
Universidade Federal do Oeste do Pará Instituto de Ciências da Sociedade Programa de Ciências Econômicas e Desenvolvimento Regional Curso de Bacharelado.
O TCE/AC E A NOVA CONTABILIDADE PÚBLICA Equipe 2ª IGCE/DAFO Equipe 2ª IGCE/DAFO.
Gestão Escolar: Desafios e possibilidades Gestão Escolar: Desafios e possibilidades Eduardo Deschamps, Dr.Eng. Secretário de Estado da Educação – SC com.
Rio do Sul, 24 de setembro de Contador Marcello Alexandre Seemann Vice-Presidente de Desenvolvimento Profissional.
Atualizado: 19/03/ Organizações Contábeis Aproximadamente 5,2 milhões De micro e pequenas empresas formais Contadores Técnicos
FUNDAMENTOS DA CONTABILIDADE PÚBLICA
Estrutura, Dinâmicas e Funcionamento dos Conselhos de Assistência Social Ronaldo José Sena Camargos Fortaleza/CE – 28 de Abril de 2015.
EMPRESAS, ESCRITÓRIOS E PROFISSIONAIS DA CONTABILIDADE DO VALE DO ARARANGUÁ: ESTUDO SOBRE O PERFIL E TECNOLOGIAS UTILIZADAS NOS MUNICÍPIOS DE ERMO, JACINTO.
CONTROLLER: Características
Transcrição da apresentação:

XXVII- CICLO DE ESTUDOS CONTÁBEIS DE LONDRINA TRIBUNAL DE CONTAS DO PARANÁ Elaboração: Mauro Munhoz

XXVII- CICLO DE ESTUDOS CONTÁBEIS DE LONDRINA TRIBUNAL DE CONTAS DO PARANÁ Elaboração: Mauro Munhoz INTRODUÇÃO XXVII Ciclo de Estudos Contábeis de Londrina TRADIÇÃO E EXCELÊNCIAOPORTUNIDADE VALORIZAÇÃO PROFISSIONAL

XXVII- CICLO DE ESTUDOS CONTÁBEIS DE LONDRINA TRIBUNAL DE CONTAS DO PARANÁ Elaboração: Mauro Munhoz Este profissional não pode mais se limitar às funções básicas de registro e demonstrações dos fatos de gestão. competência e responsabilidade na gestão: TEMA PROPOSTO: O CONTADOR PÚBLICO O contador público de hoje e do futuro deve ser, também, um consultor de gestão, habilitado e qualificado para auxiliar o administrador público nas suas decisões, em face dos desafios de uma sociedade consciente.

XXVII- CICLO DE ESTUDOS CONTÁBEIS DE LONDRINA TRIBUNAL DE CONTAS DO PARANÁ Elaboração: Mauro Munhoz A HISTÓRIA DA CONTABILIDADE DA PRÉ–HISTÓRIA RENASCIMENTO JOÃO LYRA AO A DE LUCA PACIOLI get_video_video_id_qw5wbbPwXTg.flv

XXVII- CICLO DE ESTUDOS CONTÁBEIS DE LONDRINA TRIBUNAL DE CONTAS DO PARANÁ Elaboração: Mauro Munhoz A EVOLUÇÃO DA CONTABILIDADE NO BRASIL – Em 1500: Os primeiros Contadores os nossos mais antigos Colegas de Profissão foram os que Acumulavam o cargo de contador – Em 1500: Os primeiros Contadores os nossos mais antigos Colegas de Profissão foram os Provedores da Fazenda que Acumulavam o cargo de contador Em 1810: 1ª Aula de Comércio da Corte na cidade do Rio de Janeiro. – Em 1810: A primeira Aula de Contabilidade - 1ª Aula de Comércio da Corte na cidade do Rio de Janeiro.

XXVII- CICLO DE ESTUDOS CONTÁBEIS DE LONDRINA TRIBUNAL DE CONTAS DO PARANÁ Elaboração: Mauro Munhoz A EVOLUÇÃO DA CONTABILIDADE NO BRASIL Em 1869: A primeira Entidade de Classe (Associação dos Guarda- livros da Corte) Em 1924: Aconteceu o I – Congresso Brasileiro de Contabilidade – iniciou um grande movimento para a regulamentação da profissão contábil no Brasil o que veio acontecer 22 anos depois.

XXVII- CICLO DE ESTUDOS CONTÁBEIS DE LONDRINA TRIBUNAL DE CONTAS DO PARANÁ Elaboração: Mauro Munhoz A EVOLUÇÃO DA CONTABILIDADE NO BRASIL Em 1946: a promulgação, do Decreto- Lei 9.295, em 27/05/1946. Art. 25, - regulamentadas as atribuições profissionais consideradas como os trabalhos técnicos de contabilidade. Regulamentação da Profissão Contábil Em 1946: a promulgação, do Decreto- Lei 9.295, em 27/05/1946. Art. 25, - regulamentadas as atribuições profissionais consideradas como os trabalhos técnicos de contabilidade. a criação dos Conselhos Federal e Regionais de Contabilidade instituiu-se a efetiva fiscalização da profissão contábil,

XXVII- CICLO DE ESTUDOS CONTÁBEIS DE LONDRINA TRIBUNAL DE CONTAS DO PARANÁ Elaboração: Mauro Munhoz Herdamos um legado, nossos ancestrais nos deixaram uma das mais antigas e promissoras profissões do mundo. Há algumas que não existem mais. Hoje – Ciências Sociaisestuda o patrimônioHoje – Ciências Sociais que estuda o patrimônio - quanto mais ela evolui, mais aumenta nossa responsabilidade em continuar essa obra. “Ser contador é primeiramente amar a contabilidade, não basta apenas gostar”. A EVOLUÇÃO DA CONTABILIDADE NO BRASIL

XXVII- CICLO DE ESTUDOS CONTÁBEIS DE LONDRINA TRIBUNAL DE CONTAS DO PARANÁ Elaboração: Mauro Munhoz A CONTABILIDADE NO SETOR PÚBLICO É DIFERENTE DO SETOR PRIVADO? A CONTABILIDADE: SETOR PÚBLICO x SETOR PRIVADO PRINCÍPIO DA LEGALIDADE – O NORTE DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA “Enquanto no Setor Privado é lícito fazer tudo que a lei não proíbe, na Administração Pública só é permitido fazer o que a lei autoriza”.

XXVII- CICLO DE ESTUDOS CONTÁBEIS DE LONDRINA TRIBUNAL DE CONTAS DO PARANÁ Elaboração: Mauro Munhoz NOVO MODELO DE CONTABILIDADE PÚBLICA Promover o desenvolvimento conceitual da Contabilidade aplicada ao Setor Público no BrasilPromover o desenvolvimento conceitual da Contabilidade aplicada ao Setor Público no Brasil Estimular a convergência da Contabilidade aplicada ao Setor Público brasileiro com as Normas Internacionais de Contabilidade aplicadas ao Setor Público (IPSAS). fortalecimento da Contabilidade aplicada ao Setor Público voltadas à instrumentalização do Controle Social à sua efetividade como fonte de informação para Prestação de Contas (Accountability) Participações: CFC – STN – TRIBUNAIS DE CONTAS

XXVII- CICLO DE ESTUDOS CONTÁBEIS DE LONDRINA TRIBUNAL DE CONTAS DO PARANÁ Elaboração: Mauro Munhoz NOVO MODELO DE CONTABILIDADE PÚBLICA

XXVII- CICLO DE ESTUDOS CONTÁBEIS DE LONDRINA TRIBUNAL DE CONTAS DO PARANÁ Elaboração: Mauro Munhoz CONTADOR PÚBLICO competência e responsabilidade na gestão ATRIBUIÇÕES REGULAMENTADA PELA RESOLUÇÃO CFC Nº. 560/83 DE 28 DE OUTUBRO DE 1983 TEMA PROPOSTO: UMA ENGRENAGEM IMPORTANTE NA GESTÃO PÚBLICA

XXVII- CICLO DE ESTUDOS CONTÁBEIS DE LONDRINA TRIBUNAL DE CONTAS DO PARANÁ Elaboração: Mauro Munhoz DOMINAR A CONTABILIDADE PÚBLICA CONHECER LEIS E NORMAS APLICADAS AO SETOR PUBLICOCONHECER LEIS E NORMAS APLICADAS AO SETOR PUBLICO ENTENDER A GESTÃO PÚBLICAENTENDER A GESTÃO PÚBLICA DISSEMINAR CONHECIMENTOSDISSEMINAR CONHECIMENTOS ATUAR COMO CONSULTOR DE GESTÃOATUAR COMO CONSULTOR DE GESTÃO TEMA PROPOSTO: O CONTADOR PÚBLICO O CONTADOR PÚBLICO

XXVII- CICLO DE ESTUDOS CONTÁBEIS DE LONDRINA TRIBUNAL DE CONTAS DO PARANÁ Elaboração: Mauro Munhoz DOMINAR A CONTABILIDADE PÚBLICA O CONTADOR PÚBLICO Planejar e estruturar Plano de Contas; Organizar e implementar manuais de escrituração; Gerenciar o processo de contabilização; Administrar agenda de obrigações (legais e fiscais); Elaborar ou conferir Balanços e Demonstrações; Elaborar relatórios de gestão e dar publicidade; Elaborar Prestações de Contas

XXVII- CICLO DE ESTUDOS CONTÁBEIS DE LONDRINA TRIBUNAL DE CONTAS DO PARANÁ Elaboração: Mauro Munhoz CONHECER LEIS E NORMAS APLICADAS AO SETOR PUBLICOCONHECER LEIS E NORMAS APLICADAS AO SETOR PUBLICO O CONTADOR PÚBLICO a Lei Federal 4.320/64;a Lei Federal 4.320/64; o Decreto-Lei 200/67;o Decreto-Lei 200/67; a Constituição de 1988 e,a Constituição de 1988 e, a Lei de Responsabilidade Fiscala Lei de Responsabilidade Fiscal LIVRO DE CABECEIRA DO CONTADOR DO CONTADOR DESCENTRALIZAÇAO E DESBUROCRATIZAÇÃO FINANÇAS PÚBLICAS E SISTEMA ORÇAMENTÁRIO NORMAS DE GESTÃO PÚBLICA RESPONSÁVEL

XXVII- CICLO DE ESTUDOS CONTÁBEIS DE LONDRINA TRIBUNAL DE CONTAS DO PARANÁ Elaboração: Mauro Munhoz ENTENDER A GESTÃO PÚBLICAENTENDER A GESTÃO PÚBLICA O CONTADOR PÚBLICO Elaborar e acompanhar Metas de Resultados Financeiros (Fluxo Financeiros);Elaborar e acompanhar Metas de Resultados Financeiros (Fluxo Financeiros); Avaliar resultados dos Orçamentos Públicos (Previsão X Execução);Avaliar resultados dos Orçamentos Públicos (Previsão X Execução); Diagnosticar situações de Riscos, Erros e Desvios;Diagnosticar situações de Riscos, Erros e Desvios; Atuar junto a Administração nas tomadas de decisões.Atuar junto a Administração nas tomadas de decisões.

XXVII- CICLO DE ESTUDOS CONTÁBEIS DE LONDRINA TRIBUNAL DE CONTAS DO PARANÁ Elaboração: Mauro Munhoz O CONTADOR PÚBLICO Promover junto a equipe programa de educação continuada;Promover junto a equipe programa de educação continuada; Atuar como orientador no fluxo das operações junto aos setores da administração;Atuar como orientador no fluxo das operações junto aos setores da administração; Fomentar e realizar cursos de gestão e capacitação junto à alta administração;Fomentar e realizar cursos de gestão e capacitação junto à alta administração; Estabelecer canal de comunicação interna para veiculação de matéria de interesse das áreas.Estabelecer canal de comunicação interna para veiculação de matéria de interesse das áreas. DISSEMINAR CONHECIMENTOS

XXVII- CICLO DE ESTUDOS CONTÁBEIS DE LONDRINA TRIBUNAL DE CONTAS DO PARANÁ Elaboração: Mauro Munhoz O CONTADOR PÚBLICO Assessorar a Administração nas tomadas de decisão.Assessorar a Administração nas tomadas de decisão. na elaboração de relatórios gerenciais para as áreas de interesses;na elaboração de relatórios gerenciais para as áreas de interesses; no acompanhamento das realizações de programas e ações governamentais.no acompanhamento das realizações de programas e ações governamentais. ATUAR COMO CONSULTOR DE GESTÃO

XXVII- CICLO DE ESTUDOS CONTÁBEIS DE LONDRINA TRIBUNAL DE CONTAS DO PARANÁ Elaboração: Mauro Munhoz O CONTADOR PÚBLICO Conselhos para o Estudante de Contabilidade 1 ) Valorize a profissão: desemprego zerodesemprego zero a única que tem muitas áreas de especialização (30);a única que tem muitas áreas de especialização (30); 25% dos americanos estudam hoje Business;25% dos americanos estudam hoje Business; não tem preconceito de idade.não tem preconceito de idade.

XXVII- CICLO DE ESTUDOS CONTÁBEIS DE LONDRINA TRIBUNAL DE CONTAS DO PARANÁ Elaboração: Mauro Munhoz O CONTADOR PÚBLICO 2) Aproveite máximo dos seus professores Os professores de Contabilidade normalmente são profissionais bem sucedidos. Aproveite máximo deles, Se você for usar o professor como consultor depois do curso, isto vai lhe custar caro, em média US$ 100,00 por hora.Os professores de Contabilidade normalmente são profissionais bem sucedidos. Aproveite máximo deles, Se você for usar o professor como consultor depois do curso, isto vai lhe custar caro, em média US$ 100,00 por hora.

XXVII- CICLO DE ESTUDOS CONTÁBEIS DE LONDRINA TRIBUNAL DE CONTAS DO PARANÁ Elaboração: Mauro Munhoz O CONTADOR PÚBLICO 3) Busque conhecimento paralelo ao seu curso: marketing pessoal (como ter sua marca);marketing pessoal (como ter sua marca); conheça pelo menos mais de uma língua (Inglês);conheça pelo menos mais de uma língua (Inglês); seja bom na área de informática: (domine Internet, softwares contábeis, planilhas eletrônicas, banco de dados).seja bom na área de informática: (domine Internet, softwares contábeis, planilhas eletrônicas, banco de dados).

XXVII- CICLO DE ESTUDOS CONTÁBEIS DE LONDRINA TRIBUNAL DE CONTAS DO PARANÁ Elaboração: Mauro Munhoz O CONTADOR PÚBLICO 4) Seja um pesquisador por excelência. Não aceite apenas receber tudo “mastigado”. Lá na empresa não haverá mais professor e você terá que buscar, descobrir conhecimento. Faça da sua escola um laboratório.Não aceite apenas receber tudo “mastigado”. Lá na empresa não haverá mais professor e você terá que buscar, descobrir conhecimento. Faça da sua escola um laboratório.

XXVII- CICLO DE ESTUDOS CONTÁBEIS DE LONDRINA TRIBUNAL DE CONTAS DO PARANÁ Elaboração: Mauro Munhoz O CONTADOR PÚBLICO 5) Conheça outras áreas de conhecimentos; Há áreas de conhecimento que serão decisivas, além da Contabilidade, no seu sucesso profissional:Há áreas de conhecimento que serão decisivas, além da Contabilidade, no seu sucesso profissional: métodos quantitativos (matemática e estatística), métodos quantitativos (matemática e estatística), disciplina afins (administração e economia), legislação (direito), psicologia, expressão e comunicação etc. disciplina afins (administração e economia), legislação (direito), psicologia, expressão e comunicação etc. dedique-se ao máximo.dedique-se ao máximo.

XXVII- CICLO DE ESTUDOS CONTÁBEIS DE LONDRINA TRIBUNAL DE CONTAS DO PARANÁ Elaboração: Mauro Munhoz O CONTADOR PÚBLICO 6) Aprenda a ser desinibido, a falar bem: participe dos seminários manifeste opinião na sala de aula, leia um jornal diariamente e revistas de negócios. Fique atento aos professores que se expressam bem. Use dicionário várias vezes na semana.participe dos seminários (o contador é a pessoa que mais fala para tomar as decisões certas na empresa), manifeste opinião na sala de aula, leia um jornal diariamente e revistas de negócios. Fique atento aos professores que se expressam bem. Use dicionário várias vezes na semana.

XXVII- CICLO DE ESTUDOS CONTÁBEIS DE LONDRINA TRIBUNAL DE CONTAS DO PARANÁ Elaboração: Mauro Munhoz O CONTADOR PÚBLICO 7) Especialize-se em uma das Áreas da Contabilidade; O Mercado não vê com bons olhos o “clínico geral”O Mercado não vê com bons olhos o “clínico geral” (o que sabe de tudo um pouco). Procure se especializar concentrar esforços em uma atividade contábil que você tem mais dons (durante o curso estes dons serão despertados).(o que sabe de tudo um pouco). Procure se especializar concentrar esforços em uma atividade contábil que você tem mais dons (durante o curso estes dons serão despertados). Referência: Referência: “Contabilidade Básica” 7º edição Modernizada NCC (Edição Colorida ––Novembro 2003 ––Marion / /Atlas)

XXVII- CICLO DE ESTUDOS CONTÁBEIS DE LONDRINA TRIBUNAL DE CONTAS DO PARANÁ Elaboração: Mauro Munhoz O CONTADOR PÚBLICO “O ÚNICO LUGAR ONDE O SUCESSO VEM ANTES DO TRABALHO É NO DICIONÁRIO” “Albert Einsten” MUITO OBRIGADO MAURO MUNHOZ TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DO PARANÁ CONTATO: (41)