Laboratório de Hidráulica

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Transcrição da apresentação:

Laboratório de Hidráulica Vladimir Caramori Marllus Gustavo Novembro/2012

Ementa da disciplina Orifícios e vertedores. Escoamento em condutos fechados e canais abertos. Determinação de Perdas de Carga Localizadas e Distribuídas. Determinação de Curvas Características de Bombas Hidráulicas. Ensaios em Canais Hidráulicos: ressaltos hidráulicos; medição de profundidades normais de escoamento; curvas de remanso.

Programa da disciplina Medidas e erros experimentais – 1 aula Orifícios e bocais – 1 aula Perdas de carga em condutos forçados: perdas localizadas e perdas distribuídas – 3 aulas Sistemas de condutos forçados – 1 aula Escoamento entre três reservatórios – 1 aula Curvas características de bombas – 2 aulas Escoamento livre – 3 aulas

Sistema de avaliação Relatórios semanais de cada aula escritos a mão Grupos de 3 a 5 pessoas  TRABALHOS EM GRUPO Cada relatório está sob responsabilidade do grupo, mas 1 aluno escreve por vez  este ganha 0,5 ponto a mais na nota do relatório Data limite da entrega: até o dia da próxima aula  atraso implica redução da nota em um ponto por dia Reavaliação  prova individual e sem consulta Final  prova individual e sem consulta

Os relatórios Para que servem? Estrutura Introdução: apresenta o assunto (breve) Objetivos Material e métodos  o que foi utilizado e como foi feito (atenção aos roteiros) Resultados e discussões Conclusões Referências Objetividade, clareza, precisão Problemas comuns: O colega escreveu, os outros não leram  de quem é a responsabilidade? Redação correta, é importante? Croquis, para que servem? Gráficos, o que devem representar? Análises e sensibilidade em relação às informações: Diâmetro de adutora igual a 3 mm é razoável? E 2000 mm, é possível? Quando um resultado dá diferente do esperado, o que fazer? Para que servem as conclusões?

Os relatórios Os melhores relatórios são aqueles em que Problemas comuns: O colega que ficou com a tarefa da escrita naquela semana faltou e não entregou o relatório  de quem é a responsabilidade? Gráficos estranhos  onde está o erro? Erros de escala Erros de unidade Erros de conta É preciso muita atenção no momento de anotar os dados que são gerados na hora do experimento Para isto é preciso colaboração de todos na hora do experimento Os melhores relatórios são aqueles em que O grupo prestou atenção no momento da aula O grupo começou a fazer os cálculo com antecedência O grupo tirou dúvidas com o professor com antecedência O grupo fez o relatório organizado, objetivo, sem rodeios O grupo ...

Bibliografia Fundamentos de engenharia hidráulica Hidráulica Básica Márcio Baptista & Márcia Lara Editora UFMG Hidráulica Básica Rodrigo de Melo Porto Editora da USP Roteiros de laboratório Vladimir Caramori, Josiane Holz, Irene Pimentel

Observações gerais (ou regras de convivência) Desligue o celular ANTES de entrar na sala de aula; Chamada no primeiro minuto de aula 8 faltas é o LIMITE MÁXIMO de faltas permitido

A hidráulica Hydros + aulos Hidrostática Hidráulica de condutos forçados Hidráulica de escoamento livre

Regimes de escoamento Permanente Não permanente Uniforme Variado Gradualmente variado Bruscamente variado Não permanente

Na prática, onde temos hidráulica Em qualquer lugar que haja condução de água (naturalmente ou artificialmente) Sistemas de abastecimento de água Redes Adutoras Canais de drenagem Sistemas de esgotamento sanitário Instalações hidrossanitárias Barragens para diversos fins: hidrostática, escoamento livre, escoamento forçado Escoamento permanente e uniforme Transientes Outros Escoamento da água da chuva nas ruas, sarjetas, etc. Escoamento em cursos d’água naturais

Efeitos hidráulicos importantes Remanso Ressalto Golpe de aríete

Para ilustrar

Solução: macrodrenagem

2004-2007

Exemplos Filme de São Carlos Filme de rodovia Filme da saída da macrodrenagem do Tabuleiro dos Martins

Medidas e erros  precisão e exatidão

Medidas e erros  precisão e exatidão Quando medimos, nossa meta é zerar os erros sistemáticos Não conseguimos zerar os aleatórios Incertezas Temos que propagar as incertezas  ver roteiro Exercício de propagação de incertezas