Processo Admissional Após o candidato ter passado pela fase de seleção, deve iniciar o procedimento para contratação do candidato. O candidato deve realizar.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
REGISTRO DO EMPREGADO E ANOTAÇÃO NA CTPS
Advertisements

Rescisão do contrato de trabalho – Modalidades
A Mulher e a Legislação Brasileira
DIREITO DO TRABALHO PRINCÍPIOS DO DIREITO DO TRABALHO:
Comunicação ao cadastrado e Cadastro Positivo Comunicação ao cadastrado e Cadastro Positivo Requerimento nº 59/2007 Silvânio Covas Brasília, 16 de outubro.
PCMSO PROGRAMA DE CONTROLE MEDICO DE SAUDE OCUPACIONAL
Aposentadoria no INSS.
CURSO TÉCNICO EM MANUTENÇÃO E SUPORTE EM INFORMÁTICA
CENSO DO INSS RECADASTRAMENTO
DIREITOS E DEVERES DOS TRABALHADORES
AVISO PRÉVIO Nas relações de emprego, quando uma das partes deseja rescindir, sem justa causa, o contrato de trabalho por prazo indeterminado, deverá,
Zelador – remunerado por hora de trabalho ou salário fixo com carteira assinada pela Missão.
Férias CLT: Artigos 129 a 153.
FÉRIAS DIREITO A FÉRIAS.
Suspensão, interrupção e rescisão do contrato de trabalho
Jornada Noturna Art. 73 CLT.
Curso de Rotinas Administrativas
Unidade 2 – Processo de Administração da folha
ATESTADO DE SAÚDE OCUPACIONAL – ASO NR 7 - PCMSO
Instrutor: (a) Cibele Faria
SISC Sistema de Informações do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos Brasília, março de 2014.
UNIDADE 11: DIREITO DO TRABALHO
Unidade 4- Contrato de Trabalho
Unidade 5- Alteração, Suspensão e Interrupção do Contrato de Trabalho
TRABALHO DO MENOR.
Procedimentos e Normas do Estágio
PORTARIA SAS/MS Nº 134 DE 4 DE ABRIL DE 2011
GRATIFICAÇÃO DE NATAL (13º SALÁRIO)
REGULAMENTAÇÃO DOS ARTIGOS 30 E 31 DA LEI 9656/98
FÉRIAS.
Alterações introduzidas pela Lei Complementar nº 147, de 7 de agosto de 2014, acerca do Estatuto da Micro e Pequena Empresa (Lei Complementar nº 123, de.
Cadastramento do NIS
Curso Talentos CFIS Módulo: Departamento de Pessoal Noções Gerais Professora: Ana Sabrina Silva Favacho.
DURAÇÃO DO CONTRATO DE TRABALHO
ADMISSÃO DE EMPREGADOS
Módulo IV – Suspensão e Interrupção do Contrato de Trabalho
SUJEITOS DO CONTRATO DE TRABALHO
Assistente Administrativo e Financeiro
Legislação Trabalhista Aplicada – Profª Hellen Araújo.
COORDENADORIA DE GESTÃO DE PESSOAS - COGEP SUPERINTENDÊNCIA CORPORATIVA - SUCOR.
Extinção do Contrato de Trabalho
LEGISLAÇÃO TRABALHISTA E PREVIDENCIÁRIA
CONTRATO INDIVIDUAL DE TRABALHO
BEM-VINDO Á DISCIPLINA LEGISLAÇÃO TRABALHISTA E PREVIDENCIÁRIA
Micro Empreendedor Individual
O aviso prévio Direito do Trabalho.
Férias Período Aquisitivo: são os 12 meses que o empregado tem que trabalhar para ter direito às férias. Este período inicia-se na admissão; Período Concessivo:
Rotinas de Departamento de Pessoal
DIREITO TRABALHISTA POR VALTER FERNANDES DE ALMEIDA.
CARTEIRA DE TRABALHO - REGISTRO
Perícia Trabalhista.
Inspeção prévia e fiscalização
PRESCRIÇÃO TRABALHISTA
Portaria spprev nº 102, de 28/02/14, doe DE 06/03/14, republicada em 08/03/14. Dispõe sobre novo regulamento para homologação de CTC – Certidão de Tempo.
CÁLCULOS TRABALHISTAS
Relação de trabalho e relação de emprego.
HOMOLOGNET GDP Recursos Humanos / 2010.
Daniela Palhano de Figueiredo
Programa Jovem Aprendiz
Curso de Registro Civil das Pessoas Naturais
Sejam bem vindos.
Verificação e Habilitação de Créditos © 2008 Ivanildo Figueiredo Faculdade de Direito do Recife – UFPE.
12.04 Próximo Encontro... Pense Nisso: 10: :30 Break Estratégico Ir no Sindivarejista! IMPORTANTE!! 10: :20 Construindo Contratos 11: 30 Encerramento.
Ministério da Previdência Social INSTITUTO NACIONAL DO SEGURO SOCIAL DIRETORIA DE ATENDIMENTO Programa de Educação Previdenciária PREVEDUCA PREVIDÊNCIA.
Férias Conceito, período aquisitivo e concessivo, perda e suspensão do direito, férias no regime de tempo parcial, em dobro, coletivas, vencidas, do empregado.
Rescisão Contratual Legislação.
Aviso prévio-Conceito, natureza jurídica, redução da jornada de trabalho, duração, efeitos da concessão e da não-concessão, entre outros ponto importantes.
Técnicas de Administração de Pessoal
29/6/2016Anselmo Domingos da Paz Junior 1 Férias –conceito e requisitos legais.
PLT - Elementos de Direito do Trabalho e Processo Trabalhista
Transcrição da apresentação:

Processo Admissional Após o candidato ter passado pela fase de seleção, deve iniciar o procedimento para contratação do candidato. O candidato deve realizar o exame médico admissional, a fim de que seja constatada sua aptidão ou inaptidão para o exercício de suas funções.

Exame Admissional

Exame Admissional O Exame Admissional é um exame médico simples e obrigatório, solicitado pelas empresas antes de firmar a contratação de um funcionário com carteira assinada. O exame médico admissional está previsto no artigo 168 da CLT.

Exame Admissional O exame admissional não são permitidos testes de gravidez, de esterilização e exame de HIV (AIDS), por serem considerados práticas discriminatórias. O simples resultado positivo em um exame anti-HIV não é motivo suficiente para que o trabalhador seja demitido. Se esse fato vier a ocorrer, estará caracterizada a atitude discriminatória do empregador, o que é vedado pelo art. 7º, inciso I, da Constituição Federal.

Exame Admissional Portaria 1.246 / 2010 do Ministério do Trabalho e Emprego, Art. 2º: "Não será permitida, de forma direta ou indireta, nos exames médicos por ocasião da admissão, mudança de função, avaliação periódica, retorno, demissão ou outros ligados à relação de emprego, a testagem do trabalhador quanto ao HIV.

Proibição de Documentos Há documentos que não podem ser exigidos, o MTE ressalta a proibição, contida na Lei nº 9029/95, da adoção de qualquer prática discriminatória e limitativa para efeito de acesso à relação de emprego ou a manutenção dela, por motivo de sexo, origem, raça, cor, estado civil, situação familiar ou idade.

Documentos O candidato considerado apto através do “atestado de saúde ocupacional – ASO” deve apresentar a empresa os documentos admissionais solicitados para registro da admissão. Normalmente é fornecido ao candidato um documento com a relação de todos os itens solicitados pelo empregador para registro admissional, seja sob a forma original ou fotocópia.

Estrutura do Processo Admissional

Livro ou Ficha de Registro de Empregado É o documento que terá todas as informações do empregador e do empregado, principalmente admissão, cargo, salário, horário e local de trabalho, será atualizado todas as vezes que houver novas informações, tais como férias, auxílio doença, entre outras.. Tanto o livro quanto à ficha são registrados pelo Fiscal do Trabalho quando de sua visita.

Registro do Empregado Art. 41 CLT - Em todas as atividades será obrigatório para o empregador o registro dos respectivos trabalhadores, podendo ser adotados livros, fichas ou sistema eletrônico, conforme instruções a serem expedidas pelo Ministério do Trabalho. (Redação dada pela Lei n.º 7.855-, de 24-10-89, DOU 25-10-89)

Registro do Empregado O empregado deverá ser registrado no momento em que passar a prestar serviço à empresa. “NÃOEXISTE PRAZO DE TOLERÂNCIA PARA O REGISTRO”.

Ficha de Registro de Empregados

Carteira de Trabalho e Previdência Social É o documento utilizado pelo trabalhador para ser registrado pelo empregador. Deve constar os dados de identificação do empregador e as informações básicas da contratação (cargo, admissão, registro e remuneração). A entrega deve ser feita contra recibo e o registro num prazo de 48 (quarenta e oito) horas. Além do momento da admissão deve ser a CTPS atualizada nas férias, data base, rescisão contratual ou quando solicitado pelo empregado. É imprescindível a apresentação da CTPS no momento do início da atividade

Preenchimento da Carteira de Trabalho Carteira de Trabalho: Para registrar o empregado, serão necessárias as seguintes anotações na carteira de trabalho, que deverá ser devolvida no prazo máximo de 48 horas: Preencher na página contrato de trabalho: Anotar os dados da empresa, cargo, data de admissão e remuneração específica. Caso o candidato tenha registro de outra empresa, verificar se foi dada a baixa desse registro anterior, caso não o tenha feito, informar ao candidato. Obs.: O empregado pode trabalhar em outra empresa, desde que, seja em horários diferentes.

Preencher – Opção pelo FGTS a) Data da opção - será a mesma data de admissão do funcionário. b) Banco Depositário – Nome do Banco onde será depositado o FGTS. c) Agência – Nº da Agencia depositária. d) Praça – Cidade em que esta localizada a agência e) Estado – A Unidade de Federação onde se situa o banco f) Empresa – Nome da Empresa

Opção pelo FGTS

Anotações Gerais

Retenção de Documentos - Impossibilidade A empresa, necessitando dos documentos, terá o prazo de 5 (cinco) dias para extrair os dados necessários e devolvê-los aos empregados. A retenção dos referidos documentos constitui infrações penais, puníveis com pena de prisão simples de 1(um) a 3 (três) meses ou com multa (Lei nº 5.553/68).

Recibo de entrega e devolução CTPS

Cadastro do PIS Cadastro do PIS (se for o 1º emprego): CADASTRADO COMO PARTICIPANTE DO PIS EM ______/______/_________, SOB Nº ___________________TENDO CONTA NO BANCO_______________ AGENCIA_______________________ ENDEREÇO_______________________

Cadastro do PIS deve ser efetuado pela empresa caso seja o primeiro emprego do funcionário, através da Caixa Econômica Federal. www.caixa.gov.br/voce/social/cadastro/cadastro_pis/index.asp

Inscrição do Contribuinte Individual OBS.: Em caso de empregado doméstico, contribuinte individual, empregado Facultativo, Contribuinte Especial. O cadastro deve ser efetuado através: Inscrição do Contribuinte Individual www.dataprev.gov.br/servicos/cadint/cadint.html

Contrato de Experiência O contrato de experiência é uma modalidade do contrato por prazo determinado, cuja finalidade é a de verificar se o empregado tem aptidão para exercer a função para a qual foi contratado. Da mesma forma, o empregado, na vigência do referido contrato, verificará se adapta-se à estrutura hierárquica dos empregadores, bem como às condições de trabalho a que está subordinado. DURAÇÃO Conforme determina o artigo 445, parágrafo único da CLT, o contrato de experiência não poderá exceder 90 dias. PRORROGAÇÃO O artigo 451 da CLT determina que o contrato de experiência só poderá sofrer uma única prorrogação, sob pena de ser considerado contrato por prazo indeterminado.

Obrigatoriedade da Anotação na Carteira de Trabalho O contrato de experiência deve ser anotado na parte do "Contrato de Trabalho", bem como nas folhas de "Anotações Gerais".

Prazo de contrato O prazo máximo de contrato de experiência é de 90(noventa) dias, ou seja, pode-se acorda-lo por qualquer prazo não superior a este(art. 445 §único da C.L.T). A contagem será feita em dias corridos, incluindo-se domingos e feriados.

Termo de Contrato de Experiência Exemplo : Admitido a titulo de experiência pelo prazo de ___dias conforme contrato assinado entre as partes, ficando automaticamente prorrogado por mais ______dias em caso de não ser rescindido até o primeiro prazo. Carimbo e Assinatura do Empregador

Anotação: Contrato de Experiência Exemplo : O portador foi admitido a título de experiência, por um prazo de _______dias, conforme contrato assinado na sua data de admissão em ____/_____/______. Carimbo e Assinatura do Empregador

Rescisão contratual Se qualquer uma das partes, rescindir sem justa causa o contrato antes do término, não caberá aviso prévio, mas sim indenização prevista nos arts.479 e 480 CLT.

CONVERSÃO DO CONTRATO DE EXPERIÊNCIA EM CONTRATO A PRAZO INDETERMINADO Atingido o prazo fixado, o contrato de experiência se extingue, terminando automaticamente pelo decurso do prazo. Assim, se até o dia do término nenhuma das partes se manifestar, em sentido contrário,no dia imediato, referido contrato passará a vigorar pelo prazo indeterminado.

Atualização das Fichas ou Livros de Registro O registro de empregados, feito em livro ou fichas, deverá estar sempre atualizado e numerado sequencialmente por estabelecimento cabendo ao empregador ou seu representante legal a responsabilidade pela autenticidade das informações nele contidas

Autenticação Os livros ou fichas de registro deverão ser autenticados junto à DRT ou por outros órgãos As empresas que estiverem iniciando as suas atividades terão o prazo de 30 dias para autenticação a partir da admissão do primeiro empregado