I Seminário Realidade, Contradições e Possibilidades para a Educação do Campo no Recôncavo e Vale do Jequiriçá Construindo o Fórum de Educação do Campo.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Capitalismo Adaptador por Professor Marcelo Rocha Contin
Advertisements

Campanha pelo Limite da Propriedade da Terra Em defesa da reforma agrária e soberania territorial e alimentar.
Estado e Sociedade Civil em Gramsci
Hegemonia e educação em Gramsci Relações de poder e intelectuais
UMA TENTATIVA DE DEFINIÇÃO
Descrever sistema de saúde
- ESTADO, SOCIEDADE CIVIL, POLÍTICA, HEGEMONIA
A ORTODOXIA DO DESENVOLVIMENTO ENDÓGENO
Características e Especificidades do Modo de Produção Capitalista
PROFESSOR DEJALMA CREMONESE
Karl Marx e a crítica da sociedade capitalista
Unidade iii Marxismo Slides utilizados na disciplina – Sociologia Aplicada para o Curso de Administração/UFSC Por Prof. Juliana Grigoli.
Curso Livre de Humanidades – Marxismo
Situação 1: pais ao serem chamados à escola afirmam que o(a) filho(a) não leva jeito para os estudos, nasceu assim como os demais membros da família. “Um.
A situação brasileira a educação – ASPECTOS DIVERSOS. Antônio gramsci
Programa Brasileiro de Acessibilidade Urbana
CLASSES SOCIAIS Prof. Antonio Lázaro Sant’Ana
BEM-VINDO À DISCIPLINA
APRESENTAÇÃO DO CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
CURSO ONLINE DE DISSEMINADORES DE EDUCAÇÃO FISCAL PLANO DE TRABALHO DOCENTE 2º Semestre de 2010.
MATERIALÍSMO HISTÓRICO PROF: CRISTIANO ALMEIDA
Os clássicos e o trabalho
Temas da sociologia brasileira. In. Sociologia e Sociedade no Brasil.
AULA 1 – Relações de Poder (Cap 21, pág 267)
Karl Marx e a crítica da sociedade capitalista
Ideologia Profs. Fernando Gondim e Webster Pinheiro.
Segundo Ano – Sociologia – Escola Adventista
Caso 3 – política fiscal e monetária
sociedade capitalista.
O CONCEITO DE INSTITUIÇÃO
OS OBJETIVOS E CONTEÚDOS DE ENSINO
A situação brasileira a educação – ASPECTOS DIVERSOS. Antônio gramsci
A EMERGÊNCIA DA SOCIOLOGIA
Oração e energia positiva ao guerreiro e vencedor Pietro Albuquerque.
Aula 01 – Relações de Poder (Capítulo 21, pag 267)
CONAE 2014 Eixos Estratégicos.
Belo Horizonte 19/7/2014 Dívida Pública Brasileira – Impacto no seu salário e na sua aposentadoria.
DÍVIDA PÚBLICA APROPRIAÇÃO DO ESTADO CONSTITUIÇÃO RENTISTA Art. 166, § 3º, II, “b” - As emendas ao projeto de lei do orçamento anual ou aos projetos que.
EIXO - 02 – SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO, CULTURA E ECONOMIA SOLIDÁRIA: PERSPECTIVAS PARA UM OUTRO MODELO DE DESENVOLVIMENTO. Utopia Concreta1 –
Uberlândia, 20 de abril de 2012 CPI da Dívida Pública.
Maria Lucia Fattorelli
Karl Marx Máxima: 1818 – 1883 d.C. “Os filósofos não têm feito senão interpretar o mundo de diferentes maneiras, o que importa é transformá-lo”. Teses.
CASO 1 – AGREGADOS MACROECONÔMICOS
Democracia.
SOCIEDADE DE CLASSES, ESTADO E EDUCAÇÃO BRASILEIRA: O PRINCÍPIO EDUCATIVO DO TRABALHO, A GESTÃO EDUCACIONAL, A FORMAÇÃO E A ORGANIZAÇÃO DOS TRABALHADORES.
Karl Marx (1818 – 1883).
Encontro Nacional dos Estudantes do Campo de Públicas "Concepções de Desenvolvimento em disputa: Limites e possibilidades da Gestão Pública frente as demandas.
SEMINáRIO SANTA CATARINA 2015
PENSANDO O LIVRO DIDÁTICO E SUAS IMPLICAÇÕES NO ENSINO DE HISTÓRIA
Perspectivas atuais do Trabalho Pedagógico OTP 7
UNIMINAS Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional Aluna: Danielle Paiva Melo Profª.: Gilca Vilarinho Setembro/2005.
CLASSES SOCIAIS Prof. Antonio Lázaro Sant’Ana
Sociologia Clássica e Educação II
FUNDAMENTOS SÓCIO ANTROPOLÓGICOS E ÉTICOS DA EDUCAÇÃO
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA FACULDADE DE ENGENHARIA DE ILHA SOLTEIRA CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DISCIPLINA FUNDAMENTOS DE CIÊNCIAS HUMANAS CLASSES.
(Luna Galano Mochcovitch)
Modos de Produção Em Karl Marx.
Como funciona a União Europeia
Karl Marx e F. Engels Marx ( ) Engels ( )
Educação e sociedade: redenção, reprodução e transformação
As Concepções Pedagógicas.
A Corrupção e o Sistema da Dívida Pública
Karl Marx e o materialismo histórico
Karl Marx.
FÓRUM SINDICALISMO, POLÍTICA E CIDADANIA André Santos – assessor parlamentar do DIAP e Especialista em Política e Representação Parlamentar CNPL Confederação.
DIREITO, ESTADO E JURISDIÇÃO; FEDERAÇÃO; COMPETÊNCIA. Instituições de Direito – Prof. Rafael Mafei (FD)
Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil: é possível no ensino de música? Milena Cristina Izaias.
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM METODOLOGIA DO ENSINO E DA PESQUISA EM EDUCAÇÃO FÍSICA ESPORTE E LAZER KARL MARX CONTRIBUIÇÃO À CRITICA DA ECONOMIA POLÍTICA.
As bases do pensamento de Marx
Aula 8 - A teoria de Karl Marx Karl Marx ( ) As bases do pensamento de Marx Filosofia alemã Socialismo utópico francês Economia política clássica.
Transcrição da apresentação:

I Seminário Realidade, Contradições e Possibilidades para a Educação do Campo no Recôncavo e Vale do Jequiriçá Construindo o Fórum de Educação do Campo

ESTADO – LUTA DE CLASSES ORÇAMENTO O MODO DE PRODUÇÃO CAPITALISTA – Subsume o Trabalho ao Capital O ESTADO – POLÍTICA DE ESTADO E DE GOVERNOS – Dominantes, burgueses, latifundiários, capitalistas, imperialistas predominam A LUTA DA CLASSE – Disputa social, econômica e ideológica entre os trabalhadores e os que detém os meios de produção O TRABALHO – Duplo caráter: Garante a vida mas no capitalismo está subsumido ao capital na forma de trabalho assalariado e trabalho escravo. TRABALHO PEDAGÓGICO – Possibilidade histórica de elevar a capacidade teórica, cientifica dos trabalhadores. Função social do currículo escolar. Acessar os bens culturais e seus meios de produção. OS MILITANTES CULTURAIS – INTELECTUAIS ORGÂNICOS – NA LUTA DE CLASSES – Manter a hegemonia do capital ou revolucionar o modo de produção?

SUPERESTRUTURA O R G Â NI C O S INTELECTUAISINTELECTUAIS DIALÉTICAUNIDADE INFRA ESTRUTURA RELAÇÕES DE PRODUÇÃO SOCIEDADE CIVIL SOCIEDADE POLÍTICA CONSENSO/HEGEMONIACOERSÃO/HEGEMONIA ESCOLA SINDICATOS PARTIDOS ASSOCIAÇÕES IMPRENSA IGREJA FORÇAS PRODUTIVAS GOVERNO APARATO MILITAR PARLAMENTO JURÍDICO H X HH X N T.C F.T M.P BLOCO HISTÓRICO

Fonte: SIAFI - Banco de Dados Access p/ download (execu ç ão do Or ç amento da União) – Dispon í vel em Elabora ç ão: Auditoria Cidadã da D í vida

EXEMPLIFICANDO FINANCIAMENTO Educação – 2,27% Educação – 2,27% Ciência, Tecnologia, Inovação – 0,38% Ciência, Tecnologia, Inovação – 0,38% Cultura – 0,05% Cultura – 0,05% Desporto e Lazer – 0,04% Desporto e Lazer – 0,04% TOTAL 2,74% TOTAL 2,74% O quê prevê a lei? O quê prevê a lei? Por que o PNE ainda não foi aprovado? Por que o PNE ainda não foi aprovado? O quê previa o PNE da Sociedade Brasileira? O quê previa o PNE da Sociedade Brasileira? O quê prevê o PAC e o PDE? O quê prevê o PAC e o PDE? Os limites impostos pela Lei de Responsabilidade Físcal. Por isto os Governadores e prefeitos não pagam o PISO. Os limites impostos pela Lei de Responsabilidade Físcal. Por isto os Governadores e prefeitos não pagam o PISO.

EXEMPLIFICANDO FINANCIAMENTO ORGANIZAÇÃO AGRÁRIA – 0,16% AGRICULTURA – 0,61% ENERGIA – 0,04% ASSITENCIA SOCIAL – 2,57% CIÊNCIA E TECNOLOGIA – 0,35% TOTAL – 3,63

SÍNTESE AS RELAÇÕES MAIS GERAIS ECONÔMICAS EPOLITICAS: São Determinações históricas do modo de produção – em nosso caso CAPITALSITA. A PARTICULARIDADE DA POLITICA DE ESTADO E GOVERNOS. Características atuais.Predominam políticas que favorecem a burguesia. Poucas são as políticas que favorecem a classe trabalhadora. A SINGULARIDADE DO TRABALHO PEDAGOGICO: Elevar a capacidade dos trabalhadores de Constatar, compreender, explicar e propor a superação – Desenvolver atitude cientifica elevar o pensamento teórico. Agir segundo a práxis revolucionária. QUEREMOS OUTRA POLITICA -