Estrutura Atuação Política Institucional Plano trabalho História

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PERSPECTIVAS POLÍTICAS PARA O COOPERATIVISMO SOLIDÁRIO
Advertisements

Como deve ser desenvolvido um plano de trabalho futuro considerando:
Missão da FETRAECE Representar, coordenar e defender os interesses dos trabalhadores e trabalhadoras rurais do Ceará, implementando com a sua base ações.
PMAE – Linha de apoio à Modernização da Administração das Receitas e da Gestão Fiscal, Financeira e Patrimonial das Administrações Estaduais Outubro de.

Formação PROJOVEM URBANO gestores estaduais Sistema de Monitoramento e Avaliação - SMA Brasília, novembro de 2008.
Sistema de Monitoramento e Avaliação_ SMA
Adequação das instituições estaduais de Ater, pesquisa e das representações dos trabalhadores frente ao desafio de uma Novo Brasil Rural e Pesqueiro Sustentável.
CONTAG Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura
Portaria nº 1.374, de 03/06/03, do MEC, instituiu um Grupo Permanente de Trabalho com a finalidade de apoiar a realização de seminários nacionais e estaduais.
Planejamento Estratégico Financeira Foco de Atuação Partes Interessadas Sustentação Estimular voluntariado Promover a educação continuada.
PROPOSTA DE ORGANOGRAMA DO COMITÊ DIRETOR DO FÓRUM QPC
Planejamento Estratégico Financeira Foco de Atuação Partes Interessadas Sustentação Estimular voluntariado Promover a educação continuada.
I Reunião - Preparatória Coordenadoria da Mulher
1 As atribuições da Superintendência de Fiscalização do Abastecimento estão definidas no art. 32 do Regimento Interno da ANP.
O PROGRAMA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES (PARFOR) NA BAHIA
ABEPSS RELATÓRIO da GESTÃO Quem é de Luta... Avança!!!
gefin GT 06 – Contabilidade Coordenação: Adriano de Souza Pereira (SC)

Brasília, 29 de janeiro de 2013 Cooperação entre Governo e Setor Privado para conformação de ambiente favorável às Micro e Pequenas Empresas brasileiras.
AGRICULTURA FAMILIAR, EVOLUÇÃO DA ASSISTÊNCIA TÉCNICA E EXTENSÃO RURAL NO BRASIL FISENGE - Salvador/BA 06 de novembro de 2009.
46º FORUM NACIONAL DE REITORES DA ABRUEM A UNIVERSIDADE E AS RELAÇÕES INTERNACIONAIS PROF. JOSÉ GUIDO CORRÊA DE ARAÚJO PROF. JOSÉ GUIDO CORRÊA DE ARAÚJO.
PLANO NACIONAL DA CULTURA EXPORTADORA (PNCE) E
Brasília-DF, 24 de Março de 2010
III CONFERÊNCIA NACIONAL DE ECONOMIA SOLIDÁRIA
Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar - CONDRAF Grupo Temático: Educação do Campo.
PLANEJAMENTO MDA Ministério do Desenvolvimento Agrário.
Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável CONDRAF Grupo Temático de Juventude Rural Brasília, dezembro de 2009.
CONSELHO FEDERAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA - CONFEA
Marca do evento Calendário de reuniões e encontros para o ano de 2011 Calendário 2011.
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO:
Marcha das Margaridas 2015 Principais Conquistas
SEMINÁRIO SOBRE DEMOCRATIZAÇÃO DAS RELAÇÕES DE TRABALHO NO SUS REGIÃO NORDESTE. Recife 30 e 31 de julho de 2013 Recife, 30 e 31 de julho de 2013.
Elza Marina da Silva Moretto Coordenadora FEE/SC
REGIONALIZAÇÃO DO TERRITÓRIO BRASILEIRO
Plano Nacional de Assistência Técnica e Extensão Pesqueira e Aqüícola
25/06/2009. HISTÓRICO 1996 – Celebração de convênio entre Ministério da Fazenda e SEFAZ, dispondo sobre a cooperação entre os estados – Retomada.
FÓRUNS REGIONAIS E NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA.
Reunião Cenários para planejamento 17 e 18 de junho - Itaipava Bruno Amado Rodrigues Filho Pesquisador-Tecnologista em Metrologia e Qualidade Reunião de.
REGIMENTO DA 15ª CONFERÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE
Gestão 2009/2011 Encontro Regional Norte de Secretários e Dirigentes Municipais da área de Ciência, Tecnologia e Inovação I Seminário Intermunicipal de.

TREINAMENTOS PARA 2011 Calendário de Treinamento para RBMLQ-I 2011 Marcio Ribeiro de Paiva Coordenação-Geral da RBMLQ-I.
SENAES Secretaria Nacional de Economia Solidária.
Ações de Assistência Técnica e Extensão Pesqueira e Aquícola
DIVER – DIRETORIA DE VERIFICAÇÃO
3º Encontro Nacional dos Coordenadores do Pibid Carmen Moreira de Castro Neves Brasília, 14 a 16 de maio de 2013.
SITUAÇÃO ATUAL DOS PROJETOS 30 de junho de 2010 PROFISCO – Linha de Crédito para a Modernização da Gestão Fiscal 8a Reunião da COGEF.
Uma Escola do Tamanho do Brasil
BANCO INTERAMERICANO DE DESENVOLVIMIENTO 27ª Reunião da COGEF Natal / RN  Análise da execução da Linha de Crédito CCLIP PROFISCO;  Execução da Cooperação.
AO CONTRÁRIO DE PAÍSES COMO JAPÃO, CORÉIA, CHINA E EUA, O BRASIL CONCENTRA SEUS PESQUISADORES NA ACADEMIA ALOCAÇÃO DOS PESQUISADORES POR SETOR (2009 E.
Pela primeira vez no Congresso Nacional, uma Frente Parlamentar defende a Agroecologia e Produção Orgânica.
Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão 1 REUNIÃO DO CTC Florianópolis, 26 de novembro de 2008.
AUDIÊNCIA PÚBLICA Brasília, 13 de maio de 2008 Câmara dos Deputados Comissão Da Amazônia, Integração Nacional e de Desenvolvimento Regional Câmara dos.
Programa Nacional de Produção e Uso de Biodiesel Rede Brasileira de Tecnologia de Biodiesel.
REGISTRO DE IDENTIDADE CIVIL
COGEF MARÇO DE 2010 PROFISCO – Linha de Crédito para a Modernização da Gestão Fiscal.
Agência Nacional de Vigilância Sanitária Proposta de Revisão dos Processos de Trabalho em Portos, Aeroportos, Fronteiras e Recintos Alfandegados.
PARTICIPAÇÃO SOCIAL COMO FUNDAMENTO DO PACTO FEDERATIVO NO SUAS.
AS REGIÕES BRASILEIRAS
Selo Combustível Social. PNPB e SELO COMBUSTÍVEL SOCIAL  POLOS DE BIODIESEL.
Política Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural.
POLÍTICA NACIONAL DE ATER - PNATER 2003 a 2014 MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO SECRETARIA DA AGRICULTURA FAMILIAR DEPARTAMENTO DE ASSISTÊNCIA TÉCNICA.
A ATENÇÃO DOMICILIAR E A ATENÇÃO HOSPITALAR Ana Maria Malik CONGRESSO REGIONAL DE SECRETARIAS MUNICIPAIS DE SAÚDE - CENTRO OESTE, SUL E SUDESTE 15/04/2015.
SECRETARIA DE REORDENAMENTO AGRÁRIO MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO – MDA 1.
Projeto Pólos de Biodiesel Centro-Sul e Norte. Apresentação Parceria entre Plural Consultoria, Pesquisa e Serviços e Ministério do Desenvolvimento Agrário;
SISTEMA CONTAG DE ORGANIZAÇÃO DA PRODUÇÃO – SEC. DE POLÍTICA AGRÍCOLA - CONTAG –- 1 SISCOP SISCOP.
A AGENDA 21 Profª MS. Milena Beatrice Lykouropoulos.
MINISTÉRIO DA SAÚDE FUNDAÇÃO NACIONAL DE SAÚDE PLANO DE ACELERAÇÃO DO CRESCIMENTO PAC - FUNASA – 2007 / 2010 Resíduos Sólidos DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA.
PROGRAMA GÁS LEGAL. IMPACTOS NO MERCADO.
Transcrição da apresentação:

Estrutura Atuação Política Institucional Plano trabalho História 2013-2016 História

Federação Nacional dos Trabalhadores da Assistência Técnica e Extensão Rural e do Setor Público Agrícola do Brasil – FASER “Organizar e representar as Entidades Filiadas em defesa dos trabalhadores do Serviço Oficial de ATER e Pesquisa, com foco na agricultura familiar, visando o Desenvolvimento Rural Sustentável” missão

...estamos no campo ou nas cidades. Atuando direta e indiretamente no meio rural 93% municípios brasileiros Presentes em 4.199 escritórios municipais 24 mil trabalhadores em extensão rural Agrônomos Veterinários Técnicos agrícolas Extensionistas sociais Zootecnistas Sociólogos Economistas, e Funcionários administrativos e outros. O alcance atual das instituições filiadas à FASER é de 1,7 milhão de agricultores familiares assistidos; o que significa o relacionamento direto com mais de 40% deste público em todas as regiões brasileiras.

OBJETIVOS IMPORTÂNCIA DA FASER Defesa dos interesses dos Extensionistas e Melhoria da Qualidade de Vida Defesa permanente do serviço público de qualidade para a agricultura familiar Posicionamento de apoio à Reforma Agrária Busca de recursos específicos específico para Extensão Rural Negociação de questões políticas e salariais nos Estados Discussão com a sociedade sobre a importância de políticas públicas de Extensão Rural. IMPORTÂNCIA DA FASER Desenvolvimento de Políticas Públicas Fortalecimento da Extensão Rural Defesa dos interesses e melhoria da Qualidade de vida dos Extensionistas Promover a garantia da cidadania no meio rural

COMPROMISSOS DA EXTENSÃO RURAL Assistência técnica integral, permanente e de qualidade Adequação das tecnologias para a pequena produção Treinamento e personalização Estreitamento da relação técnico-produtor Comprometimento com o desenvolvimento sustentável e defesa dos recursos naturais Defender a democratização do crédito rural Defender a democratização da posse da terra Viabilizar em bases concretas o Pronaf Gestão junto às instituições de forma compartilhada (paridade) Compartilhar dos pleitos e prestar assistência efetiva aos agricultores e familiares Assistência ao pescador artesanal, ao maricultor e aos demais protagonistas Incentivar a verticalização e a comercialização da produção para o aumento da renda Assistência efetiva aos assentamentos Participação efetiva nos conselhos municipais Integração da extensão com a pesquisa VOLTAR

COORDENAÇÃO COLEGIADA EXECUTIVA NACIONAL Titulares Suplentes Coordenador Geral Raimundo Ribeiro / PA Manoel Saraiva Marques / PE George Luiz / PE Valmiro Manoel da Silva / RN Coordenador Financeiro Juliano Porsh / RS Carlos José Carvalho / PR Stela Mares Batista Simeão / MA Coordenador Administrativo Luiz Lima / PB Aldo de Jesus Filho / SE Coordenador de Comunicação Gilmar Brunetto / MT Coordenador de Relações Institucionais Écarlos Carneiro da Silva / DF Coordenador de Política Sindical e Formação Francisco Álvaro O. Pereira / TO Coordenadora de Ater e Pesquisa Maria Cristina C. Bougloux / RJ

COORDENAÇÕES REGIONAIS CONSELHO FISCAL Titulares Suplentes Jose Gilson Silva Alves / PB Lino Geraldo Vargas Moura / RS Cícero Alves Fernandes Neto / RN Valter Freitas dos Anjos Lima / SE Favia Rejane Ferraz de Sá Nogueira / PE COORDENAÇÕES REGIONAIS Centro-Oeste Sul Ieda Lopes de Souza Santos / MT Luiz Fernando Rodrigues de Oliveira / RS Blaiton Carvalho da Silva / DF Alvaro Afonso Simon / SC Nordeste Norte João Alves de Moura / RN Luiz vieira Regis de Souza / PA Francisco Barbosa de Aquino (Barro Duro) / PI Maria do socorro Ribeiro da Silva / PA Sudeste Katarina Ratzke Oliveira / ES Samir Serândio Amim Rangel / ES

FILIADAS ASSER/TO • ASSE/AC • ASSEM/PA • SEATER/RO • SINTRASPA/AM • ASSEMA/RN SINDAGRO /AL ASSEM/SE SINTAGRI/BA ASSEMA/CE SINTER/PB ASSER/MA SINTER/PI ASSER/PE SINTER/SE SINTAPE/PE ASSER/DF • ASSER/GO • ASPAER/MT • SINDIAGRI/GO • SINTERPA/MS • SINTERP/MT • ASSIN – Ass. Servidores do Incaper AFERJ/RJ ASAE/PR - Ass. Servidores da ASCAR FAPER/SC - Federação das Ass. Funcionários da Pesquisa e Extensão Rural AFA/PR - Ass. Funcionários da Emater A FASER representa os trabalhadores da Extensão Rural vinculados às 28 entidades filiadas, em 23 Estados do Brasil.

CONFASER O Congresso Nacional dos Trabalhadores da Assistência Técnica e Extensão Rural do Setor Público Agrícola do Brasil – CONFASER – é o evento máximo da categoria Ocorre de 3 em 3 anos Os trabalhadores da Assistência Técnica, da Extensão Rural e da Pesquisa , organizados em suas entidades estaduais, escolhem por processos democráticos os representantes que participarão dos Congressos O evento vem se consolidando um momento politicamente importante e propulsor de importantes políticas públicas O encontros são marcos históricos dos trabalhadores VOLTAR

2012 Sustentabilidade da Ater pública: Brasil sem miséria - (OLINDA) 2009 Por um Brasil rural e pesqueiro com gente feliz - (FLORIANOPÓLIS) 2006 Extensão rural para o eco-desenvolvimento - (ARACAJU) 2003 Segurança alimentar, fome zero, reforma agrária, cidadania no campo e meio ambiente - (CALDAS NOVAS) 2000 Água, vida, agricultura e extensão rural - (RIO GRANDE DO NORTE) 1997 Extensão rural publica e gratuita p/ agricultura familiar - (GUARAPARI) 1995 Compromisso com a agricultura familiar - (BRASÍLIA) 1993 Terra Brasil! Como, onde, o que produz? - (BELEM) 1991 Reforma na extensão rural: Por quê? Para quê? Para quem? - (FORTALEZA) 1989 Histórico da extensão rural - (BRASÍLIA) 1987 Uma extensão rural comprometida com o pequenos agricultores e a reforma agrária - (CURITIBA) CONFASER HISTÓRIA

MARCOS IMPORTANTES DA EXTENSÃO RURAL Criação do sistema ACAR 1948 EMBRATER 1976 - 1990 ABCAR 1956 “ajudar a ajudar-se” Criada 1990 FASER 1986 EMBRAPA 1990 DATER 1994 e 2004

MARCOS IMPORTANTES DA EXTENSÃO RURAL Projeto LUMIAR 1997 Projeto Vida Digna no Campo 2003 Transferência das competências da ATER 2003 Criação PNATER 2003 Criação SIBRATER 2005 Criação ANATER 2013 VOLTAR

POLÍTICAS PUBLICAS Políticas onde a FASER tem participação na discussão, construção e implementação. Work-Shop sobre Extensão Rural PNATER Política Nacional de Assistência Técnica e extensão Rural PROATER Programa Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural LEI NACIONAL DE ATER PDBR Política de Desenvolvimento do Brasil Rural ANATER Agência Nacional de Ater Conferências de Ater Conferências de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solitário

POLÍTICAS PUBLICAS Espaços políticos de representação ocupados pela FASER CONDRAF Grupo de trabalho Pós-Conferências Comitê de ATER Comitê permanente de Desenvolvimento Territorial Grupo temático de convivência e sustentabilidade do semi-árido Comitê de Agro-ecologia Grupo temático juventude rural do CONTRAF Comitê permanente internacional da Agricultura Familiar VOLTAR

EXTENSIONISTA PLANO DE TRABALHO 2013-2016 Participação na construção e consolidação PL - ANATER Atualização banco de dados FASER Fortalecimento Coordenações Regionais Fortalecimento relacionamentos institucionais Apoio às filiadas nos espaços de representação em seus Estados Apoio construção Leis estaduais de ATER Negociações com entidades de ATER que ainda não fazem parte FASER Fortalecimento nos espaços políticos de representação Reforma do Estatuto Defesa da PEC 49 – Política Salarial Extensionistas Registro FASER como entidade sindical no MTE Realização XII CONFASER

Ações Administrativas PLANO DE TRABALHO 2014 Ações Administrativas Registro da FASER no MTE Fortalecer Relacionamento com Parceiros . Bancos . Contador . Assessorias Zelar pela Transparência da Contabilidade Dinamizar o SITE

Ações Administrativas Definir Calendário de Reuniões Coordenar Reuniões Acompanhar/ Apoiar as ações dos participantes nas representações Contatos com as Filiadas Atualização Cadastral das Filiadas

Ações da ATER Estruturar Grupo Gestor de ATER Ano Internacional da Agricultura Familiar Plano Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável Solidário Elaboração de Documentos/Propostas para os Presidenciáveis sobre Extensão Rural Seminários de ATER Congresso Extraordinário – FASER

Ações Institucionais Fortalecimento das Coordenações Regionais/ Estaduais - Buscando : Espaços nos Conselhos Estaduais Espaços nos Conselhos das Empresas ( EMATER ) Participar efetivamente na construção das Leis Estaduais de ATER Participar na construção dos Plano de Desenvolvimento Rural Fortalecer o Relacionamento com os movimentos Sociais Qualificar as representações na FASER

Ações Extensionistas/ Qualidade de vida Lutar pela realização de Concurso Público Defesa da PEC -49 Subsidiar / Apoiar nas discussões/ elaborações de PCS, PDV Ações junto as frentes Parlamentares na busca de apoio para extensão Rural Lutar pela melhoria da Qualidade de vida e trabalho dos Extensionistas.

A palavra ‘homem’ vem de ‘humus’ - terra fértil. “A terra é como o coração do homem, é fértil quando cuidado e adubado, produzindo culturas robustas, porém torna-se árido e fraco quando submetido ao descaso e aos interesses não dignos.” ...fim INICIO