VII Encontro Nacional de Gerentes de Risco Rede Sentinela GRUPO 6 Ciclo do Medicamento Da Distribuição à Utilização.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Serviço Farmácia I.F.F./FIOCRUZ
Advertisements

Sistema de Monitoramento de Acidentes de Consumo LUIZ CARLOS MONTEIRO Gerente da Divisão de Orientação e Incentivo a Qualidade.
Universidade Federal de Pelotas
PREMISSAS VER&ENA Dar autonomia ao Cliente
Gerência Geral de Sangue, outros Tecidos e Órgãos
Uma visão teórica de um Sistema de Vigilância
Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina de Santa Catarina.
Módulo 6. Fluxo de Informações entre os parceiros do projeto
16ª Dires – Jacobina 21ª Dires – Irecê
PRÓ-REITORIA DE PLANEJAMENTO PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL (PDI)
Secretaria da Saúde do Estado da Bahia
Secretaria da Saúde do Estado da Bahia
SEÇÃO TÉCNICA DE SAÚDE PLANEJAMENTOESTRATÉGICO
Origens da Política de Gestão de Pessoas Grupos de Trabalhos da Área de RH
Auditoria Médica e sua importância nos Planos de Saúde.
DESAFIOS NA OPERACIONALIZAÇÃO HOSPITAL PEQUENO PRÍNCIPE
Política Nacional de Humanização
14OVEMBRO 2008I Encontro Nacional de Gestão do Risco e FarmacovigilânciA ORDEM DOS FARMACÊUTICOS PLANOS DE GESTÃO DE RISCOS : PERSPECTIVAS E EXPECTATIVAS.
Convênio UFC – GVsaúde Reunião de Trabalho do Conselho Técnico-Científico dos Hospitais da UFC 06 de Dezembro de 2010.
Aspectos clínicos: Registro : Dados médicos do paciente registrados de próprio punho, sem padronização ou mesmo, incompletos Acesso: Dificuldade em recuperação.
TECNOLOGIAS DE GESTÃO DO CUIDADO EM SAÚDE
POLÍTICAS PÚBLICAS EM SAÚDE
SISTEMA DE PRÉ-QUALIFICAÇÃO DE MARCAS E PRODUTOS MÉDICO-HOSPITALARES
Estratégias ao Atendimento Farmacêutico e Fluxo de Informações
Elaboração e Análise de Projetos
CURSO TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO
Uso Racional de Medicamentos
VII ENCONTRO NACIONAL DOS GERENTES DE RISCO REDE SENTINELA GESTÃO CLÍNICA – GRUPO II EQUIPE: MULTIDISCIPLINAR JOÃO GRANDI – UNIFESP - SP SYLVIA HINRICHSEN.
Curso de Especialização para Formação de Gestores e Equipes Gestoras do SUS Módulo I: Políticas de Saúde e os Desafios Contemporâneos Para a Gestão do.
Gerência de Educação Profissional GEPRO
GLOSAS É Possível Evitá-las..
Projeto Hospitais Sentinela Uso Racional de Medicamentos 7 Encontro Nacional de Gerentes de Risco Porto Alegre, 10 a 12 de outubro 2005 Clarice Alegre.
Seminário Nacional de Gestão Estadual da Educação Profissional
2º ENCONTRO DE GERENTES DE RISCO Farmacêutica – UFARM/GGSPS /ANVISA
ESCOLA NACIONAL DE SAÚDE PÚBLICA SERGIO AROUCA
As ações de Farmacovigilância nos Hospitais Sentinelas
Projeto Hospitais Sentinela Grupo 3
Conversando sobre Gestão de Risco em Serviços de Saúde
Comissão Farmacoterapêutica-SMS
Profa. Dra. Terezinha de Jesus Andreoli Pinto
Grupo 2 Farmacovigilância
Plano de Uso Racional de Medicamentos
INTRODUÇÃO A preocupação com a segurança do paciente relacionado com o número de eventos adversos da terapêutica medicamentosa, como se observa no Gráfico.
Grupo IX QUESTÕES GERAIS Responsabilidade da investigação - Profissional técnico de cada área – apoio direto à GR. Sensibilização corpo clínico : Divulgação.
Farmácia Hospitalar – Sistema de Distribuição de Medicamentos
Auditoria em Serviços de Saúde
VII ENCONTRO NACIONAL DE GERENTES DE RISCO REDE SENTINELA
Dimensionamento de pessoal de enfermagem
SERVIÇO DE AUDITORIA EM SAÚDE Prof.ª DENIELLE CUCOLLO
Introdução à Farmácia Hospitalar
VII ENCONTRO NACIONAL DOS GERENTES DE RISCO REDE SENTINELA Apresentação da Oficina Grupo 5 Área Temática: Ciclo do Medicamento (Programação, Aquisição.
5º CONGRESSO ESTADUAL DOS SECRETÁRIOS MUNICIPAIS DE SAÚDE DA BAHIA Ministério da Saúde - MS Secretaria de Atenção à Saúde - SAS Departamento de Regulação,
VII ENCONTRO NACIONAL DOS GERENTES DE RISCO REDE SENTINELA APRESENTAÇÃO DA OFICINA GRUPO I ÁREA TEMÁTICA GESTÃO CLÍNICA.
VII Encontro Nacional dos Gerentes de Risco Rede Sentinela Apresentação da Oficina Grupo 10 Área Temática : PESQUISA CLÍNICA.
Distribuição de medicamentos
A EMPRESA A RAISE Consultoria surge para atuar em todo cenário nacional visando o planejamento e a gestão de políticas públicas e privadas. Auxiliará na.
A Excelência na Gestão Pública
Uma Abordagem Interdisciplinar no Tratamento à Dependência Química:
1 - DIRETRIZES DE ATUAÇÃO DA VISA - PARANÁ 1 - Descentralização das ações de VISA para as regionais de saúde e municípios, de acordo com a realidade e.
SUPERVISÃO Prof. Adrean Scremin Quinto. Definição  Ato ou efeito de supervisar. / Visão superior (AURÉLIO, 2013).
DIMENSIONAMENTO DE PESSOAL DE ENFERMAGEM
Prof. Olívio Novaski 1 CONCEITOS DE NORMALIZAÇÃO É A MANEIRA DE ORGANIZAR AS ATIVIDADES PELA CRIAÇÃO E UTILIZAÇÃO DE REGRAS, VISANDO CONTRIBUIR PARA O.
Saúde Coletiva Saúde : “ È um completo estado de bem estar físico mental e social, e não meramente a ausência de doença” ( OMS 1948). Saúde: “ È um bem.
Relatório Final dos trabalhos em grupo XIV Encontro Renast/SP 10/04/2008.
Desembargador Renato Dresch 4ª Câmara Cível do TJMG Mestre em Direito Público Especialista em Direito Processual Civil Especialista em Direito.
Cenário Interno Foco na Visão de futuro Compromisso com qualidade Apropriação de competências Crescimento da instituição Diversidade de temas e eixos.
DIRETORIA DE PLANEJAMENTO E GESTÃO DA SAÚDE 2º. QUADRIMENTRE DE 2012 ANÁLISE QUADRIMESTRAL DO RELATÓRIO DE GESTÃO DEMONSTRATIVO DA EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA/FINANCEIRA.
APOIO A ESTRUTURAÇÃO DA REDE DE GESTÃO DO TRABALHO E DA EDUCAÇÃO NA SAÚDE Termo de cooperação nº52/2011 celebrado entre o Ministério da Saúde e a UFRN.
UNIC – UNIVERSIDADE DE CUIABÁ SINOP AEROPORTO
GERÊNCIA DA UNIDADE DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE JOINVILLE - SC.
Transcrição da apresentação:

VII Encontro Nacional de Gerentes de Risco Rede Sentinela GRUPO 6 Ciclo do Medicamento Da Distribuição à Utilização

Tema : Distribuição à Utilização VII Encontro Nacional de Gerentes de Risco Rede Sentinela Tema : Distribuição à Utilização Problemática: Fluxo inadequado de distribuição e utilizaçãoFluxo inadequado de distribuição e utilização

VII Encontro Nacional de Gerentes de Risco Rede Sentinela Objetivo Geral:Objetivo Geral: Assegurar o fluxo de distribuição de medicamentos qualitativa e quantitativamente, visando garantir o uso terapêutico adequado.

VII Encontro Nacional de Gerentes de Risco Rede Sentinela Objetivos específicos:Objetivos específicos: a segurança da prescrição eGarantir a segurança da prescrição e a rastreabilidade Fomentar maior interação multiprofissionalFomentar maior interação multiprofissional Elaborar programa de educação permanente no ciclo de medicamentos, voltado a equipe multiprofissional envolvidaElaborar programa de educação permanente no ciclo de medicamentos, voltado a equipe multiprofissional envolvida Criar mecanismos de notificaçãoCriar mecanismos de notificação Otimizar recursos humanos garantindo adequada assistencia farmacêuticaOtimizar recursos humanos garantindo adequada assistencia farmacêutica

VII Encontro Nacional de Gerentes de Risco Rede Sentinela Problemas:Problemas: Falta de rastreabilidade Prescrição Ausência/deficiência do profissional farmacêutico Desperdício –Distribuição e administração Ações Propostas: Informatização do sistema Informatização, cumprimento de normas adequadas de prescrição (CFM) Adequação de recursos humanos em número e capacitação Dose unitária/individual

VII Encontro Nacional de Gerentes de Risco Rede Sentinela Observações Finais:Observações Finais: QualidadeQualidade SegurançaSegurança RastreabilidadeRastreabilidade CapacitaçãoCapacitação Trabalho em equipeTrabalho em equipe Foco no pacienteFoco no paciente