Histórico Constituição Federal – art. 20, § 1o

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Experiência de Regulação no Setor Elétrico Brasileiro
Advertisements

Leilão de Energia Nova (A-3) Realizado em 29/06/06
Legislação de Geração de Energia Elétrica Comercialização
Questão nuclear no Brasil
POWER TECH DO BRASIL Energia e Sistemas Ltda
Os Municípios das Capitais e a Reforma Tributária Seminário sobre Receitas Públicas – 40 anos CTN Livraria Cultura Paço da Alfândega – Recife-PE 01/12/2006.
1 RESULTADO DO REGIME GERAL DE PREVIDÊNCIA SOCIAL – RGPS 2010 Brasília, janeiro de 2011 SPS – Secretaria de Políticas de Previdência Social.
1 RESULTADO DO REGIME GERAL DE PREVIDÊNCIA SOCIAL – RGPS Novembro/2010 Brasília, dezembro de 2010 SPS – Secretaria de Políticas de Previdência Social.
RESULTADO DO REGIME GERAL DE PREVIDÊNCIA SOCIAL – RGPS Julho/2013
Nome : Resolve estas operações começando no centro de cada espiral. Nos rectângulos põe o resultado de cada operação. Comprova se no final.
ACESSO E USO DOS SISTEMAS DE TRANSMISSÃO E DE DISTRIBUIÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA
Universalização dos Serviços de Energia Elétrica 30 de março de 2004 Brasília-DF Senado Federal – Audiência Pública Comissão dos Serviços de Infra-estrutura.
Tarifas de Energia no Brasil
Curso de ADMINISTRAÇÃO
Características da Área de Concessão Coelce Consumo Médio Nacional Média Cearense Área Km 2 Municípios 184 Pop. Residente Consumidores.
Neiroberto Silva Presidente da Regional São Paulo.
ENCONTRO NACIONAL DOS ADMINISTRADORES TRIBUTÁRIOS Belém, 19 de setembro de 2011 Jorge Castro SEFAZ/MA Representante do CONFAZ na SE/CGSN FISCALIZAÇÃO.
A Dinâmica dos Leilões de Energia no Setor Elétrico Brasileiro
Regulamentação, Conexão & Oportunidade de Contratação de Retrofit
Energia elétrica: Encargos e Tributos
Leilão de Energia Nova 29 de setembro de 2005 Jerson Kelman Diretor-Geral.
Tarifas de Energia Elétrica
Monitoramento Hidrológico na Produção de Energia Hidrelétrica
POLÍTICA E SISTEMA NACIONAL DE GERENCIAMENTO DE RECURSOS HÍDRICOS LEI FEDERAL Nº 9.433, DE 8 DE JANEIRO DE 1997 "Institui a Política Nacional de Recursos.
Matemática Financeira – Unidade 2
Produtos e Serviços Telefonia Móvel e Banda Larga Móvel Setembro/2013
Prorrogação de Concessões do Setor Elétrico Brasileiro
Diagnósticos Educativos = Diagnósticos Preenchidos 100% = 1.539
Pesquisador Humberto Paulo Euclydes Coordenador Programa HIDROTEC
Transferência para a ELETROBRÁS da energia contratada por
Dados para as Audiências Públicas de Angra 3
O NOVO MODELO DO SETOR ELÉTRICO
Profª Janete Feijó, MSc. Coord. Curso de Engenharia Ambiental - CTTMar
Sistema Estadual de Meio Ambiente
MPS – Ministério da Previdência Social SPS – Secretaria de Políticas de Previdência Social RESULTADO DO REGIME GERAL DE PREVIDÊNCIA SOCIAL – RGPS EM ABRIL/2007.
Indicadores do Mercado
1 Indicadores do Mercado de Meios Eletrônicos de Pagamento Dezembro de 2006.
Sistema Integrado de Informações Previdenciárias
XXV Seminário de Balanços Energéticos Globais e Utilidades
Vitória, 15 de agosto de 2007 Perspectivas do Mercado de Energia Elétrica no Brasil Perspectivas do Mercado de Energia Elétrica no Brasil Miroel Makiolke.
Fundo de Participação de Estados e Municípios e Distribuição de Royalties  Bernard Appy   Economista, Diretor da LCA Consultores e Ex-Secretário Executivo.
PERFIL DOS BENEFICIÁRIOS E NÃO-BENEFICIÁRIOS DO PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA EM TERMOS DE MERCADO DE TRABALHO: CONSIDERAÇÕES METODOLÓGICAS E SUBSTANTIVAS Alessandra.
X Congresso Brasileiro de Energia
Bandeiras Tarifárias Especialista Nery IV ECCRN SMA
Tributação da Exportação nas Empresas optantes pelo Simples Nacional
COMPENSAÇÃO FINANCEIRA Carlos Alexandre Cernach Silveira
Pequenas Centrais Hidroelétricas: Perspectivas de Expansão no Brasil
A Aneel no Contexto da Crise de Energia Elétrica
MPS – Ministério da Previdência Social SPS – Secretaria de Políticas de Previdência Social RESULTADO DO REGIME GERAL DE PREVIDÊNCIA SOCIAL – RGPS EM FEVEREIRO/2007.
REAJUSTES SUL AMÉRICA SAÚDE. Tipos De Reajustes  Reajuste Retroativo A 2005/2006;  Reajuste Anual (Termo De Acordo);  Reajuste Por Mudança De Faixa.
CONCEITOS FUNDAMENTAIS
Olhe fixamente para a Bruxa Nariguda
Profa. Dra. Renata Medici
Superintendente de Concessões e Autorizações de Geração – SCG
Equipe Bárbara Régis Lissa Lourenço Lucas Hakim Ricardo Spada Coordenador: Gabriel Pascutti.
PREÇO FINAL DA ENERGIA ELÉTRICA
DADOS DE REFERÊNCIA ACERCA DO ATEDIMENTO AOS USOS MÚLTIPLOS PELO SISTEMA HIDRÁULICO DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO PARAÍBA DO SUL Brasília-DF Julho/2014.
Tarifação Horo-Sazonal
Lei 7.990/89 1. Compensação Financeira dos Recursos Hídricos A Lei de 1990 definiu o percentual de 6,75% da geração de energia a ser compensada.
Brasília, 25 de setembro de 2007 CÂMARA DOS DEPUTADOS COMISSÃO DE MINAS E ENERGIA.
Ampla Energia e Serviços. Sobre a Ampla ampla CENF Light Perfil dos Clientes da Ampla: Área ( km2 ) = Clientes = 2,3 milhões Clientes Baixa Renda.
Profa. Dra. Renata Medici
PCH Legislação e Estudo de Caso
Profa. Dra. Renata Medici UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS ENGENHARIA AMBIENTAL GESTÃO DE RECURSOS HÍDRICOS.
Resultados do 3T08. 2 Destaques 3T08 –Geração de energia no 3T08, 16,3% superior à energia assegurada –3.241,1 GWh gerados no 3T08, 4,5% menor que no.
André Pepitone da Nóbrega Diretor-Ouvidor Brasília - DF 19 de agosto de 2015 A Política de Tarifas no Setor de Energia Elétrica Tema: Energia, Petróleo,
Geração de Energia Elétrica - Hidrelétricas
A Compensação Financeira das Usinas Hidrelétricas Hélvio Neves Guerra Superintendente de Concessões e Autorizações de Geração.
1 Sistemas de Energia – SIE Professora: Camila Bastos Módulo VIII.
Potencial Hidroelétrico no Rio Araguaia Brasília - DF 16/09/2015 Mariana Sampaio Gontijo Vaz Especialista em Regulação.
Transcrição da apresentação:

Histórico Constituição Federal – art. 20, § 1o Assegurou aos Estados, ao Distrito Federal, aos Municípios e aos órgãos da administração direta da União, participação no resultado ou compensação financeira pelo resultado da exploração de recursos hídricos para fins de geração de energia elétrica.

* Alterada pelas Leis 9.648/98 e 9.984/00 Histórico Lei Federal 7.990/89* Institui a Compensação Financeira aos Estados, Distrito Federal e Municípios cujas áreas tenham sido afetadas ou venham ser afetadas por reservatórios de aproveitamentos hidrelétricos. * Alterada pelas Leis 9.648/98 e 9.984/00

*Alterada pelas Leis 9.433/97, 9.993/00 e 9.984/00 Histórico Lei Federal 8.001/91* Define os percentuais de distribuição da Compensação Financeira de que trata a Lei nº 7.990, de 28 de dezembro de 1989, e dá outras providências. *Alterada pelas Leis 9.433/97, 9.993/00 e 9.984/00

Histórico Regulamentações da ANEEL Resolução 67/2001 – Estabelece o procedimento para o cálculo e recolhimento da Compensação Financeira Resolução 87/2001 – Divulga os percentuais das áreas inundadas por reservatórios Resolução 88/2001 – Estabelece a metodologia para rateio da Compensação Financeira Resolução 89/2001 – Estabelece os valores dos coeficientes de repasse por regularização a montante

Arrecadação CFi = 6,75% x EGi x TAR Onde: CF é a Compensação Financeira para o mês i EGi é a energia gerada pela usina em MWh no mês i TAR é a Tarifa Atualizada de Referência

(Resolução Homologatória n° 404/2006) TAR – Fixada com base no preço médio de venda da energia para as distribuidoras excluindo encargos setoriais, tributos e custos de transmissão da energia. 2007 - TAR = R$ 57,63 (Resolução Homologatória n° 404/2006) 

Questões Relevantes Quem paga a Compensação Financeira? Usinas Hidrelétricas com potência maior que 30 MW. Quem não paga? PCH’s (até 30MW); e Autoprodutor cuja instalação consumidora esteja localizada no mesmo município da usina hidrelétrica.

Como é feita a distribuição dos recursos da Compensação Financeira? Compensação Financeira = 6,75% x Energia Gerada x TAR 6,00% x Energia Gerada x TAR 0,75% x Energia Gerada x TAR Estados 45% Municípios 45% Ministério do Meio Ambiente 3% Ministério de Minas e Energia 3% Fundo Nac. de Des. Cient. e Tec. 4% Ministério do Meio Ambiente Esta parcela é destinada à Agência Nacional de Águas - ANA para implementação da Política Nacional de Recursos Hídricos e do Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos

Como é feito o rateio entre os Municípios? Por meio de dois critérios: Ganho de Energia por Regularização da Vazão dos rios – Benefícios que um reservatório pode ter sobre a quantidade de energia gerada em outras usinas. Área Inundada – % área inundada por reservatórios de usinas hidrelétricas.

Ganho de Energia por regularização de vazão

Ganho de Energia por regularização de vazão

% Área Inundada UHE Sobradinho

Quando a usina começa a pagar a Compensação Financeira? Quando inicia a operação comercial da primeira máquina geradora. A ANEEL verifica a geração das usinas? A ANEEL verifica a consistência dos dados das usinas por meio de comparação com os dados do ONS e por meio do histórico de cada usina.

Como funciona a Compensação Financeira? Mêsi Mêsi +1 Mêsi + 2 Dia 30 Geração MWh Dia 20 50 dias Empresa informa a geração do mêsi Empresa efetua pagamento referente ao mêsi A STN (BB) distribui os recursos

Por que o valor da Compensação Financeira varia todo mês? A Compensação Financeira é calculada mensalmente com base na energia gerada das usinas. Por isso os valores variam mês a mês. A energia gerada em cada usina não é definida pela própria empresa. Quem diz quanto e quando gerar é o ONS – Operador Nacional do Sistema Elétrico, que considera a demanda de energia e as condições hidrológicas de cada região.

Qual a diferença entre Compensação Financeira e Royalties? Royalties é um tipo de Compensação Financeira pago pela Usina Hidrelétrica de Itaipu. Tratado de Itaipu, de 26.04.1973, assinado entre Brasil e Paraguai – Pagamento de royalties em razão da utilização do potencial hidráulico.

Royalties de Itaipu Ri = (EGi x US$650 x K x TC) 2 onde: Ri – royalties para o mês i; EGi – geração total de Itaipu no mês i em GWh; K – fator de ajuste do valor do gigawatt-hora - 4; TC – taxa de câmbio no dia do pagamento dos royalties.

Royalties de Itaipu Royalties de Itaipu DISTRIBUIÇÃO Royalties 90% 10% 85% Estados e Municípios diretamente atingidos 15% Estados, Distrito Federal e Municípios a montante Ministério do Meio Ambiente 3% Ministério de Minas e Energia 3% Fundo Nac. de Des. Cient. e Tec 4%

Compensação Financeira Quais os montantes distribuídos? 2006 Compensação Financeira Royalties Total R$1.100 milhões R$ 424 milhões Estados R$ 440 milhões R$ 190 milhões Municípios União R$ 220 milhões R$ 42 milhões 151 usinas + Itaipu 642 municípios 21 estados + DF

Usina Empresa UF Total - 2006 UHE Tucuruí Eletronorte  PA R$ 132 milhões UHE Xingó CHESF AL/BA/SE  R$ 75 milhões UHE Ilha Solteira CESP GO/MS/MG/SP R$ 70 milhões UHE Paulo Afonso IV  BA R$ 48 milhões UHE São Simão CEMIG  GO/MG R$ 45 milhoes

18% 32% 68% Municípios que receberam mais de R$ 1 milhão (2006) Município que mais recebeu Compensação Financeira (2006) Novo Repartimento/PA R$ 21 milhões Município que menos recebeu Compensação Financeira (2006) Santa Mercedes/SP R$ 54,29 Municípios que receberam mais de R$ 1 milhão (2006) 18% Municípios que receberam mais de R$ 500 mil (2006) 32% Municípios que receberam mais de R$ 100 mil (2006) 68%

UHE Sobradinho Municípios UF Renda per Capita (2000) CF*/Pop Relação Casa Nova BA 88,76 105,83 119,23% Itaguaçu da Bahia 65,87 37,10 56,32% Pilão Arcado 46,38 61,94 133,55% Remanso 96,92 111,04 114,57% Sento Sé 71,78 241,18 335,99% Sobradinho 135,52 12,12 8,94% Xique-Xique 73,31 10,59 14,44% * Compensação Financeira (2006)

Como obter mais informações sobre a Compensação Financeira? Site da ANEEL: www.aneel.gov.br

Informações Técnicas – Compensação Financeira – Relatórios

Cartilha: Estande da ANEEL

Contato Telefone: (61) 2192-8753 E-mail: helvio@aneel.gov.br Superintendência de Concessões e Autorizações de Geração - SCG Telefone: (61) 2192-8753 E-mail: helvio@aneel.gov.br ludimila@aneel.gov.br