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Aula 1 Prof.ª: Lidiane Resende Caro aluno, O objetivo da Net Aula Unicanto é reforçar os conteúdos das disciplinas estudadas por você. Ao abrir o botão.
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GEOMETRIA ANALITICA VETORES.
Curso de Pré Física UTFPR – CM 2015/01 Monitores: Hugo Pereira de Brito Aluno de Engenharia Eletrônica – 6º Período Natalia Garcia Couto Aluna de Engenharia.
Vetores.
Transcrição da apresentação:

Para Visualizar Melhor Estes Slides, Tecle F5 para Maximizar as Telas: Net Aula Unicanto Para Visualizar Melhor Estes Slides, Tecle F5 para Maximizar as Telas: TECLE F5 PARA MAXIMIZAR AS TELAS Professor: Umberto José Travaglia Filho Tecle Enter para continuar

Tecle Enter para continuar Caro aluno, O objetivo da Net Aula Unicanto é reforçar os conteúdos das disciplinas estudadas por você. Ao abrir o botão da disciplina você encontrará resumos de conteúdos, webaulas, exercícios resolvidos e gabaritados para ajudar a fixar o conteúdo. Com isso, pretendemos auxiliar principalmente os alunos que têm dificuldades em encontrar tempo para estudar e concluir os estudos. Esperamos que a Net Aula Unicanto o auxilie como mais um instrumento de aprendizagem e que sirva de estímulo para que você continue estudando não só para conclusão do Ensino Fundamental e Médio como também para formação profissional e acadêmica. Atenciosamente, Coordenação de Educação a Distância do Unicanto Supletivo Tecle Enter para continuar

Tecle Enter para continuar Disciplina: Física Partindo do pressuposto de que o conhecimento é o resultado da interação do homem com seu meio, o estudo da Física deve proporcionar ao aluno condições e atividades que lhe permitam realizar as ações descritas a seguir: . Identificar relações entre conhecimento cientifico, produção de tecnologia e condições de vida no mundo de hoje e sua evolução histórica, relacionado-a com a história do pensamento do homem; · Formular questões a partir de elementos da Física, identificando seus conceitos no cotidiano; · Dar ênfase às leis gerais, reduzindo substancialmente as informações de caráter específico, utilizando uma linguagem simples, de maneira a torná-la acessível; · Saber relacionar os conceitos físicos associados à concepção de energia, espaço e tempo; · Compreender a tecnologia como meio para suprir necessidades básicas do ser humano, distinguindo usos corretos e necessários daqueles prejudiciais ao equilíbrio da Natureza e do homem. Tecle Enter para continuar

Tecle Enter para continuar Como resolver os exercícios de Física? Em primeiro lugar é necessário estar inteirado do conteúdo de Física. Antes de tentar resolver os exercícios, deve-se ao menos ler o teoria sobre cada assunto daquele exercício que se está estudando. Após ler o conteúdo, siga 3 passos. Tecle Enter para continuar

Tecle Enter para continuar Como resolver os exercícios de Física? Em primeiro lugar é necessário estar inteirado do conteúdo de Física. Antes de tentar resolver os exercícios, deve-se ao menos ler o teoria sobre cada assunto daquele exercício que se está estudando. Após ler o conteúdo, siga 3 passos. 1º - Entenda o exercício, saiba o que está acontecendo, tenha uma idéia geral do fenômeno, exemplo: “Um carro estava parado e começou a correr!”, “Um vaso de planta caiu de um prédio”. Se possível faça um desenho. Tecle Enter para continuar

Tecle Enter para continuar Como resolver os exercícios de Física? Em primeiro lugar é necessário estar inteirado do conteúdo de Física. Antes de tentar resolver os exercícios, deve-se ao menos ler o teoria sobre cada assunto daquele exercício que se está estudando. Após ler o conteúdo, siga 3 passos. 1º - Entenda o exercício, saiba o que está acontecendo, tenha uma idéia geral do fenômeno, exemplo: “Um carro estava parado e começou a correr!”, “Um vaso de planta caiu de um prédio”. Se possível faça um desenho. 2º - Retire todos os dados do exercício, inclusive aquele que o problema quer que você encontre, exemplo: vo = 20m/s (velocidade inicial), v=60m/s (velocidade final), t=8s (tempo), m=5kg (massa), a=? (aceleração) Tecle Enter para continuar

Tecle Enter para continuar Como resolver os exercícios de Física? Em primeiro lugar é necessário estar inteirado do conteúdo de Física. Antes de tentar resolver os exercícios, deve-se ao menos ler o teoria sobre cada assunto daquele exercício que se está estudando. Após ler o conteúdo, siga 3 passos. 1º - Entenda o exercício, saiba o que está acontecendo, tenha uma idéia geral do fenômeno, exemplo: “Um carro estava parado e começou a correr!”, “Um vaso de planta caiu de um prédio”. Se possível faça um desenho. 2º - Retire todos os dados do exercício, inclusive aquele que o problema quer que você encontre, exemplo: vo = 20m/s (velocidade inicial), v=60m/s (velocidade final), t=8s (tempo), m=5kg (massa), a=? (aceleração) 3º - Encontre uma fórmula onde você possa encaixar todos os dados que você tem e mais o dado que você quer descobrir. Tecle Enter para continuar

Vetores

Você já viu um vetor? Não? Para quem nunca viu, este é um vetor Vetores Você já viu um vetor? Não? Para quem nunca viu, este é um vetor

Você já viu um vetor? Não? Para quem nunca viu, este é um vetor Vetores Você já viu um vetor? Não? Para quem nunca viu, este é um vetor

Vetores Você já viu um vetor? Não? Para quem nunca viu, este é um vetor Exatamente isso, o Vetor é uma Seta!

Vetores Você já viu um vetor? Não? Para quem nunca viu, este é um vetor Exatamente isso, o Vetor é uma Seta! O Vetor tem três características básicas; Módulo Direção e Sentido

Vamos entender melhor as características de um vetor!

Vamos entender melhor as características de um vetor! Módulo, é o tamanho do vetor a sua intensidade. Usaremos muito para representar força e velocidade etc Módulo

Vamos entender melhor as características de um vetor! Módulo, é o tamanho do vetor a sua intensidade. Usaremos muito para representar força e velocidade etc Direção; é a posição do vetor, exp; horizontal, vertical, diagonal etc Módulo Direção Horizontal

Vamos entender melhor as características de um vetor! Módulo, é o tamanho do vetor a sua intensidade. Usaremos muito para representar força e velocidade etc Direção; é a posição do vetor, exp; horizontal, vertical, diagonal etc Sentido; está indicado pela ponta da seta! Exp: norte, sul, leste, da esquerda para direita, diagonal para cima Módulo Direção Horizontal Sentido

Existem três formas de se somar vetor Soma Vetorial Existem três formas de se somar vetor

Existem três formas de se somar vetor Soma Vetorial Existem três formas de se somar vetor Quando os vetores estão paralelos

Existem três formas de se somar vetor Soma Vetorial Existem três formas de se somar vetor Quando os vetores estão paralelos A A+B=? B

Existem três formas de se somar vetor Soma Vetorial Existem três formas de se somar vetor Quando os vetores estão paralelos A A+B=? B Quando os vetores fazem um ângulo de 90º

Existem três formas de se somar vetor Soma Vetorial Existem três formas de se somar vetor Quando os vetores estão paralelos A A+B=? B Quando os vetores fazem um ângulo de 90º A+B=? A B

Existem três formas de se somar vetor Soma Vetorial Existem três formas de se somar vetor Quando os vetores estão paralelos A A+B=? B Quando os vetores fazem um ângulo de 90º A+B=? A B Quando os vetores fazem um ângulo diferente de 90º

Existem três formas de se somar vetor Soma Vetorial Existem três formas de se somar vetor Quando os vetores estão paralelos A A+B=? B Quando os vetores fazem um ângulo de 90º A+B=? A B A A+B=? Quando os vetores fazem um ângulo diferente de 90º B

Para somar vetores paralelos, basta colocar um vetor na frente do outro e somar seus módulos.

Para somar vetores paralelos, basta colocar um vetor na frente do outro e somar seus módulos. A=20N B=30N

Para somar vetores paralelos, basta colocar um vetor na frente do outro e somar seus módulos. A=20N B=30N O Vetor C=A+B

Para somar vetores paralelos, basta colocar um vetor na frente do outro e somar seus módulos. A=20N B=30N O Vetor C=A+B A=20N

Para somar vetores paralelos, basta colocar um vetor na frente do outro e somar seus módulos. A=20N B=30N O Vetor C=A+B A=20N B=30N

Para somar vetores paralelos, basta colocar um vetor na frente do outro e somar seus módulos. A=20N B=30N O Vetor C=A+B A=20N B=30N C=50N

O Vetor C é a soma algébrica de A e B. Para somar vetores paralelos, basta colocar um vetor na frente do outro e somar seus módulos. A=20N B=30N O Vetor C=A+B A=20N B=30N C=50N O Vetor C é a soma algébrica de A e B.

Para Subtrair vetor, basta apenas trocar o seu sentido.

Para Subtrair vetor, basta apenas trocar o seu sentido. A=20N B=30N

Para Subtrair vetor, basta apenas trocar o seu sentido. A=20N B=30N O Vetor D=A-B

Para Subtrair vetor, basta apenas trocar o seu sentido. A=20N B=30N O Vetor D=A-B A=20N

Para Subtrair vetor, basta apenas trocar o seu sentido. A=20N B=30N O Vetor D=A-B B=-30N A=20N

Para Subtrair vetor, basta apenas trocar o seu sentido. A=20N B=30N O Vetor D=A-B B=-30N A=20N D=-10N

Para Subtrair vetor, basta apenas trocar o seu sentido. A=20N B=30N O Vetor D=A-B B=-30N A=20N D=-10N O Vetor D é a subtração algébrica de A e B.

Para Subtrair vetor, basta apenas trocar o seu sentido. A=20N B=30N O Vetor D=A-B B=-30N A=20N D=-10N O Vetor D é a subtração algébrica de A e B. O Vetor – B e igual ao Vetor B com o sentido contrário

Quando os vetores formam um ângulo de 90º, não pense muito Quando os vetores formam um ângulo de 90º, não pense muito. Desloque um dos vetores para formar um triângulo retângulo e aplique o teorema de Pitágoras.

Quando os vetores formam um ângulo de 90º, não pense muito Quando os vetores formam um ângulo de 90º, não pense muito. Desloque um dos vetores para formar um triângulo retângulo e aplique o teorema de Pitágoras. A=3N B=4N

Quando os vetores formam um ângulo de 90º, não pense muito Quando os vetores formam um ângulo de 90º, não pense muito. Desloque um dos vetores para formar um triângulo retângulo e aplique o teorema de Pitágoras. A=3N A=3N B=4N

Quando os vetores formam um ângulo de 90º, não pense muito Quando os vetores formam um ângulo de 90º, não pense muito. Desloque um dos vetores para formar um triângulo retângulo e aplique o teorema de Pitágoras. R=? A=3N A=3N B=4N

Quando os vetores formam um ângulo de 90º, não pense muito Quando os vetores formam um ângulo de 90º, não pense muito. Desloque um dos vetores para formar um triângulo retângulo e aplique o teorema de Pitágoras. R=? A=3N A=3N B=4N Agora que já sabemos a posição do vetor resultante R=? Podemos usar Pitágoras para fazer o cálculo.

Quando os vetores formam um ângulo de 90º, não pense muito Quando os vetores formam um ângulo de 90º, não pense muito. Desloque um dos vetores para formar um triângulo retângulo e aplique o teorema de Pitágoras. R=? A=3N A=3N B=4N Agora que já sabemos a posição do vetor resultante R=? Podemos usar Pitágoras para fazer o cálculo. R2=A2+B2

Quando os vetores formam um ângulo de 90º, não pense muito Quando os vetores formam um ângulo de 90º, não pense muito. Desloque um dos vetores para formar um triângulo retângulo e aplique o teorema de Pitágoras. R=? A=3N A=3N B=4N Agora que já sabemos a posição do vetor resultante R=? Podemos usar Pitágoras para fazer o cálculo. R2=A2+B2 Hipotenusa

Quando os vetores formam um ângulo de 90º, não pense muito Quando os vetores formam um ângulo de 90º, não pense muito. Desloque um dos vetores para formar um triângulo retângulo e aplique o teorema de Pitágoras. R=? A=3N A=3N B=4N Agora que já sabemos a posição do vetor resultante R=? Podemos usar Pitágoras para fazer o cálculo. R2=A2+B2 Hipotenusa CatetoA

Quando os vetores formam um ângulo de 90º, não pense muito Quando os vetores formam um ângulo de 90º, não pense muito. Desloque um dos vetores para formar um triângulo retângulo e aplique o teorema de Pitágoras. R=? A=3N A=3N B=4N Agora que já sabemos a posição do vetor resultante R=? Podemos usar Pitágoras para fazer o cálculo. R2=A2+B2 Hipotenusa CatetoB CatetoA

Quando os vetores formam um ângulo de 90º, não pense muito Quando os vetores formam um ângulo de 90º, não pense muito. Desloque um dos vetores para formar um triângulo retângulo e aplique o teorema de Pitágoras. R=? A=3N A=3N B=4N Agora que já sabemos a posição do vetor resultante R=? Podemos usar Pitágoras para fazer o cálculo.

Quando os vetores formam um ângulo de 90º, não pense muito Quando os vetores formam um ângulo de 90º, não pense muito. Desloque um dos vetores para formar um triângulo retângulo e aplique o teorema de Pitágoras. R=? A=3N A=3N B=4N Agora que já sabemos a posição do vetor resultante R=? Podemos usar Pitágoras para fazer o cálculo.

Quando os vetores formam um ângulo de 90º, não pense muito Quando os vetores formam um ângulo de 90º, não pense muito. Desloque um dos vetores para formar um triângulo retângulo e aplique o teorema de Pitágoras. R=? A=3N A=3N B=4N Agora que já sabemos a posição do vetor resultante R=? Podemos usar Pitágoras para fazer o cálculo.

Quando os vetores formam um ângulo de 90º, não pense muito Quando os vetores formam um ângulo de 90º, não pense muito. Desloque um dos vetores para formar um triângulo retângulo e aplique o teorema de Pitágoras. R=? A=3N A=3N B=4N Agora que já sabemos a posição do vetor resultante R=? Podemos usar Pitágoras para fazer o cálculo.

Quando os vetores formam um ângulo de 90º, não pense muito Quando os vetores formam um ângulo de 90º, não pense muito. Desloque um dos vetores para formar um triângulo retângulo e aplique o teorema de Pitágoras. R=? A=3N A=3N B=4N Agora que já sabemos a posição do vetor resultante R=? Podemos usar Pitágoras para fazer o cálculo.

Quando os vetores formam um ângulo de 90º, não pense muito Quando os vetores formam um ângulo de 90º, não pense muito. Desloque um dos vetores para formar um triângulo retângulo e aplique o teorema de Pitágoras. R=? A=3N A=3N B=4N Agora que já sabemos a posição do vetor resultante R=? Podemos usar Pitágoras para fazer o cálculo.

Quando os vetores formam um ângulo diferente de 90º, não tem outra saída, o jeito é usar a lei dos co-senos

Quando os vetores formam um ângulo diferente de 90º, não tem outra saída, o jeito é usar a lei dos co-senos Da mesma forma que descobrimos a posição do vetor resultante com o ângulo de 90º, usaremos aqui! A=3N 60º B=2N

Quando os vetores formam um ângulo diferente de 90º, não tem outra saída, o jeito é usar a lei dos co-senos Da mesma forma que descobrimos a posição do vetor resultante com o ângulo de 90º, usaremos aqui! A=3N A=3N 60º B=2N

Quando os vetores formam um ângulo diferente de 90º, não tem outra saída, o jeito é usar a lei dos co-senos R=? Da mesma forma que descobrimos a posição do vetor resultante com o ângulo de 90º, usaremos aqui! A=3N A=3N 60º B=2N

Quando os vetores formam um ângulo diferente de 90º, não tem outra saída, o jeito é usar a lei dos co-senos R=? Da mesma forma que descobrimos a posição do vetor resultante com o ângulo de 90º, usaremos aqui! A=3N A=3N 60º B=2N R2=A2+B2+2·A ·B · cosΘ

Quando os vetores formam um ângulo diferente de 90º, não tem outra saída, o jeito é usar a lei dos co-senos R=? Da mesma forma que descobrimos a posição do vetor resultante com o ângulo de 90º, usaremos aqui! A=3N A=3N 60º B=2N R2=A2+B2+2·A ·B · cosΘ Resultante

Quando os vetores formam um ângulo diferente de 90º, não tem outra saída, o jeito é usar a lei dos co-senos R=? Da mesma forma que descobrimos a posição do vetor resultante com o ângulo de 90º, usaremos aqui! A=3N A=3N 60º B=2N R2=A2+B2+2·A ·B · cosΘ Resultante CatetoA

Quando os vetores formam um ângulo diferente de 90º, não tem outra saída, o jeito é usar a lei dos co-senos R=? Da mesma forma que descobrimos a posição do vetor resultante com o ângulo de 90º, usaremos aqui! A=3N A=3N 60º B=2N R2=A2+B2+2·A ·B · cosΘ Resultante CatetoA CatetoB

Quando os vetores formam um ângulo diferente de 90º, não tem outra saída, o jeito é usar a lei dos co-senos R=? Da mesma forma que descobrimos a posição do vetor resultante com o ângulo de 90º, usaremos aqui! A=3N A=3N 60º B=2N Co-seno do ângulo R2=A2+B2+2·A ·B · cosΘ Resultante CatetoA CatetoB

Quando os vetores formam um ângulo diferente de 90º, não tem outra saída, o jeito é usar a lei dos co-senos R=? Da mesma forma que descobrimos a posição do vetor resultante com o ângulo de 90º, usaremos aqui! A=3N A=3N 60º B=2N

Quando os vetores formam um ângulo diferente de 90º, não tem outra saída, o jeito é usar a lei dos co-senos R=? Da mesma forma que descobrimos a posição do vetor resultante com o ângulo de 90º, usaremos aqui! A=3N A=3N 60º B=2N

Quando os vetores formam um ângulo diferente de 90º, não tem outra saída, o jeito é usar a lei dos co-senos R=? Da mesma forma que descobrimos a posição do vetor resultante com o ângulo de 90º, usaremos aqui! A=3N A=3N 60º B=2N

Quando os vetores formam um ângulo diferente de 90º, não tem outra saída, o jeito é usar a lei dos co-senos R=? Da mesma forma que descobrimos a posição do vetor resultante com o ângulo de 90º, usaremos aqui! A=3N A=3N 60º B=2N

Quando os vetores formam um ângulo diferente de 90º, não tem outra saída, o jeito é usar a lei dos co-senos R=? Da mesma forma que descobrimos a posição do vetor resultante com o ângulo de 90º, usaremos aqui! A=3N A=3N 60º B=2N

Quando os vetores formam um ângulo diferente de 90º, não tem outra saída, o jeito é usar a lei dos co-senos R=? Da mesma forma que descobrimos a posição do vetor resultante com o ângulo de 90º, usaremos aqui! A=3N A=3N 60º B=2N

Decomposição Vetorial Para quem não lembra, ai vai a tabela com os valores dos senos, co-senos e tangentes dos principais ângulos Ângulo seno co-seno Tangente 30 45 60

Decomposição Vetorial A decomposição vetorial, é feita com a ajuda da matemática, ou melhor, com a ajuda das relações trigonométricas! y F α x

Decomposição Vetorial A decomposição vetorial, é feita com a ajuda da matemática, ou melhor, com a ajuda das relações trigonométricas! y F é a hipotenusa do triângulo retângulo. F α x

Decomposição Vetorial A decomposição vetorial, é feita com a ajuda da matemática, ou melhor, com a ajuda das relações trigonométricas! y F é a hipotenusa do triângulo retângulo. Fy é o cateto oposto ao ângulo α, F Fy α x

Decomposição Vetorial A decomposição vetorial, é feita com a ajuda da matemática, ou melhor, com a ajuda das relações trigonométricas! y F é a hipotenusa do triângulo retângulo. Fy é o cateto oposto ao ângulo α, F Fy α x

Decomposição Vetorial A decomposição vetorial, é feita com a ajuda da matemática, ou melhor, com a ajuda das relações trigonométricas! y F é a hipotenusa do triângulo retângulo. Fy é o cateto oposto ao ângulo α, F Fy α x

Decomposição Vetorial A decomposição vetorial, é feita com a ajuda da matemática, ou melhor, com a ajuda das relações trigonométricas! y F é a hipotenusa do triângulo retângulo. Fy é o cateto oposto ao ângulo α, Fx é o cateto adjacente ao ângulo α. Logo: F Fy α x Fx

Decomposição Vetorial A decomposição vetorial, é feita com a ajuda da matemática, ou melhor, com a ajuda das relações trigonométricas! y F é a hipotenusa do triângulo retângulo. Fy é o cateto oposto ao ângulo α, Fx é o cateto adjacente ao ângulo α. Logo: F Fy α x Fx

Decomposição Vetorial A decomposição vetorial, é feita com a ajuda da matemática, ou melhor, com a ajuda das relações trigonométricas! y F é a hipotenusa do triângulo retângulo. Fy é o cateto oposto ao ângulo α, Fx é o cateto adjacente ao ângulo α. Logo: F Fy α x Fx

Determine as componentes ortogonais da força representada na figura abaixo y F=40N 30º x

Determine as componentes ortogonais da força representada na figura abaixo y F=40N Fy 30º x

Determine as componentes ortogonais da força representada na figura abaixo y F=40N Fy Fy 30º x

Determine as componentes ortogonais da força representada na figura abaixo y Fy = F · senΘ F=40N Fy Fy 30º x

Determine as componentes ortogonais da força representada na figura abaixo y Fy = F · senΘ Fy = 40 · sen·30 F=40N Fy Fy 30º x

Fy = F · senΘ Fy = 40 · sen·30 Fy = 40 · 1/2 Determine as componentes ortogonais da força representada na figura abaixo y Fy = F · senΘ Fy = 40 · sen·30 Fy = 40 · 1/2 F=40N Fy Fy 30º x

Fy = F · senΘ Fy = 40 · sen·30 Fy = 40 · 1/2 Fy=20N Determine as componentes ortogonais da força representada na figura abaixo y Fy = F · senΘ Fy = 40 · sen·30 Fy = 40 · 1/2 Fy=20N F=40N Fy Fy 30º x

Fy = F · senΘ Fy = 40 · sen·30 Fy = 40 · 1/2 Fy=20N Determine as componentes ortogonais da força representada na figura abaixo y Fy = F · senΘ Fy = 40 · sen·30 Fy = 40 · 1/2 Fy=20N F=40N Fy Fy 30º x Fx

Fy = F · senΘ Fy = 40 · sen·30 Fy = 40 · 1/2 Fy=20N Fx = F · cos · Θ Determine as componentes ortogonais da força representada na figura abaixo y Fy = F · senΘ Fy = 40 · sen·30 Fy = 40 · 1/2 Fy=20N F=40N Fy Fy 30º Fx = F · cos · Θ x Fx

Fy = F · senΘ Fy = 40 · sen·30 Fy = 40 · 1/2 Fy=20N Fx = F · cos · Θ Determine as componentes ortogonais da força representada na figura abaixo y Fy = F · senΘ Fy = 40 · sen·30 Fy = 40 · 1/2 Fy=20N F=40N Fy Fy 30º Fx = F · cos · Θ Fx = 40 · cos·30 x Fx

Fy = F · senΘ Fy = 40 · sen·30 Fy = 40 · 1/2 Fy=20N Fx = F · cos · Θ Determine as componentes ortogonais da força representada na figura abaixo y Fy = F · senΘ Fy = 40 · sen·30 Fy = 40 · 1/2 Fy=20N F=40N Fy Fy 30º Fx = F · cos · Θ Fx = 40 · cos·30 Fy = 40 · x Fx

Fy = F · senΘ Fy = 40 · sen·30 Fy = 40 · 1/2 Fy=20N Fx = F · cos · Θ Determine as componentes ortogonais da força representada na figura abaixo y Fy = F · senΘ Fy = 40 · sen·30 Fy = 40 · 1/2 Fy=20N F=40N Fy Fy 30º Fx = F · cos · Θ Fx = 40 · cos·30 Fy = 40 · Fy=20· N x Fx

Fy = F · senΘ Fy = 40 · sen·30 Fy = 40 · 1/2 Fy=20N Fx = F · cos · Θ Determine as componentes ortogonais da força representada na figura abaixo y Fy = F · senΘ Fy = 40 · sen·30 Fy = 40 · 1/2 Fy=20N F=40N Fy Fy 30º Fx = F · cos · Θ Fx = 40 · cos·30 Fy = 40 · Fy=20· N x Fx Respostas: Fy=20N Fx=20 N

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