PSICODINÂMICA DAS CORES NA COMUNICAÇÃO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O branco é a reflexão total (oposto do preto) de todas as cores
Advertisements

ALIMENTOS. ALIMENTOS Psicologia e Propaganda Conhecer o consumidor Promover vendas em massa Natureza humana (necessidades básica, desejos, paixões)
ELEMENTO DA IMAGEM/LINGUAGEM VISUAL: COR
USO DAS CORES EM PUBLICIDADE
O claro-escuro no Romantismo
TA742 – Serviços de Alimentação
TA072 – SERVIÇO DE ALIMENTAÇÃO
Cor Sensações da cores Tipos de cores Alguns termos técnicos
COR E TINTA.
COR.
A Psicologia das Cores.
Composição e Projeto Gráfico
Introdução aos Princípios e elementos de design
Vamos falar sobre a… TEORIA DA COR.
Expressão Plástica Luz / Cor.
Percepção e Fund. Das Artes Visuais
Teoria da Cor.
cores primárias Azul ciano, Magenta Amarelo primário.
ELEMENTOS BÁSICOS DE COMPOSIÇÃO DE UMA IMAGEM
Composição e componentes (Classificação das cores)
Curso: Publicidade e Propaganda Disciplina: Criação 1 / Noite – 2º Período Tema: “A cor na publicidade” Prof: Nilcéa Pinheiro.
As nuvens de chuva envolvem o dia em uma guarnição de prata.
Significado das cores no Feng Shui
O olho humano e a sua relação com as cores
C O R A Automático até acabar o som Prof. Luís pessegueiro.
Educação Visual e Tecnológica
FTIN - Módulo de WebDesign
UM TOQUE COLORIDO PARA TORNAR SUA SEMANA MAIS RADIANTE...
Cada dia tem uma guarnição de prata.
Teoria das Cores Cor Pigmento
Linguagem Visual com balões
As Cores dos Amigos Amigos são "cores", cada qual com seu matiz, e um jeito sempre muito marcante.
Estudo das Cores: Primárias, secundárias e terciárias
Observa esta imagem… Parece esquisita não é….
Cores: estímulo visual no PDV
O simbolismo das cores.
2.3 COR NO DESIGN A cor não tem existência material e é considerada muitas vezes como apenas um fenômeno da luz Os seus estudos passaram pela filosofia,
As cores fazem parte do nosso dia a dia impregnadas de simbologia e significados. Na natureza estão distribuídas harmoniosamente inspirando o homem na.
Cor O que é a cor? Eugénia João.
As Cores dos Amigos Amigos são "cores", cada qual com seu matiz, e um jeito sempre muito marcante.
Cor Contraste.
Educação Visual e Tecnológica Maria João Jacinto
A COR “O olho é a janela do corpo humano pela qual ele abre os caminhos e se deleita com a beleza do mundo.” (Leonardo da Vinci ) A cor expressa.
Cores de Contraste Também conhecidas como: Cores fisiológicas
As C ores dos Amigos Silvia Schmidt.
Há muito tempo, descobriu-se que a luz proveniente do sol, da qual temos apenas uma percepção de intensidade, ou seja, de claridade, não é “branca”, ou.
A luz se compõe de uma mistura de radiações de ondas de diferentes espectros. A mistura uniforme e simultânea de todas essas ondas produz em nós a percepção.
Cor A UTILIZAÇÃO DA Rui Pinho - Educação Visual.
As cores dos amigos As cores dos amigos
COMUNICAÇÃO VISUAL E COMPONENTES
Um toque colorido para tornar sua semana mais radiante ...
Uso de Cores no Design de Interfaces
INFLUÊNCIA DAS CORES NA PUBLICIDADE
Bordas Petit Mondrain. Feito com a ferramenta Pincel pressionada com a tecla Shift, para se criarem retas. Colorizado com a ferramenta balde. RELEITURA.
ARTE E IMAGEM COMO LINGUAGEM
Cores Projetos Gráficos. Segundo Favre e November (1979:25), as cores mais visíveis de acordo com dados de testes aplicados mostrando uma superfície de.
Jornalismo empresarial Não é possível ser jornalista sem se entender a sociedade. I. F. Stone.
curriculum vitae professora desde ago/2009 mestrado design de produto
COR.
Uso de cores na Web- Web colors
O Arco-Íris.
Produção gráfica Professora Andréa Chagas. AULA 1 E 2 A História.
COR E LUZ.
Significado das cores no Feng Shui
ARTE E IMAGEM COMO LINGUAGEM Revisão da Semana 02.
As cores e os seus significados
AULA 6: Composição- sistemas ordenadores Professora: Geórgia Feitosa
Noções de cores Cor é como o olho dos seres vivos animais interpreta a reemissão da luz vinda de um objeto que foi emitida por uma fonte luminosa por meio.
Cor, Forma e Composição em Ambientes
Transcrição da apresentação:

PSICODINÂMICA DAS CORES NA COMUNICAÇÃO Semana 05 PSICODINÂMICA DAS CORES NA COMUNICAÇÃO

PSICOD. DAS CORES NA COMUNICAÇÃO Introdução As cores geradas podem produzir impressões, sensações e reflexos sensoriais de grande importância, porque cada uma delas tem uma vibração determinada em nossos sentidos e podem atuar como estimulante ou perturbador na emoção, na consciência e em nossos impulsos e desejos.

PSICOD. DAS CORES NA COMUNICAÇÃO Introdução O seu estudo voltado para o marketing permite conhecer sua potência psíquica e aplicá-la como poderoso fator de atração e sedução para identificar as mensagens publicitárias sob todas as formas:

PSICOD. DAS CORES NA COMUNICAÇÃO Introdução • apresentação de produtos; • embalagens; • logotipos; • cartazes; • comerciais; • anúncios; etc.

PSICOD. DAS CORES NA COMUNICAÇÃO Introdução A cor de apresentação deve estar de acordo com o caráter e a qualidade do conteúdo/conceito e deve ser ajustado com os requerimentos psicológicos e culturais do público a que se destina.

PSICOD. DAS CORES NA COMUNICAÇÃO Introdução A linguagem da cor é um meio atrativo que atua sobre o subconsciente dos consumidores, permitindo sua utilização alinhada com os objetivos estratégicos dos produtos e das empresas.

PSICOD. DAS CORES NA COMUNICAÇÃO Introdução Sobre o indivíduo que recebe a comunicação visual, a cor exerce uma ação tríade: • impressionar (estímulo visual); • expressar (provoca uma emoção); • construir (tem um significado próprio).

PSICOD. DAS CORES NA COMUNICAÇÃO Introdução

PSICOD. DAS CORES NA COMUNICAÇÃO Introdução

PSICOD. DAS CORES NA COMUNICAÇÃO Introdução

PSICOD. DAS CORES NA COMUNICAÇÃO Introdução

PSICOD. DAS CORES NA COMUNICAÇÃO Introdução Cores-luz primária São as cores não materializadas, ou seja são radiações de luz emitidas por meio dos monitores de TV, computadores e vídeo. São primárias porque estão sendo visualizadas em sua carga máxima de luz.

PSICOD. DAS CORES NA COMUNICAÇÃO Introdução Cores-luz primária » Espectro Aditivo É o resultado da junção de irradiações luminosas. Por meio da adição das três irradiações de luz: vermelha (Red), verde (Green) e azul. (Blue), num mesmo instante obtém-se o branco. Na ausência das luzes obtém-se o preto.

PSICOD. DAS CORES NA COMUNICAÇÃO Introdução Cores-luz primária

PSICOD. DAS CORES NA COMUNICAÇÃO Introdução Cores-pigmento primária É a forma materializada das cores que formam as tintas, para impressão de peças gráficas, por exemplo.

PSICOD. DAS CORES NA COMUNICAÇÃO Introdução Cores-pigmento primária » Espectro Subtrativo É quando misturamos pigmentos coloridos e estes funcionam como seletores ou filtros de luz. Processo utilizado em gráficas e empresas de fotolito. Aqui as três cores primárias são: azul, vermelho, amarelo. A mistura desses pigmentos com o preto produzem uma infinita combinação de cores.

PSICOD. DAS CORES NA COMUNICAÇÃO Introdução Cores-pigmento primária

PSICOD. DAS CORES NA COMUNICAÇÃO Significado das Cores Derivando de hábitos sociais estabelecidos durante longo espaço de tempo, fixam-se atitudes psicológicas que orientam inconscientemente inclinações individuais. OBS.: A INTERPRETAÇÃO DA COR PODE SER UMA REFERÊNCIA

PSICOD. DAS CORES NA COMUNICAÇÃO Significado das Cores COR OBJETO SIGNIFICADO Branco Vestido de noiva Pureza Preto Noite Medo / Desconhecido Vermelho Sangue Vida Azul Enxoval bebê Força (M)

PSICOD. DAS CORES NA COMUNICAÇÃO Significado das Cores Esses significados ficam de tal forma enraizados na cultura que vemos o emprego de sensações visuais para definir estados emocionais ou situações vividas pelo indivíduo. Algumas frases comuns:

PSICOD. DAS CORES NA COMUNICAÇÃO Significado das Cores • De repente, a situação ficou “preta”; • Fulano estava “roxo” de raiva; • Ela sorriu “amarelo”; • O susto foi tão grande que ela ficou “branca”; • Estava “vermelha” de vergonha; • Ele enjoou que ficou “verde”.

PSICOD. DAS CORES NA COMUNICAÇÃO Significado das Cores E para analisar os efeitos de sentido provocado pelas cores, é preciso ter em conta que elas provocam sensações polarizadas (positivas ou negativas).

PSICOD. DAS CORES NA COMUNICAÇÃO Significado das Cores A determinação do uso da cor na publicidade está relacionada à persuasão do consumidor e à psicologia da cor.

PSICOD. DAS CORES NA COMUNICAÇÃO Significado das Cores Cada cor possui uma expressividade que remete ao observador alguma coisa. O uso da cor está relacionado à mensagem que o produto/serviço tem a oferecer. As cores possuem como princípio a qualidade de captar a atenção imediata do consumidor:

PSICOD. DAS CORES NA COMUNICAÇÃO Significado das Cores • Produz diversas mudanças corpóreas (aumento involuntário da respiração e do fluxo sanguíneo; influencia no estado de espírito, de humor e de saúde); • Produz mudanças em nosso comportamento e atitudes; • Pode ser associada a diversos simbolismos e códigos de expressão artística e de comunicação visual, num processo de caráter universal.

PSICOD. DAS CORES NA COMUNICAÇÃO Significado das Cores As cores podem ter significados e provocar sensações diferentes:

PSICOD. DAS CORES NA COMUNICAÇÃO Significado das Cores Branco: Indica neutralidade, vida quando associada à alimentação (leite), liberdade; mas por outro lado, remete a cor dos fantasmas e dos espíritos.

PSICOD. DAS CORES NA COMUNICAÇÃO Significado das Cores Branco: Associação material: batismo, casamento, cisne, lirio, primeira-comunhão, neve, nuvens em tempo claro, areia clara.

PSICOD. DAS CORES NA COMUNICAÇÃO Significado das Cores Branco: Associação afetiva: ordem, simplicidade, limpeza, bem, otimismo, piedade, paz, pureza, inocência, dignidade, afirmação, modestia, deleite, riqueza, infância, alma, harmonia, estabilidade, divindade, alegria.

PSICOD. DAS CORES NA COMUNICAÇÃO Significado das Cores Branco:

PSICOD. DAS CORES NA COMUNICAÇÃO Significado das Cores Branco:

PSICOD. DAS CORES NA COMUNICAÇÃO Significado das Cores Amarelo: Visível à distância. Não é uma cor motivadora. Indicada para aplicação de anúncios que indiquem luz. Não é aconselhável utilizar a cor em superfícies muito extensas.

PSICOD. DAS CORES NA COMUNICAÇÃO Significado das Cores Amarelo: Associação material: flores grandes, palha, luz, verão, chinês, calor de luz solar, dinheiro (moedas douradas), riqueza.

PSICOD. DAS CORES NA COMUNICAÇÃO Significado das Cores Amarelo: Associação afetiva: iluminação, conforto, alerta, ciúme, orgulho, esperança, idealismo, egoísmo, inveja, ódio, criança, espontaneidade, variabilidade, euforia, originalidade, expectativa, alegria, ação, poder, dinamismo, impulsividade, irritação, covardia.

PSICOD. DAS CORES NA COMUNICAÇÃO Significado das Cores Amarelo:

PSICOD. DAS CORES NA COMUNICAÇÃO Significado das Cores Amarelo:

PSICOD. DAS CORES NA COMUNICAÇÃO Significado das Cores Amarelo:

PSICOD. DAS CORES NA COMUNICAÇÃO Significado das Cores Amarelo:

PSICOD. DAS CORES NA COMUNICAÇÃO Significado das Cores Vermelho: Traz referência com a alimentação, energia e fluxo (sangue), além de acolhimento (fraternidade). Pode remeter à proibição e à revolução, além de sensualidade.

PSICOD. DAS CORES NA COMUNICAÇÃO Significado das Cores Vermelho: Associação material: rubi, cereja, guerra, lugar, sinal de parada, perigo, vida, Sol, fogo, chama, sangue, combate, lábios, mulher, feridas.

PSICOD. DAS CORES NA COMUNICAÇÃO Significado das Cores Vermelho: Associação afetiva: dinamismo, força, energia, revolta, movimento, barbarismo, coragem, esplendor, calor, intensidade, paixão, vulgaridade, poder, vigor, glória, violência, excitação, ira, interdição, emoção, ação, agressividade, extroversão, sensualidade.

PSICOD. DAS CORES NA COMUNICAÇÃO Significado das Cores Vermelho:

PSICOD. DAS CORES NA COMUNICAÇÃO Significado das Cores Vermelho:

PSICOD. DAS CORES NA COMUNICAÇÃO Significado das Cores Vermelho:

PSICOD. DAS CORES NA COMUNICAÇÃO Significado das Cores Vermelho:

PSICOD. DAS CORES NA COMUNICAÇÃO Significado das Cores Vermelho:

PSICOD. DAS CORES NA COMUNICAÇÃO Significado das Cores Vermelho:

PSICOD. DAS CORES NA COMUNICAÇÃO Significado das Cores Laranja: Indicado para as mesmas aplicações do vermelho (segmentos de alimentos), porém possui efeitos semelhantes com resultados mais moderados.

PSICOD. DAS CORES NA COMUNICAÇÃO Significado das Cores Laranja: Associação material: ofensa, agressão, competição, operacionalidade, locomoção, outono, fogo, pôr-do-sol, luz, chama, calor, festa, perigo, aurora, raios solares, robustez.

PSICOD. DAS CORES NA COMUNICAÇÃO Significado das Cores Laranja: Associação afetiva: desejo, excitabilidade, dominação, sexualidade, força, luminosidade, dureza, euforia, energia, alegria, advertência, tentação, prazer, senso de humor, movimento, aconchego, intelectualidade, desamparo, insegurança.

PSICOD. DAS CORES NA COMUNICAÇÃO Significado das Cores Laranja:

PSICOD. DAS CORES NA COMUNICAÇÃO Significado das Cores Laranja:

PSICOD. DAS CORES NA COMUNICAÇÃO Significado das Cores Laranja:

PSICOD. DAS CORES NA COMUNICAÇÃO Significado das Cores Verde: Estimulante, mas com pouca força sugestiva. Mistura do amarelo e azul, contém a dualidade do impulso ativo e a tendência ao descanso e relaxamento.

PSICOD. DAS CORES NA COMUNICAÇÃO Significado das Cores Verde: Associação material: umidade, frescor, primavera, bosque, águas claras, folhagem, mar, verão, planície, natureza.

PSICOD. DAS CORES NA COMUNICAÇÃO Significado das Cores Verde: Associação afetiva: bem-estar, paz, saúde, tranquilidade, segurança, crença, firmeza, coragem, desejo, descanso, liberalidade, tolerância, esperança, amizade, equilíbrio.

PSICOD. DAS CORES NA COMUNICAÇÃO Significado das Cores Verde:

PSICOD. DAS CORES NA COMUNICAÇÃO Significado das Cores Verde:

PSICOD. DAS CORES NA COMUNICAÇÃO Significado das Cores Verde:

PSICOD. DAS CORES NA COMUNICAÇÃO Significado das Cores Verde:

PSICOD. DAS CORES NA COMUNICAÇÃO Significado das Cores Azul: Grande poder de atração. Neutralizante nas inquietações do indivíduo. O céu é azul e por isso é a cor do divino, do eterno. Indicado para produtos como planos de saúde e seguros.

PSICOD. DAS CORES NA COMUNICAÇÃO Significado das Cores Azul: Associação material: espaço, viagem, montanhas longínquas, frio, mar, céu, gelo, masculinidade, tecnologia, águas tranquilas.

PSICOD. DAS CORES NA COMUNICAÇÃO Significado das Cores Azul: Associação afetiva: verdade, sentido, afeto, intelectualidade, paz, advertência, precaução, serenidade, infinito, meditação, confiança, amizade, amor, fidelidade, sentimento profundo.

PSICOD. DAS CORES NA COMUNICAÇÃO Significado das Cores Azul:

PSICOD. DAS CORES NA COMUNICAÇÃO Significado das Cores Azul:

PSICOD. DAS CORES NA COMUNICAÇÃO Significado das Cores Azul:

PSICOD. DAS CORES NA COMUNICAÇÃO Significado das Cores Azul:

PSICOD. DAS CORES NA COMUNICAÇÃO Significado das Cores Azul:

PSICOD. DAS CORES NA COMUNICAÇÃO Significado das Cores Azul:

PSICOD. DAS CORES NA COMUNICAÇÃO Significado das Cores Violeta: Acalma o sistema nervoso. Quando combinado com outras cores pode ampliar as sensações. Cor que possui bom poder sonífero (em exagero), podendo gerar desinteresse, mas na dose correta pode estimular a área criativa.

PSICOD. DAS CORES NA COMUNICAÇÃO Significado das Cores Violeta: Associação material: enterro, cerimônia, noite, igreja, aurora, sonho, mar profundo.

PSICOD. DAS CORES NA COMUNICAÇÃO Significado das Cores Violeta: Associação afetiva: sofisticação, realeza, calma, dignidade, autocontrole, violência, furto, agressão, fantasia, mistério, profundidade, dignidade, justiça, egoísmo, grandeza, misticismo, espiritualidade, delicadeza, calma.

PSICOD. DAS CORES NA COMUNICAÇÃO Significado das Cores Violeta:

PSICOD. DAS CORES NA COMUNICAÇÃO Significado das Cores Cinza: Cor neutra que representa resignação e neutralidade. Indica Discrição. Usado para atitudes neutras e diplomáticas.

PSICOD. DAS CORES NA COMUNICAÇÃO Significado das Cores Cinza: Associação material: pó, chuva, ratos, neblina, máquinas, mar sob tempestade, cimento – edificações.

PSICOD. DAS CORES NA COMUNICAÇÃO Significado das Cores Cinza: Associação afetiva: tédio, decadência, velhice, desânimo, seriedade, sabedoria, passado, finura, pena, aborrecimento, carência, vital, maturidade, medo, autoridade, estresse, fadiga, elegância, humildade, respeito, reverência, sutileza, aspereza.

PSICOD. DAS CORES NA COMUNICAÇÃO Significado das Cores Cinza:

PSICOD. DAS CORES NA COMUNICAÇÃO Significado das Cores Cinza:

PSICOD. DAS CORES NA COMUNICAÇÃO Significado das Cores Preto: É tecnicamente a absorção de todas as cores. Por conta disso ele representa a autoridade, rigidez, elegância e tradição. Pode ser encontrado em muitos logos com simplicidade e sofisticação.

PSICOD. DAS CORES NA COMUNICAÇÃO Significado das Cores Preto: Associação material: sujeira, sombra, funeral, noite, carvão, fumaça, condolência, morto, fim, coisas obscuras, poder, sofisticação, formalidade, medo, anonimato, segredo, música de som estridente.

PSICOD. DAS CORES NA COMUNICAÇÃO Significado das Cores Preto: Associação afetiva: mal, pessimismo, sordidez, tristeza, desgraça, dor, temor, negação, melancolia, opressão, angústia, renúncia, intriga.

PSICOD. DAS CORES NA COMUNICAÇÃO Significado das Cores Preto:

PSICOD. DAS CORES NA COMUNICAÇÃO Significado das Cores Preto:

PSICOD. DAS CORES NA COMUNICAÇÃO Significado das Cores Preto:

PSICOD. DAS CORES NA COMUNICAÇÃO Significado das Cores Marrom: Ao marrom se associa a cor da pele morena, sendo na Antiguidade a cor feminina, a cor da terra e da fecundidade. Muito usado em logos relacionados à construção ou empresas relacionadas à natureza e seus produtos. É uma cor mais quente, mas no sentido de aconchego.

PSICOD. DAS CORES NA COMUNICAÇÃO Significado das Cores Marrom: Associação material: terra, águas lamacentas, outono, doença, sensualidade, desconforto, rascunho.

PSICOD. DAS CORES NA COMUNICAÇÃO Significado das Cores Marrom: Associação afetiva: pesar, melancolia, resistência, vigor, utilidade.

PSICOD. DAS CORES NA COMUNICAÇÃO Significado das Cores Marrom:

PSICOD. DAS CORES NA COMUNICAÇÃO Significado das Cores Rosa: As qualidades atribuídas à cor rosa são consideradas tipicamente femininas.

PSICOD. DAS CORES NA COMUNICAÇÃO Significado das Cores Rosa: Associação material: prods. feminino, infantil.

PSICOD. DAS CORES NA COMUNICAÇÃO Significado das Cores Rosa: Associação afetiva: afeto, calma, encanto, amor, inocência, suavidade, ternura, suavidade.

PSICOD. DAS CORES NA COMUNICAÇÃO Significado das Cores Rosa:

PSICOD. DAS CORES NA COMUNICAÇÃO Significado das Cores Cores Nobres – Prata e Dourado: Representam valor e dignidade. Passam a sensação de status e prestígio. Aplicados em anúncios de luxo. Expressa sofisticação em nobreza.

PSICOD. DAS CORES NA COMUNICAÇÃO Significado das Cores Cores Nobres – Prata: Pela proximidade com o branco, o azul e o cinza, gera efeitos de sentido de frieza e distanciamento. A cor prata carrega os sentidos do luxo e da solenidade, remete a sofisticação moderna, a tecnologia. E signo de atualizacao, modernidade e requinte.

PSICOD. DAS CORES NA COMUNICAÇÃO Significado das Cores Cores Nobres – Dourado: Tem associações vinculadas a dinheiro, luxo e até felicidade. No simbolismo cristão, é signo do sagrado. A fama e o glamour também estão intimamente conectados a cor ouro.

PSICOD. DAS CORES NA COMUNICAÇÃO Significado das Cores Cores Nobres – Prata e Dourado:

PSICOD. DAS CORES NA COMUNICAÇÃO Combinação das Cores Na Publicidade a combinação de cores está diretamente relacionada ao produto a ser lançado e ao público que vai consumir o produto. Portanto ao escolher as cores para um logotipo ou anúncio, o Diretor de Arte deve levar em consideração os seguintes fatores:

(séria, sólida, tradicional, conversadora, moderna, arrojada, jovem) PSICOD. DAS CORES NA COMUNICAÇÃO Combinação das Cores PERFIL DA EMPRESA (séria, sólida, tradicional, conversadora, moderna, arrojada, jovem) + SENSAÇÃO DESEJADA (confiança, credibilidade, força, fome, alegria, paz , beleza, delicadeza, tranquilidade) PÚBLICO ALVO (jovem, adulto, homem, mulher, moderno, conservador, nível sócio-econômico-cultural)

PSICOD. DAS CORES NA COMUNICAÇÃO Combinação das Cores Por exemplo, ao criar um logotipo para um escritório de Contabilidade, o Diretor de Arte deve avaliar os seguintes passos: PERFIL: Séria, Sólida SENSAÇÃO DESEJADA: Confiança, Credibilidade. PÚBLICO ALVO: Empresários, Adultos

PSICOD. DAS CORES NA COMUNICAÇÃO Combinação das Cores Cores apropriadas: Cores inadequadas:

PSICOD. DAS CORES NA COMUNICAÇÃO Combinação das Cores Potencializa os efeitos de sentido que têm nos observadores. Dá significação mais ampla à percepção do indivíduo. A combinação pode ser por proximidade nos tons, como vermelho e rosa, ou por aproximação de significação, como vermelho e amarelo.

PSICOD. DAS CORES NA COMUNICAÇÃO Combinação das Cores Combinações de cores – Azul e Branco Combinação estimulante. Predispõe o observador à simpatia. Oferecem a sensação de segurança e estabilidade no produto.

PSICOD. DAS CORES NA COMUNICAÇÃO Combinação das Cores Combinações de cores – Azul e Vermelho Estimulante da espiritualidade. Combinação delicada. Maior eficiência na Publicidade.

PSICOD. DAS CORES NA COMUNICAÇÃO Combinação das Cores Combinações de cores – Azul e Vermelho

PSICOD. DAS CORES NA COMUNICAÇÃO Combinação das Cores Combinações de cores – Azul e Vermelho

PSICOD. DAS CORES NA COMUNICAÇÃO Combinação das Cores Combinações de cores – Azul e Vermelho

PSICOD. DAS CORES NA COMUNICAÇÃO Combinação das Cores Combinações de cores – Azul e Preto Sensação de Antipatia. Deixa o indivíduo preocupado. Desvaloriza a mensagem publicitária.

PSICOD. DAS CORES NA COMUNICAÇÃO Combinação das Cores Combinações de cores – Vermelho e Verde Estimulante, porém possui pouca eficiência na publicidade. Usada na Publicidade quando ligada à produtos rurais.

PSICOD. DAS CORES NA COMUNICAÇÃO Combinação das Cores Combinações de cores – Vermelho e Amarelo Estimulante. O vermelho gera fome e o amarelo gera ansiedade. Gera no indivíduo necessidade de “se apressar”.

PSICOD. DAS CORES NA COMUNICAÇÃO Combinação das Cores Combinações de cores – Vermelho e Amarelo

PSICOD. DAS CORES NA COMUNICAÇÃO Combinação das Cores Combinações de cores – Verde e Amarelo Produz atitude passiva nas pessoas. Pouco eficaz na publicidade (mundial); No Brasil, remete a elementos da identidade cultural.

PSICOD. DAS CORES NA COMUNICAÇÃO Combinação das Cores Combinações de cores – Verde e Amarelo

PSICOD. DAS CORES NA COMUNICAÇÃO Combinação das Cores Combinações de cores – Roxo e Variações Roxo + Vermelho: Sensação de Calor. Roxo + Amarelo: Luminosidade. Roxo + Laranja: Calor. Roxo + Azul: Sensação de Frio. Roxo + Verde: Arejado.

PSICOD. DAS CORES NA COMUNICAÇÃO Combinação das Cores DICA

PSICOD. DAS CORES NA COMUNICAÇÃO Combinação das Cores DICA

PSICOD. DAS CORES NA COMUNICAÇÃO Cores revelam identidades

PSICOD. DAS CORES NA COMUNICAÇÃO Parâmetro das Cores Matiz: refere-se à identidade essencial de uma cor – vermelho, violeta, laranja, amarelo, etc.

PSICOD. DAS CORES NA COMUNICAÇÃO Parâmetro das Cores Saturação: descreve sua intensidade. Uma cor saturada é muito mais intensa ou vibrante. Cores com menor saturação são entendidas como opacas ou atenuadas.

PSICOD. DAS CORES NA COMUNICAÇÃO Parâmetro das Cores Valor: É a quantidade de luminosidade presente na cor. Adiciona-se a escala acromática (escala dos cinzas).

PSICOD. DAS CORES NA COMUNICAÇÃO Parâmetro das Cores LUMINOSIDADE Mais Luminosidade + Mais Positividade nas Sensações Mais Sombra + Sensações menos positivas

PSICOD. DAS CORES NA COMUNICAÇÃO Parâmetro das Cores Temperatura: Sensação transmitida pela cor, dando a impressão de ser:

PSICOD. DAS CORES NA COMUNICAÇÃO Parâmetro das Cores Temperatura: Quentes: Possuem uma vibração muito intensa; Tendem a avançar (saltar) e vibrar; Compostas pela derivação do laranja, vermelho e amarelo.

PSICOD. DAS CORES NA COMUNICAÇÃO Parâmetro das Cores Temperatura: Frias: Quando predominam, dá um caráter emotivo a imagem; Tendem a retrair (encolher); Compostas pela derivação do azul, roxo e verde.

PSICOD. DAS CORES NA COMUNICAÇÃO Parâmetro das Cores Temperatura: Neutras: Não há predomínio de tonalidades quentes ou frias; Compostas pela mistura com o preto, branco, cinza.

PSICOD. DAS CORES NA COMUNICAÇÃO Parâmetro das Cores Temperatura:

PSICOD. DAS CORES NA COMUNICAÇÃO Parâmetro das Cores Temperatura: O mesmo laranja, sobre fundo vermelho, parece mais amarelado e mais claro que sobre fundo amarelo. Em contraste com vermelho e com azul, o mesmo violeta parece mais azulado e mais escuro no primeiro caso.

Fundos muito escuros aumenta os contrastes das cores. PSICOD. DAS CORES NA COMUNICAÇÃO Parâmetro das Cores Temperatura: Fundos muito escuros aumenta os contrastes das cores. Fundos claros e brancos diminuem os contrastes e prejudica leitura de cores claras.

PSICOD. DAS CORES NA COMUNICAÇÃO DIMENSÃO: porque aumenta e diminui, aparentemente, os ambientes. PESO: porque torna, aparentemente, os volumes mais leves ou pesados. ILUMINAÇÃO: porque absorve uma parte da luz recebida e reflete outra.

PSICOD. DAS CORES NA COMUNICAÇÃO TEMPERATURA: porque imprime a ideia subjetiva de “quente” e “frio”. SIMBOLISMO: porque se relaciona com as tradições. EMOÇÃO: porque se associa diretamente ao nosso psiquismo.

PSICOD. DAS CORES NA COMUNICAÇÃO É na captação desse fenômeno que a Publicidade se apoia para realizar sua função primordial: • contribuir para a venda; • construir uma imagem; • perpetuar o interesse.

Download da Semana 05 www.estudiomultifoco.com.br/ftc