Mapeamento e Redesenho de Processos

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Transcrição da apresentação:

Mapeamento e Redesenho de Processos Programa Educacional do Ministério Público do Estado do Acre Mapeamento e Redesenho de Processos Prof. Pedro Paulo de Oliveira Melo

Situação Atual – Processos “Como são” Data da entrega: O que entregar: 1. Mapa do processo atual com as atividades numeradas Nesse período recomenda-se aos grupos envolver as pessoas que não estão participando do treinamento e que tenham como contribuir com os processos críticos. Objetivo é multiplicar. As Rupturas do processo deverão ser numeradas e com o seu número assinalado na (s) linha(s) de (setas) das atividade(s) correspondentes do processo. 3. As rupturas deverão se classificadas conforme Matriz de Classificação. 4. Tabela com as interfaces com outros processos e avaliação das consequências dos processos uns sobre os outros. 5. Apresentar a tabela com os Indicadores de Desempenho. 6. Cada Grupo deverá elaborar um cronograma de suas reuniões e enviá-lo para Luciana, para fins de suporte e monitoramento 7.Recomenda-se não deixar as reuniões para a última hora. 8. O fluxograma pode ser apresentado em flip-chart e postit ou em meio eletronico (O Uso de Software Visio ou BIZAGI) Os trabalhos deverão ser elaborados valorizando-se a estética e clareza .

Atividade para entrega nos dias 7 e 8/08 INSTRUÇÕES 1. Elaborar um fluxograma do Processo escolhido , que reflita exatamente a maneira como as atividades do processo são realizadas HOJE (as is), e Não a maneira ideal ! 2. Registrar os seguintes dados Nome do processo Objetivo do processo Atenção na definição do objetivo - a clara definição do objetivo é fundamental para compreensão e entendimento do processo. Verifique o seu relacionamento com os objetivos estratégicos - é necessário que o processo esteja às Alinhado ás Estratégias. Nesta fase ( Processo Atual) é possível avaliar o desalinhamento do processo com as estratégias Produto(s) do Processo Identifique as principais rupturas do processo Identifique as interfaces com outros processos, indicando os processos com os quais interrelaciona. Avalie como o processo influencia e como é influenciado por outros processos da organização. (indique os processos e as consequências dessas influencias)

FREQUÊNCIA VERSUS GRAVIDADE CLASSIFICAÇÃO DAS RUPTURAS Muito Alta Alta Média Baixa Muito Baixa 10 15 20 25 12 16 20 12 15 10 Muito Baixa Baixa Média Alta Muito Alta GRAVIDADE

CLASSIFICANDO RUPTURAS ATIVIDADE ONDE OCORRE FREQUENCIA GRAVIDADE F X G

INTERFACES COM OUTROS PROCESSOS INFLUENCIA OS SEGUINTES PROCESSOS CONSEQUÊNCIAS

INTERFACES COM OUTROS PROCESSOS É INFLUENCIADO PELOS SEGUINTES PROCESSOS CONSEQUÊNCIAS

Indicadores de Desempenho Exemplos DESCRIÇÃO ÍNDICE (fórmula de cálculo) FONTE COLETA DE DADOS PERIODI- CIDADE META Tempo Médio de Resposta Somatório dos Tempos de Resposta Nº de consultas no mês Relatório de coleta de preços (cotação) Mensal ≤ 48 horas Pontualidade de entrega Total de pedidos entregues no prazo x 100 Total de pedidos entregues Relatório de Inspeção de recebimento Semanal ≥ 95% Não conformidade de Produto Adquirido Qdade. de Produto Não-Conforme x 100 Total de produtos recebidos ≤ 3% Devolução Quantidade Produtos Devolvidos x 100 Total de Produtos Recebidos Relatório de Devolução ≤ 2%