ORDEM DE SERVIÇO.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Segurança e Saúde no Trabalho
Advertisements

SEGURANÇA E SAÚDE OCUPACIONAL - SGSSO
Osny Ferreira de Camargo
OHSAS Antecedentes: Versão 1999
Segurança no Transporte dos Trabalhadores do
Investigação de Acidentes Segurança, Saúde e Meio Ambiente
CURSO BÁSICO DE SEGURANÇA
Ponto 4 Segurança e Medicina do Trabalho
UNIVALI –Universidade do Vale do Itajaí
SESMT Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho.
Informações Gerais Ênfase maior a Saúde x Segurança
Revisão.
Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho
CIPA COMISSÃO INTERNA DE PREVENÇÃO DE ACIDENTE.
Equipamentos de Proteção Individual
Higiene e Segurança do Trabalho
Integração de Segurança
Higiene e Segurança do Trabalho
Pontos Relevantes e Contribuições para a Segurança dos Trabalhadores
Elementos de um Programa Eficaz em Segurança e Saúde no Trabalho
DICAS DE PREVENÇÃO DE ACIDENTES E DOENÇAS NO TRABALHO “MODELO SESI”
Gestão de Negócios Aula 9 Haroldo Andrade.
Responsabilidades.
Perfil e Atribuições Equipe Enfermagem Trabalho
Segurança e Medicina do Trabalho
Profº.: MSc. Elizabeth Spengler Cox de Moura Leite Alunos:
Conceito Legal Equipamento de Proteção Individual é todo dispositivo ou produto, de uso individual, utilizado pelo trabalhador, destinado a proteção de.
Objetivos da Higiene e Condições Ambientais do Trabalho
FMEA 3ª Edição Análise do Modo e Efeito de Falha Potencial ou
RESPONSABILIDADES LEGAIS NA GESTÃO DA SAÚDE E SEGURANÇA DOS TRABALHADORES SEMANA DA SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO 13/11/2008.
Política Sociedade e Gestão Social Contemporânea
PGR- Programa de Gerenciamento de Riscos
CURSO TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO
UNIVALI –Universidade do Vale do Itajaí
NO AMBIENTE DE TRABALHO
Segurança do Trabalho Curso: Administração Profa. MSc Camila Ilário.
Segurança do Trabalho Enfª Carina.
Equipamento de Proteção Coletiva E P C
Departamento de Segurança e Medicina do Trabalho
Programa de controle médico de saúde ocupacional PCMSO – NR 7
NR 04 – SESMT 4.1 As empresas privadas e públicas, os órgãos públicos da administração direta e indireta e dos poderes Legislativo e Judiciário, que possuam.
Principais Normas Regulamentadoras
SEGURANÇA,MEIO AMBIENTE E SAÚDE
Equipamento de Proteção Individual (EPI) NR - 6
Programa de prevenção de riscos ambientais – PPRA
SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL
Módulo de Saúde Ocupacional – AULA 4 Prof.º Marivaldo Oliveira
HIGIENE E SEGURANÇA NO TRABALHO
NR-9 PPRA A NR 9 trata do PPRA, ou Programa de Prevenção de Riscos Ambientais. O Objetivo dessa norma é garantir a saude e a integridade física do trabalhador.
ESPAÇOS CONFINADOS P E R I G O PROIBIDA A ENTRADA RISCO DE MORTE
Segurança e Medicina do Trabalho
Fonte:OIT. Abordagem sobre a elaboração de PCMAT (incluindo o PPRA) do ponto de vista do TEM e das empresas.
É a etapa dos trabalhos de auditoria onde se definide a natureza dos exames (quais os procedimentos a serem aplicados), a extensão dos exames (quanto será.
Subsistema de Higiene e Segurança do Trabalho
SERVIÇO ESPECIALIZADO DE ENGENHARIA E MEDICINA DO TRABALHO SESMET
Trabalho em Altura.
Treinamento de uso e conservação de epis
Elementos de um Programa Eficaz em Segurança e Saúde no Trabalho
Norma Regulamentadora 6 Equipamento de Proteção Individual EPI
Higiene do trabalho “Conjunto de normas e procedimentos voltado para a integridade física e mental do trabalhador, preservando-o dos riscos de saúde inerentes.
RESPONSABILIDADES Imperícia Empregado não treinado ou não preparado para tarefa que lhe foi designada. Imprudência Não utilizar equipamentos de proteção.
BIOSSEGURANÇA LABORATORIAL
CIPA – COMISSÃO INTERNA DE PREVENÇÃO DE ACIDENTES
Segurança ocupacional Carlos Alberto Daniel Antonelo Pedro Celso Ricardo Nene.
PREMISSA: Não existe risco inerente ao trabalho, o que há são situações e fatores de risco peculiares a determinadas atividades/ambientes de trabalho,
Sistema de gestão em Saúde e Segurança do Trabalho
ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE SISTEMA ESTRUTURADO
HIGIENE E SEGURANÇA DO TRABALHO
Transcrição da apresentação:

ORDEM DE SERVIÇO

O QUE É UMA ORDEM DE SERVIÇO, RELACIONADA À SEGURANÇA DO TRABALHO? É um documento que visa minimizar os riscos de acidentes do trabalho e a melhorar o desempenho operacional e a qualidade da produção , pois descreverá a atividade de cada colaborador, relacionando as questões de segurança e treinamentos necessários para cada função.

FUNDAMENTAÇÃO LEGAL De acordo com a Lei 6.514, 22 de dezembro de 1977, art. 157 Inciso II e com a NR – 1 Íten 1.7 alínea b), está descrito que: Cabe ao empregador, elaborar as Ordens de Serviços sobre segurança e medicina do trabalho, dando ciência aos empregados, com os seguintes objetivos: (C=101.002-6=1) Divulgar as obrigações e proibições; Dar conhecimento aos empregados de que serão passíveis de punições, em caso de descumprimento da OS; Determinar procedimentos em caso de acidente do trabalho, Medidas adotadas pela empresa para a eliminação/neutralização/minimização da insalubridade e das condições insalubres de trabalho.

OPORTUNIDADES Melhorar o desempenho operacional através dos treinamentos programados; Assegurar a realização de treinamentos operacionais; Reduzir os índices de 2º qualidade ocasionados pelo desconhecimento completo da tarefa/função.

PONTOS INTERNOS Revisar as descrições de função, assegurando que reflitam a realidade das áreas; Divulgar as normas internas de conduta; Usar o documento como ferramenta de integração dos novos funcionários, Reduzir os índices de acidentes do trabalho Prevenir perdas em processo trabalhistas;

ESTRUTURA DO DOCUMENTO IDENTIFICAÇÃO DO TRABALHADOR – descrever os dados de casdastro do colaborador, como: n° do cadastro, nome, admissão, cargo, função, n° função, turno, departamento. ATIVIDADES DESENVOLVIDAS – é descrição minuciosa de todas as atividades que o colaborador desenvolve durante toda sua jornada laboral.

ESTRUTURA DO DOCUMENTO RISCOS DE OPERAÇÃO - acontecimento possível, futuro e incerto, seja quanto à sua característica (ato ou condição inseguro), seja quanto ao momento em que se deverá produzir (acidente/doença/morte), independente da vontade humana e de cuja ocorrência decorrem prejuízos de natureza econômica. EPI’s –USO OBRIGATÓRIO – considera Equipamento de Proteção Individual, todo dispositivo ou produto, de uso individual utilizado pelo trabalhador, destinado a proteção riscos suscetíveis de ameaçar a segurança e a saúde do mesmo, minimizando assim sua exposição ao risco.

ESTRUTURA DO DOCUMENTO MEDIDAS PREVENTIVAS – é um conjunto de ações existente dentro da empresa ou estabelecimento, que visam reduzir o índice de acidentes ou incidentes, como: Medidas proteção coletiva; Medidas de organização do trabalho; Medidas de higiene e conforto. NORMAS INTERNAS – é um conjunto de obrigações e proibições adiministrativas e de segurança do trabalho, em que o colaborador estará sujeito, mediante sua função.

ESTRUTURA DO DOCUMENTO TREINAMENTO(S) NECESSÁRIO(S) – é conjunto de exercícios práticos que ajudam o crescimento global da empresa que está diretamente ligado ao auto-desenvolvimento humano, com ganho de novas habilidades e conhecimentos pessoais, reduzindo assim possíveis acidentes ou incidentes PROCEDIMENTOS EM CASO DE ACIDENTE – é conjuto de ações que deverão ser desencadeadas pelo colaborador em caso de acidente do trabalho, podendo ser o mesmo especifíco de uma função ou padrão, podendo atender a todas as funções da empresa ou estabelecimento.

ESTRUTURA DO DOCUMENTO CARACTERIZAÇÃO DA EXPOSIÇÃO – Deverá ser descrito se há ou não a percepção do adicional de insalubridade ou periculosidade (mediante LTCAT). TERMO DE RESPONSABILIDADE– será a concordância entre o contratato para com a contratante, que estará sujeito a punição fundamentada em legislação específica, caso venha o mesmo desrespeitar a Ordem de Serviço.

Coletando os Dados! - Definir a estrutura do documento; - Verificar as descrições das atividades desenvolvidas; - Realizar entrevista com algumas pessoas da função; - Identificar as medidas preventivas; - Classificar os riscos identificados; - Criar as descrições dos riscos identificados e medidas preventivas; - Identificar os EPI´s recomendados para as funções; - Identificar os treinamentos necessários para função - Criar normas de conduta - Elaborar o procedimento em caso de acidente;

QUANDO EMITIR? Admissão; Mudança de Função; Afastamento com mais de 30 dias; Reabilitação; Cada 2 anos.