Professora: Liliana M. Passerino Professora: Karoline

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Transcrição da apresentação:

Pedantismo, prática pedagógica na renascença, e sua influência na educação atual. Professora: Liliana M. Passerino Professora: Karoline Caroline Cristiano Cardoso carolineccardoso@gmail.com

Hipóteses Problema Na vivência acadêmica pode se perceber que há na educação contemporânea práticas pedagógicas que podem ser identificas como pedantismo, tal como descrito pelos filósofos renascentistas. Nesse sentido pretende-se verificar se ainda são válidas as críticas desses filósofos com relação à prática pedagógica pedante também nos dias atuais.

Objetivo geral Fazer uma reflexão filosófica e pedagógica sobre o pedantismo em obras realizadas por autores da renascença como Erasmo de Rotterdam, Michel Montaigne e Giordano Bruno, analisando as teorias curriculares atuais a partir de uma visão crítica apresentada por esses filósofos.

Objetivos específicos: Identificar e analisar práticas pedagógicas pedantes contemporâneas a partir das críticas identificadas nas leituras dos três filósofos renascentistas.

Justificativa A prática pedagógica pedante é vazia de significado. Nesta pratica não existe aprendizagem, transmite-se um conhecimento descontextualizado e tendencioso. Valoriza-se uma educação aparente, importando-se mais com o acúmulo do conhecimento e seu significado formal, sem focar (pouco se importando com) na qualidade das experiências formativas. Percebendo que muitas vezes dentro da universidade acaba-se reproduzindo esse conhecimento pedante. O presente projeto busca resgatar nos clássicos as críticas sobre esse tema que foram realizadas no período da renascença. Por isso é importante refletir sobre o que é pedantismo hoje e de que forma isso repercute na educação contemporânea.

Fundamentação teórica: Este projeto de pesquisa pretende desenvolver uma investigação sobre o tema do pedantismo considerando de modo especial três obras de pensadores renascentistas: Elogio a loucura de Erasmo de Rotterdam, Os ensaios de Michel de Montaigne e O castiçal de Giordano Bruno. Para a interpretação destes textos serão utilizados estudos atualizados sobre o tema, dentre os quais: Hannah Arendt, Theodor Adorno, Maria Cristina Theobaldo, W. Neuser e Nuccio Ordine.

Estado da Arte Estado da arte Trabalho Autores Resumo Castiçal BRUNO, Giordano Crítica as práticas pedagógicas de escolas de seu tempo Elogio à loucura ROTTERDAM, Erasmo Crítica a educação renascentista Os ensaios MONTAIGNE, Michel Crítica ao pedantismo como uma pré-condição para o desenvolvimento na educação

Metodologia Essa pesquisa, de cunho qualitativo, será estruturada como estudo de caso exploratório. Inicialmente para embasar os estudos será realizado um levantamento bibliográfico seguido pela leitura e análise interpretativa dos textos que tratam do problema do pedantismo no renascimento, a partir dos filósofos indicados. O estudo de caso será o curso de Pedagogia da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). A delimitação do caso será feita a partir do exame do currículo do curso de pedagogia da Faculdade de Educação da UFRGS. Uma vez delimitado o campo, será realizado uma entrevista aberta com questões que analisam as práticas pedagógicas dentro da academia, que será encaminhado aos alunos de quarto e quinto semestre, que estão se preparando para prática pedagógica. Com a análise dessas entrevistas, pretende-se identificar a existência de pedantismo nas práticas pedagógicas atuais no meio acadêmico. A análise dos dados coletados será realizada a partir das categorias que emergirão dos estudos teóricos de teses e dissertações sobre esse assunto, bem como dos dados coletados

CRONOGRAMA E PLANO DE TRABALHO PERÍODO DE TRABALHO 1. Primeira Etapa 1.1 Revisão e Estudo bibliográfico sobre o pedantismo na filosofia da educação na renascença. Organização de fichamentos das leituras realizadas dos livros: Os ensaios de Michel de Montaigne, O castiçal de Giordano Bruno e o Elogio a loucura de Erasmo de Rotterdam. Agosto/Outubro 2012 1.2 revisão e fichamento da literatura secundaria sobre o tema. (Hannah Arendt, Theodor Adorno, Maria Cristina Theobaldo, W. Neuser, Nuccio Ordine) Discussão e análise dos dados levantados. Relacionando com as práticas docentes na Faculdade de Educação. Setembro/dezembro 2012 1.3 Elaboração de um questionário Novembro/dezembro 2012 2. Segunda Etapa 2.1 Elaboração do Relatório com analise reflexiva dos textos estudados e das práticas observadas Janeiro/Fevereiro /Março 2013 2.2 Aprofundamento dos estudos com base nas dissertações e teses recentes sobre o assunto. Fevereiro/Março 2013 2.3 Aplicação e análise do questionário aos alunos de quarto e quinto semestre de Pedagogia na Faculdade de Educação da UFRGS Abril/maio 2013 3. Quarta Etapa 3.1 Elaboração de relatório final, e participação em eventos científicos (SIC - 2013) Abril/Maio/Junho 2013 3.2 Preparação de artigo para divulgação em revistas especializadas. Julho/Agosto 3.3 apresentação do Relatório Final Agosto 2013 Estado da Arte