A INFLUÊNCIA DO LAYOUT NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A INFORMÁTICA COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA NO ENSINO DE QUÍMICA.
Advertisements

Parceira Programa SuperAção e Escola de Tempo Integral
Eveline de Oliveira Medeiros 4° Período
Relação professor/aluno
Angélica/MS.
Revisão Unidade 01 Tecnologias na sociedade, na vida e na escola
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
APLICAÇÃO DE TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA BIBLIOTECA E SALA DE AULA POR: Ana Rita de Césaro, Daiane de Souza Waltrick, Andréa Oliveira e Carla.
Curso de novas tecnologias na escola
AS TICS E A ESCOLA.
AS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO
INTRODUÇÃO A EDUCAÇÃO DIGITAL
O COMPUTADOR COMO MEIO E COMO FIM
PROJETO DE INFORMÁTICA
BOLSA ALFABETIZAÇÃO 2º semestre / 2008.
DIDÁTICA E METODOLOGIA NO ENSINO SUPERIOR
TECNOLOGIA EDUCACIONAL II Curso de Pedagogia – 4º Período Aula 03
Informática na Educação
TECNOLOGIA E O CAMPO EDUCACIONAL EDUCAÇÃO
Teorias construtivistas Grande parte da produção e do debate sobre aprendizagem gira em torno do Construtivismo.
Por quê o computador na educação?
TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS
Informática na Educação
O uso dos softwares nas escolas
Apresentação dos Conteúdos Programáticos
Feiras e Mostras em Ciências, Cultura e Tecnologia
Componentes: Jessica Rodrigues Carla Mattos Giovanna Dutra
Softwares Educativos: possibilidades e limitações
Pederneiras- São Paulo
Informática na Educação
Tecnologia e Educação.
Propostas de layout Modelo 1
Capacitação dos professores
Softwares Softwares são conjuntos de instruções (programas de computador) que ao serem executadas desempenham uma função desejada.
AD EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
APRENDER POR PROJETOS. FORMAR EDUCADORES Pedro Ferreira de Andrade
O Ensino de Ciências e suas Relações com o Contexto Social
1ª. AULA Disciplina: Identidade, Cultura e Sociedade: História e Geografia I.
O Currículo e a Organização do Ensino de Matemática
OFICINA “ A importância das Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação, através do computador"
OBJETOS DE APRENDIZAGEM - OA RIVED
Disciplina: Estágio Supervisionado I
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA
Necessidades Especiais, Docência e Tecnologias
EDUCAÇÃO COM EMOÇÃO: A IMPORTÂNCIA DA AFETIVIDADE NO AMBIENTE ESCOLAR
SEMINÁRIO PROINFO E TV ESCOLA REGIONAL - NORDESTE 5.
Ferramental Pedagógico para a EAD Parte II
Docentes y Tecnologías de Información y Comunicación.
Aprendizagem com computador Domínio técnico e pedagógico não deve acontecer separadamente. Educador – deve indagar se o uso do computador está ou não contribuindo.
Apresentação inicial A Educopédia é uma plataforma de aulas digitais colaborativas que possui: • Um ambiente de fácil navegação; • Conteúdo de qualidade;
O profissional da gestão escolar e suas implicações
Recursos metodológicos,tecnológicos e multimídia Acadêmicas : Ethiani Vieira, Ilza Reis, Rita Prates Profª Mariangela Ziede.
Softwares Educacionais – Cód
Antoni Zabala – Capitulo 1,2 e 3
Computer & Education Tópicos Especializados em Engenharia de Software Alexandre Barbosa Cazeli Denis Colli Spalenza.
Mecanismos de motivação dos profissionais da educação para o uso das tecnologias   BLOG:
“Projetos para Suporte à Implementação do Currículo”
Situação de Aprendizagem
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
Informática na Educação
Elvia Nunes Ribeiro - CEFET-GO –
APLICAÇÃO DE JOGOS COMO RECURSO DIDÁTICO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENIDZAGEM NO ANOS INICIAIS NO ENSINO FUNDAMENTAL.
O computador como Meio e como Fim...
Buscando elementos na internet para uma nova proposta pedagógica Cristiane Barroso.
CLIQUE AQUI PARA INICIAR O JOGO Você recebeu um Comunicado com o seguinte teor: “O projeto Água Hoje e Sempre Consumo Sustentável tem como objetivo.
Pedagogia do Esporte Roberto Rodrigues Paes
PROJETOS A tecnologia como ferramenta nos trabalhos com PROJETOS, visando o desenvolvimento das Múltiplas Inteligências Nilbo Ribeiro Nogueira.
Softwares Educacionais
Transcrição da apresentação:

A INFLUÊNCIA DO LAYOUT NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM Disciplina: Recursos Pedagógicos, Tecnológicos e Multimídia Professora: Mariangela Kraemer Lenz Ziede Alunas: Maria Cristina e Viviani

Quando pensamos em ambientes educacionais, muitos fatores devem ser analisados, tais como: Quantos computadores precisaram instalar; Qual a configuração dos computadores; Os computadores ficaram em rede; Qual rede deve ser utilizada; É necessário que todos os computadores possuam kits multimídia; Devemos colocar a internet em todos os computadores; Que tipo de conexão de acesso a internet vamos utilizar; Quais softwares são comprados, e esses softwares são multiusuários ou monousuários; Quem será o coordenador das atividades do ambiente de informática e quais suas funções.

Uma das variáveis e que mais afetam a dinâmica da aula, está relacionada à distribuição dos equipamentos e móveis.

ALGUNS ITENS A SER OBSERVADOS Para quais objetivos a sala esta sendo concebida; De que forma devem ser distribuídos os computadores Espaço para o fluxo entre alunos e professor; Disponibilizar mesas sem computador para que o professor possa utilizar a sala para outras atividades; As salas não devem ser muito grandes para não dificultar a comunicação entre aluno professor e aluno - aluno; Devem ser evitadas estruturas físicas como divisórias as quais bloqueiam o som e a visualização dos alunos e professor; Disponibilizar locais apropriados para impressora, scaners e canhões de projeções; Os estabilizadores devem ficar longe dos pés dos alunos para evitar desligamento do equipamento

ESPAÇO FÍSICO Alguns modelos e considerações: Modelo 01 Facilita o fluxo de alunos e Professor; Facilita a interação dos alunos, maior Colaboração e cooperação entre eles; Melhor visualização do professor em relação aos alunos.

MODELO 02 Possibilita que o professor desenvolva atividades com ou sem computador; Esse ambiente é adequado para as escola que possuem espaços amplos; Também indicado para as escolas que não possuem muitos computadores.

Modelo 03 Facilita o fluxo de alunos e Professor; Facilita a interação dos alunos, maior Colaboração e cooperação entre eles; Melhor visualização do professor em relação aos alunos. Permite melhor aproveitamento de espaço para disponibilizar maior número de computadores

Modelo 04 Promove e facilita interações diagonais das equipes; É necessário um espaço físico maior; Possibilita a construção de um ambiente de aprendizagem sem definições e hierarquia

A EVOLUÇÃO DA APLICABILIDADE DA INFORMÁTICA O uso da informática em escolas é bem mais complexo que a utilização de outro recurso didático sua função é muito diversificada oportuniza comunicar,criar desenhos, efetuar cálculos,simular fenômenos entre muitas outras ações.

A escola é uma das instituições que mais demoram a inovar e avançar muito pouco tem mudado desde a caneta esferográfica. Nos ambientes escolares, os computadores esta forçando a escola mudar , mas a mudança se da de forma lenta.

PROJETO ACCOT Apresenta cinco estágio para evolução instrucional com computadores : Exposição; Adoção; Adaptação; Apropriação; Inovação.

No processo de ensino-aprendizagem propõe uma nova caracterização: Iniciação ===> Empolgação Adaptação ===> Intermediação Incorporação ===> Absorção

Iniciação ===> Empolgação Nesta fase é quando a escola adquire os computadores, e neste ambiente passa ser visitado frequentemente por professores, alunos, pais, profissionais da escola; Mas, o simples fato de ter o equipamento não significa um diferencial, é preciso utilizar, determinar a validade e objetivo da informática na educação. Professores que utilizam dessa tecnologia com recursos didáticos já dominados, acabam se frustrando. Durante essa fase, muitos professores de deparam com alunos que detém um conhecimento superior aos seus. É um ótimo ambiente para troca de conhecimento

Adaptação ===> Intermediação Nesta fase é na qual os professores já possuem um melhor nível de conhecimento e se preocupam em integrar seus planos de aulas em função do computador; A principal característica desta fase é o processo de mudança; Muitas vezes a aplicação da informática voltada para disciplinas de forma isolada.

Incorporação ===> Absorção Nesta fase ocorre a absorção natural por parte dos professores, utilizam a informática em seus planos de aula, ocorre a instrução interdisciplinar, multidisciplinar e transdisciplinar com base em projetos. Os trabalhos ocorrem em grupos com divisões de tarefas

A duração de cada uma dessas fases variam muito: Realidade escolar Do próprio professor A utilização da tecnologia computacional na área da educação é indiscutível como necessária no sentido pedagógico como social. Hoje temos um novo conceito de inteligência, em que podemos desenvolver diversas habilidades (lógico-matemática lingüística, interpessoal, intrapessoal, espacial, musical,corpo-cinestésica, naturista e pictórica).

O professor assume um papel de facilitador, organizador, coordenador e parceiro. Cabe a escola um novo papel, proporcionar desafios aos alunos, enfatizando a capacidade de pensar e tomar decisões. A utilização adequada da informática na educação tem como objetivo desenvolver habilidades de pensamento; comunicação; estrutura lógica; estimula a criatividade; motivador do processo de aprendizagem; estimulador de novos idiomas (pré-requisito mundial)e a globalização por ser poderoso meio de comunicação.

INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO BIBLIOGRAFIA INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO