Superintendência de Acompanhamento e Avaliação do Sistema Educacional – SUPAV Coordenação de Políticas Educacionais - CPE Guia do tutor
Quais os referenciais básicos do Progestão? Sucesso na aprendizagem dos alunos. Gestão democrática da escola pública. Formação continuada dos profissionais da educação. Prática do cursista. Desenvolvimento de competências profissionais. Ação-reflexão-ação, aprender fazendo e resolução de problemas.
Por que um programa de educação a distância? Possibilidade democrática de se atingir o maior número possível de interessados em aprender; Nas sociedades que passam por rápidas mudanças, faz-se necessária não só atualização permanente dos conhecimentos mas também uma educação para lidar com incertezas.
Por que um programa de educação a distância? Para formar lideranças comprometidas com a construção de um projeto de gestão democrática, focada no sucesso escolar dos alunos das escolas públicas do ensino fundamental e médio.
Quais as funções e tarefas do tutor? Facilitar o processo de aprendizagem do cursista. E como você vai facilitar e motivar o processo de aprendizagem do cursista?
O tutor e as situações ou ambientes de aprendizagem Estudo individual Estudos em equipe Encontros presenciais
Estudo individual: o que fazer? Assegurar-se de que os cursistas estão realizando as atividades previstas. Preparar esquemas e/ou listas de perguntas e dúvidas mais frequentes. Desenvolver entre os cursistas a sensação de que, mesmo quando estudam sozinhos, alguém está se preocupando com eles. Estimular os cursistas a elaborar um plano de estudo. Ter informações sobre o que os cursistas deveriam estar estudando em período determinado.
Estudo em equipe: como atuar? Facilitar e reforçar a existência de grupos de trabalho. Orientar os cursistas sobre os requisitos básicos para o trabalho em equipe: Escolha da coordenação Divisão de tarefas e responsabilidades Calendário de reuniões Avaliação do trabalho seguida de registro
Estudo em equipe: como atuar? Identificar e acompanhar as atividades que serão desenvolvidas em equipe. Servir de ponto de conexão junto às equipes. Desenvolver entre os cursistas o hábito de compartilhar experiências.
Encontros presenciais: quais as suas funções? Assegurar o comparecimento regular de todos os cursistas. Planejar os encontros. Coordenar a realização dos encontros presenciais: Apresentação dos módulos novos Sessão de vídeos Esclarecimento de dúvidas e questões Socialização das atividades em equipe Fechamento e avaliação dos módulos
O tutor ideal: quais as suas qualidades e competências? Ser um bom facilitador. Estimular o pensamento crítico. Promover no grupo o sentido do trabalho em equipe. Evitar que os cursistas percam a iniciativa. Estimular um clima de confiança e respeito.
O tutor ideal: quais as suas qualidades e competências? Ajudar os cursistas a ousar pensar. Ousar fazer perguntas que estimulem o raciocínio. Acompanhar o desempenho do cursista. Facilitar a aprendizagem individual. Enfatizar a aprendizagem e não o ensino.
Quais são as modalidades de tutoria? Natureza e objetivos Meios/estruturas A distância (com horário de plantão) Individual Atendimento a dúvidas Envio de orientações Feedback escrito Coletiva Atendimento a dúvidas de gestores com tarefas em equipe Meios: Fax, telefone, correio tradicional, correio eletrônico, ambiente virtual
Quais são as modalidades de tutoria? Natureza e objetivos Meios/estrutura Presencial Individual Atendimento a cursistas em horário de plantão para: Esclarecimento de dúvidas Feedbacks Orientações sobre o plano de estudo Coletiva Encontros presenciais agendados Atendimento eventual a cursistas que realizam atividades em equipe Locais e calendários estabelecidos
O tutor e a avaliação: como agir? Procure identificar e avaliar as dificuldades e necessidades de aprendizagem dos cursistas. Seu trabalho de avaliação deve ser processual. Incentive os cursistas a desenvolverem permanentemente sua auto-avaliação. Avalie as atividades desenvolvidas em equipe. Exercite também sua auto-avaliação.