Superintendência de Acompanhamento e Avaliação do Sistema Educacional – SUPAV Coordenação de Políticas Educacionais - CPE Guia do tutor.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
5º Encontro de Professores Coordenadores
Advertisements

Estágio de Apoio Docente
Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional
TUTORIA EM ÁREAS SEM ACESSO À INTERNET Prof. Ms. Larissa Sato Dias Centro Universitário do Pará – CESUPA
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
Comunicação e interação entre os atores responsáveis pela gestão EAD - experiência do Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas.
Fundação Roberto Marinho
PLANEJAMENTO E AÇÃO DOCENTE
TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO: ENSINANDO E APRENDENDO COM AS TIC
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
APLICAÇÃO DE TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA BIBLIOTECA E SALA DE AULA POR: Ana Rita de Césaro, Daiane de Souza Waltrick, Andréa Oliveira e Carla.
O COMPUTADOR COMO MEIO E COMO FIM
SISTEMÁTICA DE ACOMPANHAMENTO E AVALIAÇÃO DO TUTOR E CURSISTA
PROPÓSITO DO PROGESTÃO
Programa de Capacitação a Distância Para Gestores Escolares.
SISTEMÁTICA DO ENCONTRO PRESENCIAL. O que é o Encontro Presencial? Encontro é: Ato de encontrar,Choque, Confluência de rios. (Minidicionário da Língua.
A Construção de Políticas Públicas em Gênero e Raça
RESOLUÇÃO SE 93, de 08/12/2010 ESTUDOS DE RECUPERAÇÃO AOS ALUNOS DO CICLO II DO ENSINO FUNDAMENTAL E DO ENSINO MÉDIO.
“ TODA A ESCOLA PODE FAZER A DIFERENÇA”
Apresentação.
Fundamentos de Educação a Distância
OBJETIVO DA REFLEXÃO Conhecer o instrumento CHECKLIST DA SALA DE AULA e os procedimentos tanto para autoavaliação pelo professor quanto o acompanhamento.
I Encontro Nordestino de Escolas de Governo Trabalhando em
Governo do Estado do Tocantins Secretaria da Educação e Cultura
Secretaria da Educação e Cultura
Diretrizes Curriculares e Práticas Docentes
DIDÁTICA E METODOLOGIA NO ENSINO SUPERIOR
WIDS © WTCSF 1999 A Bibliomed tem o prazer de apresentar...
Produção do conhecimento em EAD
QUAIS SÃO AS FUNÇÕES DE QUEM PARTICIPA DO PROGESTÃO?
2006.
Metodologias ativas de aprendizagem Currículo integrado
PRÁTICAS TUTORIAIS EM EAD: REFLEXÕES ACERCA DA RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO
Lidar com adolescentes no Ensino Médio: missão impossível?
Funções e Atribuições do Diretor
FGV ONLINE Programa de Educação a Distância da Fundação Getulio Vargas.
PROGESTÃO ENCONTRO PRESENCIAL – MODULOS I E II SISTEMÁTICA DE ESTUDO
Currículo oficial de São Paulo
A REALIZAÇÃO DA AUTOAVALIAÇÃO PELA ESCOLA
O PROCESSO DE AUTO-AVALIAÇÃO NA GESTÃO ESCOLAR E O PRÊMIO NACIONAL DE REFERÊNCIA EM GESTÃO ESCOLAR Heloísa Lück.
Atribuições do Professor coordenador de apoio à gestão pedagógica
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
O Aluno a Distância e suas Necessidades
O Papel do Monitor.
PCEaD Programa de Capacitação em Educação a Distância
III Curso de Formação de Professor/Tutor em EaD
Curso de Medicina MANUAL PARA ELABORAÇÃO DO PORTIFOLIO
Caro aluno, Estas orientações foram elaboradas para auxiliar você em seu processo de tornar-se um aluno na modalidade a distância.
A Função do Professor Articulador
Gestão por Competências
Formação de Tutores a Distância
Apresentação inicial A Educopédia é uma plataforma de aulas digitais colaborativas que possui: • Um ambiente de fácil navegação; • Conteúdo de qualidade;
A IMPORTÂNCIA DO TUTOR COMO ORIENTADOR E MEDIADOR NOS CURSOS DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA FACINTER MARIA LUIZA NOSE ROSSI.
Avaliação da Aprendizagem em Matemática nos Anos Iniciais
III Encontro Nacional de Educação a Distância para a
Curso: Licenciatura em Matemática na modalidade à distância Centro de Ciências Físicas e Matemáticas Departamento de Matemática Coordenação acadêmica:
“Projetos para Suporte à Implementação do Currículo”
OBJETIVOS GERAIS: Priorizar, na gestão de sua escola, a dimensão pedagógica do trabalho escolar, de modo a promover a função social da instituição. Identificar.
CEFAPRO DE CÁCERES - ORIENTAÇÕES 2009:
CONTEÚDO, TECNOLOGIA E METODOLOGIA  TRILOGIA INSEPARÁVEL TPACK (do inglês, Technological Pedagogical and Content Knowledge) TECNOLOGIA PLATAFORMA E SUPORTE.
GESTÃO PARA A APRENDIZAGEM PROGRAMA DE FORMAÇÃO DE GESTORES VAGAS PARA CONSULTORES/FORMADORES Iniciamos o processo de seleção externa de Formadores de.
Logo escola Curso de elaboração de projetos Formadores: nome professor de informática nome do colega pedagoga Proinfo 2010.
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR
GOVERNO FEDERAL - MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO PROGRAMA UM COMPUTADOR POR ALUNO PREPARANDO PARA EXPANSÃO: LIÇÕES DA EXPERIÊNCIA PILOTO BRASILEIRA NA MODALIDADE.
JOGOS DE EMPRESA 4 PROF.DR. RENATO VAZ. DESENVOLVIMENTO DOS JOGOS DE EMPRESAS 1. Iniciação do jogo – Regras do Jogo: A primeira atividade necessária é.
Tecnologias na educação: ensinando e aprendendo com as TIC.
Federação das Apaes do Estado de Minas Gerais Coordenadoria Pedagógica Adriana Bueno Vieira
Proposta do Curso Elaboração de Projetos (40h) FORMADORES: FÁBIO NOGUEIRA KAAM COORDENADORA: ROSEMEIRE NOGUEIRA B. KAAM PREFEITURA DA ESTÂNCIA TURÍSTICA.
O papel pedagógico do órgão gestor
Transcrição da apresentação:

Superintendência de Acompanhamento e Avaliação do Sistema Educacional – SUPAV Coordenação de Políticas Educacionais - CPE Guia do tutor

Quais os referenciais básicos do Progestão? Sucesso na aprendizagem dos alunos. Gestão democrática da escola pública. Formação continuada dos profissionais da educação. Prática do cursista. Desenvolvimento de competências profissionais. Ação-reflexão-ação, aprender fazendo e resolução de problemas.

Por que um programa de educação a distância? Possibilidade democrática de se atingir o maior número possível de interessados em aprender; Nas sociedades que passam por rápidas mudanças, faz-se necessária não só atualização permanente dos conhecimentos mas também uma educação para lidar com incertezas.

Por que um programa de educação a distância? Para formar lideranças comprometidas com a construção de um projeto de gestão democrática, focada no sucesso escolar dos alunos das escolas públicas do ensino fundamental e médio.

Quais as funções e tarefas do tutor? Facilitar o processo de aprendizagem do cursista. E como você vai facilitar e motivar o processo de aprendizagem do cursista?

O tutor e as situações ou ambientes de aprendizagem Estudo individual Estudos em equipe Encontros presenciais

Estudo individual: o que fazer? Assegurar-se de que os cursistas estão realizando as atividades previstas. Preparar esquemas e/ou listas de perguntas e dúvidas mais frequentes. Desenvolver entre os cursistas a sensação de que, mesmo quando estudam sozinhos, alguém está se preocupando com eles. Estimular os cursistas a elaborar um plano de estudo. Ter informações sobre o que os cursistas deveriam estar estudando em período determinado.

Estudo em equipe: como atuar? Facilitar e reforçar a existência de grupos de trabalho. Orientar os cursistas sobre os requisitos básicos para o trabalho em equipe: Escolha da coordenação Divisão de tarefas e responsabilidades Calendário de reuniões Avaliação do trabalho seguida de registro

Estudo em equipe: como atuar? Identificar e acompanhar as atividades que serão desenvolvidas em equipe. Servir de ponto de conexão junto às equipes. Desenvolver entre os cursistas o hábito de compartilhar experiências.

Encontros presenciais: quais as suas funções? Assegurar o comparecimento regular de todos os cursistas. Planejar os encontros. Coordenar a realização dos encontros presenciais: Apresentação dos módulos novos Sessão de vídeos Esclarecimento de dúvidas e questões Socialização das atividades em equipe Fechamento e avaliação dos módulos

O tutor ideal: quais as suas qualidades e competências? Ser um bom facilitador. Estimular o pensamento crítico. Promover no grupo o sentido do trabalho em equipe. Evitar que os cursistas percam a iniciativa. Estimular um clima de confiança e respeito.

O tutor ideal: quais as suas qualidades e competências? Ajudar os cursistas a ousar pensar. Ousar fazer perguntas que estimulem o raciocínio. Acompanhar o desempenho do cursista. Facilitar a aprendizagem individual. Enfatizar a aprendizagem e não o ensino.

Quais são as modalidades de tutoria? Natureza e objetivos Meios/estruturas A distância (com horário de plantão) Individual Atendimento a dúvidas Envio de orientações Feedback escrito Coletiva Atendimento a dúvidas de gestores com tarefas em equipe Meios: Fax, telefone, correio tradicional, correio eletrônico, ambiente virtual

Quais são as modalidades de tutoria? Natureza e objetivos Meios/estrutura Presencial Individual Atendimento a cursistas em horário de plantão para: Esclarecimento de dúvidas Feedbacks Orientações sobre o plano de estudo Coletiva Encontros presenciais agendados Atendimento eventual a cursistas que realizam atividades em equipe Locais e calendários estabelecidos

O tutor e a avaliação: como agir? Procure identificar e avaliar as dificuldades e necessidades de aprendizagem dos cursistas. Seu trabalho de avaliação deve ser processual. Incentive os cursistas a desenvolverem permanentemente sua auto-avaliação. Avalie as atividades desenvolvidas em equipe. Exercite também sua auto-avaliação.