Metodologias de Intervenção Psicológica

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
SAISS Sistema de Apoio às Instituições de Solidariedade Social
Advertisements

PLANO DE ACTIVIDADES.
I SIMPÓSIO REGIONAL DE SAÚDE DA FAMÍLIA PRAIA GRANDE
O Enfermeiro de Saúde Familiar.
Intervenção Social nos
Grupo de Pesquisa e Pós-Graduação Hospital de Clínicas de Porto Alegre
Superintendência de Acompanhamento e Avaliação do Sistema Educacional – SUPAV Coordenação de Políticas Educacionais - CPE Guia do tutor.
SESSÃO DE ESCLARECIMENTO
PSICOLOGIA DA SAÚDE José A. Carvalho Teixeira
Paulo Henrique D´Ângelo Seixas
Contexto Atual e Visão Futura do Hoje Novas Perspectivas de Atuação
Apresentação dos Conteúdos Programáticos
O Portefólio “Outra forma de avaliar”
Metodologias ativas de aprendizagem Currículo integrado
Projecto Escxel – Escola Secundária Quinta do Marquês - Oeiras Breves reflexões sobre o Projecto Escxel na nossa escola 1 de Outubro de 2010.
- TRABALHO … processo de reabilitação profissional na Inclusão Social
Habilidades em Comunicação V
Ciclo de Workshops Comportamentais
A INTERVENÇÃO NA COMUNIDADE NA FORMAÇÃO DOS FISIOTERAPEUTAS
Transmissão Mãe – Filho
Intervenção psicológica
EQUIPAMENTOS DE PROTECÇÃO COLECTIVA
ISCS-N CURSO INSTITUTO SUPERIOR CIÊNCIAS SAÚDE-NORTE
ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO
TECNOLOGIAS DE GESTÃO DO CUIDADO EM SAÚDE
O PLANEJAMENTO ESCOLAR
Maryline Rébillon COMMENT DIRE, Paris (França).
CUIDADOS CONTINUADOS FISIOTERAPIA EM PALIATIVOS
Curso de saúde mental para equipes da atenção primária (2) - Módulo II
Lumiar. Constituir-se como uma entidade de referência no desenvolvimento de soluções formativas dinamizadoras da valorização profissional, pessoal e.
Técnicas Relacionais em Saúde Sessão nº Maria Filomena Capucho.
Guia Europeu de Desabituação Tabágica para Hospitais Nico-hosp
…pessoas...aptidões...potencial...atitudes...performance...acções... …pessoas...aptidões...potencial...atitudes...performance...acções... A Comunicação.
Aval. Professores Definição de Objectivos Individuais.
QI_PME Norte Balanço de Competências Organizacional.
Consulta de Doença ONCOLÓGICA DIGESTIVA
A Gestão da Tomada de Decisão
Abordagem do Doente em Medicina Física e de Reabilitação Princípios Gerais da Especialidade Pedro Soares Branco Unidade de Ensino de Medicina Física e.
Reunião com as Associações Profissionais de Professores e Associações ou Sociedades Científicas Caparide, 13 de Dezembro de 2007.
Terapia comportamental
Perguntas de Modelação
Teoria cognitiva Factores que contribuíram para que a extensão cognitiva do modelo comportamental se tornasse uma necessidade da prática terapêutica: A.
TRABALHO EM EQUIPE Aleide Tôrres.
MODALIDADES TERAPÊUTICAS: INTERVENÇÕES EM CRISES
Animação Sociocultural
VISITA DOMICILIAR Teve seu marco no Brasil em
A PRÁTICA EDUCATIVA Antoni Zabala.
O que é Enfermagem? PROFA. HALENE MATURANA..
Metodologia e Didáctica A preparação do ensino ANÁLISE e ESCOLHA das ACTIVIDADES João Manuel Petrica.
(Notas João Filipe Matos, 2004)
O que é o autismo: O autismo é uma perturbação do neurodesenvolvimento. Provavelmente, o autismo não é devido a uma causa única. É possível que existam.
UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO
VISITA DOMICILIAR Teve seu marco no Brasil em
IV CONGRESSO DE EDUCAÇÃO MÉDICA DA REGIONAL ABEM RJ/ES VALORIZANDO A NARRATIVA DE PROFISSIONAIS NO ENSINO DA RELAÇÃO MÉDICO- PACIENTE: UM EXERCÍCIO PEDAGÓGICO.
Semana de Psicologia PUC – RJ O Psicólogo no Hospital Geral O Psicólogo no Hospital Geral Apresentação: Decio Tenenbaum Apresentação: Decio Tenenbaum Material.
Psicologia no desporto
Módulo 4 – Legislação desportiva
NOÇÕES BÁSICAS SOBRE INTERVENÇÃO EM SAÚDE
GRUPO B A Segurança do doente: Da prescrição ao resultado final.
Uma Abordagem Interdisciplinar no Tratamento à Dependência Química:
4 de Julho 2006 Características Comuns a todas as Auditorias Independentemente do tipo de auditoria e da entidade que as promove estas são actividades.
Terapia nutricional no cuidado do paciente
Novembro 2010 Sara Ferro A SUPERVISÃO EM GRUPANÁLISE “Suas potencialidades” XI Congresso da SPG HORIZONTES E ODISSEIAS EM GRUPANÁLISE.
Formulação de casos Prof. Márcio Ruiz.
Apoio matricial em Saúde Mental
PSICODIAGNÓSTICO Jorge Luiz de Sales.
1.º CONGRESSO “A educação para crianças em risco” INSTITUTO PROFISSIONAL DO TERÇO 22 de Novembro de 2005.
Serviço Social no IPQ Implantado em 1971; Atualmente: 7 Assistentes Sociais; (16 em 1985). Atividades: Entrevistas na Triagem; Grupos de Admissão; Grupos.
Termo de Terminalidade
Pediatria e Comunidade: um projeto de parceria na área do Neurodesenvolvimento Joana Monteiro 1, Rosário Pinho 2, Ana Barbosa 1, Virgínia Monteiro 1 1.
Transcrição da apresentação:

Metodologias de Intervenção Psicológica Rosário Pinho

Modalidades de intervenção Modelo de funcionamento independente Modelo de consulta indirecta Modelo de colaboração directa

Modalidades de intervenção Modelo de funcionamento independente Outros profissionais de saúde Psicólogo Referência com pedido

Modalidades de intervenção Existe um separação entre a intervenção médica e psicológica; O psicólogo intervêm directamente com o doente, família e outros significativos; Frequente nas situações em que são necessárias adaptações especificas por parte do paciente/família. ex. avaliação das perturbações psicológicas decorrentes da doença.

Modalidades de intervenção Vantagens Tem mostrado vantagens no processo de integração dos psicólogos nas unidades hospitalares; Adequa-se a situações muito pontuais e específicas. Desvantagens Não efectiva colaboração entre profissionais, Perspectiva pouco integrada dos problemas; Falta de sintonia nas intervenções dos profissionais.

Modalidades de intervenção Para compensar as desvantagens: Pedir relatório de informações ao profissional que referenciou; Recolher informação sobre o processo; Enviar relatório de resposta ao pedido, eventualmente acompanhado de outras informações que se considerem relevantes; Pedir feedback do relatório; Fazer consultas de acompanhamento.

Modalidades de intervenção Modelo de consulta indirecta É um modelo comum em unidades de serviços médicos ou de formação de profissionais de saúde Outros profissionais de saúde Psicólogo Pedem consultadoria

Modalidades de intervenção O psicólogo tem um papel de consultor da equipe de saúde e só indirectamente lida com o paciente/família; Pedidos de consultadoria em relação a procedimentos ou formas de actuação e comunicação com paciente/família, em situações de diagnóstico, hospitalização ou a preparação para a alta hospitalar; Pode ainda concretizar-se em seminários, cursos de formação, palestras ou reuniões de discussão sobre matérias na área da saúde e/ou ligados a problemas ou questões psicológicas de adaptação, educação, etc.

Modalidades de intervenção Vantagens Tem mostrado vantagens no processo de integração dos psicólogos nas unidades hospitalares; Promove a formação dos profissionais de saúde e aumenta a sua informação sobre as potenciais colaborações do psicólogo. Desvantagens Não efectiva colaboração entre profissionais; Falta sistemática de relação entre o psicólogo e os doentes; Possibilidade de erros devido a deficientes informações.

Modalidades de intervenção Para compensar as desvantagens: Obter e cruzar a maior quantidade de informação possível sobre o caso (antes de se pronunciar); Pedir feedback; Constituir os casos como processos que devem ter seguimento: Adequar a formação aos vários profissionais e formar com atitude de formando (estabelecer a colaboração).

Modalidades de intervenção Modelo de colaboração directa Técnicos de saúde Enfermeiros Equipa de saúde Médicos A. social Doente/ Família Psicólogo

Modalidades de intervenção Técnicos e psicólogo têm uma relação forte com o paciente e partilham entre si responsabilidades e tomadas de decisão; Neste modelo, frequentemente considerado ideal o psicólogo colabora com outros especialistas nas tomadas de decisão adaptando as suas opiniões ao estado clínico do paciente e ao momento do ciclo da família. Torna-se assim possível a elaboração de planos de acção conjunta, nos quais médicos, psicólogos, enfermeiros e outros terapeutas, têm intervenções adaptadas à sua formação, mas em que existe uma partilha de informações que permite adequações de métodos de intervenção aos objectivos comuns.

Antes da intervenção … Avaliação Hipótese clínica Selecção da(s) técnica(s) de intervenção mais adequada para aquela pessoa (nível de desenvolvimento socio-cognitivo), naquele contexto (de doença), naquele momento (fase da doença)…

Técnicas de intervenção Didácticas Relaxamento Reforço Programação de actividades Reestruturação cognitiva Resolução de problemas Treino de inoculação ao stress Treino de competências sociais … e outras