INTERVENÇÃO ERGONÔMICA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
LABORATÓRIO DE ANÁLISES DE ALIMENTOS SEM PAPEL
Advertisements

Tipos de Indicadores Por Carlos Reis.
Apresentação da disciplina
Engenharia e Segurança do Trabalho
Ponto 4 Segurança e Medicina do Trabalho
Projeto Cultural “A Escola vai ao Cinema”
Capa Disciplina: Ajustamento de Observações
ANÁLISES DE PERIGOS E PONTOS CRÍTICOS DE CONTROLE
METODOLOGIA PARA PROJETOS TECNOLÓGICOS
Programa de Segurança Contribui para Redução de Lesões Avery Dennison Desafio A Avery Dennison comprou sua planta de uma família alemã em 2001.Poucos empregados.
Tecnologia de Impressão Offset – Qualidade e Produtividade: GESTÃO DA QUALIDADE Notas de Aula 2o. Semestre 2011.
1. FUNDAMENTOS DA ERGONOMIA Origem e evolução da ergonomia
PERDIGÃO Redesigning the Logistic Operation of its Supply Chain
PROJETO DE PESQUISA: Análise e Controle de Perdas Na Produção Enxuta (Lean Production): Diagnóstico e Proposição de Indicadores de Desempenho Aluno: Sigmar.
Engenharia e Segurança do Trabalho
GESTÃO SOCIAL O QUE HÁ DE NOVO
SISTEMA DA INFORMAÇÃO GEOGRÁFICA
Pesquisa-ação: uma introdução metodológica
Universidade Federal do Paraná Departamento de Engenharia Mecânica
Fundamentos da Ergonomia
Introdução à Metodologia de Pesquisa Tecnológica
ORGANZAÇÃO E ADMINISTRAÇÃO PARA A SEGURANÇA DO TRABALHO
Queixas músculo-esqueléticas como causa de alto índice de absenteísmo
SISTEMA DE CONTROLE DE REMANEJAMENTO E RESERVA TÉCNICA - SISCORT
FERRAMENTA PARA ANÁLISE DE IMPACTO BASEADO EM RASTREABILIDADE DE
Balanceamento de Linhas
Subgrupo X: 07/37607 – Rayanne Fernandes Pereira
Construindo indicadores de desempenho do processo de distribuição
Gerenciamento do Escopo
ATIVIDADE AVALIATIVA:
JONAS MENDES CONSTANTE
PROGRAMA DE RECURSOS HUMANOS DA
Gestão de Ergonomia e Qualidade de Vida
SISTEMA TOYOTA DE PRODUÇÃO.
Softwares Educativos: possibilidades e limitações
PCNP Célia Núcleo Pedagógico de Jacareí
ORIENTAÇÃO PARA APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS
Vanessa Farias Pereira
Higiene e Segurança do Trabalho
ATIVIDADES DE MATEMÁTICA FINANCEIRA
Sistema ECTS - European Credit Transfer System Universidade do Minho, 2003.
SISTEMA DE PRODUÇÃO PUXADA
Cristian de Souza Freitas, MSc
ELO 202- Execução de Projetos de Melhoria e Inovação de Processos
Empresas Juniores: prescrições para um contexto de pesquisa
A Programação de Intervenções na CEMIG Baseada em Análise de Risco.
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO ESCOLA DE EDUCAÇÃO FÍSICA E ESPORTE EF na Terceira Idade I Profa. Dra. Suely dos Santos Bruno Assoni 2010 Journal of Aging and.
CURSO TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO
ORIENTAÇÕES QUANTO À APRESENTAÇÃO
Ferramentas e habilidades para a construção do “workers’ power”
O PDCA COMO MÉTODO DE MELHORIAS NO ÂMBITO EMPRESARIAL
ESTRATÉGIA DE OPERAÇÕES DE SERVIÇOS
Marco Lógico Um método para elaboração e gestão de projetos sociais Luis Stephanou abril de 2004 (refeito em agosto de 2004)
BERLITZ F., GAELZER R., HAUSSEN M. Weinmann Laboratório - Porto Alegre,RS “LEAN 5S”: INCORPORANDO A INICIATIVA DE OTIMIZAÇÃO DE.
Departamento de Segurança e Medicina do Trabalho
Universidade Estadual de Maringá
Estudo do Trabalho ou Estudo dos Tempos e Movimentos
Introdução A pesquisa é um procedimento reflexivo e crítico de busca de respostas para problemas ainda não solucionados.
GPR - Gestão de Projetos Prof. José Oliveira da Silva
Metodologia Científica Prof. Marcel Dupret Fatec Osasco Fevereiro/2014
DESENVOLVIMENTO DE UM MODELO PARA SIMULAÇÃO DA DISTRIBUIÇÃO POPULACIONAL EM UMA REGIÃO URBANA DOUTORANDA: Christiane Wenck Nogueira ORIENTAÇÃO: Profa.
Acadêmica: Danielle Fonseca A CONTRIBUIÇÃO DA ERGONOMIA PARA A QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO DA EMPRESA DO RAMO CIMENTEIRO DE MONTES CLAROS-MG DO RAMO.
Copyright ©2014 Porto Consultoria & Serviços – todos os direitos reservados.
ERGONOMIA.
Ferramentas ergonômicas MÉTODO RULA
Ergonomia.
Segurança ocupacional Carlos Alberto Daniel Antonelo Pedro Celso Ricardo Nene.
BEM - VINDOS ! Ergonomia 60 horas Layanne Lobo
USP – FEA Gestão de Operações Sustentáveis (EAD5961) – 1º/2016 Discussão do Artigo - DÜES, C. M.; TAN, K. H.; LIM, M. Green as the new Lean: How to use.
Transcrição da apresentação:

INTERVENÇÃO ERGONÔMICA Disciplina: INTRODUÇÃO A ERGONOMIA Professor: Dr. Eugenio Merino Aluno: Flávio Belli

Introdução. Objetivos. Metodologia. Fundamentação. Diagnóstico da Intervenção Ergonômica. Analise melhoria Ergonômica. Conclusão.

A P D C Execução do Plano Piloto Verificação dos Resultados Introdução Objetivos Metodologia Fundamentação Expansão do Modelo Padronização A P D C

Introdução A evolução da espécie humana é feita por ciclo, na indústria não é diferente, por isso surgiu movimentos com foco em reduzir os desperdícios e as atividades que não agregam, ou seja, a filosofia lean, já a ergonomia contribui através das intervenções ergonômicas nos postos de trabalhos, reduzindo os custos com absenteísmos e melhorando a qualidade de vida do ser humano e como consequência promove o aumento da produtividade (KUHLANG, 2011; IIDA, 2005).

Objetivos Este trabalho tem como objetivo promover a melhoria em uma bancada de teste de estanqueidade por meio da intervenção ergonômica, com foco em demonstrar as contribuições que a intervenção ergonômica pode trazer para o setor metalúrgico da cidade de Joinville.

Metodologia A metodologia da pesquisa se caracteriza como de natureza básica em relação ao tema abordado. Quanto aos seus procedimentos técnicos, enquadra-se como um estudo de caso. Coleta nas bases ISI, SCOPUS E GOOGLE ACADÊMICO. Filtro inicial 1520 artigos, segunda amostra 45 artigos e após a leitura restaram 15 artigos.

Fundamentação Quanto a sua aplicação, conceitualmente a ergonomia classifica-se (VIDAL, 2002): Ergonomia de Produto - Se ocupa da investigação do projeto, dos objetos e utensílios dos quais homens se utilizam para realizar o seu trabalho; Ergonomia de Produção – De caráter mais amplo investiga as condições nas quais o trabalho humano é realizado (definição chave para o entendimento do conceito de Análise Ergonômica).

Fundamentação O foco da intervenção ergonômica é (VIDAL, 2002): Ergonomia de Concepção - Ocorre quando a contribuição se faz na fase inicial do projeto do produto, do processo ou do ambiente. Ergonomia de Correção - Ocorre quando a contribuição se faz em situações reais, já existentes, para solucionar desde problemas físicos aos psicológicos das pessoas;

Fundamentação O foco da intervenção ergonômica é (VIDAL, 2002): Ergonomia de Conscientização - Ocorre da necessidade de atuação proativa dos próprios trabalhadores, como agentes de mudança e de melhoria da qualidade de vida no trabalho, por meio da conscientização dos operários, por exemplo, cursos, treinamentos e recomendações técnicas, ensinando-os a reconhecer fatores de risco e usar a máquina de forma segura e confortável.

A P D C Diagnóstico da intervenção ergonômica Verificação dos Resultados Diagnóstico Proposta de Modelo Plano Piloto Expansão do Modelo Padronização A P D C

85seg de conteúdo de trabalho dividido em 4 pessoas Apresentação do produto. 85seg de conteúdo de trabalho dividido em 4 pessoas Componentes do Registro Borboleta: Borboleta – 1 peça; Corpo de registro 1 peça; Anéis de vedação 3 peças; Esfera com haste 1 peça. Descrição da atividade: Montar o registro em 1 pessoa; Tempo da atividade 35 segundos Fazer o teste de estanqueidade 3 pessoas, colar código de barra e embalar; Tempo da atividade 50 segundos.

Apresentação do posto de trabalho.

Apresentação do posto de trabalho. A população de amostra:15 funcionários que trabalham em cinco bancadas de teste estanqueidade em três turnos de trabalho, totalizando 24 horas. A escolha desta área foi estratégica, pois a empresa estava com 4 funcionários afastado por problema de LER, e isto estava gerando um custo mensal de R$ 5.000,00 (cinco mil reais), por isso, a urgência da intervenção ergonômica. Outro detalhe importante do processo estudado, esta relacionada ao fato de que 100% de registros produzidos precisam ser testados na bancada de testes de estanqueidade para garantir a qualidade.

Diagnóstico da Intervenção Ergonômica. As tarefas que exigiam esforços, dentre elas se destacam: Girar o volante do registro para testar o torque; Montar os gabaritos de vedação para testar o vazamento; Desmontar os gabaritos de vedação; Colar etiqueta do código de barra nas peças aprovadas; Embalar as peças aprovadas.

Diagnóstico da Intervenção Ergonômica.

A P D C Execução do Plano Piloto Verificação dos Resultados Avaliação das alternativas Diagnóstico Proposta de Modelo Plano Piloto Expansão do Modelo Padronização A P D C

Analise da melhoria Ergonômica 3P

Analise da melhoria Ergonômica 3P

Apresentação do posto de trabalho

Apresentação do posto de trabalho

Apresentação do posto de trabalho

A P D C Execução do Plano Piloto Verificação dos Resultados Pontos Críticos Diagnóstico Proposta de Modelo Plano Piloto Resultados obtidos Conclusão A P D C

42seg de conteúdo de trabalho Apresentação do produto. 42seg de conteúdo de trabalho Redução de 43seg = 100% Componentes do Registro Borboleta: Borboleta – 1 peça; Corpo de registro 1 peça; Anéis de vedação 3 peças; Esfera com haste 1 peça. Descrição da atividade: Montar o registro em 1 pessoa; Tempo da atividade 32 segundos Fazer o teste de estanqueidade 1 pessoas, colar código de barra e embalar; Tempo da atividade 10 segundos.

Aumento da produtividade 100 %; Apresentação dos resultados. Aumento da produtividade 100 %; 500 mil anual. Investimento 100 mil; Retorno do investimento. 20 meses, base custo com LER. Afastamento por LER Zerado; Atividades manuais eliminadas

Conclusão. Diferente do que a maioria dos empresários pensa, a intervenção ergonômica não incorre somente em custos, pois a impressão é que o único beneficiado nestes trabalhos é o funcionário, quando na verdade quem sai ganhando é a empresa. Isto também foi comprovado neste estudo e os resultados que o método 3P proporcionou foram à redução dos problemas de LER que era o foco do trabalho, porém, além disso, aumentou a produtividade em 100% e facilitou o rodízio dos operadores, pois agora não necessita mais de especialistas para esta operação que foi automatizada e isso facilitou o controle das atividades que geram impactos ergonômicos

Referências. ASSUNÇÃO, A . A . Sistema Músculo - Esquelético: Lesões por Esforços Repetitivos (LER). In: MENDES, R. (Org.). Patologia do Trabalho. Rio de Janeiro : Editora Atheneu , 1995. p. 173-212. BATTINI, D.; FACCIO, M.; PERSONA, A.; SGARBOSSA, F. New methodological framework to improve productivity and ergonomics in assembly system design. International Journal of Industrial Ergonomics. v. 41, Issue 1, p. 30 – 42, 2011.   BORNIA, Antônio C. Análise Gerencial de Custos: aplicação em empresas modernas. 3ª ed. São Paulo: Atlas, 2010. CAMPOS, Telmo Ribeiro; SILVA, Sergio Luis. Método para participação da produção no desenvolvimento enxuto de produto. GEPROS. Gestão da Produção, Operações e Sistemas-ISSN 1984-2430, n. 1, p. 61, 2012. DELLEMAN, N. J.; DUL,J. Sewing machine operation:workstation adjustment, working posture, and workers’ perceptions. International Journal of Industrial Ergonomics. v. 30, Issue 6, p. 341 – 353, 2002. DUL, J.; NEUMANN, W. P. Ergonomics contributions to company stratigies. Applied Ergonomics. v. 4, Issue 4, p. 745 – 752, 2009

Referências. ELIZABETH, C.; CASSANDRA, E. A comparative analysis of integrating lean concepts into supply chain management in manufacturing and service industries. International Journal of Lean Six Sigma, v. 2, n. 1, p. 5-22, 2011.   IIDA, Itiro. Ergonomia: projeto e produção. 2 ed. São Paulo: Blucher, 2005. KUHLANG, P. Methodical approach to increase productivity and reduce lead time in assembly and production-logistic processes. Journal of Manufacturing Science and Technology. v. 4, Issue 1, p. 24-32, 2011. MCATAMNEY, L.; CORLETT, E.N. Rula: a servey method for the investigation of work- related upper limb disorders. Applied Ergonomics, v.24, n.2, p.91-9, 1993. MEIRA, Leanderson F. Capacidade para o trabalho, fatores de risco para as doenças cardiovasculares e condições laborativas de trabalhadores de uma indústria metal-mecânica de Curitiba. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Paraná. - Curitiba, 2004. MIRANDA, C. R.; DIAS, C. R. LER – Lesões por Esforços Repetitivos, uma Proposta de Ação Preventiva. CIPA (Caderno Informativo de Prevenção de Acidentes) – LER a Principal Doença Ocupacional. v.20, n236, jul, p. 32-49, 1999.

Referências.   MINISTÉRIO DO TRABALHO. Manual de aplicação da norma regulamentadora nº 17. 2 ed. Brasília: MIE, SIT, 2002. OTTO, Alena. Incorporating ergonomic risks into assembly line balancing. European Journal of Operational Research. v. 212, Issue 2, p. 277 – 286, 2011. PILLASTRINI, Paolo. Effectiveness of an ergonomic intervention on work-related posture and low back pain in video display terminal operators: A 3 year cross-over trialq. Applied Ergonomics, v. 41, Issue 3, p. 436-443, 2010. SAXENA, Sunita; RAMER, Lois; SHULMAN, Ira A. A comprehensive assessment program to improve blood‐administering practices using the FOCUS–PDCA model. Transfusion, v. 44, n. 9, p. 1350-1356, 2004. SUNDIN, Anders; CHRISTMANSSON, Marita; LARSSON, Mattias. A different perspective in participatory ergonomics in product development improves assembly work in the automotive industry. International journal of industrial ergonomics, v. 33, n. 1, p. 1-14, 2004.

Dúvidas