2- A intervenção do Estado na Economia

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Mercado Futuro e Hedge.
Advertisements

Maria Tereza Leopardi Mello IE-UFRJ
DIREITO ADMINISTRATIVO
ECONOMIA AGENTES ECONÔMICOS.
Políticas Públicas e Sociedade Civil
Direito da Economia A Constituição Económica 29 de Setembro de 2010.
A Constituição Económica
RELAÇÃO ECONOMIA E DIREITO
COLÉGIO MARISTA NOSSA SENHORA DE NAZARÉ
Profª. Teresa Cristina Barbo Siqueira
ECONOMIA BRASILEIRA CONTEMPORÂNEA
Fundamentos de Economia
ASPECTOS ECONÔMICOS DA REGULAÇÃO DO SETOR DE ÁGUAS
Direito regulatório e economia
PROCESSO ECONÔMICOEDEFESA DO CONSUMIDOR PALESTRA NO SENADO FEDERAL PROCESSO ECONÔMICO E DEFESA DO CONSUMIDOR ROBERTO AUGUSTO CASTELLANOS PFEIFFER DIRETOR.
Fundamentos de Economia
Rio de Janeiro, 6 de julho de 2011
FISIOCRATISMO E ECONOMIA
CE_06_Liberalismo e Comércio Internacional (1a. Parte)
Neoliberalismo Prof Vilmar A. Silva.
Arthur Barrionuevo Filho - EESP 1 GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO CASA CIVIL EGAP - FUNDAP PROGRAMA AVANÇADO EM GESTÃO PÚBLICA CONTEMPORÂNEA Intervenção.
RESPONSABILIDADE SOCIAL
Estado Social e Política Econômica
Prof. Dr. Alexandre H. de Quadros
A CONSTITUIÇÃO ECONÔMICA E A INSTRUMENTALIDADE DO DIREITO ECONÔMICO
POLÍTICAS ECONÔMICAS.
ESTRUTURAS DE MERCADO Variáveis condicionantes das estruturas de mercado: -número de empresas -tipo de produto -barreiras ao acesso.
TENDÊNCIAS ATUAIS DO DIREITO ADMINISTRATIVO BRASILEIRO (MSZP)
Direito Regulatório Prof. MSC. Ricardo Kleine de Maria Sobrinho.
1 INSTITUTO SOLON TAVARES PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO INSTITUCIONAL GRUPO DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO 2007.
SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL
Direito Econômico Disciplina: Direito Financeiro e Econômico
Roteiro de Aula Convivência A Ordem Econômica e Financeira na CF/88
A Ordem Econômica na Constituição de 1988
ECONOMIA AGENTES ECONÔMICOS.
ESTRUTURAS DE MERCADO Concorrência perfeita: Livre concorrência
ATUAÇÃO DO ESTADO NO DOMÍNIO ECONÔMICO
É TICA P ROFISSIONAL E DA E MPRESA A ULA 12: C ÓDIGO DE É TICA DO A DMINISTRADOR 23/09/2011 Profª Bárbara Bastos Estagiária docente: Elisabeth Santos.
DIREITO ECONÔMICO Douglerson Santos. Histórico do Direito Econômico O que levou à Crise de 1929? O que levou.
COMPETITIVIDADE ENTENDIMENTO GERAL DIMENSÃO DA EFICIÊNCIA OPERACIONAL Derivada da excelência empresarial no desempenho de atividades econômica ou financeiramente.
SISTEMA ÚNICO de SAÚDE SUS.
Estrutura de Mercado Prof. Rogério César, Ph.D.
Fundamentos de Economia
Professor Julio Cesar da Silva Tavares
Sistema Econômico / Organização Econômica
Macroeconomia: abordagem de variáveis básicas
ECONOMIA AGENTES ECONÔMICOS.
Regulação e Estado Regulador 3 de Novembro de 2010 Direito da Economia 1.
2009. Alguns autores consideram seu surgimento na década de vinte; após a primeira Guerra Mundial, pois as condições econômicas dos países naquele momento.
1 X Congresso Brasileiro de Energia Racionalização, Regulação e Visão do Consumidor Adriano Pires 28/10/2004.
TSJ Economia 2º ano.
O pensamento liberal Capítulo 18.
Ouvidoria, Gestão das Políticas de Transparência e Acesso à Informação Edson Luiz Vismona Presidente da Associação Brasileira de Ouvidores/Ombudsman –
A Crise do Antigo Regime: Iluminismo e Liberalismo
A Regulação do Sector Eléctrico em STP O Regime Jurídico do Sector Eléctrico Conferência sobre a Energia na CPLP MINISTÉRIO DAS INFRA-ESTRUTURAS, RECURSOS.
PAPEL DO ESTADO NA ORDEM ECONÔMICA
Defesa da Concorrência Sistema Brasileiro de Defesa da Concorrência.
PROTECIONISMO X LIBERALISMO
CONSTITUIÇÃO BRASILEIRA DE 1988
Intervenção do Estado na ordem econômica. 2 I – Do Estado Liberal ao Estado Social Característica basilar do Estado Liberal: não intervenção do Estado.
UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE MESTRADO EM DIREITO POLÍTICO E ECONÔMICO SOCIOLOGIA DO PODER JUDICIÁRIO.
PONTO 3 DISCIPLINA DA ATIVIDADE EMPRESARIAL REGIME JURÍDICO DA ATIVIDADE ECONÔMICA.
FACULDADE DE DIREITO DO CENTRO UNIVERSITÁRIO UNICEUB Fundamentos da Regulação Prof. Dr. Ivo T. Gico Jr., Ph.D. A situação atual e modelos de regulação.
DIREITO ADMINISTRATIVO
LEVY & SALOMÃO A D V O G A D O S A Regulamentação da Lei /2011 pela Ancine Aspectos Contratuais Rio de Janeiro, 25/08/14.
1 Sistemas de Energia – SIE Professora: Camila Bastos Módulo VIII.
ESTADO PRODUTOR DE BENS E SERVIÇOS
AUTORREGULAÇÃO NA INTERMEDIAÇÃO DE SEGUROS 22 de abril de 2016 Helena Mulim Venceslau Diretora de Fiscalização da Susep XXVI CONGRESSO PANAMERICANO DE.
AULA 1 DIREITO - CONCEITOS BÁSICOS. Poder Político Poder político: poder que sujeita todos os habitantes de um espaço territorial. Ex. Estados nacionais.
 A denominação antigo regime refere-se ao período da história em que os Estados Europeus apresentavam governos absolutos e economia mercantilista. Isso.
Transcrição da apresentação:

2- A intervenção do Estado na Economia Direito Econômico- unidade 2 Layla Hissa Chain 2- A intervenção do Estado na Economia 2.1- Entendimento Histórico Estado Moderno – Intervencionista – Estado Absoluto- Mercantilismo – Limitação do poder de mercancia e produção da burguesia. Estado Liberal –Liberalismo Econômico- a economia está sujeita a leis naturais. Auge do individualismo. O governo não intervem no mercado. Estado do Bem Estar Estado Regulador (incentivo e fomento econômico, livre iniciativa, porém: repreensão do abuso do poder econômico). Constituição federal de 1988- artigos 170 e seguintes.

2.2- Formas de Intervenção do Estado na Economia (Eros Roberto Grau) Segundo Eros Roberto Grau, três modalidades de intervenção do Estado no domínio econômico: intervenção por gestão direta (por absorção ou participação),intervenção por direção e intervenção por indução. Direito Econômico- unidade 2 2.2- Formas de Intervenção do Estado na Economia (Eros Roberto Grau) Segundo Eros Roberto Grau, três modalidades de intervenção do Estado no domínio econômico: intervenção por gestão direta (por absorção ou participação),intervenção por direção e intervenção por indução. 2.2.1- A)Intervenção por absorção: o Estado desenvolve atividade como agente econômico. Na intervenção por absorção, o Estado controla totalmente os meios de produção num setor de atividade econômica em sentido estrito, ou seja, exerce uma atividade em regime de monopólio (Petróleo). B) Na Intervenção por participação: o Estado controla apenas parte dos meios de produção num setor econômico, ou seja, age em regime de competição com empresas privadas que mantêm sua atividade na área econômica (Banco do Brasil).

Direito Econômico- unidade 2 2.2.2-Intervenção por direção: o Estado como regulador da atividade econômica. Estabelece instrumentos e normas de comportamento obrigatório para os sujeitos da atividade econômica em sentido estrito. Ex: tabelamento ou congelamento de preços, certificações de proteção ambiental, proibição de importação de drogas 2.2.3- Intervenção por indução (estímulo): o Estado também atua como regulador da atividade econômica, mediante normas contendo diversos incentivos, voltados a convencer o operador econômico a seguir determinado caminho. Ex:Direito premial, redução do valor de impostos, redução de juros.

2.3- Intervenção x Livre Iniciativa Direito Econômico - unidade 2 2.3- Intervenção x Livre Iniciativa A concorrência como meio de obtenção da eficiência Eficiência – Privatização – Livre Iniciativa O risco da privatização de todas as atividades