MILAGRE ECONÔMICO PERÍODO DE: Crescimento acelerado da economia

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
REGIÕES BRASILEIRAS..
Advertisements

ECONOMIA AMERICANA: Problemas e principais desafios após crise financeira de 2008   Claudia Mara Lima de Souza Luis Carlos de Queiroz.
SETOR EXTERNO DA ECONOMIA BRASILEIRA
Organização Territorial da Indústria no Brasil
ECONOMIA BRASILEIRA CONTEMPORÂNEA
INDUSTRIALIZAÇÃO E URBANIZAÇÃO
Amaury Patrick Gremaud Marco Antonio Sandoval de Vasconcellos
CIDADES MÉDIAS SOBARZO, O. As cidades médias e a urbanização contemporânea. Cidades, Presidente Prudente, v. 5, n. 8, p. 277 – 292, SPOSITO, M.E.B.
Anos 1980: Rumo perdido.
1964 – 1973: Da Recessão ao Milagre Econômico
A QUESTÃO AGRARIA DURANTE O REGIME MILITAR
DITADURA MILITAR - ECONOMIA -
Correção da Prova 4° Bimestre.
Urbanização Brasileira
A INFLAÇÃO Saindo da recessão
Balanço da Atuação do Governo
PLANOS DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL DAS MACRORREGIÕES SOBRE ÁREA DE INFLUÊNCIA DE PROJETOS DE INVESTIMENTOS ESTRUTURANTES NA AMAZÔNIA Comissão da Amazônia,
Da crise ao crescimento: a experiência do Brasil MINISTRO GUIDO MANTEGA Rio de Janeiro, 07 de julho de 2004 II SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE FUNDOS DE PENSÃO.
DITADURA MILITAR (1964 – 1985) HISTÓRIA ROSA MÁRCIA SIMONÁGIO GRANA.
INDUSTRIALIZAÇÃO BRASILEIRA
PROFESSOR LEONAM JUNIOR
Industrialização.

Governos JK, Jânio Quadros e Jango
Brasil e suas regiões.
JÂNIO QUADROS (1961) Prof. Altamiro.
A industrialização brasileira
A MODERNIZAÇÃO CONSERVADORA NO PÓS 64
A REPÚBLICA DOS GENERAIS ( )
A DITADURA MILITAR DE 1964 Características gerais: centralização do poder política, legislação autoritária, hipertrofia do Poder Executivo, e uso frequente.
Economia Brasileira_19/03/2007
O PLANO DE METAS Expandir e diversificar a indústria
A DÉCADA PERDIDA PROBLEMAS NO COMÉRCIO EXTERIOR
A INFLAÇÃO E O PAEG Em 1964, a inflação acelerou e aumentou o déficit do balanço de pagamentos; No início do governo militar, a estabilização da inflação.
ASPECTOS ECONÔMICOS, SOCIAIS E POLÍTICOS DO BRASIL, SEUS PROCESSOS ORÇAMENTÁRIOS E SUAS PRINCIPAIS POLÍTICAS PÚBLICAS Paulo Bernardo Silva Ministro do.
Migrações internas no Brasil
Instituto de Economia – UFRJ
Paulo Bernardo Dezembro
AULÃO DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA
Projeto DIEESE/SUPROF Desenvolvimento Metodológico, Formação, Produção de Dados Estratégicos e de Ferramentas de Apoio à Gestão da Educação Profissional.
Benefícios da participação em CGV
Philippe Bonnal Cirad, UMR ART-Dev
DESCRITOR Analisar o espaço industrial brasileiro identificando seus desdobramentos atuais no processo de desenvolvimento socioeconômico do país.
Concepção de Migração  Migração é um movimento populacional que se dirige de uma região (área de emigração) para outra (área de imigração). Por alterar.
Prof. Jefferson Geografia.
A INDUSRIALIZAÇÃO BRASILEIRA
Lei de Terras Lei nº 601 de 18 de setembro de 1850: foi a primeira iniciativa no sentido de organizar a propriedade privada no Brasil. Até então,
9 – Os complexos agroindustriais
Capítulo 28 – Industrialização brasileira
SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL
O NEOLIBERALISMO.
UT 12 –INDUSTRIALIZAÇÃO EM PAÍSES SUBDESENVOLVIDOS
1. 2 Economia Brasileira O Desafio da Estabilidade e do Crescimento Sustentado.
Perspectivas de Investimento no Brasil Ministro Paulo Bernardo Londrina, 10 de junho de 2005.
Departamento de Banda Larga Secretaria de Telecomunicações
‘NÃO VAMOS REINVENTAR A RODA’
UMA ABORDAGEM HISTÓRICA DA ECONOMIA BRASILEIRA O PROCESSO DE SUBSTITUIÇÃO DE IMPORTAÇÕE Aula 1 CURSO COMEX-UNIS Prof. Ms. Frade.
Prof. Dr. Mário Vasconcellos
Governo Juscelino Kubitscheck ( )
Regiões geoeconômicas: Divisão do Brasil por critérios econômicos
O Processo de Implantação da Industrialização Brasileira
Demografia Cristiano Almeida.
Teve início no século XIX, mas foi intensificada a partir da década de 1930, momentos depois da crise econômica mundial de Esse processo não ocorreu.
AGRICULTURA BRASILEIRA EXISTE CORRELAÇÃO POSITIVA ENTRE ESSE CRESCIMENTO E O CRESCIMENTO DOS DEMAIS SETORES;EXISTE CORRELAÇÃO POSITIVA ENTRE ESSE CRESCIMENTO.
Parte III: Abordagem Histórica da Economia Brasileira
Espírito Santo Histórico.
Urbanização.
Geografia Rede SESI de Educação.
Setor Industrial e Competitividade. Componentes: Alex J. Lorenzoni Paulo Cesar Pacheco Julio Cezar Morellato.
INDUSTRIALIZAÇÃO DO BRASIL PROFESSOR LUCIANO HENRIQUE.
Transcrição da apresentação:

MILAGRE ECONÔMICO PERÍODO DE: Crescimento acelerado da economia Redução da inflação nacional Atração de investimentos externos Ampliação da empresas públicas Projetos de integração territorial Projetos energéticos Legitimação do período O milagre econômico brasileiro só ocorreria diante do controle inflacionário, do aumento da poupança interna, criação de mecanismo que desenvolvesse o acesso ao crédito no mercado externo e a atração de capital estrangeiro, do desenvolvimento de políticas que incentivassem o setor exportador, com a criação dos conglomerados e por último com investimentos públicos em áreas de infra-estrutura e de indústria de base. Com a definição dos focos para a obtenção do desenvolvimento, direcionou-se a política econômica para isto. A política cambial foi conduzida de forma que esta tivesse alta taxa de atratividade de capital estrangeiro para empréstimos. Praticava-se minidesvalorização para garantir o equilíbrio entre o cambio e a inflação, assim mantinha-se os ganhos do setor exportador. Cenário internacional apresentava taxas de juros baixas e estáveis, enquanto essa situação perdurasse, a política cambial brasileira lograria sucesso impulsionando a tomada de empréstimo, por bancos e empresas brasileiros, no exterior e o aumento das importações.

Números do Milagre Econômico

MILAGRE ECONÔMICO Característica: Dinamismo econômico acelerado Entrada de investimentos externo (País atrativo) Juros são flutuantes (no momento presente) Crescimento industrial no território nacional Investimento em superintendências Estatização em setores estratégicos O milagre econômico brasileiro só ocorreria diante do controle inflacionário, do aumento da poupança interna, criação de mecanismo que desenvolvesse o acesso ao crédito no mercado externo e a atração de capital estrangeiro, do desenvolvimento de políticas que incentivassem o setor exportador, com a criação dos conglomerados e por último com investimentos públicos em áreas de infra-estrutura e de indústria de base. Com a definição dos focos para a obtenção do desenvolvimento, direcionou-se a política econômica para isto. A política cambial foi conduzida de forma que esta tivesse alta taxa de atratividade de capital estrangeiro para empréstimos. Praticava-se minidesvalorização para garantir o equilíbrio entre o cambio e a inflação, assim mantinha-se os ganhos do setor exportador. Cenário internacional apresentava taxas de juros baixas e estáveis, enquanto essa situação perdurasse, a política cambial brasileira lograria sucesso impulsionando a tomada de empréstimo, por bancos e empresas brasileiros, no exterior e o aumento das importações.

SUFRAMA Pólo industrial criado em 67 concedendo Incentivos Fiscais e Extrafiscais, instituídos com objetivo de reduzir desvantagens locacionais e propiciar condições de alavancagem do processo de desenvolvimento da área incentivada.

COPA DE 70 Carlos Alberto, Presidente Médici e Zagallo

Sentimento de euforia. Arma para legitimação da ditadura Sentimento de euforia. Arma para legitimação da ditadura. Slogan: “Ninguém segura esse país”

CONTRADIÇÕES DO MILAGRE ECONÔMICO

QUESTÃO 1 Entre a posse do presidente João Goulart, em 1961, e a abertura política, iniciada em 1979-1980, a economia brasileira enfrentou conjunturas de crise e de prosperidade, perceptíveis nas variações dos índices econômicos apresentados na tabela a seguir.

GABARITO: A As particularidades do período conhecido como “Milagre Econômico” foram caracterizadas por:   redução das taxas de inflação e crescimento do PIB (B) incremento da dívida externa e retração das importações (C) estagnação das exportações e manutenção das taxas de inflação (D) estabilização da balança comercial e diminuição da dívida externa

OBRAS FARAÔNICAS OBRAS DE GRANDE PORTE PARA DEMONSTRAR CRESCIMENTO ECONÔMICO E PROMOVER INTEGRAÇÃO TERRITORIAL.

ESTÁDIOS: INTEGRAÇÃO E CRESCIMENTO SERRA DOURADA

POLÍTICA DE INTEGRAÇÃO O projeto militar havia uma grande preocupação com a integração nacional, especialmente com os “Vazios demográficos” brasileiros. “Ocupar para não entregar”

PROGRAMA DE INTEGRAÇÃO NACIONAL BASE DO PROJETO Abertura de Rodovias Promover colonização em “vazios demográficos”

POLÍTICA DE INTEGRAÇÃO Banco da Amazônia (1966) Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (1966) Banco da Amazônia S/A, ou também como ficou conhecido, BASA, é um Banco comercial de economia mista, organizado sob a forma de sociedade anônima de capital aberto onde o Governo Federal Brasileiro detém a maioria das ações. Fundado durante a II Guerra Mundial por Getúlio Vargas sob o nome de Banco de Crédito da Borracha, sua criação é resultado da estratégia de guerra dos aliados e contava com a participação acionária dos Estados Unidos e Brasil. Inicialmente, seu objetivo era reativar a atividade seringueira, matéria-prima da borracha, em declínio desde a I Guerra Mundial na Amazônia, já que era a única região - livre do conflito - que detinha condições de produzir látex nas proporções desejadas (O Segundo Ciclo da Borracha). Em 1966 o governo militar muda seu nome para Banco da Amazônia S/A ou simplesmente BASA.1 2 É a principal instituição financeira federal de fomento com a missão de promover o desenvolvimento da região amazônica.

POLÍTICA DE INTEGRAÇÃO Programa de Integração Nacional (1970) Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (1970) Banco da Amazônia S/A, ou também como ficou conhecido, BASA, é um Banco comercial de economia mista, organizado sob a forma de sociedade anônima de capital aberto onde o Governo Federal Brasileiro detém a maioria das ações. Fundado durante a II Guerra Mundial por Getúlio Vargas sob o nome de Banco de Crédito da Borracha, sua criação é resultado da estratégia de guerra dos aliados e contava com a participação acionária dos Estados Unidos e Brasil. Inicialmente, seu objetivo era reativar a atividade seringueira, matéria-prima da borracha, em declínio desde a I Guerra Mundial na Amazônia, já que era a única região - livre do conflito - que detinha condições de produzir látex nas proporções desejadas (O Segundo Ciclo da Borracha). Em 1966 o governo militar muda seu nome para Banco da Amazônia S/A ou simplesmente BASA.1 2 É a principal instituição financeira federal de fomento com a missão de promover o desenvolvimento da região amazônica.

PROGRAMA INTEGRAÇÃO NACIONAL A construção da Rodovia Transamazônica fazia parte do Programa de Integração Nacional lançado pelo general Médici, em 1970. Um dos lemas do regime militar para a região da Amazônia era "Integrar para não entregar". Na foto, o presidente Médici e o ministro Mário Andreazza em visita às obras da rodovia Transamazônica, em abril de 1972

BR-230 Transamazônica BR-174 Manaus - Boa Vista BR-210 Perimetral Norte BR 163 Cuiabá - Santarém

YANOMAMIS – PERIMETRAL NORTE A construção da rodovia Perimetral Norte também é objeto de estudo da Comissão da Verdade. A obra representou um desastre para o povo Yanomami e estima-se que pelo menos dois mil índios dessa etnia tenham sido exterminados no período. Uma avaliação da Comissão da Verdade indica que o desastre só não foi maior porque o governo militar não chegou a concluir a obra. Com isso, muitas aldeias acabaram preservadas, já que o projeto da estrada, que cortava inteiramente o território Yanomami, não foi executado na integralidade. O traçado planejado para a rodovia passava pelos Estados de Amazonas, Pará, Amapá e Roraima. A proposta era cortar toda a Amazônia brasileira, desde o Amapá até a fronteira colombiana no Estado do Amazonas. Até hoje, somente um trecho, em Roraima, com pouco mais de 400 quilômetros, e outro no Amapá, com cerca de 100 quilômetros, foram construído

AGROVILAS – OCUPAÇÃO MARGINAL Agrovilas – núcleos de colonização ao longo das rodovias criadas pelo governo

QUESTÃO 5 Volks na Amazônia - Em 1973, Wolfgang Sauer foi chamado para conversar com os executivos alemães da Volkswagen na sede alemã da empresa. Voltou como o chefe da maior fábrica de automóveis em funcionamento do hemisfério sul, instalada em São Paulo. No mesmo ano, quando foi a Brasília conversar com o ministro do interior, Rangel Reis, este lhe disse que o governo federal queria mudar a diretriz da ocupação da Amazônia. Desde o início da construção da Transamazônica, três anos antes, a ênfase era na colonização. Essa diretriz, de objetivos sociais, não atendia mais à prioridade definida pelo terceiro governo militar desde o golpe de Estado de 1964: tornar a Amazônia uma fonte de divisas para o país.

GABARITO: D O texto da reportagem faz referência a duas fases distintas da política territorial na Amazônia durante o regime militar. Dois exemplos dessa política de ocupação, para o período 1964/1973 e para o período 1973/1985, respectivamente, foram as implantações de: (A) polos de turismo e lazer – extensas redes ferroviárias inter-regionais (B) centros comerciais fronteiriços – imensas áreas de monocultura de soja (C) distritos industriais exportadores – numerosas áreas de produção de borracha (D) assentamentos de agricultura familiar – grandes projetos de grupos empresariais

Transamazônica

“Iracema - Uma Transa Amazônica”, filme de 1975, que versa sobre o tema da exploração. Em contraste com a propaganda oficial da ditadura, uma câmera flagra os problemas que a rodovia Transamazônica traria para a região: desmatamento, queimadas, trabalho escravo e prostituição infantil. Alternando documentário e ficção, o filme narra a história da jovem Iracema e do motorista Tião Brasil Grande.

GABARITO: B A política dos governos militares (1964-1985) dirigida à ocupação da Amazônia mobilizou a atenção de artistas e intelectuais. O cartaz é de um filme nacional produzido à época, remete à seguinte estratégia governamental para a região e a seu respectivo efeito socioeconômico: (A) integração regional – modernização urbana (B)ampliação da rede rodoviária – aculturação da população local (C)proteção do equilíbrio ambiental – elevação da renda per capita (D)estímulo às atividades extrativistas – coletivização da ocupação agrícola QUESTÃO 6 “Iracema - Uma Transa Amazônica”, filme de 1975, que versa sobre o tema da exploração. Em contraste com a propaganda oficial da ditadura, uma câmera flagra os problemas que a rodovia Transamazônica traria para a região: desmatamento, queimadas, trabalho escravo e prostituição infantil. Alternando documentário e ficção, o filme narra a história da jovem Iracema e do motorista Tião Brasil Grande.

Ponte Rio-Niterói

Viaduto Paulo de Frontin A tragédia causou a morte de 28 pessoas, deixou 30 feridas, e destruiu 17 carros particulares, três táxis, um caminhão e um ônibus. Foi inaugurado pelo Governador Chagas Freitas no dia 27 de dezembro de 1974, ligando o Túnel Rebouças à Praça da Bandeira. O seu nome foi uma homenagem ao Engenheiro Paulo de Frontin, um dos responsáveis pelo projeto de urbanização e modernização do Rio de Janeiro no início do século XX.