OBSERVAÇÃO DE AVES OPORTUNIDADE DE INCLUSÃO SOCIAL, EMPREGO E RENDA NAS COMUNIDADES DO ENTORNO DAS UC’S; EDUCAÇÃO AMBIENTAL NAS ESCOLAS; TURISMO DE QUALIDADE.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
«Forte do Bom Sucesso (Lisboa) – Lápides 1, 2, 3» «nomes gravados, 21 de Agosto de 2008» «Ultramar.TerraWeb»
Advertisements

Ministério do Meio Ambiente Secretaria de Meio Ambiente do Estado
BASES DE SERVIÇO DE COMERCIALIZAÇÃO – BSC’s caminhos e estratégias para constituição dos SISTEMAS ESTADUAIS DE COMERCIALIZAÇÃO – SECAFES.
REUNIÃO NACIONAL DE MULHERES DIRETORAS DA FORÇA SINCAL.
PERFIL DO TURISTA DE EVENTOS EM RECIFE/PE Segundo Semestre de 2003
APL DO PEQUI MG.
Com isso o MVA ficará da seguinte forma:
PREFEITURA MUNICIPAL DE TIBAGI
AUDIÊNCIAS PÚBLICAS 2009.
Ver Vendo Otto Lara Resende
Definição do sector de Touring
SECRETARIA NACIONAL DE ECONOMIA SOLIDÁRIA
Plano Nacional de Turismo 2003 – 2007 e Programa de Regionalização
Apresentação do Projeto
Curso de ADMINISTRAÇÃO
Rodada de Negócios Salão do Turismo 2009 Rodada de Negócios Salão do Turismo 2009 Capacitação.
RELATÓRIO DE PESQUISA PERFIL DO TURISTA QUE SE HOSPEDA EM RECIFE E MACRO REGIÃO METROPOLITANA Primeiro semestre 2007.
O PROJETO AÇÕES EXECUTADAS NOVAS DEMANDAS AÇÕES SUGERIDAS ATÉ 2013.
Custas Processuais nos Estados Brasileiros
AGROINDÚSTRIA E TURISMO RURAL
Estratégias e Comercialização de um Mercado Consolidado
2012 A ERRADICAÇÃO DA POBREZA NOS MUN ICÍPIOS CEARENSES
Ser referência mundial na promoção da qualidade e gestão para a competitividade da sua região
SEBRAE NA COPA DE 2014 HISTÓRICO
Apresentação do portal do turismo mineiro:
OPERADORA Aula 05.
DIRETORIA DE TURISMO 1º Quadrimestre
Fundação do Esporte e Lazer do Estado
Relatório Links Patrocinados | LarImóveis
O COMTUR trabalhando pela competitividade do nosso turismo
Secretaria de Desenvolvimento
Caminho mais curto para o mundo do trabalho
Plano Estratégico Regional de Turismo
Julho de 2007.
Funcionários - Grau de Satisfação 2096 avaliações
BANANA MILK, uma vitamina já preparada para o consumo.
O caso da Travessia do Pantanal MT & MS
Rio Mulher.
01 - Vezes que visitou o Rio de Janeiro Média ponderada: 1,82 vezes Base filtro: não mora no Grande Rio de Janeiro (254 entrevistas)
PROPOSTAS ORGANIZADAS POR DIMENSÃO E VARIÁVEL CORRESPONDENTES
Tribunal de Contas do Estado do Paraná
PREPARAÇÃO PARA A COPA 2014 OPORTUNIDADES E AMEAÇAS
113ª Festa da Nossa Senhora da Boa Viagem
PLANO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DO ESPORTE
Seminário de apresentação do Observatório de Turismo do Rio Grande do Sul.
ROTA GASTRONÔMICA DO CAMBUCI
PARQUE ESTADUAL DE ILHABELA Fundação Florestal / SMA
3ª Oficina de Turismo Sustentável Programa de Apoio ao Desenvolvimento do Turismo Sustentável do Litoral Norte de São Paulo Fevereiro de 2012 Demandas.
Programa de Apoio ao Turismo Sustentável Litoral Norte Paulista (CEDS/LN) Oficina TS de abril de 2012 “Roteiro Aventura” Dra. Patricia Ortiz e Ms.
Programa de Apoio ao Turismo Sustentável Litoral Norte Paulista (CEDS/LN) Oficina TS de outubro de 2011 “Diretrizes para o Turismo Sustentável/LN”
TURISMO RURAL BRASIL.
Cultura, Turismo e Meio Ambiente
Programa de Apoio ao Turismo Sustentável Litoral Norte Paulista (CEDS/LN) Oficina TS4 – 26 de abril de 2012 “Roteiro de Turismo Pedagógico”
PASSEIO – CCS-BR Objetivo  Conhecer a opção de passeio oferecido para a turma do CCS-BR 2014.
III ENCONTRO DE PRODUTORES DE SEMENTES E TREINAMENTO DE RESPONSÁVEIS TÉCNICOS INSCRIÇÃO DE CAMPOS DE SEMENTES PELO SISTEMA SIGEF SANTANA DO LIVRAMENTO,
CIRCUITO DAS AVES DA MATA ATLÂNTICA DE SÃO PAULO
DINAMICA FORMATAÇÃO DE PRODUTOS SUSTENTAVEIS
Atuação da Embrapa na democratização do acesso ao conhecimento
ASPECTOS HISTÓRICOS DA HOTELARIA
Associação de Agroturismo Acolhida na Colônia: turismo comunitário em territórios rurais Salão do Turismo 2009.
Programa de Apoio ao Turismo Sustentável Litoral Norte Paulista (CEDS/LN) Oficina TS de abril de 2012 “Roteiro 700 Aves”
Programa de Apoio ao Turismo Sustentável Litoral Norte Paulista (CEDS/LN) Oficina TS4 – 26 de Abril de 2012 “Roteiro Gastronômico”
NOVOS MODELOS DE EMPRESAS
Fórum Regional de Turismo do Litoral Norte de São Paulo
Censo Brasileiro de Observação de Aves Abril de 2012 Avistar2012.
COPA 2014 – BELO HORIZONTE - MG. IMAGEM Para o turista internacional: construção conjunta da imagem do país com a Embratur Para a imagem de Minas Gerais,
Grupo Gestor Mar de Cultura A criação: Em 2007 o Ministério do Turismo no Projeto Destinos Referência, preparou um levantamento de todos os destinos.
Instituto Federal de Santa Catarina Técnico em Agronegócio TURISMO RURAL Prof. Thiago Meneghel.
SECRETARIA DE CULTURA E TURISMO. Turismo no Mundo.
Plano de Projeto Legados dos Projetos Copa 2014 com orçamento em 2012 Belo Horizonte,
Transcrição da apresentação:

OBSERVAÇÃO DE AVES OPORTUNIDADE DE INCLUSÃO SOCIAL, EMPREGO E RENDA NAS COMUNIDADES DO ENTORNO DAS UC’S; EDUCAÇÃO AMBIENTAL NAS ESCOLAS; TURISMO DE QUALIDADE NAS BAIXAS DE TEMPORADA; MÍDIA POSITIVA PARA OS MUNICÍPIOS ENVOLVIDOS. ALÉM DE SER BOM PRÁ CARAMBA

Identidade do Produto: SERTÃO DA QUINA - TBC com gastronomia/cultura/história e observação de aves CAMBUCÁ - TBL com observação de aves CIRCUITO DAS AVES - Roteiro intermunicipal de observação de aves, gastronomia, Cultura e História. Município (s) envolvido (s) SERTÃO DA QUINA - Ubatuba e Caraguatatuba CAMBUCÁ - Ubatuba / São Luiz do Paraitinga e Paraty CIRCUITO DAS AVES – Mogi das Cruzes/ Salesópolis/Caraguatatuba/ São Sebastião/ Ilhabela/Bertioga, Paraty e Ubatuba.

Mercado / nichos atendidos (características) SERTÃO DA QUINA – Turismo rural/ religioso/ aventura/ observação de aves CAMBUCÁ - observação de aves – Iniciante e avançado. CIRCUITO DAS AVES - observação de aves – iniciante e avançado Identificação das necessidades, preferências e expectativas da demanda SERTÃO DA QUINA – já estruturado e funcionando CAMBUCÁ – totalmente estruturado e funcionando CIRCUITO DAS AVES – em estruturação Segmento SERTÃO DA QUINA – publico em geral, pesquisadores, observadores avançados CAMBUCÁ – observação para escolas, melhor idade, observadores avançados, pesquisa CIRCUITO DAS AVES – observação para o publico de 2014 e 2016

Atrativos ícones Atrativos secundários Diferencial e valores dos atrativos SERTÃO DA QUINA – Espécies por solicitação, observação tradicional, guias extremamente capacitados para aves (menos bilíngüe) Gastronomia tradicional, hospedagem comunitária. CAMBUCÁ - Espécies raras, abundancia de espécies, sem restrição de avistamentos por conta dos horários. CIRCUITO DAS AVES - aves da Mata Atlântica de altitude, de alagados, de serra, de litoral e mata densa.

Atividades realizadas nos atrativos Equipamentos utilizados (definir) Serviços utilizados (definir) SERTÃO DA QUINA – Passeios, trilhas, observação de espera, observação de percurso. Equipamentos do turista (avançado) ou fornecido (iniciante) De acordo com o pacote contratado pode incluir guia, almoço, hospedagem CAMBUCÁ – Observação de espera ou de percurso. Iniciantes tem binóculos e avançado seu próprio equipamento. Obrigatório o acompanhamento de monitor local CIRCUITO DAS AVES - Circuito auto guiado ou contratado, guia acompanhando, GPS ou guia adquirido em cada inicio do Circuito, possibilidade de pacote integral incluindo guia, alimentação e hospedagem.

Gestão do produto – arranjos institucionais Infraestutura necessária SERTÃO DA QUINA – Comunidade local, PESM, PMU, SINHORES, Ubatubabirds, Dacnis. Manutenção do checklist. CAMBUCÁ – PESM, PMU, SINHORES, Ubatubabirds. Manutenção do checklist CIRCUITO DAS AVES – PESM de cada município, Prefeituras envolvidas, SINHORES. Termo de parceria entre os municípios envolvidos. Manutenção do checklist Lei municipal reconhecendo a atividade de observação de aves

Acesso do destino até o destino e no destino Meios de transporte até o destino e no destino SERTÃO DA QUINA – Ônibus urbano, veículo próprio ou contratado CAMBUCÁ – Ônibus urbano, veículo próprio ou contratado CIRCUITO DAS AVES – veículo próprio ou contratado

Manutenção Experiência desejada Envolvimento da comunidade Gestão de conflitos SERTÃO DA QUINA – Tudo por conta da comunidade, núcleo gestor do roteiro CAMBUCÁ – PESM / PMU, envolvimento maior da comunidade. CIRCUITO DAS AVES – Cada município envolvido, fortalecimento dos serviços de cada cidade. Aproveitamento das ofertas a serem geradas pelos eventos (e pós eventos) mundiais de 2014 e 2016. Nucleo gestor eleito pelos municípios envolvidos.

Operacionalização do produto Peridiocidade Tipo de viagem, grupos Informação Articulação organização em roteiros, rotas... Nível de dificuldade Necessidade de reserva Precificação SERTÃO DA QUINA – O ano inteiro. Todos os tipos de grupos, Direto com a comunidade, dificuldade de média a difícil, necessário reserva, preços a combinar de acordo com cada produto. CAMBUCÁ – O ano inteiro. Informação, articulação, organização PESM/PMU Baixa dificuldade. Reserva necessária Preços de acordo com a necessidade: Guia local R$50,00 por período, guia especializado até R$ 150 por período. CIRCUITO DAS AVES – O ano inteiro. Informação, articulação, organização, reserva – em cada município. Preços de acordo com cada contrato

Comercialização Material informativo Canais de distribuição Posicionamento Marketing mix Promoção SERTÃO DA QUINA – Agencias interessadas, PESM, PM, Wikiaves, receptivo local, mídia gerada. CAMBUCÁ – Agencias interessadas, Mtur, PESM, PMU. Wikiaves, mídia gerada CIRCUITO DAS AVES – Eventos mundiais, PMs, PESM, Wikiaves, mídia gerada

Qualidade Enquadramento nos indicadores de sustentabilidade SERTÃO DA QUINA – Excelente pelo envolvimento da comunidade pronta para corrigir eventuais desvios. Comunidade envolvida nas várias atividades necessárias. CAMBUCÁ – Ótima, falta mais envolvimento da comunidade oferecendo mais serviços. CIRCUITO DAS AVES – Excelente, grandes possibilidades de envolvimento das diversas comunidades envolvidas, com os mais diversos serviços.

PARA ISSO TEMOS QUE FALAR A MESMA LINGUAGEM Tolmomyias sulphurescens Legatus leucophaius Attila rufus Rupornis magnirostris Turdus albicollis Lathrotriccus euleri Cacicus haemorrhous Thraupis palmarum Progne chalybea Columbina talpacoti Columba plumbea Pyriglena leucoptera Pachyramphus validus Tyrannus savana Troglodytes musculus Ramphocelus bresilius Colonia colonus Picumnus cirratus Chiroxiphia caudata Elaenia flavogaster Sporophila caerulescens ANEXO I – Minuta de checklist para formatação de produto turístico sustentável Identidade do Produto: Município (s) envolvido (s) Mercado / nichos atendidos (características) Identificação das necessidades, preferências e expectativas da demanda Segmento Atrativos ícones Atrativos secundários Diferencial e valores dos atrativos Atividades realizadas nos atrativos Equipamentos utilizados (definir) Serviços utilizados (definir) Gestão do produto – arranjos institucionais Infraestutura necessária Acesso do destino até o destino e no destino Meios de transporte até o destino e no destino Manutenção Experiência desejada Envolvimento da comunidade Gestão de conflitos Operacionalização do produto Peridiocidade Tipo de viagem, grupos Informação Articulação organização em roteiros, rotas... Nível de dificuldade Necessidade de reserva Precificação Comercialização Material informativo Canais de distribuição Posicionamento Marketing mix Promoção Qualidade Enquadramento nos indicadores de sustentabilidade Avaliação e monitoramento

Avaliação e monitoramento 27 fevereiro 2012 www.wikiaves.com.br www.projetoaves.com.br TOTAL DE FOTOS ESPÉCIES USUÁRIOS VISITANTES REGISTRADAS DO LOCAL 8 263 2 961 2 126 1 749 15099 388 259 273 252 / 564 / 600 / 700 96 26 16 154 319 79 69 115 582 UBATUBA ILHABELA CARAGUATATUBA SÃO SEBASTIÃO SUB TOTAL MOGI DAS CRUZES SALESÓPOLIS BIRITIBA MIRIM BERTIOGA PARATY TOTAL 25 01 09 05 41 195 42 15 21 69 92 239 821 1 023 101 184 973 620 2 901 18 000 238 102 84 179 213

TOTAL DE FOTOS ESPÉCIES USUÁRIOS VISITANTES REGISTRADAS DO LOCAL 195 71 481 884 1 436 821 97 182 225 504 388 461 361 338 / 600 NOSSA REGIÃO MANAUS RIO DE JANEIRO SÃO PAULO TOTAL COMPARATIVO WIKIAVES MINAS GERAIS PARANÁ MATO GROSSO DO SUL AMAZONAS 18 000 4 862 7 451 9 325 21 648 439 213 134 475 39 120 61 592 24 178 10 619 10 351 1 737 710 620 689 600 448 777 / 1 826 9479 2 934 992 563 107 76 / 800

OBSERVAR VAI ALÉM DE UM SIMPLES OLHAR !