Professora no Colégio Objetivo Sorocaba desde 1989.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
CONCURSO DE PROTÓTIPOS
Advertisements

Programa Ler e Escrever Matemática
Portfólio de Matemática
A INFORMÁTICA COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA NO ENSINO DE QUÍMICA.
Computação Gráfica I Conteúdo: Professor: - Projeções e câmera virtual
Inclusão Pedagógica e Tecnológica
Unidades de Ensino da Microsoft
Ensino e aprendizagem de Matemática no terceiro ciclo
TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO: ENSINANDO E APRENDENDO COM AS TIC
ADEQUAÇÃO CURRICULAR.
Curso de novas tecnologias na escola
LUDICIDADE NA LEITURA REFORÇO NA LEITURA COM ALUNOS DA 5ª SÉRIE.
A informática na Educação Indígena
Figuras e Sólidos Geométricos
APLICAÇÃO DO JOGO MATEMÁTICO ‘PERMUTAÇÃO USANDO CORES’
ESTUDOS DE FIGURAS GEOMÉTRICASA
Liliani Lecco Dettogni
SIBELE MARIA SOUZA PEDAGOGA, ESTUDANTE LETRAS/LIBRAS PELA UFSC DO POLO DA USP-SP E ESTUDANTE ALUNA ESPECIAL DA DISCIPLINA NO IEL E NA F.E. DA UNICAMP.
DISCIPLINA DE LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTO
Tópicos de Educação Matemática A
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO NO ENSINO DE MATEMÁTICA
Metodologia Dialética em sala de aula (Celso dos S. Vasconcellos)
Núcleo Regional de Educação de Toledo
Escola Municipal Efantina de Quadros Sólidos Geométricos
Portfólio de Matemática 2º Trimestre
MARIA APARECIDA TRARBACH
Jogos Olímpicos EDUCAÇÃO FÍSICA Módulo – Jogos Olímpicos
Alunos Virtuais Prof.: Beatriz Helena Zanotta Nunes
Pibid Discente bolsista Ana Cristina O Linhares Supervisora: Maria Aparecida Coordenador: prof. George Pinto.
2º Seminário dos Profissionais da Educação da Diretoria de Ensino Centro-Oeste Praticas Nome da escola Autor(es) Título: [Nome do Trabalho]
Cabri-Géomètre O que é o Cabri-géomètre?
Projeto “Teia do Saber”
NOME DA FACULDADE TÍTULO DO TRABALHO ALUNOS Orientadora:
Percepção do Espaço Pela Criança
TEMA A Importância do Lúdico e do Concreto na Educação Infantil e nas Primeiras Séries do Ensino Fundamental (Parte Final) Jogos Lúdicos e o Ensino da.
UM PASTOR ESPERTO GRUPO: Fábio Sélos Rodrigues – nº USP
mathsisfun Aceder de 2 formas aos conteúdos Por anos de escolaridade, incluindo o jardim de infância por temas : geometria, puzzles,números.
ELES NÃO SÃO PEQUENOS DEMAIS!
Ministério da Educação Universidade Federal de Santa Maria Centro de Educação PPGE – Mestrado em Educação AMBIENTES VIRTUAIS DE ENSINO- APRENDIZAGEM: OS.
O professor de ensino fundamental e médio está preparado para utilizar o computador como ferramenta integrada na metodologia de projetos de aprendizagem?
Estágio Supervisionado III - Língua Portuguesa
THATHIANA DE MORAIS FERRARI- PEDAGOGA
Velocidade CIÊNCIAS Módulo – Inércia - Movimento
Quando pensamos em tecnologia, a primeira coisa que nos vêm à cabeça é o computador. Mas, muitas outras coisas são tecnologias. Como exemplo: a televisão,
NOME TITULO DO SEU TRABALHO OURINHOS – SP
SEJAM BEM-VINDOS!. Professor de Língua Portuguesa do Ensino Médio, com foco em Produção de Textos e Literatura. Mestre em Comunicação e Cultura, pela.
MEDIAÇÃO.
Álgebra Algumas considerações sobre “O ensino de Álgebra na aula de Matemática”
PLANO DE AÇÃO E RELATÓRIO DA AULA
ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA O ENSINO FUNDAMENTAL I
PROFESSORA: MARIA APARECIDA MAIA FABRO
Renata Opção. Tema: Aprendizado com números Conteúdos curriculares: adição, subtração Numero de alunos envolvidos: 35 Numero de professores: 1 professor.
FACIMINAS - Faculdade de Ciências Aplicadas de Minas
VALQUÍRIA MARIA JORGE SANCHES
TRABALHANDO COM JOGOS NO COMPUTADOR
Mestrado Profissionalizante em Ensino de Matemática
Autor: Marcelio Adriano Diogo
PEI – Programa Educacional Individualizado
PROJETO DA SALA DE INFORMÁTICA ESCOLA AUGUSTO MONTENEGRO
Curso de Aperfeiçoamento para Professores de Matemática do Ensino Médio / Janeiro / 2006.
União Educacional de Minas Gerais Pedagogia Gestão e Tecnologia Educacional Aluna: Rosana Valéria de Oliveira Professoras: Gilca dos Santos Vilarinho Zeila.
Professor(es) Apresentador(es):
Professor(es) Apresentador(es):
Título do trabalho Nome do aluno
Ministério da Educação Secretaria de Educação Básica
Drama e ensino Possibilidades para a construção do conhecimento teatral na sala de aula.
Rita Delasir Maraya/ Mauro Eduardo de Souza Escola Municipal Ministro Marcos Freire.
MAPA DE HABILIDADES.
INSTITUTO DE PESQUISAS CIENTÍFICAS E TECNOLÓGICAS DO ESTADO DO AMAPÁ INSTITUTO DE PESQUISAS CIENTÍFICAS E TECNOLÓGICAS DO ESTADO DO AMAPÁ.
Transcrição da apresentação:

Professora no Colégio Objetivo Sorocaba desde 1989. Nanci Marcílio Professora no Colégio Objetivo Sorocaba desde 1989. Especialista em Geometria Plana e Espacial – USP Especialista em Novas Tecnologias no Ensino da Matemática – UFF Especialista no Ensino de Matemática – Uniso Especialista em Matemática PUC/SP COLOQUE AQUI A SUA FOTO

OFICINA DE MATEMÁTICA

Como estudar ?

PEI - Profº Reuven Feuerstein METODOLOGIA APLICADA

ZONA DE DESENVOLVIMENTO PROXIMAL Z.D.P Z.D.P Desenvolvimento real Desenvolvimento potencial Desenvolvimento real Desenvolvimento potencial A Z.D.P. ESTÁ EM CONSTANTE TRANSFORMAÇÃO

A figura do vórtice (redemoinho) ajuda a visualizar a noção de movimento e de processo que a Z.D.P. exige para ser trabalhada: MEDIAÇÃO FAVORECENDO O DESENVOLVIMENTO

OBJETIVOS PRINCIPAIS Assimilar conceitos básicos não internalizados e Reforçar novos conceitos Deixar de ser apenas expectador da sua aprendizagem Despertar o protagonismo OBJETIVOS PRINCIPAIS

ALUNO SENTINDO-SE INSERIDO NO PROCESSO Breve debate do tema Revisão sucinta feita pela professora ou por aluno Execução de exercícios individualmente Execução de exercícios em duplas ou trios ALUNO SENTINDO-SE INSERIDO NO PROCESSO

EXERCÍCIOS COM GRAUS DE DIFICULDADE CRESCENTES E VARIADOS

ALUNO DESCOBRE QUE É CAPAZ “AGENTE INTEGRANTE E ATIVO NA SUA APRENDIZAGEM” “INÉRCIA DA APRENDIZAGEM” ALUNO DESCOBRE QUE É CAPAZ

OBRIGADA PELA PRESENÇA E-MAIL: nanci@objetivosorocaba.com.br MEUS CONTATOS E-MAIL: nanci@objetivosorocaba.com.br Celular: (15) 988092210