Projecto Ciência Viva Ano lectivo 2006/2007 Coordenadora: Lucília Batista Agrupamento Vertical de Escolas Dr. João Lúcio.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
FORMAÇÃO DE COORDENADORES DE AGRUPAMENTOS/ESCOLAS
Advertisements

A BIBLIOTECA ESCOLAR AO SERVIÇO DO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM
Auto-avaliação avaliação de desempenho docente (2009/2011)
o que fazer, para quê, porquê, como e quando.
Departamento de Ciências da Educação Universidade de Aveiro
Visão Global do Projecto
DIVERSOL (DIVERSÃO) Margarida Teresa G A F Figueiredo
Decreto Regulamentar 2/2008
Logótipo do Agrupamento de Escolas de Mortágua
Logótipo do Agrupamento de Escolas de Mortágua
COMO UTILIZAR A SALA DE INFORMÁTICA.
Articulação Curricular da BE com as Estruturas Pedagógicas Docentes.
Autonomia na Escola Secundária Moinho de Maré
Objectivo Objectivo – Apoiar o Programa de Formação de Professores do 1º Ciclo no ensino experimental das ciências Criticas Criticas - Diferença entre.
SESSÃO DE ESCLARECIMENTO
Plano de Acção - BECRE- Biblioteca Escolar e Centro de Recursos Educativos Agrupamento de Escolas Serra da Gardunha- Fundão.
Agrupamento de Escolas do Ensino Básico e Jardins de Infância do Concelho de Castro Verde Projecto Educativo 2005 /2008.
Patrocínio da Direcção Regional da Ciência e Tecnologia
Tecnologias no Sistema Educativo português
A Sociedade da Informação tem que ser uma sociedade para todos. Os cidadãos devem, sem discriminações, ter oportunidade de nela participar e, desse modo,
Apresentação dos Conteúdos Programáticos
Serviço distribuído Serviço distribuído Realização das Realização das actividades lectivas actividades lectivas Relação pedagógica com pedagógica com os.
1ª OFICINA PEDAGÓGICA O papel do Director de Turma - um orientador educativo EBI/JI Malagueira.
Objectivos: Articular currículos e metodologias de ensino-aprendizagem entre o 1º, 2º e 3ºs ciclos do Agrupamento de Escolas de Arraiolos, nas áreas das.
UNIVERSIDADE DE LISBOA
O Agrupamento de Pardilhó aderiu ao relançamento do Programa TEIP – Território Educativo de Intervenção Prioritária porque é uma segunda oportunidade de.
O Modelo de Auto- Avaliação das Bibliotecas Escolares…
DESAFIOS COLOCADOS À ESCOLA PORTUGUESA
______________________________ Reunião de Coordenadores TIC.
Agrupamento de Escolas Fernando Pessoa
TERRA NO ESPAÇO 1. UNIVERSO
Departamento do Ensino Secundário
Agrupamento de Escolas de Águeda Junho de 2004.
TIC 10º ano de escolaridade
Santarém Março a Julho de 2007
Coordenadores TIC 1ª reunião de trabalho Centro de Competência CRIE FCUL 21 Novembro 2007.
Centro de Competência CRIE FCUL
1 Utilização Educativa da plataforma Moodle Centro de Competência CRIE FCUL Primavera 2007 na FCUL
antecedentes na FCUL… Projecto MINERVA ( ) Programa Nónio ( ) Programa EduTIC (2005) Programa CRIE ( ) Plano Tecnológico da.
LEITURA-A-PAR Passos seguidos (metodologia): Envolvimento dos pais:
Encarregados de Educação Delegados de Turma
CURRICULO +.
Agrupamento de Escolas Mosteiro e Cávado
A sociedade que se pretende construir, dotada de “literacia tecnológica”, exige uma aplicação das Novas Tecnologias de Informação e Comunicação no sistema.
AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DO BARREIRO
Biblioteca do Agrupamento de Arga e Lima
MODELO DE AUTO-AVALIAÇÃO DA BIBLIOTECA ESCOLAR
PLANO S. Função equipa PTE  Elaboração, coordenação e implementação do Plano Anual de acção para as TIC  Acompanhar e coordenar a implementação dos.
2. Prioridades de utilização Outro contexto, com maior abrangência de alunos; De Acção de Formação; De Projecto Educativo;
Estratégias de actuação: Articulação curricular
Programa de Formação Contínua em Matemática para Professores dos 1
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
1 RePe Centro de Competência TIC da ESE - Santarém E-Portefólio SEMINÁRIO PEDAGÓGICO O Contributo do Portefólio para.
Projecto de Intervenção Utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação: Gestão (In)adequada INSTITUTOPIAGET Campus Académico de Vila Nova de Gaia.
Nesta sessão de trabalho iremos procurar: Compreender como é que a auto-avaliação pode ser concretizada para demonstrar a contribuição da BE para o.
Utilização das TIC nos processos Ensino-Aprendizagem
Arronches /2012 Agrupamento de Escolas de Arronches.
Orgãos de Gestão e Administração 1. Assembleia Composição (17 membros) - 8 docentes; - 2 representantes do Pessoal não docente; - 2 representantes dos.
A. Apoio ao Desenvolvimento Curricular A.1 Articulação Curricular da BE com as Estruturas de Coordenação Educativa e Supervisão Pedagógica e os Docentes.
Eu … - Registos e reflexões sobre as minhas práticas - … Docente.
Integração Curricular das TIC. Integração Curricular das TICs Fátima Rodrigues Moreira  Licenciada em Eng.ª Informática  Professora do Quadro do Grupo.
Mestrado em Educação Especial Domínio Cognitivo e Motor
Uma construção Europeia Inter-Escolas Lucília Batista.
PROJETO DA SALA DE INFORMÁTICA ESCOLA AUGUSTO MONTENEGRO
LEITURA EM CONTEXTO ESCOLAR
AGRUPAMENTO VERTICAL DE ESCOLAS DE PERNES Coordenadora do Projecto: Vanessa Pereira ANO LECTIVO
WORKSHOP Aveiro, 28 de Abril de 2004 Comissão de Gestão.
O uso da informática na educação é importante pois as crianças estão nascendo imersas no mundo digital.
Aula de Ciências O Sistema Solar.
EXPLORANDO O SISTEMA SOLAR
Transcrição da apresentação:

Projecto Ciência Viva Ano lectivo 2006/2007 Coordenadora: Lucília Batista Agrupamento Vertical de Escolas Dr. João Lúcio

Ciência Viva, este projecto é coordenado pela profª Lucília Batista, e para a concretização de algumas actividades foram utilizados os equipamentos informáticos da escola, nomeadamente os portáteis. Ciência Viva, este projecto é coordenado pela profª Lucília Batista, e para a concretização de algumas actividades foram utilizados os equipamentos informáticos da escola, nomeadamente os portáteis. Projectos que envolvem as TIC As informações sobre este projecto encontram-se disponíveis no novo site e na plataforma Moodle do Agrupamento. As informações sobre este projecto encontram-se disponíveis no novo site e na plataforma Moodle do Agrupamento.

Agrupamento Vertical de Escolas Dr. João Lúcio Objectivos: Objectivos: Desenvolver o gosto pela aprendizagem das ciências pela via experimental fora do espaço curricular; Desenvolver o gosto pela aprendizagem das ciências pela via experimental fora do espaço curricular; Aprofundar/Consolidar conhecimentos através da dinamização regular dos centros de ciência em acções específicas; Aprofundar/Consolidar conhecimentos através da dinamização regular dos centros de ciência em acções específicas; Ampliar conhecimentos científicos e métodos de trabalho em Ciências projectando-os junto das famílias e da comunidade em geral; Ampliar conhecimentos científicos e métodos de trabalho em Ciências projectando-os junto das famílias e da comunidade em geral; Desenvolver nas crianças/jovens a autonomia, a participação cívica activa e as competências para o seu desenvolvimento pessoal e social; Desenvolver nas crianças/jovens a autonomia, a participação cívica activa e as competências para o seu desenvolvimento pessoal e social; Criar condições para que os professores melhorem as suas práticas pedagógicas no domínio das Ciências. Criar condições para que os professores melhorem as suas práticas pedagógicas no domínio das Ciências. Projecto Ciência Viva – Astronomia no dia-a-dia

Agrupamento Vertical de Escolas Dr. João Lúcio Actividades desenvolvidas durante ano lectivo 2006/2007 Actividades desenvolvidas durante ano lectivo 2006/2007 Projecto Ciência Viva – Astronomia no dia-a-dia Construção de um planisfério estelar Construção de um planisfério estelar Construção da própria constelação

Agrupamento Vertical de Escolas Dr. João Lúcio Actividades desenvolvidas durante ano lectivo 2006/2007 Actividades desenvolvidas durante ano lectivo 2006/2007 Projecto Ciência Viva – Astronomia no dia-a-dia O céu no computador O céu no computador

Agrupamento Vertical de Escolas Dr. João Lúcio Actividades desenvolvidas durante ano lectivo 2006/2007 Actividades desenvolvidas durante ano lectivo 2006/2007 Projecto Ciência Viva – Astronomia no dia-a-dia Atelier: Pintura de Planetas Atelier: Pintura de Planetas Observação e registo das fases da Lua

Agrupamento Vertical de Escolas Dr. João Lúcio Actividades desenvolvidas durante ano lectivo 2006/2007 Actividades desenvolvidas durante ano lectivo 2006/2007 Projecto Ciência Viva – Astronomia no dia-a-dia Criação de modelos na sala de aula (Sol – Terra – Lua e Sistema Solar) Criação de modelos na sala de aula (Sol – Terra – Lua e Sistema Solar)