LOCALIDADE E DISTRITO 4620-460 Nogueira – Lousada PORTO TEMA(S) Qualidade do ar; Qualidade da água; Resíduos urbanos NOME DA ESCOLA Agrupamento de Escolas.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ESCOLA SECUNDÁRIA EMÍDIO NAVARRO
Advertisements

Alverca/ Calhandriz (na estrada para À- dos – Melros)
INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO AMBIENTAL
JA Juventude em Ação: construindo a Agenda 21 na Escola
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
Projeto - A escola e o meio ambiente
As TIC e as Novas Áreas Curriculares
NATUREZA E SOCIEDADE Curso de Formação Natureza e Sociedade: Orientações Curriculares e os Cadernos de Apoio e Aprendizagem 17/04/12.
Jornada Universitária da Saúde
MEIO AMBIENTE Um sistema no qual interagem fatores de ordens físicas, químicas, biológicas e socioeconômicas.
3. DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL AGENDA 21 AGENDA RIO 92 AGENDAS LOCAIS.
IV Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente
INTEGRAÇÃO DO PROCESSO DE AUTO-AVALIAÇÃO NO CONTEXTO DA ESCOLA
ESCOLA EB 2/3 DE CANIDELO PROJECTO MIL ESCOLAS.
PROJETO DE REVITALIZAÇÃO
Educação para transformação social: sinergia de saberes
AUTO-AVALIAÇÃO DA BIBLIOTECA ESCOLAR PROCESSOS ENVOLVIDOS
O Modelo de Auto- Avaliação das Bibliotecas Escolares…
Bibliotecas Escolares: Modelo de Auto-avaliação
ENGENHARIA ECOLÓGICA O QUE É?
Agrupamento de Escolas de Alijó
PROGRAMA DE GESTÃO AMBIENTAL E RESPONSABILIDADE SOCIAL.
Política Nacional de Resíduos
III SIMPÓSIO DE PROFISSIONAIS DE ENSINO DE QUÍMICA
Plano Municipal de Saneamento Básico
A escola sustentável: apresentação da proposta aos professores da escola Zavaglia (09/02/2012)
RESULTADOS E DISCUSSÃO
Roteiro para a fase de pesquisa “Rio, cidade hospitaleira”
“Por uma Bahia Limpa” (*) Projeto de Articulação, Mobilização e Divulgação de Ações Limpas para uma Bahia Sustentavelmente Cidadã.
PROJETO PLANTAR E SEMEAR
BIODIVERSIDADE E CONSERVAÇÃO DA NATUREZA AGÊNCIA CASCAIS NATURA
ENSINO MÉDIO POLITÉCNICO ENSINO MÉDIO-CURSO NORMAL
Mata de Nª Sr.ª dos Remédios Lamego
“Por um mundo melhor” é o tema do ano escolhido pelo Expoente. Ele tem por objetivo provocar uma mudança de comportamento em relação ao nosso papel.
Seminário Lançamento CF 2011 Esforços da Economia Solidária Esforços da Economia Solidária.
MODELO DE AUTO-AVALIAÇÃO DA BIBLIOTECA ESCOLAR
I- Conceitos Básicos: Desenvolvimento Sustentável; Saneamento Básico;
ELISA SOUSA CLC - TURMA S. Não foi a presença do homem, neste meio seria considerado somente como meio físico natural: constituintes físico-químicos da.
Projeto: “Somos Agua” Alemanha, Espanha, França, Itália, Portugal 2012/ º2.
Bosque do estudante Rua do Estudante – Olival – V. N. Gaia
Lordelo - Paredes Escola Secundária C/ 3º Ciclo de Vilela Vilela – Paredes - Porto Miguel Viana – Ciências Físico-Químicas; Cristina Calvão – Ciências.
Educação ambiental no município de Bonito-MS:
Ciências Naturais 8º ano. Iniciativa que tem como objectivo levar os estudantes dos ensinos básico e secundário a conhecer ecossistemas florestais da.
Fone: (027) / Inscrições – Certificados – Informações.
Arronches /2012 Agrupamento de Escolas de Arronches.
ATIVIDADES DO GRUPO DE TRABALHO DE FORMAÇÃO AMBIENTAL DA COMUNIDADE E COLETA SELETIVA 2013 Membros Ativos: Alberto Cury Nassour - SMM Claudete Ap. Poianas.
Secretária de Articulação Institucional e Cidadania Ambiental- SAIC SACOLAS PLÁSTICAS Impacto ambiental e soluções para a redução do consumo.
Animação Sociocultural
A. Apoio ao Desenvolvimento Curricular A.1 Articulação Curricular da BE com as Estruturas de Coordenação Educativa e Supervisão Pedagógica e os Docentes.
40º13'37,42''N 7º36'37,42''W Escola Básica do 2º e 3º Ciclos de Paúl Paúl – Covilhã – Castelo Branco Paula Pires (CN), Fernando Machado (CN) Bosque da.
ÁREA AMBIENTAL Grupo Único. OBJETIVO ESTRATÉGICO 4 Garantir o uso ordenado dos Recursos Naturais com vistas ao desenvolvimento sócio-econômico com qualidade.
Projeto Nós Propomos! Cidadania Sustentabilidade e Inovação na Educação Geográfica – Agrupamento Nº 4 de Évora ESCOLA SECUNDÁRIA ANDRÉ DE GOUVEIA.
Projeto “Nós Propomos! Cidadania e Inovação na Educação Geográfica
Alunos: Ana Sofia Gomes nº4 Gonçalo Teixeira, nº11 José Ribeiro, nº 15
RECICLAGEM.
Requalificação da Praça Angra do Heroísmo
Profª Mainara Biazati Gouveia Estudando as mudanças climáticas através de mini estação meteorológica para proteger o nosso planeta Estudando as mudanças.
O Modelo de Auto-Avaliação das Bibliotecas Escolares: metodologias de operacionalização
 “Água com energia Bom Jesus”  “Pegada Hídrica”  “Instalação de um recife em croché, “Ponto a Ponto enche a Ciência o Espaço– “STOL”  “Conectando.
1 INVESTIMENTO NOS SECTORES CHAVES NA ÁREA DO AMBIENTE A República de Angola concebeu um amplo programa que se estende de 2000 ao ano É neste Âmbito.
Resíduos sólidos – Coleta Seletiva Eng. Antônio Carlos Silva Sampaio Campo Grande, MS – Agosto, 2011 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO.
Meio Ambiente: “ É o conjunto de condições, influências e interações de ordem física, cultural e artificial que permite, abriga e rege a vida em todas.
Projeto UCA: Blogs do Ecossistema Limoeirense. Autor: Prof. Adauto Andrade Público Alvo: Alunos do 2º ano do ensino médio da Escola Estadual Jerônimo M.
SAÚDE E MEIO AMBIENTE CURSO DE FISIOTERAPIA
23 de Abril DIA INTERNACIONAL DO LIVRO E DOS DIREITOS DE AUTOR ESCOLA SECUNDÁRIA DE MARIA LAMAS COM APOIO DO SABE, 2012.
Dra. Cali Laguna Achon Dr. João Sérgio Cordeiro XIX Exposição de Experiências Municipais em Saneamento De 24 a 29 de maio de 2015 – Poços de Caldas - SP.
twitter.com/funasa.
Docentes: Dr. Antônio Miguel Vieira Monteiro e Dr. Eduardo G. Camargo Discente: Anielli Rosane de Souza - Mestrado- SER Disciplina: Análise espacial de.
Slovic, AD.; de Oliveira M.; Biehl, J.; Ribeiro, H. HOW CAN URBAN POLICIES IMPROVE AIR QUALITY AND HELP MITIGATING CLIMATE CHANGE: A SYSTEMATIC MAPPING.
Política ambiental com vista ao desenvolvimento sustentável.
Transcrição da apresentação:

LOCALIDADE E DISTRITO Nogueira – Lousada PORTO TEMA(S) Qualidade do ar; Qualidade da água; Resíduos urbanos NOME DA ESCOLA Agrupamento de Escolas Dr. Mário Fonseca Escola Básica e Secundária Dr. Mário Fonseca, Nogueira

PROBLEMA(S) | PORQUE ESCOLHEMOS ESTE(S) PROBLEMA(S) Presença de um aterro sanitário na região (entre as duas principais escolas do Agrupamento) Dúvidas e preocupações da comunidade local sobres os efeitos da presença do aterro (ar e água) Impactos do aterro e meios de sustentabilidade (resíduos)

Mitos e realidades sobre o aterro Consciencialização ambiental e sustentabilidade de recursos Procura de soluções que minimizem o impacto do aterro Património (ambiental) local – Tema transversal a desenvolver pela rede de bibliotecas Colaboração e apoio da Autarquia para uma consciência coletiva sustentável PROBLEMA(S) | PORQUE ESCOLHEMOS ESTE(S) PROBLEMA(S)

O QUE VAMOS / ESTAMOS A FAZER Tema integrador e transversal que permite o desenvolvimento articulado de saberes no âmbito dos conteúdos disciplinares e da literacia científica Trabalhos de organização e contexto: Modelos moleculares em “bogalhos” Elenco de poluentes por efeito nocivo Óxidos, ácidos e outros poluentes Relações bióticas Produção de um Glossário Criação de Logótipo Guião de entrevista Autarquia Construção de Blog Caraterização florestal (estratos locais)

O QUE VAMOS / ESTAMOS A FAZER Reconhecimento, classificação e análise de capacidades depuradoras de espécies arbóreas autóctones, em pesquisas/ apresentações e saídas de campo Visita e recolha de evidências na estação de separação de resíduos e aterro sanitário (Ambisousa) – observação de monitorizações Utilizar a biodiversidade e bioacumulação como critérios de determinação de qualidade ambiental em estudo georreferenciado Estudo de soluções de redução de impacto(s) … SAÍDA DE CAMPO