Fitoterápicos no SUS.  Com a criação do Sistema Único de Saúde (SUS),em 1990, estabeleceu-se a universalização do atendimento e sua integralidade.Como.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Sistema de Referência Descentralizado Dr. Paulo Ivo Cortez de Araujo
Advertisements

Dr. Pedro Eduardo Menegasso Presidente do CRF-SP
PLANO DIRETOR DA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE
Melhora da Qualidade de vida;
Simpósio de Enfermagem
1º Seminário Nacional de Pró-Saúde II
PNASS CONSIDERAÇÕES FINAIS
DADOS DE INTERNAÇÃO AIDS
MINISTÉRIO DA SAÚDE SECRETARIA DE ATENÇÃO À SAÚDE DEPARTAMENTO DE ATENÇÃO ESPECIALIZADA COORDENAÇÃO GERAL DE ALTA COMPLEXIDADE QUALIFICAÇÃO DA ATENÇÃO.
SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE DIRETORIA DE PLANEJAMENTO E COORDENAÇÃO
CONCEITOS E PRINCÍPIOS
SISTEMA DE REGULAÇÃO, CONTROLE E AVALIAÇÃO - SISRCA
A formação profissional técnica de
7º Congresso Nacional de Auditoria em Saúde e Qualidade da Gestão Hospitalar Novos Rumos nas Relações dos Gestores e Prestadores : desafios para os diversos.
Demandas Judiciais no Âmbito do Sistema Único de Saúde - SUS
Faculdade de Tecnologia
A Enfermagem na Era da Informática
POLÍTICA DE ATENÇÃO INTEGRAL À SAÚDE DA MULHER
ÉTICA, SUS E JUDICIALIZAÇÃO
Profissões do futuro Fabiano dos Santos n°:11 Phenom.
FÓRUM DE SAÚDE SUPLEMENTAR ATENÇÃO À SAÚDE NO SETOR E O DIREITO À SAÚDE SAMIR DAHAS BITTAR - AMB.
( Nem sempre valorizado ... )
O PAPEL DO FARMACÊUTICO NO USO RACIONAL DE ANOREXÍGENOS
OS DESAFIOS DA GESTÃO NA SAÚDE
TCC - Funcionalidades Cadastros Engines de Busca Agenda Médica
MINISTÉRIO DA SAÚDE SECRETARIA DE ATENÇÃO À SAÚDE
INTEGRALIDADE EM SAÚDE
Dimensões da Rede de Atenção à Saúde:
COMISSÃO DE SEGURANÇA DO PACIENTE
ESTRUTURA ORGANIZACIONAL E FUNÇÕES BÁSICAS DA FARMÁCIA COMUNITÁRIA
TIPOS DE UNIDADE Reginalda Maciel.
PREFEITURA MUNICIPAL DE PRATA ESTADO DE MINAS GERAIS SECRETARIA DE SAÚDE Cartão SUS Saúde Prata.
SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE SUS.
“Conectar coletivos na Saúde e na Educação”. Quem respondeu? -Maioria mulheres - Maioria profissionais de saúde -Residentes do Rio de Janeiro -
Adesão ao tratamento farmacológico de pacientes com hipertensão arterial e /ou diabetes mellitus atendidos no Programa de Saúde da Família de Blumenau.
V Congresso Brasileiro de Ciências Sociais e Humanas em Saúde 2011 A IMPLICAÇÃO DO CONHECIMENTO DOS GESTORES MUNICIPAIS DE SAÚDE DE SÃO PAULO SOBRE A PNPIC.
Uso Racional de Medicamentos
TODO CIDADÃO TEM DIREITO A SER ATENDIDO COM ORDEM E ORGANIZAÇÃO.
O Programa de Reestruturação dos Hospitais de Ensino Junho 2008 Ministério do Planejamento Secretaria de Atenção à Saúde Departamento de Atenção Especializada.
As ações de Farmacovigilância nos Hospitais Sentinelas
Antonio Garcia Reis Junior
Análise dos serviços de cuidados prestados no Serviço de Atenção Farmacêutica (SAF) do Curso de Farmácia da UNISUL. Ciências da Saúde. CORRÊA, TAÍS DOS.
INSTITUTO FORMAÇÃO – Cursos Técnicos e Profissionalizantes

“Satisfação dos usuários de um serviço público-privado de saúde no nordeste do Brasil e o direito à saúde” Geraldo Bezerra da Silva Junior1, Eduardo Rocha.
22 de Novembro de 2013 Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo Fórum experiências exitosas em 2013 Fórum experiências exitosas em 2013 Título da experiência:
NÚCLEO DE APOIO DA SAÚDE DA FAMILIA PORTARIA /01/208
NASF-Nucleo de apoio a Saúde da família
SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE
Interação Ensino Serviço Comunidade
S ISTEMA P RISIONAL C ATARINENSE Política Nacional de Atenção Integral a Saúde das Pessoas Privadas de Liberdade no Sistema Prisional Portaria Interministerial.
RDC ANVISA Nº 36, DE 25 DE JULHO DE 2013 Institui ações para a segurança do paciente em serviços de saúde. Objetivo: instituir ações para a promoção da.
5º CONGRESSO ESTADUAL DOS SECRETÁRIOS MUNICIPAIS DE SAÚDE DA BAHIA Ministério da Saúde - MS Secretaria de Atenção à Saúde - SAS Departamento de Regulação,
POLÍTICA NACIONAL DE HUMANIZAÇÃO
Avaliação do SUS Mayara Almeida Martins. AVALIAR.
O PACIENTE / CLIENTE Cliente= Constituinte, em relação ao seu advogado, ou doente em relação ao seu médico. Aquele que compra; freguês Paciente= Que revela.
C.A.I.S.M. DA ÁGUA FUNDA GERÊNCIA DE ATENÇÃO À SAÚDE I
Centro Regional de Formação Permanente Prof. João Ferreira da Silva Filho -UFRJ Macaé Saúde Mental, Álcool e Outras Drogas Ensino Pesquisa e Intervenção.
ou seja, resultado de determinações históricas estruturais
“Desafio de aprimoramento do Programa M AIS MÉDICOS no território local” Seminário Programa Mais Médicos na Perspectiva da Gestão Municipal para o Atendimento.
Perfis de acesso Perfil Almoxarifado/CAF Almoxarifado Gestor Municipal
Extensão do HOSPED: formando estudantes mais humanizados Principais projetos: Cuidado integral - LASFACE CD: crescimento e desenvolvimento - Casa de Passagem.
Programando o Atendimento das Pessoas com Diabetes Mellitus
Assistência Primária: Unidade Básica – Uma Experiência de Ensino e Assistência Primary Care: Basic Unit – An Assistance &Teaching Experience Profa Dra.
Hiperdia Tarsila Cunha.
EDUCAÇÃO CONTINUADA: Um Desafio para o Enfermeiro Educador! Prof Bruno Silva UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO FACULDADE DE ENFERMAGEM.
SEMINÁRIO DE APOIO A DESCENTRALIZAÇÃO DA GESTÃO DOS PRESTADORES DE MÉDIA E ALTA COMPLEXIDADE DO SUS CONTROLE E AVALIAÇÃO: ASPECTOS RELACIONADOS À GESTÃO.
Propostas de Organização do Modelo de Atenção à Saúde com ênfase na Atenção Básica, Promoção e Vigilância à Saúde em Minas Gerais: enfrentando os desafios.
SAÚDE COLETIVA Professor: Hugo Pascoal. Saúde “É um completo estado de bem estar físico, mental e social, e não meramente a ausência de doença” (OMS,
Módulo de Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde Sistema de Regulação, Controle e Avaliação – SISRCA Outubro 2012 Ministério da Saúde Secretaria.
Transcrição da apresentação:

Fitoterápicos no SUS

 Com a criação do Sistema Único de Saúde (SUS),em 1990, estabeleceu-se a universalização do atendimento e sua integralidade.Como conseqüência, passou- se a valorizar as múltiplas formas de tratamento. Dentro deste novo enfoque, a Fitoterapia ganhou muitos adeptos entre os profissionais de saúde, os gestores e os usuários do SUS e entre professores e pesquisadores das universidades

 O que é?  Características  Habitat

 Propriedades da Babosa  antibiótica;  antiinflamatória;  inibidor da dor;  reidratante e cicatrizante;  queratolítica;  energética e nutritiva;  propriedades digestivas;

 O que é ?  Características  Habitat

 Autorização  Registro na ANVISA  Nomenclatura

 Contra Indicação  Reações adversas  Precauções  Informações prestadas ao paciente

Obrigada pela atenção!