Mestrado em Sociologia do Trabalho e das Relações

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O MUNDO DO TRABALHO NA ATUALIDADE
Advertisements

PARADIGMAS DA ECONOMIA
Curso de Desenvolvimento Econômico Comparado
IMPACTO DA GLOBALIZAÇÃO NO MERCADO DE TRABALHO
Liberalismo, Neoliberalismo e Globalização
PÓS-COLONIALISMOS, IDENTIDADES e MIGRAÇÕES
Envelhecimento: um desafio ao futuro
Paradigma da Gestão do Conhecimento
Neoliberalismo Globalização.
MINDELO Cidade global ao encontro da cultura e do conhecimento Mário Murteira Mindelo, Agosto de 2007.
1 COMPETITIVIDADE NO MERCADO GLOBAL o que é e para que serve? MÁRIO MURTEIRA COIMBRABASE-FUT Janeiro 2008.
INTRODUÇÃO Á ECONOMIA DO CONHECIMENTO
1 A IDADE DAS TRANSIÇÕES para a economia de mercado para o mercado global para a economia do conhecimento MÁRIO MURTEIRA IBS Fevereiro 2008.
1 Economia do Trabalho em Portugal 1 O capitalismo português e as relações de trabalho na segunda metade do séc. XX: uma introdução retrospectiva A posição.
Desenvolvimento Social e Intervenção Comunitária na Luta Contra a Exclusão Luís Capucha.
O Processo de Gestão Estratégica
Por uma outra globalização!
A FORMAÇÃO DA ECONOMIA GLOBAL
Globalização, Geopolítica e Políticas Públicas
CRISES ATUAÇÃO DO PROFISSIONAL DE SSMA
Movimentos Migratórios e Urbanização
Geografia Geral Prof. JORGE.
MUNDIALIZAÇÃO GLOBALIZAÇÃO.
A NOVA ORDEM MUNDIAL E A GLOBALIZAÇÃO
Curso: Técnica Administrativa Trabalho elaborado por:
MOBILIDADE DA POPULAÇÃO
População e Crescimento Econômico
NOVA ORDEM INTERNACIONAL Colégio Militar de Belo Horizonte História -
Movimentos migratórios
Sustentabilidade: Desafio Actual do Ensino Superior
CRÍTICAS a ECONOMIA GLOBALIZADA.
GLOBALIZAÇÃO.
Escola de Formação Política Miguel Arraes. Curso de Formação, Capacitação e Atualização Política dos Filiados, Militantes e Simpatizantes Módulo IV A.
Processo de formação do espaço capitalista
A Nova Ordem Mundial Ordem ou Desordem?.
A EVOLUÇÃO TEÓRICA DAS RELAÇÕES INTERNACIONAIS
MANIFESTAÇÕESda ECONOMIA ECONOMIAGLOBALIZADA. Fase atual do Capitalismo é denominada de MONOPOLISTA – FINANCEIRO pois a posse e a geração de riqueza estão.
CAPITALISMO.
A População Portuguesa
Universidade do Vale do Itajaí Curso de Geografia
Organizações mundiais e Blocos econômicos cap. 53- p.471
Contexto As três últimas décadas do século XX marcadas por mais uma crise cíclica do capitalismo. Recoloca-se em cena o debate sobre globalização. A globalização.
Situação Económica Mundial Abel M. Mateus Instituto Superior Naval, Março 2003.
Universidade do Vale do Itajaí Curso de Geografia
Trabalho Digno, o que é? Todas as pessoas têm direito a uma vida digna e a poder satisfazer as suas necessidades básicas. O trabalho é um factor fundamental.
Escola de Formação Política Miguel Arraes. Curso de Formação, Capacitação e Atualização Política dos Filiados, Militantes e Simpatizantes Módulo IV A.
OPEC III - LUCILA PESCE - EAD e o universo do trabalho
Fundamentos de Comércio Exterior
Situação Económica Mundial Abel M. Mateus Instituto Superior Naval, Março 2002.
Aquilo que guia e arrasta o mundo não são as máquinas.
FUNDAMENTOS DA GLOBALIZAÇÃO
FASES DO CAPITALISMO E REVOLUÇÕES INDUSTRIAIS
SOCIEDADE PÓS – CAPITALISTA Peter Drucker
Gestão Escolar: desafios e construção do saber para o Século XXI
O que é globalização ?.
As migrações em Portugal
Políticas Educativas e Sociais Licenciatura em Educação Social (2º ano / 1º sem) Aula 3 Estado-Providência e Segurança Social 29.Setembro.2008 Escola Superior.
Origens e bases do mundo global.
Paulo Fernandes Paulo Valverde Bruno Araújo Gustavo Araújo Victor Cerqueira Glauber Brennon Guilherme Velloso.
FUNDAMENTOS DA GLOBALIZAÇÃO
Trabalho decente: um conceito dinâmico com dimensões sociais
MERCADO Espaço de transações Contexto de trocas e intercâmbio Oferta de um produto / serviço Procura de um produto / serviço.
Oficina – Cine Geo / redes de capitalismo
Cap. 7 – Totalitarismo na Europa e na Ásia
FIPEN Profª Maria Inês Zampolin Coelho Outubro
Brunno Rafael Marini AD8A12 Profº Enzo.  Por que o comércio global é importante para os Estados Unidos e como é avaliado?  Por que as nações.
FÓRUM SINDICALISMO, POLÍTICA E CIDADANIA André Santos – assessor parlamentar do DIAP e Especialista em Política e Representação Parlamentar CNPL Confederação.
Capitalismo x Socialismo
A Globalização Globalização: fenómeno que traduz uma
A Formação sindical sobre Normas Internacionais do Trabalho Declaração da OIT sobre Justiça Social para uma Globalização Justa (DECLARAÇÃO DA JUSTIÇA.
Transcrição da apresentação:

Mestrado em Sociologia do Trabalho e das Relações ECONOMIA DO TRABALHO Mestrado em Sociologia do Trabalho e das Relações Laborais Mário Murteira 2007/8

Economia do Trabalho Programa Apresentação. Objecto e método A formação do «modelo social europeu» Globalização e transições. A transição para a EBC A emergência da «Nova Economia do Trabalho» no contexto do mercado global Flexibilidade, empregabilidade e desemprego A Economia do Trabalho em Portugal: visão retrospectiva Os grandes problemas da Economia do Trabalho em Portugal no início do século XXI

Economia do Trabalho 2 Significados da «Economia do Trabalho» Os grandes problemas: emprego, salários, repartição do rendimento, negociação colectiva, sindicalismo Mercado de trabalho e mercado do conhecimento na economia global Tendências demográficas A «Idade das Transições» Do «Estado amigo dos trabalhadores» ao «Estado amigo do mercado»

Economia do Trabalho 3 A «Revolução Industrial» e a emergência do sindicalismo no séc. XVIII. Sindicalismo profissional e industrial As grandes etapas do sindicalismo: da clandestinidade, à tolerância e à protecção legal O apogeu do sindicalismo e o conceito de Welfare State Modernidade, democracia política e democracia social A integração «interna» da economia nacional (Gunnar Myrdal) Igualdade de oportunidades no capitalismo desenvolvido

Economia do Trabalho 4 O sindicalismo como força integradora dos trabalhadores e «poder compensador» A ameaça do «Segundo Mundo» A emergência do «Terceiro Mundo» A estrutura do emprego em 1950/60 A doutrina keynesiana do «pleno emprego» 1974/75 e o fim duma época

Economia do Trabalho 5 A formação do «modelo social europeu» Um modelo ou vários? Características comuns Uma específica conjugação de factores na conjuntura do após-guerra Sindicalismo, trabalhismo e social democracia

Economia do Trabalho 6 O que é a «globalização»? O tempo dum novo estádio do capitalismo, o «mercado global» Um sistema mundial único, interdependente, apoiado nas novas TIC, com grandes actores transnacionais Dimensões da globalização financeira O fim dos Segundo e Terceiro «Mundos» Da NOEI dos anos 70 à «NOEI» do séc. XXI

Economia do Trabalho 7 As três «transições» em curso : para a economia de mercado, para o mercado global (globalização) e para a EBC Conceito de Economia Baseada no Conhecimento (EBC) O conhecimento como «capital intelectual» Inovação, empreendedorismo e conhecimento A ideologia neo-liberal e o «Consenso de Washington»

Economia do Trabalho 8 Globalização do conhecimento e globalização financeira Esboço dum «mercado do conhecimento» A ideologia da «sociedade do conhecimento» Recursos humanos, força de trabalho e capital intelectual na «divisão internacional do trabalho» Forum Económico Mundial e Forum Social Mundial O propósito da «Globalização Justa»

Economia do Trabalho 9 Contornos da «Nova Economia do Trabalho» A globalização e o mercado transnacional de trabalho Os novos «trabalhadores do conhecimento» e a crise do sindicalismo As novas nações emergentes no mercado global e o impacto da India e da China A «desocidentalização» do crescimento da economia mundial

Economia do trabalho 10 A nova estrutura do emprego. Que futuro para o trabalho humano? Modelos europeus de «flexi-segurança» A gestão transnacional da cadeia de valor Tendências demográficas na Europa Novos movimentos migratórios Debates sobre o futuro do «modelo social europeu»

ECONOMIA DO TRABALHO 11 A Economia do Trabalho em Portugal: Uma análise retrospectiva O modelo «corporativo» As «anomalias do calendário» português A transição de 75/85 As conclusões do «Livro Verde» Emprego, pobreza e repartição do rendimento

ECONOMIA DO TRABALHO 12 Problemática actual do emprego em Portugal Que «Nova Economia do Trabalho»? A questão da «flexi-segurança». Portugal face ao «modelo social europeu» Imigração e emigração no séc. XXI