Chat FERRAMENTAS E ESTRATÉGIAS DE COMUNICAÇÃO Comunicação e formação síncrona Prof: Nuno Bordalo Pacheco Aluno: Diogo Véstia Mestrado em Educação e Comunicação.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Parceira Programa SuperAção e Escola de Tempo Integral
Advertisements

EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA.
Ambiente Virtual de Aprendizagem. O AVA é um "espaço fecundo de significação onde seres humanos e objetos técnicos interagem, potencializando assim a.
APLICAÇÃO DE TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA BIBLIOTECA E SALA DE AULA POR: Ana Rita de Césaro, Daiane de Souza Waltrick, Andréa Oliveira e Carla.
e-Learning Perspectivas e Tendências
Teatro na Escola Jussara L. de Andrade.
O Cenário Virtual.
TECNOLOGIA EDUCACIONAL Curso de Pedagogia – 3º Período Aula 06.
TECNOLOGIA EDUCACIONAL Curso de Pedagogia – 3º Período Aula 12
PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO EM EAD: UM ELO ENTRE PROFESSOR – CURSO – ALUNO Produzido por:Vilma Bigolin Tussi.
Fundamentação Teórica
New Dimension New Dimension Cursos a Distância Cursos a Distância.
MPEL2 Percursos de aprendizagem mediados por ferramentas tecnológicas EAT Equipa Concerto Alexandre Monteiro Ana Neves Jorge Lagarto Margarida Cabral.
CURSO DE CAPACITAÇÃO EM EaD Vídeo-aula e Videoconferência
Segurança na Internet.
Lidar com adolescentes no Ensino Médio: missão impossível?
ALEXANDRA ALINE VERA.
Disciplina: Prática Profissional II
Generalidades sobre e-learning
Santarém Março a Julho de 2007
Plataformas uma ferramenta na educação??? Madalena Pinto dos Santos 2006 Centro de Competência CRIE – FCUL
Plataformas uma ferramenta na educação??? Sessão Prática no Agrupamento de Ribamar 26 Abril 2006 Madalena Santos, Teresa Faria, Teresa Silva Centro de.
Virtual Classroom Tour AnteriorSeguinteHomeSaída Conteúdos Definir regras e orientações Definir regras e orientações Planear tarefas e actividades Planear.
Formas de Interação.
PCEaD Programa de Capacitação em Educação a Distância
União Educacional Minas Gerais Curso de Pedagogia: Gestão e Tecnologia Educacional Aluna: Débora Luzia da Silveira Professoras: Gilca Vilarinho Gilca Vilarinho.
A S TECNOLOGIAS FAZEM A DIFERENÇA ? As Tecnologias e a Aprendizagem 1.
O TelEduc: É um ambiente para a criação, participação e administração de cursos na Web. Foi concebido tendo como alvo a formação de professores para informática.
, Chats E Videoconferência
OBSERVAÇÃO DA SALA DE AULA
Caro aluno, Estas orientações foram elaboradas para auxiliar você em seu processo de tornar-se um aluno na modalidade a distância.
E-learning b-learning.
Luís Lóia. * Primeira e única licenciatura em Filosofia em Portugal de ensino em regime semi-presencial.
O ambiente de Ead selecionado para realização do curso on-line foi o TelEduc. Este é utilizado na Uniminas como ferramenta de auxilio das disciplinas.
Aula 02 – Mediação Pedagógica e Ferramentas na EaD
TÉCNICA DO SEMINÁRIO.
CC8 Comunicação e colaboração
Curso de Capacitação em Educação a Distância
Bruno Ferreira Wiki. O que é? É um website que permite que um grupo crie e edite os seus conteúdos. Não são necessários conhecimentos avançados.
Utilização das TIC nos processos Ensino-Aprendizagem
USP - São Paulo Polo Estação Ciência
Formação de Tutores a Distância
Perguntas de Modelação
UNIMINAS – União Educacional Minas Gerais Curso de Especialização em Tecnologias Digitais Aplicadas à Educação Módulo I – Ética e Cibercultura Alunas:
Informações sobre o Teleduc O TelEduc é um ambiente para a criação, participação e administração de cursos na Web. Ele foi concebido tendo como alvo o.
Variante de Cozinha - Pastelaria
Análise de um curso a distância que utilizou uma nova ferramenta de Courseware chamada Moodle Use este modelo para criar páginas da Web de intranet.
Ferramentas/Recursos do TelEduc. Os recursos do ambiente são distribuídos da seguinte forma: Estrutura do Ambiente: contém as informações sobre o funcionamento.
Desenvolvimento de educação continuada a distância em Oncologia Pediátrica Dra. Silvia Helena Cardoso Dr. Renato M.E. Sabbatini Instituto Edumed.
O trabalho com as capacidades transversais Formação coordenada por João Pedro da Ponte Lurdes Serrazina Programa de Matemática, 1.º, 2.º e 3.º Ciclos Formação.
Informática Aplicada a Educação II Profº Gilca Dos Santos Vilarinho Introdução Educação á Distância III Profº Zeila Miranda Didática doa Meios II Profº.
Elvia Nunes Ribeiro - CEFET-GO –
Soluções para universidades corporativas
CONHECENDO O. O que é o TelEduc O TelEduc é um ambiente para realização de cursos a distância através da Internet. Está sendo desenvolvido no Nied (Núcleo.
Pedagogia: Gestão e Tecnologia Educacional Alunas: Renatha Dias Reis Rosana Guedes Professoras: Gilca Juliene Zeila Turma: 5° G1.
Informações sobre o TelEduc Discente: Lucilaine de Fátima Ferreira Professoras: Gilca dos Santos Vilarinho Elsa Guimarães Juliene Vasconcelos UNIMINAS.
Metodologias e instrumentos de avaliação online
Curso de Pedagogia - Gestão e Tecnologia Educacional Informática Aplicada III--- Gilca dos Santos Didatica dos Meios Juliene --Vasconcelos Zeila EaD-Educação.
União Educacional Minas Gerais Pedagogia Gestão E Tecnologia Educacional Aline Barbosa Oliveira Michelle Christina Silva Professores: Gilca Vilarinho Juliene.
29 outubro 2014 Plano de trabalho Mecanismo de supervisão: visita – Antes da visita (no departamento) e em conjunto – A visita – Depois da.
Virtual Classroom Tour AnteriorSeguinteHomeSaída Conteúdos Formas de trabalho Formas de trabalho Papéis na sala de aula Papéis na sala de aula Dicas e.
União Educacional de Minas Gerais Informações sobre Teleduc.
UNIMINAS Curso de Pedagogia - Gestão e Tecnologia Educacional TelEduc Fabiana Resende de Oliveira.
Artefacto2 Técnicas de Atendimento Simulações práticas / Role-playing Cristina Cadete 1.
Conceção de Cursos para Ambiente Online workshop.
Mconf Mconf Plataforma do serviço de Conferência Web da RNP Thiago Borges de Oliveira
TelEduc Ambiente Virtual de Aprendizagem Versão
TESTE EM DUAS FASES Características O teste é aplicado em duas fases distintas; Na 1ª fase: O teste é composto por duas partes, na primeira as questões.
Transcrição da apresentação:

Chat FERRAMENTAS E ESTRATÉGIAS DE COMUNICAÇÃO Comunicação e formação síncrona Prof: Nuno Bordalo Pacheco Aluno: Diogo Véstia Mestrado em Educação e Comunicação Multimédia Aplicações Informáticas

CHAT As ferramentas de comunicação síncrona mais utilizadas no âmbito do e-learning são seguramente as conferências baseadas em texto, comummente designadas por chats

Potenciais Vantagens Sentido de proximidade e presença; Estímulo de contactar com outros em tempo real; Permite o contacto direto e imediato com o formador;

Potenciais Vantagens (cont) Permite o contacto direto entre dois ou mais formandos Promove a espontaneidade, que pode ser fundamental em determinadas circunstâncias Simula o ambiente de sala de aula, que será familiar para a maioria dos formandos

Limitações Os chats são extremamente penalizadores para pessoas com menor capacidade de expressão escrita, ou com pouca destreza na utilização de teclados A obrigatoriedade de estar online num determinado momento pode constituir uma dificuldade para muitos formandos

O decurso da conversa pode facilmente tornar-se caótico: ▫Múltiplos assuntos discutidos em simultâneo; ▫Perguntas que ficam sem resposta, ▫Comentários ou respostas que perderam o sentido; Limitações (cont.)

Aspetos a Considerar O planeamento, preparação e anúncio prévio das sessões de chat. Definir claramente os objetivos, formato/tipo das sessões, duração, tópicos e regras de funcionamento A elaboração de um documento, que deve ser tão curto quanto possível, com instruções sobre a utilização do chat

Antes da primeira sessão de chat, seja dada oportunidade e estímulo aos formandos para contactarem com o sistema que irão ser usados durante o curso; Considerar previamente a forma como se fará a moderação. Aspetos a Considerar (cont.)

Nas sessões de chat a função de moderação tem duas vertentes Intelectual – ou seja, de intervenção, fornecendo informação e opinião própria Organizativa e de suporte – ou seja encarregando-se de registar ou controlar

Dicas para a utilização do chat em e- learning Planear e preparar cuidadosamente as sessões - definir os objetivos; Anunciar/agendar a sessão de chat; Definir as regras de utilização e participação; Limitar a duração das sessões;

Limitar o número de utilizadores; Respeitar os horários definidos; Manter o chat dentro do tópico definido; Disponibilizar transcrição da sessão. Dicas para a utilização do chat em e- learning (cont.)

De que modo usar o chat no contexto do e-learning Discussão de textos; Apresentação de trabalhos; Sessões de brainstorming; Role playing; Sessão com especialista convidado;

Sessões de dúvidas e perguntas Horário de atendimento virtual Trabalho em grupo Encerramento de módulos ou cursos De que modo usar o chat no contexto do e-learning