Gestão e Tecnologia da Informação Extensão Continuada – FA7

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Transcrição da apresentação:

Gestão e Tecnologia da Informação Extensão Continuada – FA7 FACULDADE 7 DE SETEMBRO Gestão e Tecnologia da Informação Extensão Continuada – FA7 Prof. Luiz Humberto R. S. Jr. luizjr@fa7.edu.br

Gestão e Tecnologia da Informação Extensão Continuada – FA7 GTI Disciplinas: Planejamento, Programação e Controle da Produção Objetivo: Compreender, entender e exercitar elementos de planejamento e controle da produção e sua relação com ambientes de ERP baseado no modelo MRP II. Conteúdo Programático: 1ª Aula Introdução aos Sistemas de Informação Sistemas de Informação e as Organizações Vantagem competitiva e qualidade Fundamentos em Tecnologias da Informação 2ª Aula Banco de Dados Redes de Telecomunicações de Dados Segurança em Sistemas de Informação Sistemas de Suporte Gerencial 3ª Aula Estruturas Organizacionais envolvendo TI/SI Processo de Aquisição de Software e Outsorcing Inteligência Artificial CMMi, ITIL, CobiT

Gestão e Tecnologia da Informação Extensão Continuada – FA7 Planejamento, Programação e Controle da Produção Livro Referência (Figuras e Texto): PLANEJAMENTO, PROGRAMAÇÃO E CONTROLE DA PRODUÇÃO MRP II/ERP: Conceitos, Uso e Implantação; Henrique L. Corrêa, Irineu G. N. Gianesi e Mauro Caon; 4ª Edição (2001)

Gestão e Tecnologia da Informação Extensão Continuada – FA7 O que são SISTEMAS DE ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO? Podem ser definidos como os sistemas de informação para apoio à tomada de decisões, táticas e operacionais, referentes as seguintes questões logísticas básicas: O que produzir e comprar; Quanto produzir e comprar; Quando produzir e comprar; Com que recursos produzir; Para que sejam atingidos os OBJETIVOS ESTRATÉGICOS DA ORGANIZAÇÃO.

Gestão e Tecnologia da Informação Extensão Continuada – FA7 O que se espera de um SISTEMA DE ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO? Planejar as capacidades futuras de capacidade produtiva da organização; Planejar os materiais comprados; Planejar os níveis adequados de estoques de matérias-primas, semi-acabados e produtos finais, nos pontos certos; Programar atividades de produção para garantir que os recursos produzidos envolvidos estejam sendo utilizados, em cada momento, nas coisas certas e prioritárias; Ser capaz de saber e informar corretamente a respeito da situação corrente dos recursos (pessoas, equipamentos, instalações, materiais) e das ordens (de compra e produção); Ser capaz de prometer os menores prazos possíveis aos clientes e depois fazer cumpri-los; Ser capaz de reagir eficazmente. Fazer anotações aqui: a) Inércia da decisão, o tempo que necessariamente tem de decorrer entre o momento da tomada de decisão e o momento em que seus efeitos são sentidos. b) Não só é necessário planejar as necessidades futuras, como também fazê-lo levando em conta vários horizontes futuros. c) As decisões tem diversos tipos de inércia: é indispensável considerar, para tomar decisões, diferentes horizontes de tempo, para que cada decisão seja tomada com a antecedência que sua inércia requer. 2. Para que não cheguem nem antes nem depois. Tratar diversas várias, desde fornecedores e sua confiança a suprimentos de peças, para diversos tipos de produtos ao longo do tempo. 3. a)A questão do estoque zero, baixando estoques a níveis menores que as suas necessidades estratégicas, tornando-se presas fáceis na mão de concorrentes precavidos e sensatos. b)A questão é estoque mínimo necessário, alinhado as necessidades estratégicas. 4. a)O que fazer com um equipamento que acabou sua fase de produção? O que produzir em seguida e em que quantidade? O custo e o tempo de alocação envolvidos? 5. a)Função do controle da produção e tem a ver com disponibilidade da informação. b)A falta de acurácia e atualização das informações disponíveis nos sistemas de informação das empresas é quase um problema endêmico no Brasil. 6. a) Vendedores prometem prazos subdimensionados aproveitando a fragilidade do cliente na compra para vender o produto ou serviço. Quando conseguem convencer o consumidor, os pedidos vão para a produção com prazos irreais, criando um processo de gestão conturbada. O resultado desta turbulência são prazos não cumpridos, prioridades subvertidas, índices de utilização de equipamentos com alto custo, clientes insatisfeitos, etc. 7. Um bom sistema é capaz de detectar desvios da realidade com relação ao plano inicial de produção. Deve-se integrar com outras funções organizacionais, principalmente de seu processo logístico e é onde está o maior potencial de obtenção de melhorias competitivas.

Gestão e Tecnologia da Informação Extensão Continuada – FA7 Produção e Competitividade SER COMPETITIVO É SER CAPAZ DE SUPERAR A CONCORRÊNCIA NAQUELES ASPECTOS DE DESEMPENHO QUE OS NICHOS DE MERCADO VISADOS MAIS VALORIZAM.

Gestão e Tecnologia da Informação Extensão Continuada – FA7 Produção e Competitividade ASPECTOS DE DESEMPENHO DENTRO DO ESCOPO DAS OPERAÇÕES PRODUTIVAS DA ORGANIZAÇÃO: Custo percebido pelo cliente; Velocidade da entrega; Confiabilidade da entrega; Flexibilidade das saídas; Qualidade dos produtos; Serviços prestados ao cliente. Fazer anotações aqui: - No item 1 mencionar que custo percebido pelo cliente é “preço”, mas para o fornecedor envolve sua composição. Lembrar o caso do Global Sourcing, aonde uma empresa deve buscar os fornecedores de menor custo, independente de sua eventual localização física. Trata-se de custo, não de preço. O custo de um fornecedor a duas quadras de minha empresa pode ser maior que um fornecedor italiano, mas o preço do meu produto, no final, será mais caro. No item 5, definir “Qualidade é conformidade às especificações do projeto”. No item 6, falar sobre as commodities (bens sem diferenciação de marcas) e sua descommoditização (diferenciação dos produtos, agregando serviços complementares para igualar ou superar a concorrência asiática, como garantia, atendimento pós-venda, montagem do produto no cliente, informações técnicas na embalagem, velocidade e confiabilidade das entregas, etc.).

Aspectos de Desempenho x Sistema de Informação de Produção: Gestão e Tecnologia da Informação Extensão Continuada – FA7 Aspectos de Desempenho x Sistema de Informação de Produção: Fazer anotações aqui:

Gestão e Tecnologia da Informação Extensão Continuada – FA7 Planejamento Planejar é entender como a consideração conjunta da situação presente e da visão de futuro influencia as decisões tomadas no presente para que se atinjam determinados objetivos no futuro. Planejar é projetar um futuro que é diferente do passado, por causas sobre as quais se tem controle.

Gestão e Tecnologia da Informação Extensão Continuada – FA7 A dinâmica do Planejamento Levantamento da situação presente; Desenvolvimento e reconhecimento da visão de futuro, com ou sem nossa intervenção; Tratamento conjunto da situação presente e da visão de futuro por alguma lógica que transforme os dados coletados sobre presente e futuro em informações que passam a ser disponibilizadas numa forma útil de decisão gerencial logística; Tomada de decisão gerencial; Execução do plano.

A dinâmica do Planejamento Gestão e Tecnologia da Informação Extensão Continuada – FA7 A dinâmica do Planejamento

A dinâmica do Planejamento (Horizonte) Gestão e Tecnologia da Informação Extensão Continuada – FA7 A dinâmica do Planejamento (Horizonte) Definir de quanto tempo será o horizonte de planejamento é muito difícil. Mas, podemos considerar aquele ponto no futuro que deixe de ter influência relevante nas decisões tomadas no presente. A partir daí, diminui-se esse ponto no tempo até o período que passa a valer a pena de forma relevante considerá-lo como tempo do horizonte de planejamento.

Gestão e Tecnologia da Informação Extensão Continuada – FA7 Horizonte do Planejamento Conceito de Planejamento Hierárquico A inércia da decisão deve considerar vários horizontes de planejamento. Isso significa que a visão de futuro deve incluir diversos “sub-horizontes” dentro do horizonte considerado, para tratar os aspectos a serem planejados com as diferentes antecedências que as diferentes inércias exigem.

Planejamento Hierárquico Gestão e Tecnologia da Informação Extensão Continuada – FA7 Planejamento Hierárquico Incertezas

Gestão e Tecnologia da Informação Extensão Continuada – FA7 Horizonte do Planejamento Conceito de Planejamento Hierárquico A constatação da figura anterior (incertezas aumentas ao longo do horizonte), leva a um certo inquietamento: decisões tomadas com maior antecedência requerem visão sobre um futuro mais longo. Previsões de mais longo prazo são feitas sob maior condição de incerteza. Dessa forma a probabilidade de erro também aumenta.

Gestão e Tecnologia da Informação Extensão Continuada – FA7 Horizonte do Planejamento Conceito de Planejamento Hierárquico ENTÃO: Se as decisões que envolvem maior volume de recursos requerem maior antecedência de planejamento e tomar decisões com maior antecedência implica em estar sob maior probabilidade de erro, a conseqüência é que justamente aquelas decisões cujos erros podem envolver perda mais substancial de recursos são aquelas com maior probabilidade de erro! SENDO ASSIM: “Como é então que a maioria das empresas tem sobrevivido?” Guarde a pergunta... Vamos em frente!

Gestão e Tecnologia da Informação Extensão Continuada – FA7 Considere o exemplo: A previsão de vendas de uma loja de uma rede de fast food foi feita com 1 ano e meio de antecedência, para o mês passado; Consideramos, no melhor, histórico de vendas, sazonalidades, etc. Quando o mês terminou, fez-se a análise dos resultados: PREVISÕES DE VENDAS VENDAS EFETIVAS Desagregado Agregado

Gestão e Tecnologia da Informação Extensão Continuada – FA7 Horizonte do Planejamento Conceito de Planejamento Hierárquico Note que os erros de previsão individuais, por sanduíche, resultaram, em média, em 21,6%, relativamente alto; Note que o erro de previsão sobre o total de vendas foi de 2,5%; Este resultado mostra que em previsões desagregadas, algumas previsões foram superdimensionadas enquanto outras foram subdimensionadas. Já na previsão agregada, os erros de previsões individuais foram compensadas, de certa forma.

Gestão e Tecnologia da Informação Extensão Continuada – FA7 Horizonte do Planejamento Conceito de Planejamento Hierárquico Questão de agregação: visão de futuro agregada: A decisão de inércia maior, aquela tomada a um ano e meio, envolvendo a agregação de dados, tendem a refletir em variáveis estratégicas, como, por exemplo, o desejo de ampliar a loja. Decisões de maior inércia, que envolvem maiores recursos, necessitam de maior antecedência; também requerem visão de futuro com maior horizonte e, portanto, estão mais sujeitas a incertezas. Por outro lado, essas mesmas decisões tendem a não requerer visões de futuro desagregadas. Com a agregação, os erros de previsão ficam reduzidos, compensando a necessidade de antecedências mais longas e com a possibilidade do tratamento agregado das informações.

Gestão e Tecnologia da Informação Extensão Continuada – FA7 Horizonte do Planejamento Conceito de Planejamento Hierárquico Questão de agregação: visão de futuro agregada: Sendo assim, respondemos a pergunta: “Como é então que a maioria das empresas tem sobrevivido?” Mas, e quanto as visões de futuro usando dados desagregados (detalhados)?

Gestão e Tecnologia da Informação Extensão Continuada – FA7 Horizonte do Planejamento Conceito de Planejamento Hierárquico Questões de antecedência: visão de futuro desagregada Previsões desagregadas funcionam bem em cenários aonde a antecedência é de curtíssimo prazo. Exemplo: na loja, quanto de queijo comprar. Leva menos que um ano e meio; Considera as vendas dos produtos, como o cheeseburguer, que contem queijo. Leva em conta o fornecedor e o suprimento do referido produto, talvez, uma semana seja necessária. A incerteza com que se trabalha neste momento é maior devido ao grau de desagregação, mas, por outro lado, a incerteza devido a antecedência é muito menor pelo fato de a própria antecedência ser muito menor.

Horizonte do Planejamento Ilustrando... Gestão e Tecnologia da Informação Extensão Continuada – FA7 Horizonte do Planejamento Ilustrando... INFORMAÇÕES AGREGADAS INFORMAÇÕES DESAGREGADAS

Horizonte do Planejamento: Conceito de Hierarquia das Decisões Gestão e Tecnologia da Informação Extensão Continuada – FA7 Horizonte do Planejamento: Conceito de Hierarquia das Decisões Com esta estrutura hierárquica de decisões subsidiando decisões de níveis imediatamente inferiores, garantimos que as decisões de nível superior são consideradas como direcionadoras (restritivas).

OBRIGADO!