Lipodistrofia Saúde Mental e Qualidade de Vida

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Caracterização do Comportamento Alimentar dos Doentes Obesos Inscritos para Cirurgia Bariátrica. Inês Ramos 1, Sandra Torres1, & Filipa Vieira1, 2 1-
Advertisements

Apresentação: Tânia Baptista Grupo de Estudos do Trauma
Effectiviness of lifestyle changes on impired plasma glucose and lipids Impacto das mudanças do estilo de vida em pessoas com elevados níveis plasmáticos.
Método Clínico Centrado no Paciente
Definição do tratamento e de seus objetivos
ENVELHECER COM SAÚDE Envelhecer bem depende do equilíbrio entre as limitações e as potencialidades de cada um. É preciso aceitar e compreender as mudanças.
SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA
Psicologia da Saúde e Psicologia Positiva
Tânia Baptista Grupo de estudos do Trauma
Riscos, ameaças e confiança
Formação do Vínculo do Médico do Trabalho como Condutor do Processo de Promoção de Saúde nas Empresas Hudson de Araújo Couto.
Trabalho de Ciências Nome:Anderson,Daniela,João L. e Letícia G.
O que é a sida? A SIDA é provocada pelo Vírus da Imunodeficiência Humana (VIH), que penetra no organismo por contacto com uma pessoa infectada. A transmissão.
PSICOLOGIA DA SAÚDE José A. Carvalho Teixeira
Distúrbios Alimentares
Isolamento Social.
A longitudinal study about the body image and psychosocial adjustment of breast cancer patients during the course of the disease Autores: Helena Moreira.
ESTRESSE.
IV Encontro Nacional de Prevenção da Doença Renal Crônica
Tuberculose e comunicação
Educação Sexual contributos para a implementação do P.C.T.
A EDUCAÇÃO SEXUAL EM CONTEXTO ESCOLAR - Breve Reflexão -
FATORES DE RISCO CARDIOVASCULARES
Transmissão do VIH Ciência, Direito e Discriminação Implicações na Discriminação Laboral e Social 4 de Fevereiro de 2009.
Benefícios da Actividade Física – Na Obesidade
ESTUDO SOBRE QUALIDADE DE VIDA E SAÚDE DOS FUNCIONÁRIOS DA CDV
A formulação de Caso cognitivo - comportamental
ISCS-N CURSO INSTITUTO SUPERIOR CIÊNCIAS SAÚDE-NORTE
Sintomas, alterações e particularidades
Saúde e desporto O estilo de vida cada vez mais sedentário, aliado ao uso crescente da tecnologia na vida quotidiana, estão a causar altos níveis de inactividade entre.
Escola Básica 2º e 3º ciclos Manuel de Figueiredo
Curso de saúde mental para equipes da atenção primária (2) - Módulo II
Distúrbios alimentares
Women for Positive Action is supported by a grant from Abbott A mulher e os ensaios clínicos no VIH.
“Bulimia” Escola Básica Secundaria Dona Lucinda Andrade
10 de Outubro. Dia Mundial da Saúde Mental
Vamos Falar sobre… SIDA.
Agrupamento de Escolas de Mértola Ano Letivo
Distúrbios alimentares
VIH/SIDA.
Motivações relacionadas com a dependência
Doentes em contexto médico Mafalda Duarte Psicóloga
EUGENIO PAES CAMPOS PROF. DR. MÉDICO CARDIOLOGISTA
Paciente Terminal e o Tratamento
Impacto Da Sida Na Sociedade.
Concurso SES-DF: Psicólogo
Como ajudar as pessoas a mudar de comportamento
Universidade Paulista Instituto Ciências da Saúde Curso de Graduação em Enfermagem Campus Jundiaí Prof.ª Filomena Coser Gabriela Aleixo A0129C-0.
Sida São, minha querida São sempre pronta a ajudar agora é sobre a Sida que devemos informar. É tão grande a ignorância é tanta a falta de apoio neste.
CUIDADOS PALIATIVOS PROF. LUCIA.
Fisioterapia Preventiva para o Idoso
Psicologia da Saúde e Psicologia Positiva
AIDS: aspectos psicossociais e psicossomáticos
CABO VERDE fim de um ciclo : II PLANO ESTRATÉGICO NACIONAL DE LUTA CONTRA O VIH-SIDA
Trabalho realizado por: Paulo Escaleira nº20 8ºD Diogo Carvalho nº 7 8ºD.
PSICOLOGIA DA SAÚDE E PSICOLOGIA POSITIVA Semana 8
Distúrbios alimentares
Disfunção sexual feminina em doente com VIH
Avaliação da prevalência de ansiedade e depressão dos pacientes estomizados da microregião de Divinopólis/Santo Antonio do Monte-MG Juliano Teixeira Moraes.
TRANSTORNOS ALIMENTARES. Anore xia ANOREXIA Perturbação da imagem corporal Busca incessante pela magreza Inanição.
 A pessoa que perde um órgão sofre modificações bruscas em sua vida, afetando diretamente seu comportamento e a maneira de agir.  Amputação desafio.
ASPECTOS PSICOLÓGICOS DAS DOENÇAS NEUROMUSCULARES ELIZENE DOS REIS OLIVEIRA – PSICÓLOGA HELENICE MEIRELLES ANDRADE – PSICÓLOGA.
Situação epidemiológica do VIH/SIDA em Cabo Verde Praia, Fevereiro de 2007 Direcção Geral de Saúde Programa de Luta contra a SIDA/ Serviço de Epidemiologia.
A CONSTRUÇÃO DE UM RELACIONAMENTO COM O MÉDICO/OUTROS PRESTADORES DE CUIDADOS DE SAÚDE 1.
Transcrição da apresentação:

Lipodistrofia Saúde Mental e Qualidade de Vida III Jornadas do GAT Lipodistrofia Saúde Mental e Qualidade de Vida Sílvia Ouakinin Lisboa, 20 de Dezembro 2010

A Síndrome de Lipodistrofia Conjunto de alterações metabólicas e morfológicas que implicam novos desafios no tratamento da infecção VIH (Reynolds et al, 2006). As consequências em termos metabólicos, cardiovasculares e sobre a Qualidade de Vida do doente, devem ser consideradas ao mesmo nível. Só os doentes podem relatar as suas percepções e os médicos devem obter essa informação para prescrever e avaliar intervenções específicas (Guaraldi et al, 2008).

Principais Áreas de Impacto da Lipodistrofia Imagem Corporal Saúde Mental Qualidade de vida Comportamento Sexual Adesão à Terapêutica

Consequências da Lipodistrofia Dimensão Individual Dimensão Social Dimensão da Resposta Power et al Sex Transm Infect 2003

A Dimensão Individual Consciência da Lipodistrofia - Comentários de outros - Avaliação do próprio

A Dimensão Individual Efeitos físicos Efeitos psicológicos - Peso ; Peso - Modificação do corpo Efeitos psicológicos - Perturbação emocional (vergonha/desafio) - Redução da auto-estima - Dificuldades nas relações íntimas - Perda de líbido - Depressão; Ansiedade - Medo das complicações associadas Indicador de doença - A seropositividade para o VIH

A Dimensão Social O significado social A reacção dos outros - Redução de contactos sociais - Desinvestimento relacional - Isolamento A reacção dos outros Os “outros-significativos” - Suporte, aceitação Os outros - Crítica; avaliação negativa - Estigma da doença

A Resposta Individual Aceitação face à gravidade da doença Reavaliação da adesão à TAR /decisão de parar tratamento Procura de medidas práticas - Alimentação - Exercício físico - Cirurgia Relação com o médico assistente - Sentimentos de banalização - Medo da avaliação - Necessidade de mais apoio

A perturbação da imagem corporal está associada a: Síndrome de Lipodistrofia em Pacientes com Infecção VIH/SIDA -Aspectos Psicossociais e Qualidade de Vida. Isabel Nabais. S D Infecciosas HSM/FML, 2004 A perturbação da imagem corporal está associada a: sentimentos depressivos sentimentos de frustração, desconforto, vergonha e inibição menor auto-confiança evitamento da intimidade e da sexualidade receio que se pense que está doente medo que se saiba que tem VIH sentimentos de solidão e isolamento interferência na actividade social em geral

Síndrome de Lipodistrofia…Isabel Nabais, 2004 Avaliação das perturbações provocadas pelas alterações corporais nas 4 semanas anteriores à avaliação

Síndrome de Lipodistrofia…Isabel Nabais, 2004 ** ** ** * * ** * * ** **

Síndrome de Lipodistrofia…Isabel Nabais, 2004 A perturbação da imagem corporal relaciona-se com a perturbação das dimensões afectiva e relacional e com a diminuição da qualidade de vida. Os indivíduos ‘muito insatisfeitos’ com o seu corpo são os que apresentam médias mais elevadas na totalidade das dimensões psicopatológicas e médias mais baixas na totalidade das dimensões da qualidade de vida. Quanto maior é o grau de insatisfação com o corpo mais vulneráveis parecem ser os indivíduos ao impacto da Lipodistrofia na qualidade de vida, centrando-se mais nas preocupações e receios acerca da doença e da morte.

Contexto e Consequências da Lipodistrofia PERSPECTIVA INDIVIDUAL SINTOMAS DA INFECÇÃO CIRCUNSTÂNCIAS DE VIDA CONTEXTO SOCIODEMOGRÁFICO LIPODISTROFIA QUALIDADE DE VIDA TRATAMENTO - ATRASO - PARAGEM - MÁ ADESÃO DISFUNÇÃO BIOLÓGICA DISFUNÇÃO PSICOLÓGICA E SOCIAL