Lizziane d’ Ávila Pereira Roseni Rosângela de Sena

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Transcrição da apresentação:

Lizziane d’ Ávila Pereira Roseni Rosângela de Sena CANAL MINAS SAÚDE: o uso da educação a distância como estratégia de fortalecimento do SUS em Minas Gerais Lizziane d’ Ávila Pereira Roseni Rosângela de Sena

EPS INTRODUÇÃO EaD Estratégia adotada por MG Canal Minas Saúde Estratégia adotada por MG Importante componente da EPS no SUS Importante estratégia para os serviços de saúde

OBJETIVO Relatar a iniciativa inovadora da SES/MG no desenvolvimento do programa de educação permanente, na modalidade a distância, por meio da criação do Canal Minas Saúde.

DESCRIÇÃO METODOLÓGICA Revisão de literatura Educação Permanente em Saúde Educação a Distância

REFERENCIAL TEÓRICO Educação Permanente em Saúde Incorporação de processos de educação permanente, buscando o desenvolvimento dos profissionais, considerando seu contexto de vida e trabalho. Estratégia para o processo de reformulação das práticas de saúde, por tomar o processo de trabalho como eixo central de análise e intervenção. Refletir e intervir sobre o processo de trabalho, partindo de uma situação existente no intuito de transformá-la em uma situação diferente e desejada. A PNEPS tem o intuito de contribuir para transformar e qualificar as práticas pedagógicas e de saúde, alcançando, consequentemente, o aprimoramento individual e coletivo dos profissionais da saúde. RICALDONE, SENA , 2006; NASCIMENTO, 2013; HADDAD, ROSCHKE, DAVINI, 1994; BRASIL, 2007;

REFERENCIAL TEÓRICO Educação à Distância Era da informação e das tecnologias da informação Crescente oferta e demanda por formação e qualificação profissional Importante estratégia para a implementação da formação, do desenvolvimento e do fortalecimento do trabalho no SUS “situar a educação a distância na estratégia de EPS significa pensá-la como dispositivo de integração de sujeitos pela formação de redes virtuais de educação em saúde”. (PAIM, GUIMARÃES, 2009, p. 97)

REFERENCIAL TEÓRICO Canal Minas Saúde Perfil do Estado de Minas Gerais Atividades de informação, comunicação e educação Configura-se como uma rede multimídia (televisão, internet e rádio) desenvolvimento da educação permanente; difusão das informações necessárias para o exercício do controle social no SUS; promoção da visibilidade do SUS pela população; difusão de programas e vídeos educativos sobre a promoção e a prevenção de doenças pela sociedade; disponibilização de informações, notícias, entrevistas e vídeos educativos para os usuários e os profissionais de saúde. Concepção gráfica do Canal Minas Saúde

RESULTADOS - CERTIFICAÇÃO ESTADO Nº CERTIFICADOS 2009-2013 Minas Gerais 152.166 Outros 4.232 Total 156.398

RESULTADOS - CURSOS Oferta de 35 cursos (2011-13) Ações de vigilância sanitária Aleitamento materno Atenção ao usuário estomizado Atenção ao idoso Atenção ao adolescente Atenção ao portador de hipertensão, diabetes melittus e doente renal crônico Atenção em urgência e emergência Estratégias nutricionais Humanização Homeopatia Práticas integrativas e complementares Saúde metal Organização dos processos de atenção primária Saúde bucal Travessia Aliança pela Vida Oferta de 35 cursos (2011-13) 16 cursos para profissionais da APS Temáticas variadas

RESULTADOS Nº significativo de profissionais Integração ensino-serviço Redução dos custos A modalidade a distância permite ao profissional vivenciar a simultaneidade entre formação e atuação, por não afastá-lo do ambiente de trabalho, além de propiciar interação e troca de experiências, agregando conhecimento e valorização à prática cotidiana. (GROSSI, KOBAYASHI, 2013)

CONCLUSÃO Participação significativa dos profissionais Necessidade de atuar de forma mais abrangente, significativa e qualificada Necessidade de aperfeiçoar as ações desenvolvidas Uso da EaD contribui para o acesso e participação dos profissionais Necessário que as ações desenvolvidas considerem a necessidade de metodologias que proporcione a reflexão sobre o processo de trabalho.

REFERÊNCIAS RICALDONE, C. A. C.; SENA, R. R. Educação permanente: uma ferramenta para pensar e agir no trabalho de enfermagem. Revista Latino-americana de Enfermagem, Ribeirão Preto, v. 14, n. 6. 2006. NASCIMENTO, F. D. Práticas de educação permanente implementadas nos serviços de saúde no Brasil a luz dos preceitos político e conceitual de educação permanente em saúde. Dissertação (Mestrado) – Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca, Rio de Janeiro, 2013. HADDAD, J. Q.; ROSCHKE, M. A.; DAVINI, M. C., editores. Educación permanente de personal de salud. Washington: OPS/OMS, 1994. (Série Desarrollo de Recursos Humanos nº 100). BRASIL. Ministério da Saúde. Portaria nº 1.996, de 20 de agosto de 2007. Dispõe sobre as diretrizes para a implementação da Política Nacional de Educação Permanente em Saúde e dá outras providências. Brasília, DF, 2007. PAIM, M. C.; GUIMARÃES, J. M. M. Importância da formação de docentes em EAD no processo de educação permanente para trabalhadores do SUS na Bahia. Revista Baiana, Salvador, v. 33, n. 1, p. 94-103, jan./mar. 2009. GROSSI, M. G.; KOBAYASHI, R. M. A construção de um ambiente virtual de aprendizagem para educação a distancia: uma estratégia educativa em serviço. Rev. Esc. Enferm. USP, v. 47, n. 3, p. 756-760. 2013.

OBRIGADA! Lizziane d’ Ávila Pereira liz.davila@hotmail.com