Análise de Problemas Cleber Matos
Pensamento Crítico Fuja das análises “objetivas”; O pensamento crítico pode ser sucintamente definido como a suspensão sustentada de julgamento com a consciência de múltiplas perspectivas e alternativas. Envolve pelo menos quatro elementos: Manutenção da dúvida e suspensão do julgamento. Conscientização de diferentes perspectivas; Teste das alternativas e deixar que a experiência direcione; Conscientização das limitações organizacionais e pessoais.
Modelo de 5 etapas para solução de problemas
Etapa 1: Análise do Problema “Que tipo de problema é esse?” Tecnológico? Relações de trabalho/ pessoal? Organizacional? Cultural / Social / Político? Informacional?
Etapa 2: Entendimento do Problema O que causa o problema? Porque ele ainda existe? Porque ainda não foi solucionado? Análise de documentos quantitativos, escritos, entrevistas pessoais com os envolvidos, questionários... Você deve ser capaz de apresentar uma informação curta e precisa sobre qual é o problema, como foi provocado e os fatores mais importantes que o mantêm.
Etapa 3: Tomada de Decisões Depois de mostrado o problema,já é possível tomar algumas decisões sobre o que deve e o que pode ser feito. O que deve ser feito diz respeito aos objetivos, metas; O que pode ser feito depende dos recursos disponíveis na empresa; viabilidade.
Etapa 4: Projeto de Soluções Depois de tomadas as decisões, existem um processo de projeto e planejamento de soluções. Modificação e substituição constantes de soluções Olhar não-míope. Pode ser: Lógico:Processo operacional, políticas, nível de recursos; Físico: equipamentos, pessoal, estoques.
Etapa 5: Implementação Depois de descobertas as soluções, elas não são automaticamente aplicadas. Quando e onde introduzir uma solução. Como avaliar
Etapa Constante: Avaliação Em cada passo do modelo são geradas informações que realimentam (feedback) o processo servindo para crescimento e amadurecimento do método de análise. Reavaliação constante.
Referência LAUDON, Kenneth C.; LAUDON, Jane Price. Sistemas de Informação.4 ª ed. Cap. 9. Rio de Janeiro: LTC, 1999.