Características da Previdência Social no Brasil ENFOQUE URBANO E RURAL

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Instituto Nacional de Saúde no Trabalho – CURSO SINDICAL DE FORMAÇÃO SOBRE SAÚDE E SEGURANÇA.
Advertisements

Missão da FETRAECE Representar, coordenar e defender os interesses dos trabalhadores e trabalhadoras rurais do Ceará, implementando com a sua base ações.
Campanha pelo Limite da Propriedade da Terra Em defesa da reforma agrária e soberania territorial e alimentar.
Seguridade Social - Conceito
1 RESULTADO DO REGIME GERAL DE PREVIDÊNCIA SOCIAL – RGPS MARÇO/2010 BRASÍLIA, ABRIL DE 2010 SPS – Secretaria de Políticas de Previdência Social.
MPS – Ministério da Previdência Social SPS – Secretaria de Políticas de Previdência Social RESULTADO DO REGIME GERAL DE PREVIDÊNCIA SOCIAL – RGPS EM 2008.
“A Previdência Social e a População Negra”
RESULTADO DO REGIME GERAL DE PREVIDÊNCIA SOCIAL – RGPS 2012
MPS – Ministério da Previdência Social SPPS – Secretaria de Políticas de Previdência Social A Mulher e a Previdência Social BRASÍLIA, MARÇO DE 2006.
MPS – Ministério da Previdência Social SPPS – Secretaria de Políticas de Previdência Social O Artesão e a Previdência Social BRASÍLIA, MARÇO DE 2006.
1 RESULTADO DO REGIME GERAL DE PREVIDÊNCIA SOCIAL – RGPS 2010 Brasília, janeiro de 2011 SPS – Secretaria de Políticas de Previdência Social.
MPS – Ministério da Previdência Social SPS – Secretaria de Políticas de Previdência Social Evolução da Proteção Social e Impactos sobre a Pobreza – 1992.
1 RESULTADO DO REGIME GERAL DE PREVIDÊNCIA SOCIAL – RGPS Novembro/2010 Brasília, dezembro de 2010 SPS – Secretaria de Políticas de Previdência Social.
1 RESULTADO DO REGIME GERAL DE PREVIDÊNCIA SOCIAL – RGPS MAIO/2010 BRASÍLIA, JUNHO DE 2010 SPS – Secretaria de Políticas de Previdência Social.
1 RESULTADO DO REGIME GERAL DE PREVIDÊNCIA SOCIAL – RGPS Abril/2013 Brasília, maio de 2013 SPPS – Secretaria de Políticas de Previdência Social.
1 Evolução da Proteção Social e Impactos sobre a Pobreza – 1992 a 2009 BRASÍLIA, SETEMBRO DE 2010.
MPS – Ministério da Previdência Social FÓRUM NACIONAL DA PREVIDÊNCIA SOCIAL FEVEREIRO DE 2007.
RESULTADO DO REGIME GERAL DE PREVIDÊNCIA SOCIAL – RGPS EM JANEIRO/2010 BRASÍLIA, FEVEREIRO DE 2010 SPS – Secretaria de Políticas de Previdência Social.
1 RESULTADO DO REGIME GERAL DE PREVIDÊNCIA SOCIAL – RGPS setembro/2010 BRASÍLIA, OUTUBRO DE 2010 SPS – Secretaria de Políticas de Previdência Social.
SAT X FAP Questões Relevantes
PLANO NACIONAL DE EMPREGO E TRABALHO DECENTE
UMA ECONOMIA EMANCIPATÓRIA NA PROMOÇÃO DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
A intersetorialidade no contexto do SUAS e do Brasil sem Miséria
1 Evolução da Proteção Social e Impactos sobre a Pobreza – 1992 a 2011 BRASÍLIA, OUTUBRO DE 2012.
Avanços e desafios do Brasil na aplicação do Plano Internacional e da Estratégia Regional Fonte: Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à.
Contexto Acidentes do trabalho em 2004: Diversas formas de vínculo
ESTRUTURA E FUNÇÃO SOCIAL.
CONTAG Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura
Portaria nº 1.374, de 03/06/03, do MEC, instituiu um Grupo Permanente de Trabalho com a finalidade de apoiar a realização de seminários nacionais e estaduais.
COPROFAM EM DEFESA DA AGRICULTURA FAMILIAR, CAMPESINA E INDÍGENA www
O Futuro da Previdência Social no Brasil
MPS – Ministério da Previdência Social SPS – Secretaria de Previdência Social RESULTADO DO REGIME GERAL DE PREVIDÊNCIA SOCIAL – RGPS EM MARÇO/2005 BRASÍLIA,
Participação Juvenil e a Luta por Políticas Públicas de Juventude no Brasil A EXPERIÊNCIA.
Assistência aos Antigos Combatentes e Desmobilizados Com Deficiência
MPS – Ministério da Previdência Social SPS – Secretaria de Políticas de Previdência Social FORUM NACIONAL DE PREVIDÊNCIA SOCIAL - FNPS BRASÍLIA, ABRIL.
Ministério da Previdência Social e o INSS
“Vlado, morre e adoece com os trabalhadores”
MPS – Ministério da Previdência Social SPS – Secretaria de Previdência Social RESULTADO DO REGIME GERAL DE PREVIDÊNCIA SOCIAL – RGPS EM FEVEREIRO/2005.
AGRICULTURA FAMILIAR, EVOLUÇÃO DA ASSISTÊNCIA TÉCNICA E EXTENSÃO RURAL NO BRASIL FISENGE - Salvador/BA 06 de novembro de 2009.
PREVIDÊNCIA SOCIAL BRASILEIRA DESAFIOS E PERSPECTIVAS
AULA 2 Evolução da Proteção Social. AULA 2 Evolução da Proteção Social.
“Contra a fome e a violência sexista”
DIREITO PREVIDENCIÁRIO
Brasília, 27/06/2012 Trabalho Decente Adolescentes e Jovens.
VI REUNIÃO DO GT FONSET Brasília, 13 e 14 de Agosto de 2013.
Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar - CONDRAF Grupo Temático: Educação do Campo.
PLANEJAMENTO MDA Ministério do Desenvolvimento Agrário.
Evolução da Proteção Social e Impactos sobre a Pobreza – 1992 a 2013
“OS JOVENS E A PREVIDÊNCIA SOCIAL” BRASÍLIA, ABRIL DE 2005 MPS - Ministério da Previdência Social SPS - Secretaria de Previdência Social Programa de Educação.
ENFª DO TRABALHO JAMILIE SENA
SEMINÁRIO: O FUTURO DA PREVIDÊNCIA SOCIAL NO BRASIL
Marcha das Margaridas 2015 Principais Conquistas
Segurança alimentar e mercados institucionais
A PREVIDÊNCIA SOCIAL EM DEFESA DOS DIREITOS DA MULHER
Os Estudantes e a Previdência Social
O projeto profissional do Serviço Social do INSS
REGIMENTO DA 15ª CONFERÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE
A Politica de Assistência Social
Rio de Janeiro, outubro de 2008 Previdência Social Brasileira Seminário Internacional de Educação Previdenciária Ministério da Previdência Social.
Desenvolvimento Territorial com terra e políticas públicas diferenciadas para garantir sucessão no campo. - SJTTR - CNJTTR - C O N T A G –
CONFEDERACAO NACIONAL DOS TRABALHADORES NA AGRICULTURA - CONTAG QUEM E A CONTAG? E UMA CONFEDERACAO NACIONAL DE TRABALHADORES NA AGRICULTURA COM 26 FEDERACOES.
Ministério da Previdência Social A Previdência Social vive um Novo Tempo Brasília, 20 de fevereiro de 2009 Ações e prioridades em execução.
 .
DIREITO PREVIDENCIÁRIO
DIREITO À SAUDE.
A Previdência Social e o Envelhecimento da População
Mesa Redonda: O Real: a identidade e a representação dos segmentos construindo (ou não) a representatividade José Crus Conselheiro CNAS/CPAS.
ENFOC ESCOLA NACIONAL DE FORMAÇÃO POLÍTCO SINDICAL LUGAR DE TRASNFORMAÇÃO POLÍTICA Abril de 2010.
17 de fevereiro de 2016 Previdência: Aperfeiçoar para Fortalecer Fórum de Debates sobre Políticas de Emprego, Trabalho e Renda e de Previdência Ministro.
SISTEMA CONTAG DE ORGANIZAÇÃO DA PRODUÇÃO – SEC. DE POLÍTICA AGRÍCOLA - CONTAG –- 1 SISCOP SISCOP.
Transcrição da apresentação:

Características da Previdência Social no Brasil ENFOQUE URBANO E RURAL Rita Evaristo – CUT Evandro Jose Morello - CONTAG Brasil

Seguridade Social  Conceito engloba saúde, previdência e assistência social Participação / Controle social mais estruturado no âmbito da saúde Participação da CUT no Conselho Nacional de Previdência Social e de Grupos Técnicos

Mercado de Trabalho MERCADO DE TRABALHO E PROTECAO SOCIAL POPULACAO – 171,0 MILHOES POPULACAO ECONOMICAMENTE ATIVA- PEA: 76,0 MI SETOR FORMAL (PROTEGIDOS PELA PREVIDENCIA): 47,0 MILHOES – 62% SETOR INFORMAL (DESPROTEGIDOS): 29,0 MILHOES – 38%  

  Previdência Social   Total de beneficiarios da Previdencia Social do Regime Geral: 22 milhões, sendo:   15 milhões – urbanos 7 milhões – rurais Total de trabalhadores segurados no Setor Publico: 8 milhões – militares e setor público

Mudanças no Cenário Político Brasileiro Governo Lula: composição de um novo campo de forças (maior diálogo com os movimentos sociais), reformulação de estratégias

Reforma Previdência  atingiu basicamente o setor público  pouca participação dos trabalhadores na formulação da proposta  pouca possibilidade de diálogo  insatisfação dos trabalhadores públicos  

Atividades Desenvolvidas Defesa do Seguro Acidente de Trabalho - SAT   Início das lutas: anos 90;  Campanha através de seminários, vídeo, cartazes, etc. e ação institucional (PEC 507 visando resgate do texto constitucional – caráter exclusivamente público); Votação no senado 2003 – Retomada da campanha em defesa do SAT Público, Digno e de Qualidade (carta aos senadores, coleta de assinaturas);

Atividades Desenvolvidas  Continuidade da Campanha em 2004 (articulação com as atividades do 28 de Abril – Dia Internacional em Memória das Vítimas de Acidentes do Trabalho, audiência com o novo ministro);  

Atividades Desenvolvidas Aprofundamento / divulgação de normas técnicas INSS – Instituto Nacional de Seguridade Social  Seminários e debates sobre o PPP – Perfil Profissiográfico Previdenciário  Divulgação da Instrução Normativa 98 (LER-DORT; emissão da CAT)  Fim das OS – Ordens de Serviço que impediam o reconhecimento das doenças

Desafios e Estratégias Futuras Enfrentamento dos problemas “históricos” (peritos e lógica do poder dos técnicos) Construção de uma Política Nacional de Governo de Saúde do Trabalhador Intersetorialidade: Trabalho, Saúde e Previdência  □  Conceito epidemiológico – cruzamento do CID – Código Internacional de Doenças com o CNAE – (Código Nacional de Atividade Econômica)

Desafios e Estratégias Futuras  prevalência de determinadas doenças no setor econômico caracteriza acidente de trabalho (exemplo: LER no setor bancário) □      Taxação maior do seguro acidente para empresas que mais adoecem   □      Inversão do ônus da prova: caberá aos patrões provar que adoecimento e/ou acidentes não são decorrentes do trabalho.

Central Única dos Trabalhadores Agosto de 2004

CARACTERISTICAS DA PREVIDENCIA SOCIAL RURAL NO BRASIL APRESENTACAO: CONFEDERACAO NACIONAL DOS TRABALHADORES NA AGRICULTURA – CONTAG A CONTAG E UMA CONFEDERACAO NACIONAL DE TRABALHADORES NA AGRICULTURA COM 26 FEDERACOES ESTADUAIS E 3.700 SINDICATOS FILIADOS ESTA FILIADA A CUT.

CAMPO DE ATUACAO DA CONTAG - LUTA HISTORICA NA DEFESA DOS DIREITOS E INTERESSES DOS TRABALHADORES E TRABALHADORAS RURAIS REFERENTES AS POLITICAS AGRARIAS, AGRICOLAS, SAUDE, EDUCACAO, PREVIDENCIA E ASSISTENCIA SOCIAL, GENERO, GERACAO, FORMACAO, ERRADICACAO DO TRABALHO INFANTIL E ESCRAVO, ETC.

ACOES DESENVOLVIDAS NA AREA DA SEGURIDADE SOCIAL Negociacoes permanentes com o Ministerio da Previdencia e com o INSS sobre as politicas e regras previdenciarias aplicadas aos trabalhadores e trabalhadoras rurais Negociacoes permanentes sobre a normas que regulamentam a previdencia social na area rural Negociacao das normas regulamentadoras sobre saude do trabalhador/a rural Participacao nos debates sobre o PPP – Perfil Profissiográfico Previdenciário. Formacao permanente das liderancas e tecnicos sindicais para atuarem na area da previdencia social Outras...

CARACTERISTICAS DA PREVIDENCIA SOCIAL RURAL NO BRASIL POPULACAO RURAL – 32,0 MILHOES POPULACAO ECONOMICAMENTE ATIVA NO CAMPO – 19,0 MILHOES N.º ASSALARIADOS/AS RURAIS E AUTONOMOS – 5,0 MILHOES N.º DE AGRICULTORES/AS FAMILIARES - 14,0 MIHOES

CARACTERISTICAS DA PREVIDENCIA SOCIAL RURAL NO BRASIL N.º DE TRABALHADORES/AS RURAIS BENEFICIARIOS DA PREVIDENCIA SOCIAL (APOSENTADOS, PENSIONISTAS, ETC.) – 7,0 MILHOES

CARACTERISTICAS DA PREVIDENCIA SOCIAL RURAL NO BRASIL Impacto socio economico da Previdencia Social Rural: Cada beneficio pago beneficia, em media, 3,5 pessoas E um eficiente sistema de distribuicao de renda Entre 1988 e 1999 reduziu a pobreza de 45,3% para 34%, respectivamente Tem ajudado a fixar homens e mulheres no campo Tem servido como fonte de financiamento da agricultura familiar Tem potencializado a economia em mais de 4.000 municipios brasileiros – atualmente a previdencia paga 1,7 bilhoes de reais mensais em beneficios previdenciarios rurais.

CARACTERISTICAS DA PREVIDENCIA SOCIAL RURAL NO BRASIL Desafios: Aprimorar o financiamento do sistema Ampliar a cobertura, principalmente dos assalariados/as rurais Melhorar o conjunto de normas previdenciarias de forma a torna-las mais claras e objetivas.