FORMAÇÃO SINDICAL EM SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO COM ÊNFASE EM SIDA Centro Internacional de Formação – Turim – Itália Setembro de 2006 A Globalização.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
S N F Estratégias da Política Nacional de Formação
Advertisements

1 A SAÚDE DA MULHER TRABALHADORA E O CICLO DE TRABALHO: DIFERENÇA ENTRE TRABALHO E EMPREGO Fátima Pianta
O contexto da América do Sul
Campanha Serviço Público de Qualidade
DESENVOLVIMENTO REGIONAL
Diálogo Social na Indústria Química
POLÍTICAS E PROGRAMAS PRIORITÁRIOS EM SAÚDE – 2008/2011 (PAC – SAÚDE)
Ações Estratégicas na Atenção Básica
DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL SUSTENTÁVEL
PARCERIAS: COM QUEM FAZEMOS?
Política de Atenção Integral à Saúde da Mulher.
O IMPACTO DA GLOBALIZAÇÃO E OS SINDICATOS
O IMPACTO DA GLOBALIZAÇÃO E OS SINDICATOS
Carlos Pio Inst. de Relações Internacionais Universidade de Brasília
FORMAÇÃO SINDICAL EM SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO COM ÊNFASE EM SIDA Centro Internacional de Formação – Turim – Itália Setembro de 2006 METODOLOGIA DOS.
FORMAÇÃO SINDICAL EM SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO COM ÊNFASE EM SIDA Centro Internacional de Formação – Turim – Itália Setembro de 2006 A OIT E A DEFINIÇÃO.
Aula 4: Análise da Situação de Saúde
O DESAFIO DA QUALIDADE DE VIDA
“Funções Essenciais de Saúde Pública” nas Américas
INFORMAÇÃO EM SAÚDE PARA O CONTROLE SOCIAL
A QUESTÃO COMPETITIVIDADE
Qualidade da Política Pública Apresentação para o seminário: Agenda Nacional de Gestão Pública Ciro Biderman Dezembro, 2009.
PARTICIPAÇÃO E CONTROLE SOCIAL NO SUAS
SÉCULO XX.
GESTÃO PARTICIPATIVA Nova tendência mundial de gestão empresarial embasada na valorização do conhecimento, circulação de informação e participação coletiva.
Políticas Sociais em Saúde Pública
Indicadores de Desenvolvimento Regional – terceira sessão
Instituto Nacional de Saúde no Trabalho – CURSO SINDICAL DE FORMAÇÃO SOBRE SAÚDE E SEGURANÇA.
Dra . Sueli Rezende cunha Tutora; deyse da conceição Santoro
A proposta inicial e as auto-críticas dos anos sessenta e setenta
Gestão por resultados orientada por princípios de Direitos Humanos
Saúde Coletiva e Meio Ambiente
DOIS MUNDOS E UM SÓ PLANETA
Desenvolvimento e Capacitação: o papel da gestão de pessoas
DETERMINANTES SOCIAIS DA SAÚDE
Instituto Nacional de Saúde no Trabalho – CURSO SINDICAL DE FORMAÇÃO SOBRE SAÚDE E SEGURANÇA.
Nutrição do Trabalhador
MICROECONOMIA.
ELISA SOUSA CLC - TURMA S. Não foi a presença do homem, neste meio seria considerado somente como meio físico natural: constituintes físico-químicos da.
CAMINHO SUSTENTÁVEL A opção consciente
Desenvolvimento e Trabalho Decente: uma agenda para o futuro
Estratégias para o Fortalecimento das Ações de Vigilância Sanitária
EPIDEMIOLOGIA E SERVIÇOS DE SAÚDE
O ambiente é de todos – vamos usar bem a energia
INOVAÇÃO – O BRASIL E O MUNDO
Seminário Nacional de Gestão Estadual da Educação Profissional
De forma participativa é possível começarmos a resolver os problemas ambientais, sociais e econômicos do nosso país, da nossa região, da nossa cidade ,
CONSELHOS - MECANISMO DE CONTROLE SOCIAL
Planejamento da Divisão de tecnologia Balanços dos Meetings 2006 Aprovação da Proposta de Diretrizes Nacionais para TIC Divisão de Tecnologia Agenda.
Vigilância das Doenças Crônicas Não-Transmissíveis
Atuação dos agentes de Controle Social
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO EM SAÚDE Rio de Janeiro 2008
GUARDIÕES DA VIDA A PRODUÇÃO + LIMPA = CONSUMO SUSTENTÁVEL.
TRABALHO, MOBILIDADE E NOVOS CONTEXTOS DE VULNERABILIDADE IVO BRITO DEPARTMENTO DE DST E AIDS MINISTÉRIO DA SAÚDE.
ÁGUA ESGOTAMENTO SANITÁRIO
VIGILÂNCIA EM SAÚDE.
1 AULA : Unidade I Direito Coletivo do trabalho Introdução Definição Aspectos Gerais Conflitos Coletivos de trabalho e sua resolução.
NUTRIÇÃO E SAUDE PUBLICA PAULA CAMPOS
Investimento em Banda Larga para o Aumento da Inovação, Produtividade e Competitividade Nacional Posicionamento.
Desigualdade e Globalização;
CONSELHO ESTADUAL DE SAÚDE DE SANTA CATARINA SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE DE SANTA CATARINA V CONFERÊNCIA DE SAÚDE DO ESTADO DE SANTA CATARINA Florianópolis,
AGENDA CURITIBA DE TRABALHO DECENTE - ACTD. Agenda Curitiba de Trabalho Decente.
BOM DIA.
PROJETO “EDUCAÇÃO FISCAL” Semana de planejamento O que é Educação Fiscal? “ É um instrumento para a construção e ampliação do exercício da cidadania,
Globalização e saúde global Giovanni Berlinguer Profa. Aline Regimes Ambientais Internacionais.
PROTEÇÃO E DEFESA DOS DIREITOS EIXO II CONCRIANÇA2012 Ped. Maria Salete Venhofen. SETAS/CPSE.
Indivíduo e sociedade Capítulo 3. Karl Marx, os indivíduos e as classes sociais Devemos analisar os individuos de acordo com o contexto de suas condições.
A Questão da Promoção da Saúde Prof. Samuel Pontes Enfermeiro ACPE-UNIPLAN 1º Semestre
Transcrição da apresentação:

FORMAÇÃO SINDICAL EM SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO COM ÊNFASE EM SIDA Centro Internacional de Formação – Turim – Itália Setembro de 2006 A Globalização Econômica e seus Impactos sobre a Saúde, Segurança e Condições de Vida dos(as) Trabalhadores(as) Fátima Pianta

FORMAÇÃO SINDICAL EM SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO COM ÊNFASE EM SIDA Centro Internacional de Formação – Turim – Itália Setembro de 2006 Considerações iniciais Para quem compra chá inglês no supermercado da esquina, conversa com o mundo no computador de casa e viaja no final de semana para Buenos Aires, o diagnóstico deve soar como uma heresia: há mais perdedores do que ganhadores com o processo de globalização da economia.

FORMAÇÃO SINDICAL EM SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO COM ÊNFASE EM SIDA Centro Internacional de Formação – Turim – Itália Setembro de 2006 Considerações iniciais Estimula o lucro, discrimina os salários. Estimula o lucro, discrimina os salários. Favorece quem tem alta qualificação, desfavorece quem tem baixa qualificação. Favorece quem tem alta qualificação, desfavorece quem tem baixa qualificação. Favorece as grandes empresas em detrimento das pequenas empresas. Favorece as grandes empresas em detrimento das pequenas empresas. Ganham os credores, perdem os devedores. Ganham os credores, perdem os devedores.

FORMAÇÃO SINDICAL EM SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO COM ÊNFASE EM SIDA Centro Internacional de Formação – Turim – Itália Setembro de 2006 Caracterização O crescimento em número, poder e investimento direto das TNCs; O crescimento em número, poder e investimento direto das TNCs; a emergência de um mundo econômico tripolar; a emergência de um mundo econômico tripolar; erosão da soberania e poder dos Estados Nacionais; erosão da soberania e poder dos Estados Nacionais; pressões para redução efetiva dos gastos sociais; pressões para redução efetiva dos gastos sociais; aumento da instabilidade nos setores produtivos e financeiro; aumento da instabilidade nos setores produtivos e financeiro; aumento da disparidade na distribuição das riquezas; aumento da disparidade na distribuição das riquezas; aumento da marginalização social, política e econômica. aumento da marginalização social, política e econômica.

FORMAÇÃO SINDICAL EM SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO COM ÊNFASE EM SIDA Centro Internacional de Formação – Turim – Itália Setembro de 2006 Impactos sobre o Mundo do Trabalho introdução de tecnologias; introdução de tecnologias; declínio da atividades de manufatura; declínio da atividades de manufatura; a introdução de novos processos de produção e gestão do trabalho; a introdução de novos processos de produção e gestão do trabalho; as proliferação de pequenas unidades de produção; as proliferação de pequenas unidades de produção; aumento da mobilidade das unidades de produção e das empresas; aumento da mobilidade das unidades de produção e das empresas; precarização do trabalho; precarização do trabalho; aumento dos níveis de desemprego; aumento dos níveis de desemprego; aumento da intensidade e duração do trabalho; aumento da intensidade e duração do trabalho; diminuição dos níveis de remuneração. diminuição dos níveis de remuneração.

FORMAÇÃO SINDICAL EM SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO COM ÊNFASE EM SIDA Centro Internacional de Formação – Turim – Itália Setembro de 2006 Impactos sobre o Meio Ambiente O aquecimento global; O aquecimento global; a depleção da camada de ozônio; a depleção da camada de ozônio; a poluição da água, solo e ar; a poluição da água, solo e ar; a depleção de recursos renováveis e não renováveis; a depleção de recursos renováveis e não renováveis; a desertificação; a desertificação; a extinção de inúmeras espécies de animais e plantas. a extinção de inúmeras espécies de animais e plantas.

FORMAÇÃO SINDICAL EM SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO COM ÊNFASE EM SIDA Centro Internacional de Formação – Turim – Itália Setembro de 2006 Impactos sobre as Condições de Vida e Saúde dos trabalhadores - antigos padrões alta incidência de acidentes do trabalho; alta incidência de acidentes do trabalho; alta incidência de acidentes fatais; alta incidência de acidentes fatais; exposições a altas concentrações de agentes tóxicos e poluentes, com efeitos agudos e de curta latência; exposições a altas concentrações de agentes tóxicos e poluentes, com efeitos agudos e de curta latência; presença de outras doenças relacionadas ao trabalho, porem não reconhecidas tanto no aspecto legal quanto epidemiológico; presença de outras doenças relacionadas ao trabalho, porem não reconhecidas tanto no aspecto legal quanto epidemiológico; perfil de morbidade geral caracterizada pelo predomínio das doenças infecciosas e parasitárias, desnutrição e doenças carências. perfil de morbidade geral caracterizada pelo predomínio das doenças infecciosas e parasitárias, desnutrição e doenças carências.

FORMAÇÃO SINDICAL EM SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO COM ÊNFASE EM SIDA Centro Internacional de Formação – Turim – Itália Setembro de 2006 Impactos sobre as Condições de Vida e Saúde dos Trabalhadores - Padrões ou Perfis de Transição incidência significativa de acidentes do trabalho, com uma distribuição uniforme entre os diversos setores e atividades econômicas; incidência significativa de acidentes do trabalho, com uma distribuição uniforme entre os diversos setores e atividades econômicas; alta incidência, em certos casos verdadeiras epidemias, de doenças relacionadas ao trabalho; alta incidência, em certos casos verdadeiras epidemias, de doenças relacionadas ao trabalho; padrões mistos de Morbidade e Mortalidade Geral, caracterizados pela coexistência das doenças infecciosas, parasitárias e carenciais e das crônico-degenerativas e da violência. padrões mistos de Morbidade e Mortalidade Geral, caracterizados pela coexistência das doenças infecciosas, parasitárias e carenciais e das crônico-degenerativas e da violência.

FORMAÇÃO SINDICAL EM SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO COM ÊNFASE EM SIDA Centro Internacional de Formação – Turim – Itália Setembro de 2006 Agenda de Trabalho a ampliação da circulação de informações e ampliação de debate sobre o tema; a ampliação da circulação de informações e ampliação de debate sobre o tema; o intercâmbio de instrumentos de intervenção e negociação; o intercâmbio de instrumentos de intervenção e negociação; investimento na preparação de recursos humanos; investimento na preparação de recursos humanos; a construção de mecanismos e estratégias de ação conjunta. a construção de mecanismos e estratégias de ação conjunta.

FORMAÇÃO SINDICAL EM SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO COM ÊNFASE EM SIDA Centro Internacional de Formação – Turim – Itália Setembro de 2006 Direito a Ter Direitos o direito universalizado à atenção, promoção e proteção daqueles que trabalham, independente de sua forma de inserção no processo produtivo; o direito universalizado à atenção, promoção e proteção daqueles que trabalham, independente de sua forma de inserção no processo produtivo; o direito à formação, informação e ao conhecimento, ágil e decodificada, adequada a cada usuário; o direito à formação, informação e ao conhecimento, ágil e decodificada, adequada a cada usuário; o direito à participação efetiva, em processos democráticos; o direito à participação efetiva, em processos democráticos; os princípios da solidariedade efetiva e da ética norteando as decisões e as ações. os princípios da solidariedade efetiva e da ética norteando as decisões e as ações.

FORMAÇÃO SINDICAL EM SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO COM ÊNFASE EM SIDA Centro Internacional de Formação – Turim – Itália Setembro de 2006 O que observamos e que constituí uma preocupação crescente de âmbito mundial, é a possibilidade de uma sociedade de trabalhadores sem trabalho, gerando múltiplos problemas decorrentes da alteração da fonte básica da identidade psicológica, da inserção social e socialização definidas pelo trabalho remunerado, que viabiliza o acesso a bens e serviços e o exercício de direitos de cidadania, produzindo, entre outras conseqüências, novas formas de adoecimento, individual e coletivo e profundas repercussões na vida social. Portanto, no fenômeno da globalização não há nada de novo a não ser o novo padrão de acumulação capitalista: o mais perverso e excludente de toda a história da humanidade.

FORMAÇÃO SINDICAL EM SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO COM ÊNFASE EM SIDA Centro Internacional de Formação – Turim – Itália Setembro de O capital, se não se lhe erguem obstáculos, procura sempre, implacavelmente e sem piedade, reduzir toda a classe operária a esse nível da mais baixa degradação. (Karl Marx) (Karl Marx)