WorkShop 2010. Modelo de desempenho do processo de emissão digital de registro de nascimento para planejamento de capacidade Mestrando: Ana Carolina Freitas.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Integração de informação proveniente da Web
Advertisements

GOVERNO DO ESTADO DE SANTA CATARINA
Auditoria de Processo Marcelo Waihrich Souza
Políticas públicas pela diversidade. fundamentos legais Constituição de 1988 emenda nº 48, de 2005: Plano Nacional de Cultura.
Tipos de Indicadores Por Carlos Reis.
FINANÇAS PÚBLICAS DIPAM COMO FERRAMENTA DE PLANEJAMENTO
Análise e Modelagem do Desempenho do Processo de Manufatura - Abordagem as Máquinas da Linha de Produção de uma Empresa do Setor Alimentício Orientando:
Modelagem do Desempenho do Processo de Manufatura - Abordagem as Máquinas da Linha de Produção de uma Empresa do Setor Alimentício Orientando: Lubnnia.
Garantia de Qualidade do software
Gerenciamento do escopo do projeto
Modelagem de Processos com BPM
Avaliação de Desempenho de Sistemas Operacionais
Cidade Digital - Governo Eletrônico
Planejamento de Materiais Exercício 2009 setembro/2008
Mario Lúcio Côrtes Assessoria da Qualidade
IPPUC Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba
COOPERAÇÃO TÉCNICA APOIO À MELHORIA DA LOGÍSTICA URBANA DE CURITIBA
Visão Geral do Desenvolvimento de Sistemas e Papéis no Desenvolvimento de Software Marcely Dias
Luiz Cláudio F. S. Júnior 16/03/2012.
ELO 102 – Curso Preparatório para Certificação CBPP®
Sistema de Registro Eletrônico de Imóveis 2013
Principais Tecnologias – NF-e
TRIBUNAL DE JUSTIÇA DE PERNAMBUCO DIRETORIA DE INFORMÁTICA Workshop de Testes PROSOFT Setembro/ 2010 Daniel Leitão Juliana Xavier.
Obrigações Acessórias Eletrônicas
José Roberto Blaschek Gerência do Escopo José Roberto Blaschek.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
Em busca de uma Ontologia para Governança de BPM
Apresentador: Felipe Muniz. Missão Tornar-se referência em inovação e eficácia na automação de processos e atividades empresariais.
Uso de simulação de sistemas dinâmicos
Universidade São Marcos Curso: Gestão de Negócios Internacionais
MELHORES PRÁTICAS PARA GERENCIAR INTEGRAÇÃO COM O CIDADÃO NO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE SI/TI EM ORGANIZAÇÕES GOVERNAMENTAIS BRASILEIRAS Universidade.
Call Center de Emergência Marcus A. de Queiroz V. Lima
Gestão das Recomendações do Controle Interno Estadual do RS
1 Rodrigo Flecha Superintendente de Apoio à Gestão de Recursos Hídricos.
Projeto Santher Avaliação da Distribuição
Metodologia de Monitoramento, Acompanhamento e Orientação
Módulo: Gerenciamento de Incidentes e
Programa Informação Virtual e Gestão de Conhecimento Pró-Reitoria de Extensão Novembro/2002 Programa Informação Virtual e Gestão do Conhecimento – Pró-Reitoria.
Introdução à Qualidade
Fevereiro/ Resultado dos Projetos de Software Pesquisa Motivação.
B E N E F Í C I O S DISPONIBILIZADOS COM A UTILIZAÇÃO DA CERTIFICAÇÃO DIGITAL >> CARLOS ROBERTO VICTORINO Autor
Prof. Alexandre Vasconcelos
1 1.
Implantação e Melhoria de Processos de SOFTWARE
Elaboração e Análise de Projetos
Mestrado Profissional em Engenharia de Software Modeling The Tipping Point of a Innovation Process using Cellular Automata Aluno: Rodolfo Wagner 06/2009.
Orientando Anderson Orientador Eduardo Tavares
Universidade Federal de Pernambuco Centro de Informática Aluno: Erica Sousa – Orientador: Paulo Maciel – Modelagem de.
Emenda Constitucional nº 42 – 19/12/03
Aluno: Cristiano Levi Arnold Orientador: Alexandre Luís Franco 2009
Aula 19 – Método Gespública MPOG Prof Júlio Andrade Fonte: MPOG – GesPublica, “Guia de Indicadores”, Brasília – DF, 2010.
Experiência Laboratorial Privada ( BASF ) na Acreditação em BPL
UniCNPL UniCNPL Universidade Corporativa da Confederação Nacional das Profissões Liberais.
DIMENSIONAMENTO DE PESSOAL DA SAÚDE: DESENVOLVENDO TECNOLOGIAS PARA O PLANEJAMENTO DE RECURSOS HUMANOS EM SAÚDE Celia Regina Pierantoni 1 Thereza Christina.
O Processo de desenvolvimento de software
Capítulo 8 Controle.
DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO LOCAL
Denise Britz do Nascimento Silva (IBGE – DPE e ENCE) Atividades da CONFEST sobre: Análise de Séries Temporais.
AVALIAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE FORNECEDORES
Amostra Mestra e Pesquisa Domiciliar Contínua: Métodos Estatísticos CONFEST – 25/08/2006 Denise Britz do N. Silva.
Uma Interface em Linguagem Natural em Português para Pergunta-Resposta na Web Grupo de Inteligência Computacional Mestrado em Ciência da Computação Aluno:
Shark: um engine de workflow estensível baseado na especificação WfMC.
ESTÁGIO SUPERVISIONADO I O estágio supervisionado I constitui-se numa etapa de diagnóstico e reconhecimento da realidade de uma instituição/empresa envolvendo.
Antonio Nascimento Roteiro Introdução Objetivos Áreas de Conhecimento Certificações Conclusões Referências.
NOTA FISCAL ELETRÔNICA Equipe: Fabiane Poplade Rafaella Santana Rodrigo Nascimento Pereira Vanessa de Lara Barbosa.
Planejamento do Projeto
Lenylda Albuquerque ISO Processos de Ciclo de Vida de Software Universidade Federal de Pernambuco.
O Balanced Scorecard no Processo de Planejamento Estratégico Tópicos Avançados em Engenharia de Software III Rafael Marques Mestrado -
CIn.ufpe.br Modelos de Desempenho para Aplicações de Sincronização de dados em Dispositivos Móveis Aluno: Carlos Alexandre Silva de Melo Orientador: Paulo.
Copyright ©2014 Porto Consultoria & Serviços – todos os direitos reservados.
Transcrição da apresentação:

WorkShop 2010

Modelo de desempenho do processo de emissão digital de registro de nascimento para planejamento de capacidade Mestrando: Ana Carolina Freitas Pereira - Orientador: Paulo Romero Martins Maciel -

Tópicos Contexto Objetivos Trabalhos Relacionados Estratégia adotada Modelo validado Próximos passos

Contexto Sub-registro civil É a falta do registro civil 12,2% dos bebês simplesmente não existem para o Governo Federal e, consequentemente, não podem ter acesso aos benefícios públicos. (De acordo com o padrão internacional, um país pode considerar erradicado o sub-registro civil quando o percentual de crianças atingidas é de até 5%)

Contexto Programa Minha Certidão Criado pelo governo do Estado de Pernambuco Contribuir para erradicar o sub-registro civil Garante a efetividade do direito ao registro civil logo após o nascimento. Apoiado pelo Sistema Estadual do Registro Civil (SERC) Investimento de R$ ,00 Objetivo de chegar em 2010 atendendo 220 unidades hospitalares e 298 cartórios Processo implantado em 8 maternidades e 19 cartórios (Recife e região metropolitana) O processo necessita de subsídios para planejamento de capacidade de infraestrutura.

Objetivo Elaborar um modelo de desempenho do processo de emissão digital de registro de nascimento que possa fornecer resultados, mediante cenários específicos, ao planejamento de capacidade de infraestrutura, visando atender com qualidade o cumprimento de entrega do registro dentro do prazo de 24 horas estipulado pelo provimento Nº 38/2008

Trabalhos Relacionados 1. REGISTRO CIVIL DE NASCIMENTO VIA WEB: algumas questões sobre a validade jurídica de documentos eletrônicos; 2. ECN: Protocolo Criptográfico para Emissão de Certidões de Nascimento na Internet; 3. A UNIVERSALIZAÇÃO DO REGISTRO DE NASCIMENTO CIVIL NO BRASIL: UMA PROPOSTA DE VIRTUALIZAÇÃO E INTEGRAÇÃO DE SISTEMAS; 4. Plano Estadual para Garantia do Registro Civil e Certidão de Nascimento; 5. A Convenção sobre os Direitos da Criança. Adoptada pela Assembleia Geral nas ações Unidas em 20 de Novembro de 1989 e ratificada por Portugal em 21 de Setembro de 1990; 6. IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística; 7. PROVIMENTO Nº 38/2008; 8. Guia para o Gerenciamento de Processos de Negócio – Corpo Comum de Conhecimento – ABPMP BPM CBOK Business Process Management – Common Body of Knowledge Stephen A. White. Introduction to bpmn. Technical report, IBM Software Group, 2006; 9. WFMC. Workflow management coalition workflow standard: Workflow process definition interface – XML process definition language (XPDL) (WFMC-TC-1025). Technical report, Workflow Management Coalition, Lighthouse Point, Florida, USA, 2002; 10. O POTENCIAL DAS REDES DE PETRI EM MODELAGEM E ANÁLISE DE PROCESSOS DE NEGÓCIO 11. MURATA, T. Petri net: properties, analysis and applications. Proceedings of the IEEE, v. 77, n. 4, p , 1989; 12. Introdução às Redes de Petri e Aplicações.

Estratégia Adotada Levantamento de métricas através do método GQM; Identificação das métricas relevantes para um processo de negócio; Coleta dos dados; Criação do modelo de simulação Validação do modelo de simulação; Resultados a partir da Criação de cenários (adicionar métricas); Aprofundar estudos do estado da arte; Escrita da dissertação

Modelo Validado Levantamento de 13 métricas através do método GQM Seleção das métricas mais relevantes ao processo Quantidade de registros emitidos por dia Índice de retorno de registro Tempo gasto entre a solicitação e a entrega do registro Criação do modelo. Levou em consideração 3 etapas: O tempo entre chegadas de solicitantes; O tempo gasto na análise do registro pelo cartório; O tempo gasto na emissão do registro.

Modelo Validado Dados subdivididos por mês; Análise e retirada de outliers; Realização dos cálculos da média e desvio padrão por etapa e mês; Análise da distribuição adequada para cada etapa por mês (Erlang, Hipoexponencial e Hyperexponencial); Análise estacionária através do método direto (TimeNET); Ajustes no modelo; Teste de emparelhamento (dados do banco de dados x dados gerados pelo modelo) considerando a métrica de quantidade de registros emitidos em 24h.

Modelo Validado

Teste de Emparelhamento (StaticDisk) (Não se pode rejeitar a hipótese de equivalência dos dados)

Próximos Passos Resultados a partir da Criação de cenários (adicionar métricas); Aprofundar estudos do estado da arte; Escrita da dissertação.

Mestrando: Ana Carolina Freitas Pereira - Orientador: Paulo Romero Martins Maciel - Modelo de desempenho do processo de emissão digital de registro de nascimento para planejamento de capacidade