MANEIRAS E COSTUMES BÍBLICOS O Cotidiano de um povo escolhido por Deus

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Uma abordagem bíblica sobre Criação e seus temas
Advertisements

Parábolas de Jesus.
EDICAT – Escola Diocesana de Catequese
história da salvação A História da Salvação
Os profetas menores (I) - Oséias
Judaísmo A mais antiga religião monoteísta
Sociedade Egípcia TRABALHO DE HISTÓRIA
Os Livros das Crônicas.
Os Livros Históricos Do Antigo Testamento.
“Embora seja livre de todos, fiz-me escravo de todos, para ganhar o maior número possível de pessoas”. I Coríntios 9:19.
Cap. 2 - O surgimento das religiões monoteístas
Hebreus.
Compreendendo quem é Deus
Profeta Sofonias.
O CONTEXTO NOS DIAS DE JESUS SOCIO POLITICO RELIGIOSO NOS DIAS DE JESUS
O amor é mais forte que a morte !
O Livro da Sabedoria.
Leis no tempo de Cristo. Leis no tempo de Cristo.
“Então, lhe veio a palavra do SENHOR, dizendo: Dispõe-te, e vai a Sarepta, que pertence a Sidom, e demora-te ali, onde ordenei a uma mulher viúva.
A vontade de Deus através de Sua Palavra escrita
O estudo das Doutrinas Bíblicas
Interpretando as Escrituras Sagradas
MANEIRAS E COSTUMES BÍBLICOS O Cotidiano de um povo escolhido por Deus
MANEIRAS E COSTUMES BÍBLICOS
Geografia Bíblica Um Panorama das Terras Bíblicas.
Um povo especial Pentateuco Unidade II
Introdução ao Novo Testamento
O estudo das Doutrinas Bíblicas
HERMENÊUTICA Interpretando as Escrituras Sagradas.
Hebreus e Epístolas Gerais
Geografia Bíblica Um Panorama das Terras Bíblicas. Unidade III.
Representantes de Deus em uma missão importante
Profetas Menores O equilíbrio entre a justiça e a misericórdia.
A excelência da fé, do louvor, da sabedoria e do amor.
Um espaço especial Pentateuco Unidade III
Os propósitos de Deus na história de uma nação
MANEIRAS E COSTUMES BÍBLICOS O Cotidiano de um povo escolhido por Deus
É ai que vem o desenho. Eu vou escanealo com a inpressora
Profetas Maiores Representantes de Deus em uma Missão Importante.
Os propósitos de Deus na história de uma nação
Judaísmo.
Interpretando as Escrituras Sagradas
A Lei de Deus Êxodo
ESCATOLOGIA Revelações e Juízos para o Fim dos Tempos .
A vontade de Deus através de Sua Palavra escrita
Geografia Bíblica Um Panorama das Terras Bíblicas. Unidade IV.
Moisés Sobe ao Monte Sinai
A trajetória do Cristianismo desde sua fundação até nossos dias
A alegria diante do Senhor: Santuário e Adoração.
Compreender quem Deus verdadeiramente é. Ser humilde no acto de adorar a Deus.
Hebreus.
 Adoração, na Bíblia, é assunto sério, não é uma questão de gosto pessoal, nem é uma questão de fazer as coisas preferidas ou seguir as próprias inclinações.
HEBREUS: Geografia: ocuparam a maior parte da Palestina composta por terras áridas, com um pequeno vale fértil junto ao Rio Jordão. Origens: eram pastores.
Os Profetas em Geral A palavra profeta não significa necessariamente "aquele que prediz o futuro", mas sempre designa "aquele que fala em nome de Deus",
Hebreus.
6. Uma comunidade adoradora
O MÉTODO ANALÍTICO.
“O juiz é sem misericórdia para com aquele que não usou de misericórdia. A misericórdia triunfa sobre o juízo”. Tiago 2:13.
Adorar em conformidade com a verdade revelada de Deus. Não transigir quanto aos princípios fundamentais da nossa fé.
ABENÇOADOS SÃO OS QUE SE RENDEM A DEUS
Os Profetas Menores (II) 4T11 Miquéias / Naum Habacuque / Sofonias Ageu / Zacarias Malaquias (Anos 700 a 392 a.C) Introdução ao Trimestre.
TEXTO ÁUREO “E naqueles dias fizeram o bezerro, e ofereceram sacrifícios ao ídolo, e se alegraram nas obras das suas mãos.” At 7.41 TEXTO ÁUREO “E naqueles.
INTRODUÇÃO – Neste trimestre letivo, estudaremos o livro de Gênesis.
Lição 2 para 10 de outubro de 2015
GÊNESIS, O LIVRO DA CRIAÇÃO DIVINA
Atos Simbólicos 06. Atos Simbólicos 06 “Não tem o oleiro direito sobre a massa, para o mesmo barro fazer um vaso para honra e outro, para desonra?”.
Lição da Escola Sabatina 15 de novembro a 21 de novembro de 2015.
O PODER DA FÉ ONTEM E HOJE
Perspectiva Bíblica Revda. Suely Xavier dos Santos Faculdade de Teologia Encontro Nacional de Capacitação para Mulheres SBC, 14 de junho de 2013.
Transcrição da apresentação:

MANEIRAS E COSTUMES BÍBLICOS O Cotidiano de um povo escolhido por Deus Nem só de pão viverá o homem Unidade IV

Introdução Uma abordagem sobre o aspecto econômico, social e religioso dos povos bíblicos. As pessoas se dividiam em classes de acordo com suas oportunidades e posses, trabalhavam para se sustentar, buscavam formas de lazer e prestavam cultos aos seus deuses.

Capítulo 1 – O Labor Diário: O Trabalho e sua Importância Trabalhar sempre foi uma questão de sobrevivência. 1.1 – A Bíblia e o trabalho A primeira menção ao trabalho como necessidade foi na descrição que Deus fez das conseqüências da queda. 1.2 – As profissões Era comum uma comunidade se destacar por uma profissão exercida pela maioria. 1.2.1 – Agricultor 1.2.2 – Pastor de ovelhas 1.2.3 – Pescadores 1.2.4 – Carpinteiros 1.2.5 – O oleiro 1.2.6 – Artesão em couro

Capítulo 2 – As Classes Sociais – Unidade e Diversidade A Bíblia registra as diferenças sociais como instrui sobre os relacionamentos e como sua linguagem manifesta esses aspectos do seu tempo. 2.1 – A Bíblia e os grupos sociais A linguagem das Escrituras reflete muito os aspectos sociais dos dias em que foi escrita. 2.2 – No tempo do nomadismo No tempo em que Abraão e seus descendentes peregrinaram já haviam escravos entre eles. 2.3 – O s ricos Apesar de não ser numerosa a população rica em Israel, existiram muitos ricos nessa sociedade.

Capítulo 2 – As Classes Sociais – Unidade e Diversidade 2.4 – Os pobres Grande parte da população livre de Israel era constituído de pobres. 2.5 – Os escravos Era comum a presença de escravos. 2.6 – Estrangeiros Israel conhecia bem o que significava não estar vivendo em sua própria terra. 2.7 – O povo da terra Em diversos textos da Escritura pode ser vista uma referência ao “povo da terra”, ou os “AM-HÁ-AREZ”.

Capítulo 3- O Lazer – As Formas de Divertimento O povo de Israel, nos tempos bíblicos, era alegre e cheio de entusiasmo. 3.1- A Bíblia e as diversões A Bíblia não proíbe a diversão. Deus dotou o homem de alegria e criatividade com formas de diversão e entretenimento. 3.2- A Música Tinha um lugar especial na cultura judaica. 3.3- Os Brinquedos Para as meninas: bonecas de pano, para os meninos: bolas. 3.4- O Esporte Os judeus não se envolviam com jogos desportivos que ferissem os princípios éticos da nação.

Capítulo 4- O Culto ao Senhor: A Evolução do Encontro com o Sagrado A vida religiosa de Israel se distinguia da vida religiosa das demais nações, pois em todos os seus aspectos Deus era considerado. 4.1- A Bíblia e o Culto As manifestações solene de culto foram práticas comuns no contexto bíblico. 4.1.1- O primeiro culto 4.2- No tempo dos Patriarcas Ao observar a história dos patriarcas conhecemos alguns detalhes sobre o serviço de adoração que prestavam a Deus. 4.3- No tempo de Moisés O culto Israelita ganhou a regulamentação que o serviu por muito tempo.

Capítulo 4- O Culto ao Senhor: A Evolução do Encontro com o Sagrado 4.4- Juízes e Monarquia no tempo dos Juízes, o culto foi prejudicado pela influência negativa recebida do cananeus. Na monarquia, o maior destaque no que se refere ao culto foi a construção do templo. 4.5- Exílio e Período Interbíblico Drásticas mudanças aconteceram no culto durante o exílio babilônico. No período interbíblico, a profanação do templo. 4.6- Nos dias do Novo Testamento O templo continuava sendo o lugar principal de adoração, embora não fosse mais o único por causa das sinagogas.

Conclusão: Nessa série de estudos sobre as maneiras e os costumes nos tempos bíblicos, procuramos destacar o cotidiano do povo de Israel. Conhecendo o modo de pensar e de agir desse povo que nos leva a aproximar deles nos permitindo enxergar nossas semelhanças.