ANJO DA GUARDA.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Análise e Projeto de Sistemas I
Advertisements

SISTEMA DE GESTÃO SEGURANÇA
Osny Ferreira de Camargo
Segurança no Transporte dos Trabalhadores do
Treinamento e Desenvolvimento
Gerência de Riscos em Companhias de Seguro
TRAVAMENTO DE FONTE DE ENERGIA
Reunião de Entrega de Documentos
Teste de Software.
Ciência da Informação e Documentação Departamento de Ciência da Informação e Documentação Disciplina: Gestão da Informação e do Conhecimento Prof.: Lillian.
Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho
NR 10 - SEGURANÇA EM INSTALAÇÕES E SERVIÇOS EM ELETRICIDADE
5S JEFFERSON BUENO.
EXPERIÊNCIA DO HEMOCENTRO/UNICAMP NA AVALIAÇÃO E QUALIFICAÇÃO DE FORNECEDORES Pois é desta maneira que tem sido realizada as aquisições de insumos, principalmente.
Instalações e Serviços em eletricidade
PREVENÇÃO À LAVAGEM DE DINHEIRO E CONTROLES INTERNOS
Segurança e Saúde AES Eletropaulo
Módulo de Saúde Ocupacional – AULA 3
Responsabilidades.
Formação da Brigada de Incêndio
AVALIAÇÃO QUALITATIVA DA IMPLANTAÇÃO DE PRÁTICAS DA PRODUÇÃO ENXUTA: ESTUDO DE CASO EM UMA FÁBRICA DE MÁQUINAS AGRÍCOLAS.
Auditoria da Qualidade
Informações e dicas importantes para implantação do SGA – Sistema de Gestão Ambiental em uma empresa Prof. Ronaldo.
COORDENAÇÃO GERAL DE ACOMPANHAMENTO OPERACIONAL PROGRAMA SEGUNDO TEMPO Processo de Capacitação Brasília, Janeiro de 2010.
Dalcir Durigon Cristiano Oliveira da Silva Abril de 2011
Problemas e Propostas de Solução
Rotinas de trabalho PROCEDIMENTOS
Calços de Segurança.
A Programação de Intervenções na CEMIG Baseada em Análise de Risco.
Prof. Adinan Mendonça AULA 2 – MÁQUINAS EQUIPAMENTOS 1
Centro de instrução Almirante Wandenkolk
A ELABORAÇÃO E A IMPLANTAÇÃO DA PORTARIA 1.078/2014
Qualidade na Manutenção
DISTÂNCIAS DE SEGURANÇA MÓDULO 04
Manutenção Produtiva Total Capacitação de Auditores
ISO NBR Eduardo Silvestri Ribeiro
Alethea Deyze Mendonça
Programa de controle médico de saúde ocupacional PCMSO – NR 7
PROJETO RH SÃO PAULO COMUNICAÇÃO INTERNA.
CONECTA ELETRICIDADE Soluções de painéis e quadros de distribuição BT Norma IEC TTA / PTTA As Normas vigentes e conceito TTA.
SINALIZAÇÃO PARA CIRCUITOS ELÉTRICOS DISTINTOS COM OU SEM ALTERAÇÃO DE TENSÃO EM REDES DE DISTRIBUIÇÃO Nicola Franceli, Fábio de Assis Martins, Brasílio.
CT 58 - Gestão de Contratadas
Segurança e Auditoria de Sistemas
Autores: Equipe de SSM Elektro Abril de 2011 Contribuição Compromissos da Liderança com a Segurança.
Aula 10 – Padrões para Gestão por Processos
Objetivo Apresentar a metodologia implementada pela Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia - COELBA para capacitação na área de segurança dos profissionais.
A Comunicação na Gestão de RH
Instrutor: Objetivos do Workshop:.
Técnicas de ANÁLISE DE RISCO
NR-9 PPRA A NR 9 trata do PPRA, ou Programa de Prevenção de Riscos Ambientais. O Objetivo dessa norma é garantir a saude e a integridade física do trabalhador.
GESTÃO DE CONTRATADAS Luis Paulo Rubim Sarate Sandra Quoos Abril de 2011.
“ Seminário Internacional sobre RNI, Saúde e Ambiente ” - 18 e 19 de maio de 2009 RNI’S E OS TRABALHADORES EM TELECOMUNICAÇÕES RNI’S E OS TRABALHADORES.
NORMAS REGULAMENTADORAS
Profissionais integrados
Avaliação das condições de segurança em inspeções em fabricantes de equipamentos eletromecânicos. Autores: Claudio Roberto Gonçalves de Aquino Charles.
Uma estratégia para empresas e governos atuarem juntos por cidades mais justas e sustentáveis Fórum Empresarial de Apoio às Cidades Sustentáveis.
RESPOSTAS A INCIDENTES E PLANO DE CONTINUIDADE DE NEGÓCIOS
IMPACTO NOS SERVIÇOS E INSTALAÇÕES ELÉTRICAS
III SEMINÁRIO CATARINENSE DE MANUTENÇÃO ENTENDENDO A NOVA NR 10
Nova NR-10 - Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidade
Sinalização de segurança
A velha máxima, mais atual que nunca! “Não se gerencia o que não se mede, não se mede o que não se define, não se define o que não se entende, ou seja,
PROGRAMA 5S Uma dose de BOM SENSO em tudo o que a gente faz.
CBTC – Programa de Projetos Out.2011 Gerência Geral de Projetos Especiais.
GEAL Gerência de Apoio Logístico Secretaria Municipal Adjunta de Gestão Administrativa Secretaria Municipal de Finanças Programa 5’S GEAL Apresentações.
COMO APERFEIÇOAR O MONITORAMENTO DOS RESULTADOS DOS SEUS PROCESSOS
Solução sistêmica para apoiar os processos de fiscalização da Arsesp Agosto/2015 IX Congresso Brasileiro de Regulação.
Segurança na Construção Civil Alunos: Osmair Storrer Claudemir Pereira dos Santos.
Programa 5’S Stahl Brasil. 2 Dia “D” O que não é Dia do Faxinão Dia do descarte Dia do bota fora Festa do 5S’s O que é É um conjunto de ações que se criam.
Transcrição da apresentação:

ANJO DA GUARDA

Anjo da Guarda Objetivo Redução de acidentes com choques elétricos junto às equipes de campo quando da execução de serviços programados de construção e manutenção de redes, além de cumprir o capítulo 10.5 – Segurança em Instalações Elétricas Desenergizadas por meio do cumprimento dos procedimentos básicos de Abrir, Testar, Aterrar e Sinalizar – ATAS.

Anjo da Guarda Introdução Com a publicação da nova NR 10, ficou bem explícita a obrigatoriedade de cumprimento de alguns procedimentos específicos de segurança, onde citamos o capítulo 5, o qual trata de segurança em instalações elétricas desenergizadas. Tendo em vista o número crescente de terceirização das frentes de trabalho nas atividades de construção e manutenção de redes, infelizmente o número de acidentes teve um incremento, e, portanto, fez com que fosse criado em Março/07 um meio de procurar eliminar os riscos de acidentes (choques elétricos) a partir da liberação final da concessionária (Centro de Operações) para a execução do serviço pela equipe de campo.

Anjo da Guarda Histórico A idéia nasceu após percebermos a necessidade de garantir que o procedimento de segurança para desenergização de redes de distribuição fosse cumprido apesar de há muito tempo ser disseminado adotado e exigido pelas empresas em geral e os órgãos fiscalizadores. Algumas causas que contribuem com acontecimento de alguns sinistros nos motivaram a colocar o trabalho em prática: aumento no quadro de terceirizados (inclusive para o Programa Luz Para Todos); falta ou baixa capacitação dos colaboradores; falta de supervisão/fiscalização in-loco durante as atividades.

Anjo da Guarda Histórico Certos de que a implementação da nova prática junto ao Centro de Operações ocorreria a eliminação ou redução dos incidentes e acidentes do tipo choque elétrico com as respectivas equipes de manutenção, desenvolvemos o projeto. A interação do “Anjo da Guarda” em contato com toda a equipe, e paralelamente às demais equipes e colaboradores que porventura estejam sintonizados na mesma freqüência de comunicação permitiu mais um meio de disseminação dos procedimentos básicos de segurança. 5

Anjo da Guarda Metodologia de Ensino O primeiro passo foi demonstrar para a alta administração da Empresa e principalmente a área de Operações a necessidade de um esforço conjunto na busca da prevenção de incidentes e acidentes em algumas frentes de trabalho específicas, e com total apoio da área técnica iniciamos a implantação do trabalho de acordo com a metodologia abaixo: - Inserção do check-list de segurança no formulário padrão de Ordem de Manobra (OM) que é aplicado em tempo real (via rádio e/ou celular), de mensagens entre os Despachantes “Anjos da Guarda” e as equipes de campo (preferencialmente os encarregados), sendo questionados se os procedimentos básicos de segurança (Abrir, Testar, Aterrar, Sinalizar – ATAS) foram cumpridos no início da execução do serviço programado constante no documento Ordem de Manobra (OM) emitido pelo Setor de Programação do Centro de Operações. 6

Anjo da Guarda Metodologia de Ensino - Apresentação de fatos e fotos de acidentes ocorridos com a força de trabalho, novo modelo de OM e novos procedimentos para todos os Despachantes do Centro de Operações; - Apresentação de fatos e fotos de acidentes ocorridos com a força de trabalho, novo modelo de OM e novos procedimentos para todos os colaboradores próprios e dos prestadores de serviço nas Supervisões de toda a área de concessão; - Acompanhamento por parte da equipe de Segurança do Trabalho da concessionária, via rádio e/ou presencial, da execução do check-list pelo “Anjo da Guarda”; 7

Anjo da Guarda Resultados Esperados Reduzir incidentes e acidentes do tipo choque elétrico durante intervenções programadas; auxiliar via Centro de Operações, para cumprimento do procedimento de segurança para desenergização de redes de distribuição conforme preconiza a NR-10; e disseminar como melhoria na cultura de se trabalhar com segurança. 8

Anjo da Guarda Resultados Obtidos Disseminação do procedimento e feed back positivo por parte dos colaboradores que afirmam ser sempre bom ter alguém olhando para o seu trabalho; Redução do número de acidentes com choque elétrico nas intervenções programadas; 9

Anjo da Guarda Resultados Obtidos 10

Anjo da Guarda Considerações Finais Após a implementação do novo procedimento, pudemos observar junto aos “Anjos da Guarda” e as equipes de campo uma melhoria contínua na busca da preservação da integridade física dos colaboradores envolvidos, pois durante os acompanhamentos da equipe de Segurança do Trabalho, in loco e via rádio à distância, observamos o cumprimento da execução do referido procedimento. Nas diversas reuniões e encontros com as partes, temos observado que por um lado os “Anjos da Guarda” se sensibilizaram e “abraçaram a causa” e do outro lado as equipes tem cada vez mais em mente que o correto é se trabalhar seguindo as normas de segurança. Conseguimos a redução significativa dos acidentes de origem elétrica; E temos observado uma melhoria do relacionamento dos envolvidos que trouxe um sentimento de interação e compromisso com a vida das pessoas. 11

Anjo da Guarda Contatos: Engº Cleiton – (67) 3398-4245 / 9980-1250 cleiton.costa@enbr.com.br Técnicos: Brasilio – (67) 3398-4206 / 9957-1179 brasilio.carlos@enbr.com.br Fábio – (67) 3398-4572 / 9604-6086 fabio.martins@enbr.com.br Francisco – (67) 3398-4206 / 8404-8846 franciscosilva@enbr.com.br 12