I ENCONTRO DE CAPACITAÇÃO DAS CÉLULAS DE ACOMPANHAMENTO E INFORMAÇÃO DA REGIÃO NORDESTE “REFLEXÕES SOBRE OS COLEGIADOS TERRITORIAIS” 05/08/2010 MINISTÉRIO.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Bases de Serviços de Apoio a Comercialização
Advertisements

Ministério do Desenvolvimento Agrário
O Ciclo do Planejamento e a nova forma de organização da SPI
Secretaria de Estado do Planejamento Comitê de Acompanhamento e Controle de Obras Florianopolis 20/03/2007 Florianopolis 20/03/2007.
CC, MP, MDA, MDS, MEC, MME, MS, MI, MMA, MCidades, MTE, MinC, MAPA, SEAP, SEPPIR, FUNAI Fevereiro/2008.
(Diretor de Cooperativismo, Associativismo, Negócios e Comércio)
COMITÊ TÉCNICO REUNIÃO DE PAUTA Apresentação do Plano Territorial de Ações Integradas: Formato (público) do Plano Cronograma para apresentação.
CIAT - ÓRGÃO COLEGIADO DO TERRITÓRIO (Provisório)
CIAT - COMISSÃO DE INSTALAÇÃO DAS AÇÕES TERRITORIAIS
ASSESSORIA DE FORMAÇÃO Atividades: 1.Curso de Capacitação de Monitores e Dirigentes para atuar nos territórios: 15 a 18/03/2007 Público: 01 dirigente;01.
Cooperação e Governança
MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO
A Gestão Social pode ser vista como...
TERRITÓRIO CENTRO SERRA OFICINA TERRITORIAL ORGANIZAÇÃO COMO ELEMENTO DA GESTÃO SOCIAL MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO.
A Transversalidade e a Coordenação das Políticas Públicas
Capacitação de Comitês de Educação em Direitos Humanos 30 e 31 de agosto 01 e 02 de setembro.
Capacitação de Comitês Estaduais de Educação em Direitos Humanos.
1 Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão Planejamento e Gestão Territorial Novas Perspectivas Mauricio Albuquerque.
“A Concertação Institucional para o Desenvolvimento Rural por meio da Organização Social” – VITAL FILHO –
A iniciativa “RIPSA Nacional”
PROINF 2011 Orientações e Cronograma 2011
DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DOS TERRITÓRIOS RURAIS
PROGRAMA DE ORGANIZAÇÃO PRODUTIVA DE MULHERES RURAIS
Rede de Controle da Gestão Pública O papel dos diversos atores
PLANEJAMENTO NO PLANEJAMENTO NO SUAS.
GESTÃO ESTADUAL DA ASSISTÊNCIA SOCIAL EM ALAGOAS / 2011
Joaquina Araújo Amorim Coordenadora Estadual
AGENDA SOCIAL Florianópolis, Agosto de 2008.
1 ° Encontro Nordestino de Escolas de Governo Local: Fortaleza – Ceará Data: 26 e 27 de set 2013 Silvia Costa Pinto Ribeiro de Araújo.
Ministério da Cultura.
METODOLOGIA NA ESCOLA CONFERÊNCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO.
Como Fortalecera Governança para o Crescimento?  Utilizar a agenda de aprimoramento do Sistema de Gestão Regulatória para melhorar o ambiente de negócios.
PRÉ-CONFERÊNCIAS SETORIAIS. As Pré-Conferências Setoriais de Cultura têm caráter mobilizador, propositivo e eletivo e são instâncias regionais da II Conferência.
O FOPEMEPE/RS é um espaço de debates e conjugação de esforços entre o governo e o setor privado, para a elaboração de propostas orientadas à implantação.
Minas Gerais.
Ministério da Cultura.
CONSELHO MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL RIO NEGRINHO
Gestão intersetorial - combate à pobreza, proteção de direitos e promoção de oportunidades para o desenvolvimento das famílias Instrumentos: Cadastro.
Estrutura Funcional da Rede Goiás
Fórum de Secretários Executivos
Programa de Educação Ambiental da Bahia
II Encontro Nacional de Comitês Territoriais de Mulheres Rurais
Ministério de Minas e Energia
Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar - CONDRAF Grupo Temático: Educação do Campo.
Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável CONDRAF I Conferência Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário 25 a 28 de junho.
III ENCONTRO DAS INSTÂNCIAS DE GOVERNANÇA REGIONAL DE TURISMO DO PARANÁ Curitiba, 15 de dezembro de 2009 Boas práticas das instâncias de governança de.
PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DE TERRITÓRIOS RURAIS
Lei , de 11 de janeiro de 2010 Assistência Técnica e Extensão Rural para Agricultura Familiar e Reforma Agrária.
Projeto de Apoio à Elaboração de Planos Estaduais de Cultura
Gestão Descentralizada e Compartilhada A NOVA GOVERNANÇA Salão Nacional- JULHO 2009 Silvana Parente Consultora do MTUR - IADH Com respeito ao Plano Operativo,
A Lei de Acesso à Informação e os instrumentos de participação e controle social Nov.2014.
V Seminário de Mobilização Social em Saúde “Pensando e Agindo Coletivamente” Núcleo de Mobilização Social da Assessoria de Comunicação Social - SES/MG.
Participação Social De Princípio a Método de Governar SECRETARIA-GERAL DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA SECRETARIA NACIONAL DE ARTICULAÇÃO SOCIAL.
Click to edit Master subtitle style. Construir um Plano Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário – PNDRSS, com metas de curto, médio.
INSTITUI A POLÍTICA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL
O FUTURO DA ÁGUA NO BRASIL
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO PROACAD / DDE COORDENAÇÃO DE AVALIAÇÃO DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO Equipe: Coordenadora: Ana Augusta Cordeiro Técnica em.
Centro de Referência de Assistência Social
Mapeamento de Processos
Secretaria de Desenvolvimento Territorial- SDT Departamento de Gestão Territorial – DETER Coordenação Geral de Planejamento Territorial - CGPT Estratégia.
CÂMARA TÉCNICA DA EDUCAÇÃO Iniciativa Coordenação Técnica Apoio Parceria.
BOAS PRÁTICAS TERRITORIAIS – BPT
Relatório Final dos trabalhos em grupo XIV Encontro Renast/SP 10/04/2008.
O papel pedagógico do órgão gestor
MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Decreto nº 6.114/2007 Orientações sobre a Gratificação por Encargo de Curso ou Concurso – GECC.
CONFERÊNCIA NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO RURAL SUSTENTÁVEL PLANO PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DO BRASIL RURAL.
PAPEL DAS SECRETARIAS EXECUTIVAS NAS CONFERÊNCIAS Brasília, junho de 2011.
Estrutura, Dinâmicas e Funcionamento dos Conselhos de Assistência Social Ronaldo José Sena Camargos Fortaleza/CE – 28 de Abril de 2015.
CONSULTOR: Anja Meder Steinbach COMITÊ DE GERENCIAMENTO DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO ITAPOCU.
Meta 1: Produção, atualização e aperfeiçoamento de indicadores e dados básicos (IDB) Produto 1 – Base de dados do IDB 2011 Produto 2 – Tema do IDB 2011.
Transcrição da apresentação:

I ENCONTRO DE CAPACITAÇÃO DAS CÉLULAS DE ACOMPANHAMENTO E INFORMAÇÃO DA REGIÃO NORDESTE “REFLEXÕES SOBRE OS COLEGIADOS TERRITORIAIS” 05/08/2010 MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL Coordenação Geral de Órgãos Colegiados

ÓRGÃOS COLEGIADOS DE DESENVOLV. RURAL - Espaços de articulação (Poder Público + Sociedade Civil); Ex: CONDRAF, CEDRS, CMDRS e Colegiados Territoriais COLEGIADO TERRITORIAL - É uma instância política de deliberação sobre o processo de desenvolvimento sustentável do território; - Espaço de participação social, de representação, articulação e concertação política. MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO – MDA SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL - SDT Coordenação Geral de Órgãos Colegiados - CGOC

PAPEL DO COLEGIADO TERRITORIAL Deliberar e propor ações para o desenvolvimento sustentável dos territórios; Articular políticas públicas, assim como realizar o planejamento das ações e definir os programas e projetos que devem compor o Plano Territorial de Desenvolvimento Territorial Sustentável – o PTDRS; MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO – MDA SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL - SDT Coordenação Geral de Órgãos Colegiados - CGOC

ESTRUTURA DOS COLEGIADOS TERRITORIAIS Plenário - Nível Deliberativo Máximo; Núcleo dirigente - Nível Decisório Gerencial/Comissão Executiva; Núcleo Técnico - Nível Operacional/Secretaria Executiva; Câmaras Temáticas e/ou Comitês Setoriais. MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO – MDA SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL – SDT Coordenação Geral de Órgãos Colegiados - CGOC

REFLEXÕES SOBRE A GESTÃO SOCIAL Os Colegiados Territoriais têm dificuldades de: 1) estabelecer canais e fluxos de comunicação interna e de divulgação sistemática de suas ações e deliberações; 2) gerar e organizar informações para o monitoramento e avaliação dos projetos e para o controle social de políticas públicas; 3) elaboração e acesso às informações, documentos e instrumentos de gestão gerados pelo próprio colegiado: convites, atas, relatórios, pareceres, regimento, relação e contato de integrantes, projetos, diagnósticos; MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO – MDA SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL – SDT Coordenação Geral de Órgãos Colegiados - CGOC

AVALIAÇÃO DA GESTÃO DOS COLEGIADOS RESULTADOS ESPERADOS Criação de fluxos e instrumentos de apoio organizacional, de controle operacional e de informação das ações e decisões dos colegiados; Facilitação dos processos de comunicação, divulgação, acompanhamento e avaliação das ações dos colegiados; Controle e organização do cadastro de atores territoriais, da agenda dos colegiados, de documentos e dos planos e projetos territoriais; MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO – MDA SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL – SDT Coordenação Geral de Órgãos Colegiados - CGOC

APOIO DAS CÉLULAS NA ALIMENTAÇÃO DO SISTEMA COLEGIADOS EM REDE Os Colegiados terão até o dia 31 de agosto para alimentarem o Sistema, após este prazo, as Células estão autorizadas a alimentá-lo; A equipe da célula deverá se reunir ou contatar os/as responsáveis de alimentar o sistema e definir um cronograma de alimentação, validação e funções desses responsáveis e da Célula. MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO – MDA SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL – SDT Coordenação Geral de Órgãos Colegiados - CGOC

APOIO DAS CÉLULAS NA ALIMENTAÇÃO DO SISTEMA COLEGIADOS EM REDE Definirão conjuntamente uma nova data limite para ter o sistema alimentado, para o processo validação pelos colegiados, bem como para a atualização dos dados; Se os Colegiados não se manifestarem para validar as informações, as mesmas serão consideradas válidas. MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO – MDA SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL – SDT Coordenação Geral de Órgãos Colegiados - CGOC

Agradecemos a atenção de todas(os)! Mais informações: MDA/SDT Coordenação Geral de Órgãos Colegiados (61) / 0891 Douglas Oliveira – Maurício Weidgenant - Vinícius Scarpa - Gabriel Silveira -