Mesa Redonda: 09/04/2014 Adoção de Novas Tecnologias da Informação e Comunicação em TD&E: Possiblidades e Desafios Apresentação 2 O Uso de Tecnologias.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Auditoria de Processo Marcelo Waihrich Souza
Advertisements

Capítulo 7 Direção.
Congresso Internacional ABED de Educação a Distância 2008
Em Busca de um Novo Modelo de Aprendizagem Organizacional.
Informática na Educação
Margarete Lazzaris Kleis Delinea – Tecnologia Educacional
Ricardo Carvalho Rodrigues Faculdade Sumaré – São Paulo – SP
Lógica de Programação APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA Prof.° Paulo Tong Prof.° Paulo Universidade Estácio.
O ambiente organizacional
Portal do Professor SEED/MEC
AUTOMAÇÃO DE ESCRITÓRIOS
O Ensino de Química a Distância
1 e-Learning Fábrica de Educação a Distância (04/2005)
Fundação Roberto Marinho
1. 2 Pearson Education do Brasil Editora educacional de alcance mundial No Brasil, publica nas áreas universitária, de ensino de inglês, negócios e informática.
Padrões de competência em TIC para professores
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
O COMPUTADOR COMO MEIO E COMO FIM
A INFLUÊNCIA DO LAYOUT NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM
OS NOVOS MEIOS E TECNOLOGIAS DE COMUNICAÇÃO
Gestão de Mídias Digitais na construção da cidadania
Metodologia Científica e Tecnológica
Fórum Permanente de Desafios do Magistério – Uso de Mídias -
Maria Andréia Silva Ribeiro Maria Helena Baena de Moraes Lopes
Atividades e projetos : valorização e integração com a Rede QPC
Ambientes Virtuais de Aprendizagem
BIBLIOTECA VIRTUAL EM SAÚDE - ODONTOLOGIA
Aplicação Multimédia para Ensino e Aprendizagem Bases de Dados
Visão Geral do Desenvolvimento de Sistemas e Papéis no Desenvolvimento de Software Marcely Dias
A UNIVERSIDADE CORPORATIVA AMPLIADA
IV Seminário de Pesquisa em EaD
Iolanda Cortelazzo - UTFPR
Capítulo 6 Organização.
Softwares Educativos: possibilidades e limitações
Planejamento Administrativo Petrópolis, março 2008.
Lidar com adolescentes no Ensino Médio: missão impossível?
Gerenciamento de Ambientes Virtuais de Aprendizagem
11 º Congresso Internacional ABED
Universidade São Marcos Curso: Gestão de Negócios Internacionais
Capítulo 1 Introdução à administração e às organizações.
Salas de Matemática.
IB 1 Introdução à Computação Apresentação do curso Fonte: Prof: Joseana Macedo Fachine na01.ppt.
União Educacional Minas Gerais Curso de Pedagogia: Gestão e Tecnologia Educacional Aluna: Débora Luzia da Silveira Professoras: Gilca Vilarinho Gilca Vilarinho.
Projeto Inclusão Digital
10º Congresso Brasileiro de Gestão do Conhecimento Gestão do Conhecimento Aliada à Cultura Organizacional e Redes Sociais Amcham, São Paulo, São Paulo,
O TelEduc: É um ambiente para a criação, participação e administração de cursos na Web. Foi concebido tendo como alvo a formação de professores para informática.
Arilise Moraes de Almeida Lopes NUTES-UFRJ / CEFETCampos Flávia Rezende NUTES-UFRJ Rentato Araújo NUTES-UFRJ Salvador Setembro, 2004 Desenvolvimento do.
E-books e o futuro do conteúdo em EAD
1 2 Observa ilustração. Cria um texto. Observa ilustração.
TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
Os novos ambientes de aprendizagem a distância Ana Augusta Silva Dias Universidade do Minho > Exército Português, 4/5/2011 Comando de Instrução.
Por que estudar sistemas de informação?
LEARNING ORGANIZATION OU ORGANIZAÇÕES VOLTADAS PARA O APRENDIZADO
O ambiente de Ead selecionado para realização do curso on-line foi o TelEduc. Este é utilizado na Uniminas como ferramenta de auxilio das disciplinas.
Processo de Aquisição Adilson de Almeida Cezar Meriguetti
Curso - Aprenda a Criar Sites com domínio próprio
A multidimensionalidade na avaliação e validação de projetos
e2pc mais que um produto, um projeto a quatro mãos em busca da presença digital.
Capítulo 8 Controle.
Aprendizagem com computador Domínio técnico e pedagógico não deve acontecer separadamente. Educador – deve indagar se o uso do computador está ou não contribuindo.
Gabriel Bastos Machado
Informações sobre o Teleduc O TelEduc é um ambiente para a criação, participação e administração de cursos na Web. Ele foi concebido tendo como alvo o.
VI Congresso Brasileiro de Psicologia Organizacional e do Trabalho
Ambientes e Programas de Aprendizagem a Distância Avaliação
Elvia Nunes Ribeiro - CEFET-GO –
Vivendo em um Mundo Centrado na Rede
Curso:Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos Docente: Maysa Soares 2ºsemestre de 2012 Educação Corporativa.
Conceitos Importantes nos Sistemas de Informação
UNIMINAS Curso de Pedagogia - Gestão e Tecnologia Educacional TelEduc Fabiana Resende de Oliveira.
Transcrição da apresentação:

Mesa Redonda: 09/04/2014 Adoção de Novas Tecnologias da Informação e Comunicação em TD&E: Possiblidades e Desafios Apresentação 2 O Uso de Tecnologias Inovadoras no Desenho Instrucional de Treinamentos: Desafios e Oportunidades Andreia Araujo Lima Torres VI Congresso Brasileiro de Psicologia Organizacional e do Trabalho

Tecnologia ✦ Conjunto de técnicas, processos, métodos, meios e instrumentos de um ou mais domínio da atividade humana. (Dahlberg, 2004) 2/23

Tecnologia (Smith, & Greenwood, 2012; Cook et al., 2013) 3 3/23

Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) ❖ Tecnologias utilizadas para acessar, reunir, manipular, apresentar ou comunicar informações. ❖ Incluem hardware, software e conectividade, incluindo acesso à internet, infra-estrutura de rede e videoconferência (Toomey, 2001) 4/23

TICs como Job aids ❖ Aumento de produtividade ❖ Redução de erros ❖ Lembretes ❖ Compartilhamento de informações ❖ Redução de custos ❖ Gestão do conhecimento 5/23

TICs em TD&E ✦ Utilização de bases de dados e informações: internet, intranet, livros multimídia ✦ Comunicação e interação no processo de ensinar: jogos, simuladores virtuais, , salas de bate-papo, grupos e comunidades virtuais, fóruns de discussão, mensagens instantâneas, videoconferências, relacionamentos na rede ✦ Construção e distribuição de conteúdo: planilhas e páginas eletrônicas, construção colaborativa (wikis), enciclopédias, softwares com funções específicas. ✦ Administração de cursos ✦ Avaliação (Carvalho & Ivanoff, 2009; Smith, & Greenwood, 2012) 6/23

7/23

8/23 SATISFAÇÃO APRENDIZAGEM

TICs, aprendizagem e transferência 9/23 Park, Son, & Kim, 2012

Como se aprende no trabalho? Colaboração (86%) Busca de informações – Google (70%) Cursos presenciais (64%) Checklists / manuais (55%) Cursos não presenciais (51%) Podcasts, Wikis, Blogs, Portfólios eletrônicos. Mídias sociais (Towards Maturity, 2013) 10/23

+ de 60 meta- análises com o tema Impacto das Tecnologias Informáticas na aprendizagem foram produzidas entre os anos 1985 e /23

Desenho de Situações de Aprendizagem 12/23

Planejar para que todos aprendam (Meo, 2008; Caudill, 2013) 13/23

Proporcionar múltiplas formas de apresentação (CAST, 2011; Noe, Clarck, & Klein, 2014) Escolher estratégias de ensino adequados à natureza, complexidade e ao perfil do público-alvo Escolher recursos, como texto, vídeo, áudio, imagens estáticas, simulações, jogos adequados aos objetivos traçados Esclarecer terminologias, símbolos, sintaxe, estrutura, notações matemáticas, traduzir para as línguas necessárias, revisar pré- requisitos Ilustrar com diferentes exemplos, evidenciar pontos essenciais, ideias principais e conexões 14/23

Proporcionar múltiplas opções para ação e expressão Diversificar as formas de comunicação Proporcionar interações de alta qualidade Utilizar instrumentos múltiplos para a construção do conhecimento Fornecer apoio à prática e ao desempenho Formas adequadas para monitorar a aprendizagem e a transferência (CAST, 2011; Noe, Clarck, & Klein, 2014) 15/23

Proporcionar múltiplas formas de envolvimento (CAST, 2011; Noe, Clarck, & Klein, 2014) Incentivar o interesse (relevância das metas e objetivos, valor, autenticidade) Minimizar insegurança e ansiedade Facilitar a superação de dificuldades Personalizar as situações de ensino e aprendizagem Reforçar o saber adquirido Proporcionar situações autoavaliativas e reflexivas 16/23

AVA (88%) (Towards Maturity, 2013) 17 17/23

Computação em nuvem – 30% ❖ Possibilidade de acessar arquivos e executar diferentes tarefas pela internet ❖ Exemplos: box, skydrive, dropbox, sugar sync, google drive, ubuntu one, amazon cloud drive, icloud, cubby, evernote ❖ Vantagem: baixo custo ❖ Possibilidade de visualização e compartilhamento de arquivos em diversos dispositivos (Towards Maturity, 2013) 18/23

MOOCs – Massive Online Open Courses – 15% (Towards Maturity, 2013) 19/23

Dificuldades no Trabalho ❖ Falta de equipamentos ou softwares ❖ Difusão deficientes ❖ Cursos de baixa qualidade ❖ Escasso conhecimento acerca das possibilidades existentes ❖ Formação deficitária no uso das TICs ❖ Custo de desenvolvimento e manutenção ❖ Relutância de gerentes ❖ Falta de prioridade 20/23

Recomendações ❖ Formação de parcerias para a elaboração de materiais e a integração de diferentes tecnologias para disponibilização de oportunidades de aprendizagem contínua para um número crescente de pessoas. ❖ Treinamento da equipe de TD&E ❖ Avaliações periódicas (reações, aprendizagem, transferência) 21/23

Agenda de pesquisa Desenvolvimento de competências a partir de tecnologias emergentes (MOOCs, fóruns, redes sociais, livros multimídia, mobile learning)? Características do aprendiz (autoeficácia, aceitação das TICs) que influenciam a aprendizagem nos novos ambientes/contextos Fatores favorecedores da aprendizagem a partir de NTICs Papel da equipe de TD&E nestes novos cenários Influência de tecnologias (jogos, simulações, redes sociais) no que é aprendido, na velocidade do aprendido e na transferência para contextos autênticos Validação de novos construtos para a compreensão do desenvolvimento de profissionais com as TICs. 22/23

Obrigada! Andreia Torres 23/23